SOFTWARES EDUCACIONAIS – CÓD. 30140 PROF. MSC. RONNISON REGES VIDAL.

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Transcrição da apresentação:

SOFTWARES EDUCACIONAIS – CÓD PROF. MSC. RONNISON REGES VIDAL

USABILIDADE DEFINIÇÃO, CARACTERÍSITCAS, PROPRIEDADES

ROTEIRO Definição Características Propriedades

USABILIDADE DEFINIÇÃO

Usabilidade é: “A capacidade de um produto ser gerado por usuários específicos para atingir com eficácia, eficiência e satisfação em um contexto específico de uso” ISO , 1998 Em essência tem raízes na Ciência Cognitiva – Estudo da mente ou da inteligência Substituição para a expressão “user-friendly - amigável”

DEFINIÇÃO Usuários não necessitam de máquinas amigáveis Mas sim de máquinas que não interfiram nas tarefas que eles querem realizar Usuários têm necessidades Usuários diferentes têm necessidades diferentes Um sistema pode ser amigável para uns e não para outros

DEFINIÇÃO Para evitar cair em desgaste, autores tentaram definir usabilidade utilizando diferentes abordagens: Definições orientadas ao produto: associadas às características ergonômicas do produto Definições orientadas ao usuário: relacionadas ao esforço mental ou atitude do usuário frente ao produto Definições baseadas no desempenho do usuário: associadas à forma de interação do usuário, com ênfase na facilidade de uso e no grau de aceitação do produto Definições orientadas ao contexto de uso: relacionadas às tarefas específicas realizadas por usuários específicos do produto, em determinado ambiente de trabalho

DEFINIÇÃO A 1ª norma que definiu o termo usabilidade foi a ISO/TEC 9126, 1991 Qualidade de Software Abordagem orientada ao produto e ao usuário Considera a usabilidade como: um conjunto de atributos de software relacionados ao esforço necessário para seu uso e para o julgamento individual de tal uso por determinado conjunto de usuários

DEFINIÇÃO A usabilidade ultrapassou os limites do ambiente acadêmico da Psicologia e da Ergonomia Passou a fazer parte do vocabulário técnico de outras áreas do conhecimento Tecnologia da informação Interação Homem Máquina Com a evolução do termo foi incluído às necessidades do usuário Além de outras características de qualidade de software Funcionalidade, confiabilidade, eficiência, possibilidade de manutenção e portabilidade

USABILIDADE CARACTERÍSTICAS

Funcionalidade Capacidade do software de prover funções que atendem a necessidades expressas e implícitas, quando usado nas condições especificadas Confiabilidade Capacidade do software de manter seu nível de desempenho, quando usado nas condições especificadas Usabilidade capacidade do software de ser compreendido, aprendido, usado e apreciado pelo usuário, quando usado nas condições especificadas

CARACTERÍSTICAS Eficiência Capacidade do software de operar no nível de desempenho requerido, em relação à quantidade de recursos empregados, quando usado nas condições especificadas Possibilidade de manutenção Capacidade do software de ser modificado. Modificações podem abranger correções, melhorias ou adaptações do software, mudanças de ambiente ou nas especificações funcionais e de requisitos. Portabilidade Capacidade do software de ser transferido de um ambiente a outro

CARACTERÍSTICAS Conceitos Usuário – pessoa que interage com o produto Contexto de uso – usuário, tarefas, equipamentos, (hardware, software e materiais), ambiente físico e social em que o produto é usado Eficácia – precisão e completeza com que os usuários atingem objetivos específicos, acessando a informação correta ou gerando os resultados esperados. A precisão é uma característica associada à correspondência entre a qualidade do resultado e o critério especificado A completeza é a proporção da quantidade-alvo que foi atingida

CARACTERÍSTICAS Conceitos Eficiência – precisão e completeza com que os usuários atingem seus objetivos, em relação à quantidade de recursos gastos Satisfação – conforto e aceitabilidade do produto, medidos por meio de métodos subjetivos e/ou objetivos. As medidas objetivas de satisfação podem se basear na observação do comportamento do usuário (postura e movimento corporal) ou no monitoramento de duas respostas fisiológicas As medidas subjetivas, por sua vez, são produzidas pela quantificação das reações, atitudes e opiniões expressas subjetivamente

CARACTERÍSTICAS Baseado nesses conceitos a norma ISSO , 1998 (Guidance on Usability) “Usabilidade é capacidade de um produto ser usado por usuários específicos para atingir objetivos específicos com eficácia, eficiência e satisfação em um contexto específico de uso”

CARACTERÍSTICAS Usuários Tarefas Equipamento Ambiente Produto Objetivos Eficácia Eficiência Satisfação Usabilidade: Objetivos atingidos com eficácia, eficiência e satisfação

USABILIDADE PROPRIEDADES

Eficiência de uso O sistema de ser eficiente a tal ponto de permitir que o usuários, tendo aprendido a interagir com ele, atinja níveis altos de produtividade na realização de suas tarefas Voltado para usuários experientes Tempo de resposta Flexibilidade Uma forma de avaliação é estabelecer um determinado nível de experiência desejado dos usuários e medir o tempo gasto para a realização de tarefas típicas por uma amostra de usuários com tal experiência

PROPRIEDADES Facilidade de memorização Após um certo período sem utilizá-lo, o usuário não frequente é capaz de retornar ao sistema e realizar suas tarefas sem a necessidade de reaprender como interagir com ele Toma como base seu aprendizado anterior Uma forma de avaliação é testar o sistema com um grupo de usuários que deixaram de utilizá-lo por um período, medindo o tempo que levam para realizar tarefas consideradas típicas

PROPRIEDADES Baixa taxa de erros Em um sistema com baixa taxa de erros, o usuário é capaz de realizar tarefas sem maiores transtornos, recuperando erros, caso ocorram. Ao utilizar um sistema o usuário não espera enfrentar qualquer tipo de problema nem cometer erros induzidos pela má qualidade do mesmo A recuperação de erros está associada à ideia de tolerância a falhas, segurança e confiabilidade Para medir a taxa de erros de um sistema, normalmente é contabilizada a quantidade de erros que ocorreram na realização de determinada tarefa durante um experimento, considerando o grau de complexidade do erro e de suas consequências

PROPRIEDADES Satisfação subjetiva O usuário considera agradável a interação com o sistema e se sente subjetivamente satisfeito com ele Está relacionado com o ambiente de trabalho Um sistema agradável é mais importante do que um sistema eficiente e veloz Quanto mais agradável o tempo gasto com o sistema, mas satisfeito o usuário estará e, consequentemente maior a probabilidade desse usuário voltar a utilizá-lo para desfrutar de momentos mais prazerosos

PROPRIEDADES A satisfação pode ser obtida a partir de: Questionários para classificar sua experiência interativa associando-a a adjetivos predeterminados, respondendo positivamente ou negativamente a frases prontas, apontando pontos positivos e negativos da interface e ainda expondo livremente sua opinião Métodos psicofisiológicos, como eletroencefalogramas, dilatação da pupila, batimentos cardíacos, pressão sanguínea, taxa de adrenalina no sangue. Exames utilizados para estimar níveis de estresse e conforto do usuário

PROPRIEDADES Consistência Tarefas similares requerem sequencias de ações similares, assim como ações iguais devem acarretar efeitos iguais. Usar terminologia, layout gráfico, conjunto de cores e fontes padronizados também são medidas de consistência Propriedade relacionada com a facilidade de aprendizado Aprender a realizar uma tarefa em um contexto facilita o aprendizado como realizar tarefas similares em contextos similares

PROPRIEDADES Flexibilidade Refere-se à variedade de formas com que o usuário e o sistema trocam informações Atributo relacionado a capacidade de o sistema adaptar-se ao contexto e às necessidades e preferências do usuário, tornando seu uso mais eficiente A flexibilidade refere-se aos meios à disposição do usuário para que ele mesmo possa personalizar a interface levando em conta as exigências da tarefa e de suas estratégias ou hábitos de trabalho

REFERÊNCIAS Dias, Cláudia. “Usabilidade na Web: Criando Portais Acessíveis”. Ed. Alta Books.