OBJETIVOS DA DISCIPLINA ESTABELECER RELAÇÕES ENTRE A COMPLEXIDADE DA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA, A EDUCAÇÃO E AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO;

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Ambientes virtuais de aprendizagem: do ‘”ensino na rede” à “aprendizagem em rede” Rosane Aragón de Nevado O uso de ambientes virtuais de aprendizagem.
Advertisements

Profª Simone Cabral Marinho dos Santos
Professora Lina Cardoso Nunes Universidade Estácio de Sá 2003
Caio Tales Álvares da Costa - UNAERP -
Curso Informática Básica
Revisão Unidade 01 Tecnologias na sociedade, na vida e na escola
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS Treinamento e Desenvolvimento
Informática Aplica Prof.: Bruno Rafael de Oliveira Rodrigues.
Prof.: Fabrício M. Melo Bom dia!! Informática para concursos Prof.: Fabrício M. Melo
Software livre Professor: Antonio Carlos
Curso Básico de Informática
Gestão de TI com Software Livre em Instituições de Ensino Fórum Permanente de Conhecimento e Tecnologia da Informação 14 de abril de 2005 Rubens Queiroz.
Maria Aparecida Castro Livi
Software Livre, o que os estudantes tem com isso
DIDÁTICA E METODOLOGIA NO ENSINO SUPERIOR
PAULO HARTUNG LELO COIMBRA
SENARS Serviço Nacional de Aprendizagem Rural
I3GeoSaúde Visão geral.
Escolhendo o nosso Futuro
Ética e Filosofia do Software Livre
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA – UNB INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS
A EDUCAÇÃO DIGITAL.
1.(1.1) Objetivos do Curso; (1.2) Perfil do Egresso e (1.3) Eixo de Formação: (1.1.1) Considerando as demandas de mercado, desenvolver as capacidades humanas,
Disciplina: Estágio Supervisionado I
Profa. Reane Franco Goulart
Universidadefederal da bahia faculdade de educação edc 287- educação e tecnologias contemporâneas aluna: leila moraes de araújo Software livre.
Faculdade de Tecnologia SENAI de Desenvolvimento Gerencial
Teve início em 1991, Criado pelo jovem Linus Torvalds Foi baseado no Unix Foi criado para ser um Sistema Operacional mais leve que o Unix Um grande diferencial.
Questões Estratégicas para o Desenvolvimento da EAD
Necessidades Especiais, Docência e Tecnologias
CENÁRIOS HIPERTEXTUAIS DA INCLUSÃO DIGITAL EM SALVADOR Paulo Cezar Oliveira.
Projeto - Tecnologias na Educação: possibilidades de informação e comunicação. NTE RJ12 – NILÓPOLIS.
Software Livre.
Software livre Uma visão geral: dos primórdios dos gnus ao atual habitat dos pingüins.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA FACULDADE DE EDUCAÇÃO EDC 287- EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Adenilza Santana & Viviane Silva.
Docentes y Tecnologías de Información y Comunicación.
EAD como prática educomunicativa: emoção e racionalidade operativa Ismar de Oliveira Soares Doutorado em Informática na Educação Arquiteturas Pedagógicas.
Recursos metodológicos,tecnológicos e multimídia Acadêmicas : Ethiani Vieira, Ilza Reis, Rita Prates Profª Mariangela Ziede.
1 Encontro Nacional das Escolas de Governo Sejam Bem-vindos ao Brasília,
INCLUSÃO DIGITAL: MULTICULTURALISMO E PRODUÇÃO TEXTUAL NOS ANOS INICIAIS Bolsistas de Iniciação à Docência - Pibid 2014 – Uergs /Pedagogia - Unidade.
SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO E SEUS FUNDAMENTOS PARA A DEMOCRACIA DA INCLUSÃO DIGITAL Prof. Orides Mezzaroba Universidade Federal de Santa Catarina.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA FACULDADE DE EDUCAÇÃO COMPONENTE CURRICULAR EDC 287-EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS CONTEMPORÂNEAS DOCENTE MENANDRO RAMOS DISCENTE.
Formação de Pedagogos e as Tecnologias da Informação e da Comunicação
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA FACULDADE DE EDUCAÇÃO EDC287 – Educação e Tecnologia Contemporânea Docente – Menandro Ramos Tecnologia e a Terceira Idade.
Educação Especial: Surdez
Tel. (85) Cel. (85) Ministério das Comunicações Miinistério de Ciências e Tecnologia Ministério.
Arquitetura da Informação Junho 2015 UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA Instituto de Ciência da Informação Disciplina: Tecnologia da Informação Docente: Discentes:
Matheus B. M. Vianna Introdução ao Linux.
Equipe:  Ana Paula Brás  Anete Santana  Cláudia Ribeiro  Silvia Lima  Tatiana Morais.
Seminário Tecnologia da informação: INCLUSÃO E EXCLUSÃO DIGITAL
Curso: ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS Disciplina: INFORMÁTICA E SOCIEDADE – Docente: YURI BASTOS WANDERLEY Trabalho coletivo sobre organizações.
Inclusão Digital Unidade III Profª. Esp. Ana Paula Maciel.
Superando os limites do espaço/tempo Uma proposta de EAD para a Bahia.
Professor Maurício Maia
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA FACULDADE DE EDUCAÇÃO Discentes: Daiane Franco, Luciana de Lima, Maria Alves, Nilane Rocha, Tatiane Vitoriano e Ylana Neri.
PROGRAMA PARANÁ DIGITAL
Seminário Tecnologia da informação: INCLUSÃO E EXCLUSÃO DIGITAL
Tecnologia e a Terceira Idade.
Gerenciamento de informação com os recursos de Software Livre. Fábio Mascarenhas e Silva Docente do DCI da UFPE 5ª Jornada.
Avaliação global do curso de graduação em Gestão Pública.
Estudo do Possível Piagetiano em ambientes de aprendizagem: é possível inovar em EAD utilizando recursos telemáticos? UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR.
Universidade Federal da Bahia – UFBA Faculdade de Educação- FACED
WORDPRESS. O QUE É WordPress é um aplicativo de sistema de gerenciamento de conteúdo para web, escrito em PHP com banco de dados MySQL, voltado principalmente.
A Didática e as tarefas do professor (LIBÂNEO, 2012, pp )
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE (Modalidade presencial) Área: Ciências Humanas/Educação – CAPES.
NTE29/11/2012. No mundo atual o uso da tecnologia têm sido cada vez mais presente e necessária no dia a dia de todos nós.
A PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO Ana Paula Palheta PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO.
Visão Geral do Sistema Operacional Linux Elisabete Tomomi Kowata UnUCSEH - Anápolis.
Documentos e Propostas legais
Novas Tecnologias para Educação Superior e os Procedimentos de Ensino Apuena Vieira Gomes Secretaria de Educação a Distância – SEDIS Universidade Federal.
Transcrição da apresentação:

OBJETIVOS DA DISCIPLINA ESTABELECER RELAÇÕES ENTRE A COMPLEXIDADE DA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA, A EDUCAÇÃO E AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO; CAPACITAR OS EDUCADORES EM FORMAÇÃO A DOMINAREM PROCEDIMENTOS E DESENVOLVEREM HABILIDADES BÁSICAS DE USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO, NECESSÁRIOS PARA DESENCADEAR PROCESSOS DE INCLUSÃO DIGITAL; DESENCADEAR PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM VOLTADOS PARA A BUSCA, ANÁLISE E TRATAMENTO DE INFORMAÇÕES, CRIAÇÃO E INTEGRAÇÃO EM COMUNIDADES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM E PRODUÇÃO MULTIMIDIÁTICA; ESTIMULAR ATITUDES FAVORÁVEIS DIANTE DO USO DE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO COMO ELEMENTOS ESTRUTURANTES DE DIFERENTES POSSIBILIDADE DE PRÁTICAS EDUCATIVAS E DE FORMAÇÃO DOS CIDADÃOS. Universidade Federal da Bahia Curso: Secretariado Executivo - matéria optativa Educação e Tecnologias Contemporâneas - EDC- 287 Discente : Viviane Passos Docente: Menandro celso castro

Seminário - EDC 287 SOFTWARE LIVRE  A idéia começou a tomar forma em 1983, pelas mãos de Richard Stallman, que na época criou o GNU e, cerca de dois anos depois, fundou a Free Software Foundation (FSF).Richard StallmanGNUFree Software Foundation  (liberdade n˚. 0) A liberdade de utilizar o programa para qualquer propósito;  (liberdade n˚. 1) A liberdade de estudar como o programa funciona e adaptá-lo para as suas necessidades.  (liberdade n˚. 2) A liberdade de redistribuir cópias, de modo que você possa ajudar ao seu próximo;  (liberdade n˚. 3) A liberdade de aperfeiçoar o programa e liberar os seus aperfeiçoamentos, de modo que toda a comunidade se beneficie.

Software livre, código aberto e software gratuito: diferenças

CONSIDERAÇÕES

REFERENCIAS Software Livre: Uma Visão Crítica - Hugo Alves Richard gesac