HABEAS CORPUS.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Direito Processual Penal I
Advertisements

Mandado de segurança Cabimento: de acordo com art. 5ª LXIX e LXX da CF e lei 12016/09 art. 1ª: “ O M.S. será concedido para proteger direitos líquidos.
HABEAS CORPUS.
1. Introdução Proteção da qualidade da atuação jurisdicional, pela via concreta, isto é, pro meio do processo, cercado, então, de regras procedimentais.
MANDADO DE SEGURANÇA.
Direito Processual Penal II
TEORIA GERAL DOS RECURSOS e RECUROS EM ESPÉCIE
REMÉDIOS CONSTITUCIONAIS
HABEAS CORPUS.
Garantias Fundamentais
A Tutela dos Direitos Individuais e Coletivos
Prisão e Liberdade Provisória
HABEAS CORPUS.
Recurso Ordinário Constitucional
PROCESSO PENAL BENEDITO IGNÁCIO GIUDICE.
AÇÕES CONSTITUCIONAIS
PRINCÍPIOS CONSTITUCIONAIS
Habeas Corpus.
1. AÇÕES CONSTITUCIONAIS
HABEAS CORPUS.
DICOTOMIA Direito Objetivo (norma agendi)
Medidas Cautelares de Natureza Pessoal Diversas da Prisão
HABEAS CORPUS Acadêmica: Cristina Souza Santos
AÇÕES CONSTITUCIONAIS
REMÉDIOS CONSTITUCIONAIS
a)Estado: Público (Ministério Público);
EXECUÇÃO DAS PENAS REGIMES DE EXECUÇÃO
P ROFESSORA MEYRE ELIZABÉTH CARVALHO SANTANA WWW. MEYRESANTANA. WORDPRESS. COM PROCESSO CIVIL – 2013.
PROCESSO ADMINISTRATIVO - FARN. MANDADO DE SEGURANÇA  CABIMENTO DO MS INDIVIDUAL (art. 5º, LXIX, CF/88):  Direito (individual) líquido e certo, não.
Professor Flávio Martins Alves Nunes Júnior
Primeira Avaliação de Laboratório Jurídico III – 10,0 pts (OAB-SP – EXAME DE ORDEM – PROVA PRÁTICA DE PENAL) Daniel, conhecido empresário de São Paulo.
AUTOR: Sérgio Schimura Luisa de Albuquerque Camargo Wilson Camacho.
MANDADO DE SEGURANÇA Lei 12016/2009
Ações constitucionais
1. Introdução “Proteção da qualidade da atuação jurisdicional, pela via concreta, isto é, por meio do processo, cercado, então, de regras procedimentais.
MANDADO DE SEGURANÇA NA JUSTIÇA CRIMINAL
RECURSO EXTRAORDINÁRIO ( Art. 102, III da C. F. e Art
Professor Flávio Martins Alves Nunes Júnior
HABEAS CORPUS Art
Direitos Fundamentais
PRÁTICA SIMULADA III - PENAL
PRÁTICA SIMULADA III - PENAL
MANDADO DE SEGURANÇA.
-MANDADO DE SEGURANÇA NA JUSTIÇA CRIMINAL - considerações gerais: embora seja uma ação constitucional de natureza civil, pode ser utilizado, em determinadas.
MANDADO DE SEGURANÇA Prof. Ms. Karol Araújo Durço
INQUÉRITO POLICIAL CONCEITO:
HABEAS CORPUS Art
DIREITO PROCESSUAL PENAL PROFESSORA: BEATRIZ ABRAÃO
PROAB 2013 DIREITO PROCESSUAL PENAL PROFESSORA: BEATRIZ ABRAÃO Aula 8.
Processo Coletivo AÇÃO DE IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA
CUMPRIMENTO DE SENTENÇA
PUC-GOIÁS JUR DIREITO PROCESSUAL PENAL III RECURSOS.
HABEAS CORPUS Art. 5º, LXVIII, CF.
RECURSO ORDINÁRIO CONSTITUCIONAL
A Constituição Federal incluiu o mandado de segurança entre os direitos e garantias fundamentais, estabelecendo no seu art. 5º, LXIX, que “conceder-se-á.
Recursos em Espécie - Apelação
AÇÕES AUTÔNOMAS DE IMPUGNAÇÃO
AULA 27 – AULA 27 – Analisados e estudados sob a ótica do vigente CPC e NCPC *Apelação *Agravo: instrumento retido *Embargos infringentes.
RECURSO ORDINÁRIO CONSTITUCIONAL
AULA 28 – AULA 28 – Analisados e estudados sob a ótica do vigente CPC e NCPC *Apelação *Agravo: instrumento retido *Embargos infringentes.
Ianny Cristina de Campos O e Carvalho
Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo Habeas Corpus Gustavo Henrique Righi Ivahy Badaró aulas de Faculdade de Direito.
CIÊNCIA POLÍTICA E DIREITO CONSTITUCIONAL 1º ANO AP IPLEIRIA.
Profa. Daniele Gomes.  São colocados à favor dos indivíduos e dos cidadãos para provocar a intervenção das autoridades competentes, visando corrigir.
DOS RECURSOS RECURSO DE APELAÇÃO. ART. 593, CPP
HABEAS CORPUS Art. 5º, LXVIII, da CF e arts. 647/667 do CPP.
DIREITO PENITENCIÁRIO- UNIDADE V Prof. Me. Euripedes Ribeiro.
Profa. Daniele Gomes.  São espécies do gênero ações constitucionais, e que tem por função, conferir efetividade aos direitos e garantias fundamentais.
Transcrição da apresentação:

HABEAS CORPUS

Natureza jurídica Ação constitucional autônoma , de natureza mandamental.

A cognição Procedimento sumário. Sumariedade e dilação probatória.

Objeto Art. 647, CPP: violência ou coação ilegal em sua liberdade de ir e vir (liberdade ambulatória). Obs: As punições disciplinares militares. Súm. 693, STF: pena de multa. Súm. 695, STF: extinção da pena privativa de liberdade. Ato de particular.

DPE/AL - 2009 É incabível a ordem concessiva de “habeas corpus” quando já extinta a pena privativa de liberdade, ou contra decisão condenatória somente a pena de multa ou, ainda, em relação a processo em curso por infração penal a que a pena pecuniária seja a única cominada.

Hipóteses de coação ilegal (art. 648, CPP) Inexistência de justa causa: Conforme a ilegalidade, o HC terá uma determinada eficácia. Quando alguém estiver preso por mais tempo do que determina a lei.

Hipóteses de coação ilegal (art. 648, CPP) Quando quem ordenar a coação não tiver competência. Quando houver cessado o motivo que autorizou a prisão. Quando não for admitida a fiança, nos casos legais: Fiança excessiva.

Hipóteses de coação ilegal (art. 648, CPP) Quando o processo for manifestamente nulo. Art. 652: se o HC for concedido, o processo será renovado. Quando extinta a punibilidade

DPU - 2007 Carece de justa causa a ação penal quanto ao crime contra a ordem tributária, caso a denúncia não esteja lastreada em decisão administrativa conclusiva concernente à investigação de sonegação fiscal, sendo cabível, na espécie, “habeas corpus” com o fim de trancamento da ação penal.

TJ/DFT - 2008 Em caso de nulidade manifesta do processo, não cabe “habeas corpus”, pois não há coação ilegal. Deve a parte, em tal caso, simplesmente peticionar ao juiz da causa, requerendo que declare a nulidade do feito.

HC preventivo Art. 5º, LXVIII, CR: sofrer ou se achar ameaçado de sofre => a iminência do constragimento ilegal é dada por um juízo de verossimilhança, pois o juízo de certeza só é alcançado com prática do ato que se pretende evitar.

Competência Observância dos princípios da territorialidade e da hierarquia. Art. 649: nenhum HC será denegado por ter sido impetrado perante autoridade judiciária incompetente. Turma recursal de juizados especiais criminais como coatora: súmula 690, STF

Legitimidade A questão da pessoa jurídica.

TJ/TO – 2007 assinale a opção correta quanto ao entendimento do STF: O HC não é o meio adequado para impugnar o afastamento de acusado do cargo de desembargador, ocorrido a mais de 4 anos, sem que a instrução criminal seja devidamente concluída. É incabível HC em favor de beneficiado pela suspensão condicional do processo, visando o trancamento da ação penal. O HC não é a via idônea, em nenhuma hipótese, para a restituição de bens apreendidos em cumprimento de decisão judicial. Cabe HC para tutelar direito de ir e vir do paciente, ainda quando já extinta a pena privativa de liberdade.

Procedimento A petição deverá indicar: paciente, impetrante, autoridade coatora, impetrado, detentor. Pedido liminar (Súm. 691, STF). Pedido de informações (descabido em 1º grau, princípio da necessidade). Manifestação do MP. Sustentação oral nos Tribunais (súm. 431, STF).

Recurso ordinário constitucional em HC O ROC é o meio idôneo à impugnação de decisões denegatórias ou de não conhecimento do HC. Prazo: 5 dias. Deve ser impetrado por advogado, ainda que sem procuração. * HC substitutivo do ROC.