Formação continuada de professores e profissão docente

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Reunião com as Escolas Técnicas do SUS
Advertisements

EJA vem se expandindo no país, ocupada por professores sem uma formação específica
Agrupamento de Escolas do Ensino Básico e Jardins de Infância do Concelho de Castro Verde Projecto Educativo 2005 /2008.
A Investigação Educacional em Portugal
O curso A Química é a ciência que estuda a composição, estrutura, propriedades e aplicações da matéria, suas transformações, e a energia e mudanças energéticas.
Formas de Planejamento
Proposta Educativa “EDUCAR PARA A VIDA E PARA A FELICIDADE!”
Programa aluno pesquisador
Desenvolvimento Docente Profa. Clezilte Brasileiro
DIDÁTICA E METODOLOGIA NO ENSINO SUPERIOR
Quem somos nós, professores e professoras? Docência: que ofício é esse? VI Congresso IBOPE - UNESCO.
Lideranças nas organizações educativas
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
Práticas no ensino da língua
Escola E B 2,3 deSantiago Maior- Beja
Sistema Seriado de Avaliação SSA
PROJETO PEDAGÓGICO EMEFM ANTONIO ALVES VERÍSSIMO
I Simpósio Internacional sobre Desenvolvimento Profissional Docente Painel IV “Docência Universitária e qualidade da educação” Qualidade da educação:
Instituto de Inovação Educacional1 e-EPoca: Educação e Património Enquadramento 1. Suscitar o debate sobre os diferentes modos de configurar a actividade.
Educação no contexto do Trabalho
DESAFIOS COLOCADOS À ESCOLA PORTUGUESA
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES
FORMAÇÃO CONTINUADA E A POLITIZAÇÃO DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA: PERCEPÇÕES SOBRE A CULTURA DO CONTEXTO Prof. Dr. Oséias Santos de Oliveira
Escola Comum e Inclusão
OS OBJETIVOS E CONTEÚDOS DE ENSINO
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
A formação do professor na contemporaneidade: desafios e perspectivas
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO FÍSICA
A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO BARREIRO
Estágio Supervisionado I Professora: Maria Fátima Aucar Soler
Disciplina: Estágio Supervisionado I
Ana Isabel Santos DCE Universidade dos Açores
Estratégias de actuação: Articulação curricular
PRESSUPOSTOS EPISTEMOLOGICOS DA EDUCAÇÃO
Glória Queiroz - Formação Inovadora de Professores nas Licenciaturas Universitárias: Possibilidades e Limites Glória Queiroz -
XI FORO DE FACULDADES DE AGRONOMIA PORTO ALEGRE, 26, 27 E 28/11/08 CURRÍCULO DE AGRONOMIA FUNDAMENTOS, REFORMULAÇÕES E AJUSTES À REALIDADE LOCAL CURRÍCULO.
Formação de Professores na Perspectiva da Educação Inclusiva
O QUE DÁ SENTIDO A FORMAÇÃO DO PROFESSOR O que dá sentido à formação do professor é o diálogo entre os professores, a análise rigorosa das práticas e a.
Experiência, aprendizagem e formação para a Saúde: algumas questões
FACINTER Faculdade Internacional de Curitiba
Fases da Transformação
Reforma do Curso de Medicina Seminário Inicial LUANDA, 26 a 29 de Janeiro de 2004 CONCLUSÕES & RECOMENDAÇÕES.
Andragogia X Pedagogia Prof. Dr. Jean Pierre Marras
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA
Formação Dialógica do Professorado. Definição O que é 1.Aproximar professores do saber científico na área da educação, garantindo o acesso às fontes originais.
Desempenho dos alunos e professores em escolas com alta e baixa tecnologia "Desempenho dos alunos e professores em escolas com alta e baixa tecnologia".
Cinco pontos importantes que definem um bom professor Educação
TRANSFORMANDO A COMUNIDADE
O QUE É A OLIMPÍADA? A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro tem por objetivo contribuir para a melhoria do ensino da leitura e escrita nas.
Formador (M/F) Perfil Profissional.
SPEC – Sistema de Proteção Escolar e Cidadania
3ª Reunião Técnica de Formação MEC A Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica no SNE Interfaces da Política Nacional.
Anseios e expectativas no processo de formação
Construindo a cultura educacional inclusiva
Uma construção Europeia Inter-Escolas Lucília Batista.
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
Docência universitária: repensando a aula
ENSINO FUNDAMENTAL DE 9 ANOS
Programa Ensino Médio Inovador Uma prática de avaliar desvinculada da didática vem persistindo de geração a geração porque a avaliação nos é apresentada.
Ministério da Educação Secretaria de Educação Básica
A Didática e as tarefas do professor (LIBÂNEO, 2012, pp )
O uso da informática na educação é importante pois as crianças estão nascendo imersas no mundo digital.
28 novembro IV ENPAR O que foi.
Tendências actuais na formação de professores O modelo universitário e outras possibilidades de formação António Nóvoa Águas de Lindóia | 17.Agosto.2011.
.....e as políticas de formação formação.....e as políticas de formação formação CARMENISIA JACOBINA AIRES FE/UnB/FORUMDIR 2014.
A PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO Ana Paula Palheta PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO.
Projeto TRILHAS Conjunto de materiais elaborados para instrumentalizar e apoiar o trabalho docente no campo da leitura, escrita e oralidade, com crianças.
Processos formativos de professores do ensino superior: o Espaço de Desenvolvimento da Docência – EDD – da UFSCar Maria da Graça Nicoletti Mizukami UFSCar.
Formar Professores em Rede Formadores na Cercifaf: António Marcelino Lopes Teresa Lacerda.
Transcrição da apresentação:

Formação continuada de professores e profissão docente Formação de professores e profissão docente António Nóvoa Brasília | 21.Novembro.2013 Formação continuada de professores e profissão docente Agradecer o convite, em particular à Cybele Amado e aos organizadores. Vou retomar alguns pontos do livro Professores: Imagens do futuro presente e tentarei introduzir novas perspectivas. Reflexão sobre o futuro presente. Evito um discurso muito futurista (idealista) sobre os professores que ignora as suas realidades concretas, presentes. Interessa-me o futuro presente, o futuro que está no presente e que se constrói a partir deste presente.

Fenda Expectativas e exigências sobre o trabalho dos professores… … condições e possibilidades práticas dos professores (recrutamento, formação, condições de trabalho, salário, prestígio social). Estranhamente, À medida que foram aumentando as expectativas sobre o trabalhos dos professores… …. foram diminuindo as possibilidades práticas dos professores (recrutamento, formação, condições de trabalho, estatuto profissional, prestígio social, etc.). Se não compreendermos este paradoxo, não compreendemos nada do que são os dilemas actuais da profissão docente. É preciso fechar a fenda, a brecha. Não diminuindo as nossas expectativas sobre o poder da educação, mas procurando reforçar os professores, no seu papel e na sua capacidade de acção. O REGRESSO DOS PROFESSORES »»»»»»»

E este regresso obriga a ter uma grande atenção a quatro aspectos ou, melhor dizendo, a três aspectos e a um quarto (que se situa no exterior da profissão). Formação. Profissão Escola Sociedade É esta a estrutura da minha palestra, esperando que ela seja útil à vossa própria reflexão como educadores.

Passar a formação de professores para dentro da profissão A expressão Passar a formação de professores para dentro da profissão pode parecer estranha. Mas ela procura, justamente, explicar a importância de dar um maior peso aos professores na formação dos novos professores. É assim com todas as profissões. Deve ser assim, também, com os professores.

Máximas para revolucionários Quem sabe, faz. Quem não sabe, ensina. A actividade é o único caminho para o conhecimento. Os homens são sábios na proporção, não da sua experiência, mas da sua capacidade para pensarem a experiência. Bernard Shaw Voltar ao insulto de Bernard Shaw. Máximas para revolucionários

Quem compreende, ensina. Quem sabe, faz. Quem não sabe, ensina. Quem compreende, ensina. Lee Shulman Lee Shulman. Compreensão. → Estudos dos casos. → Análise das práticas. → Acção pedagógica.

Não se trata de transformar o conhecimento em prática pedagógica… … mas sim de transformar a prática em conhecimento profissional (docente).

Reforçar as lógicas de partilha e de cooperação na profissão A expressão Passar a formação de professores para dentro da profissão pode parecer estranha. Mas ela procura, justamente, explicar a importância de dar um maior peso aos professores na formação dos novos professores. É assim com todas as profissões. Deve ser assim, também, com os professores.

→ Recusa da lógica individualista e isolacionista. → Cultura profissional Redes de trabalho Equipas → Recusa da lógica individualista e isolacionista (piada dos colegas). → Integração dos mais jovens. →Cultura profissional | Redes de trabalho | Equipas | Comunidades de prática. Boa notícia e uma má notícia Má notícia: é muito difícil. Boa notícia: depois de conseguir, já não conseguimos viver sem isso. »» Fernando Pessoa | Coca-cola.

Desenvolvimento profissional, » não à volta da profissão (cursos, acções, projectos, etc.) com pouco impacto no trabalho concreto dos professores (e nos resultados dos alunos) » mas no coração da profissão, isto é, o trabalho pedagógico. Precisamos de ganhar esta batalha. Os melhores professores (cursos, mestrados, doutoramentos, etc.). Sim, mas… Os melhores professores têm de ser promovidos no seio das escolas.

Centrar o desenvolvimento profissional no coração da profissão. » não à volta da profissão (cursos, acções, projectos, etc.) com pouco impacto no trabalho concreto dos professores (e nos resultados dos alunos) » mas no coração da profissão, isto é, o trabalho pedagógico. Precisamos de ganhar esta batalha. Os melhores professores (cursos, mestrados, doutoramentos, etc.). Sim, mas… Os melhores professores têm de ser promovidos no seio das escolas.

Organizar as escolas como o lugar da formação dos professores A expressão Passar a formação de professores para dentro da profissão pode parecer estranha. Mas ela procura, justamente, explicar a importância de dar um maior peso aos professores na formação dos novos professores. É assim com todas as profissões. Deve ser assim, também, com os professores.

A Pedagogia não tem de ser científica A Pedagogia não tem de ser científica. Tem é de ser assumida plenamente como um valor inestimável. É uma área de prática social indispensável, mas que se conquista pelo domínio dessa prática fundada na reflexão dialógica com opções teóricas multidisciplinares e de acção. Aprender, como na Medicina, a fazer diagnósticos, a saber o que faz falta a uma criança, em vez de a empurrar da escola, em vez de a excluir da sociedade. Os médicos não podem fazer isso. Os professores também deviam ser proibidos de o fazer no plano da deontologia. Sérgio Niza Em Portugal, há uma pessoa que, ao longo de uma vida, se tem batido pelas ideias que estou aqui, hoje, a defender. É uma pessoa extraordinária e, sem dúvida, a referência principal (maior) da formação de professores. Pessoalmente, estou-lhe imensamente grato por tudo o que com ele aprendi, no plano humano, no plano profissional e no plano científico. É uma honra estar hoje com ele, partilhando convosco estas reflexões. O Sérgio Niza falar-vos-á mais tarde, mas permitam-me que vos cite um trecho de um texto que publicou há cinco anos: XXXXXXX O Sérgio Niza tem toda a razão quando coloca frontalmente este problema. Não basta compreender o fracasso escolar, ou justificar sociologicamente ou psicologicamente as dificuldades das crianças. É preciso que não nos resignemos e que lutemos contra esta fatalidade. Neste compromisso, ético, político, profissional, define-se o sentido (a razão de ser) da profissão docente.

Estudo dos casos Análise das práticas Acção pedagógica Lee Shulman. Compreensão. → Estudos dos casos. → Análise das práticas. → Acção pedagógica. Acção pedagógica

Não somos uma corporação, não é a um espírito de corpo que aspiramos. Constituímos antes um colégio colaborante, onde em comum trabalhamos sobre as nossas obras. Sérgio Niza Em Portugal, há uma pessoa que, ao longo de uma vida, se tem batido pelas ideias que estou aqui, hoje, a defender. É uma pessoa extraordinária e, sem dúvida, a referência principal (maior) da formação de professores. Pessoalmente, estou-lhe imensamente grato por tudo o que com ele aprendi, no plano humano, no plano profissional e no plano científico. É uma honra estar hoje com ele, partilhando convosco estas reflexões. O Sérgio Niza falar-vos-á mais tarde, mas permitam-me que vos cite um trecho de um texto que publicou há cinco anos: XXXXXXX O Sérgio Niza tem toda a razão quando coloca frontalmente este problema. Não basta compreender o fracasso escolar, ou justificar sociologicamente ou psicologicamente as dificuldades das crianças. É preciso que não nos resignemos e que lutemos contra esta fatalidade. Neste compromisso, ético, político, profissional, define-se o sentido (a razão de ser) da profissão docente.

Aqui ficam os quatro temas (propostas, orientações) que quis partilhar convosco. Ficarei à vossa disposição para um diálogo, seja de imediato, seja por email ou por outra via. No final da palestra, deixo os meus contactos e prometo responder a todas as mensagens que me enviarem. Deixo também a apresentação da palestra com a Cybele e os organizadores deste Seminário permitindo o acesso a todos os participantes e a sua divulgação pelos meios que entendam oportunos. Permitam-me agora que conclua, renovando os meus agradecimentos e também os meus agradecimentos pela vossa atenção. Quero dizer-vos que todos temos dúvidas. Aliás, quem não tem dúvidas corre o risco de estar enganado. Cada um tem de encontrar as suas respostas. Mas deve fazê-lo num quadro de partilha, de debate de ideias, de interacção com os colegas. A melhor maneira de reflectir sobre a educação é construir maneiras diferentes de trabalhar na escola, é pôr em prática novas pedagogias.

Aprendizagens Diversidade De Para Com Por

Para fechar esta Fenda é necessário reforçar a profissão docente, criar as condições para programas de formação continuada que contribuam para o desenvolvimento profissional docente no quadro dos projectos educativos das escolas.

Re-nascido, ele conhece, ele tem piedade. Enfim, ele pode ensinar. Michel Serres Re-né, il connaît, il a pitié. Enfin, il peut enseigner. É desta fibra que são feitos os professores. Da fibra da esperança, da fibra do compromisso com todos os alunos. Uma última homenagem, mesmo para terminar. » Le tiers-instruit. » O terceiro instruído. » Re-nascido » Ele conhece » Ele tem piedade. » Enfim, ele pode ensinar (ele pode dizer-se e agir como educador, dando corpo à mais difícil, mas também à mais necessária de todas as profissões, a profissão de professor). Muito obrigado.

António Nóvoa Agradecer o convite. Vou novoa@reitoria.ul.pt