A ESCOLHA DO BAIRRO “MACAÚBAS” PESQUISA DE CAMPO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
AFETIVIDADE E CONDIÇÕES DE ENSINO:
Advertisements

ENSINANDO ATRAVÉS DE JOGOS
ensinando através de jogos
PROPOSIÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL DA RME-BH
A Educação Física nos Anos Iniciais: relação teoria e prática
Jogos Pedagógicos Formação em Ação 2013 – 1º Semestre.
(digite aqui o nome do jogo) (digite aqui o seu nome) (digite aqui seu ) Como jogar (digite aqui as regras e modo de jogar) Materiais necessários.
DIDÁTICA DA ED. FÍSICA Ementa
Para onde vai a educação? Tradução de Ivette Braga,
Teorias construtivistas Grande parte da produção e do debate sobre aprendizagem gira em torno do Construtivismo.
“Proposta de atividade, esboço inicial”
Retratos da Independência
Projeto de Implementação “Semana dos Jogos Matemáticos”
Marlene Carlos da Silva Congresso rede familiar
ORIENTAÇÃO PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS
Planejamento PNAIC 2014.
Estuda o desenvolvimento do ser humano
SISTEMA CONSTRUTIVISTA
Ensaios Pedagógicos PARA UMA CULTURA DAS DIFERENÇAS Lino de Macedo
Didática: organização do trabalho pedagógico
TEMA A Importância do Lúdico e do Concreto na Educação Infantil e nas Primeiras Séries do Ensino Fundamental (Parte Final) Jogos Lúdicos e o Ensino da.
PÓS Disciplina: Educação e Tecnologia da Informação e Comunicação.
Gestão Pedagógica Estratégica: motivação para Aprendizagem
Metodologia de Projetos na Ação Pedagógica
UNIVERSIDADE POTIGUAR-UNP ESCOLA DE EDUCAÇÃO CURSO DE PEDAGOGIA
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO -MEC
PALESTRAS Mecânica dos jogos com Ângela Madeira (11/09) Abordagem específica sobre as diferentes mecânicas dos jogos de memória. Madeira demonstrando diferentes.
VIVÊNCIAS NO PIBID/EDUCAÇÃO FÍSICA/UNIUBE: ASSOCIANDO CULTURA E HABILIDADES MOTORAS NO ENSINO FUNDAMENTAL II Jackson Rodrigues Cordeiro 1, Cintia Silva.
COGNITIVISMO E APRENDIZAGEM
A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA INCLUSÃO
PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA TÍTULO DO ARTIGO O PAPEL DA FAMÍLIA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DO EDUCANDO Autor: Edinalva Silva Aguiar.
CLIQUE NA SETA PARA ENTRAR
APRENDIZAGEM ESCOLAR E CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO
Parâmetros Curriculares Nacionais de Matemática
Profª. Esp. Maria Helena Carvalho
] SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E CULTURA
MARCUS VINICIUS BATISTA NASCIMENTO
ROSANA DE OLIVEIRA SANTOS PORTO ALEGRE - RS
A Ciência da Motricidade Humana e a Informática como Facilitadoras do Processo de Aprendizagem da Escrita na Alfabetização de Crianças Deficientes Visuais.
Jean Piaget Foi professor de Psicologia na Universidade de Genebra de 1929 a 1954 e tornou-se mundialmente reconhecido pela sua revolução epistemológica.
MEDIAÇÃO.
A escola como espaço de desenvolvimento humano
CITAÇÕES.
1. INTRODUÇÃO Para saber o impacto do Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (PROFA), o Grupo de Estudos Pedagógicos (GEP), do Campus de Vilhena,
A LINGUAGEM LÓGICO MATEMÁTICA
AUTOR: Genilda Aurélio da Cunha Orientadora: Angela Noleto PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA FORTALECIMENTO DO CONSELHO ESCOLAR JUNHO
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE EDUCAÇÃO LICENCIATURA EM PEDAGOGIA JOGO SIMBÓLICO E DESENVOLVIMENTO INFANTIL: Um olhar sobre a prática.
I CONGRESSO INTERNACIONAL DE ESTUDOS DO DISCURSO
Equipe de ciências da SME: Henrique Gomes Kelly Aguiar Santina Bordini
RESULTADOS E DISCUSSÃO OBJETIVOS
Paralelo das principais Leis
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
AUTORAS: Maria das Mercez Sousa Ribeiro e Valéria Bento Noleto
Professor: José Medina
Software Great Stella Trabalhando com Poliedros
Brincando, aprendendo e interagindo na Educação Infantil
RESULTADOS ESPERADOS XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX.
Atividade complementar 04
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS Ana Parker, Grasiela Birck, Jandira Petry, Renata Silva e Salete Schmidt Professora orientadora Dóris Maria Luzzardi Fiss.
Vygotsky e o Sócio-interacionismo
Germes Projeto de Trabalho Trabalho com a turma de 1° ano prof: Talita
A Importância dos Jogos e Brincadeiras na Educação Infantil
A PRÉ-HISTÓRIA DA LINGUAGEM ESCRITA
4º SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA
PENSADORES DA EDUCAÇÃO Um pouco da história do trabalho com projetos em salda de aula. NTE-Estrela 2012.
Prefeitura Municipal de Santos Estância Balneária SECRETARIA DE EDUCAÇÃO I FÓRUM MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO ENSINO FUNDAMENTAL DE 9 ANOS: REFLEXÕES E PERSPECTIVAS.
Abrir o Apetite Poético
PSICOLOGIA GERAL PROFESSORA: LUCIANA CAMPOS AULA 7 –
Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil: é possível no ensino de música? Milena Cristina Izaias.
” رؤية في كتاب الذخيرة في محاسن أهل الجزيرة“
Transcrição da apresentação:

A ESCOLHA DO BAIRRO “MACAÚBAS”

PESQUISA DE CAMPO

O JOGO DAS SETE PEDRAS

AS CRIANÇAS

Interação

ORGANIZAÇÃO E COMPOSIÇÃO DO TRABALHO ESCRITO

REFERÊNCIAS BORBA, Ângela. In Brasil. Ministério da Educação. Ensino fundamental de nove anos: orientações para a inclusão da criança seis anos de idade. Brasília: MEC/ SEB, 2006, p.33 e 34. CUNHA, N.H da Silva. Brinquedo, Desafio e Descoberta. Rio de Janeiro: FAE- MEC, FEUERSTEIN, Reuven. Programa de Enriquecimento Instrumental (PEI) Canadá: [S. N], FREIRE, João Batista. Educação de corpo inteiro. São Paulo: Spione, PIAGET, Jean. O nascimento da inteligência na criança. Rio de Janeiro: Zahar, VYGOTSKY, Levi Smenovich. Pensamento e Linguagem. São Paulo: Martins Fontes, (Psicologia e Pedagogia). WALLON, Henry. Do ato ao pensamento. Ensaio de Psicologia Comparada. Tradução DE j. Seabra Diniz. Lisboa: Moraes, 1979.