Relato da experiência sobre a criação do portal do Serviço de Informação e Documentação do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais Lise Christine Banon.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Portal do Professor SEED/MEC
Advertisements

Versão Premium Janeiro de 2003
Biblioteca Digital de PI Evanildo Vieira dos Santos
Identificando requisitos
Profa. MS.Sandra Regina Costa Antico Setembro/2010
Engenharia de Software
Garantia de Qualidade do software
O USO DO SOFTWARE LIVRE JOOMLA NO DESENVOLVIMENTO DE WEB SITES FOCANDO A USABILIDADE NA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO Maria Irene da Fonseca e Sá Anne Caroline.
Interface Humano-Computador
Faculdade de Ciências Sociais de Aplicadas de Petrolina – FACAPE
IHM - Usabilidade.
Interação Homem-Máquina
Taxonomias para as Comunidades de Práticas do E&P II Seminário de Pesquisa em Ontologia no Brasil Setembro de 2009.
XXIII Congresso Brasileiro de Biblioteconomia, Documentação e Ciência da Informação (05-08 de julho de 2009) REVITALIZAÇÃO DA PÁGINA BIBLIOTECA ON-LINE.
IV Encontro Nacional de Semiótica, Tecnologias da Informação e Educação de junho de 2008 Estudo de usuários e usabilidade de sites de bibliotecas.
Sistema Web para Departamentos
USABILIDADE.
Lafayette B. Melo – CEFET-PB - COINFO Interface do usuário, linhas de comando e menus Interface do usuário Linhas de comando Menus.
Avaliação de softwares
Projeto de Interface Equipe: Margarete Cardoso Sheila Aguiar
Como Desenvolver Sistemas de Informação
Site de uma disciplina: um espaço de aprendizagem
TSDD Teste de segurança durante o desenvolvimento.
Engenharia de Software
Usabilidade do Portal Biblioteca On-line do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE): um Estudo de Caso CONCLUSÕES PRELIMINARES O Portal da biblioteca.
Seminário de Engenharia de Usabilidade
Projetos Estratégicos Direh/VPGDI
Diagnóstico de Usabilidade das Secretarias de Estado
Vortal Cadeia Produtiva do Caju Vortal Cadeia Produtiva do Caju
Portal Corporativo: Conceitos e Características
Prof.Alfredo Parteli Gomes
UFMG DCC ICEx - Especialização em Informática
Caráter informativo Conteúdo: - Ferramentas disponíveis no site da Biblioteca e Biblioteca Digital - Normalização das publicações - Fluxo de submissão.
Curso em Editoração Eletrônica por meio de Seminários
INTERFACE HOMEM-MÁQUINA
USABILIDADE DO SISTEMA SOPHIA WEB NO INPE
APRESENTAÇÃO INSTITUCIONAL. A MadeinWeb nasceu no ano de 2000, com o objetivo de promover soluções inteligentes voltadas exclusivamente para Internet.
UM CASO DE GESTÃO DE CONHECIMENTO. O MELHOR LUGAR PARA GUARDAR CONHECIMENTO É NAS PESSOAS. A MELHOR FORMA DAS PESSOAS USAREM O CONHECIMENTO É TROCANDO.
Arquitetura da Informação
Disciplina Design de Interfaces humano- computador
Nova versão do Portal Mais Emprego. Página atual do Portal Mais Emprego  Aspecto institucional  Pouco interativo  Necessidade de realizar diversos.
Introdução à Qualidade
INTERFACE HOMEM-MÁQUINA
QUEM SOMOS E O QUE FAZEMOS QUEM SOMOS E O QUE FAZEMOS A Matriz Consultoria e Informática, é uma empresa de soluções em tecnologia da informação voltada.
Porque um novo ambiente?. Interação inter-grupos  A maioria das ferramentas existentes provê interação dentro do grupo. Na concepção adotada nessa proposta.
Avaliação de Interfaces
Redes Sociais Colaborativas Patrícia Ramos | 22/05/2006.
Arquitetura da Informação Lílian Simão Oliveira.
Avaliação Heurística do Gmail
METODOLOGIA, MÉTODOS E FERRAMENTAS
Prof. Celso Cardoso Neto. Conhecer os aspectos básicos relacionados ao conjunto de três entidades: o HOMEM (“ser humano”), a MÁQUINA (“o computador”)
Rio de Janeiro, 27 de outubro de 2010
5º Encontro SophiA 29 e 30 de março de 2007 São Paulo-SP
Processo e Qualidade.
SISTEMA DE INTELIGÊNCIA COMPETITIVA DA CADEIA PRODUTIVA DO COURO, CALÇADOS E ARTEFATOS Jaú/SP, junho 2011 Por: Maria Fernanda de Oliveira / UFSCar.
Arquitetura da Informação Junho 2015 UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA Instituto de Ciência da Informação Disciplina: Tecnologia da Informação Docente: Discentes:
SOFTWARES EDUCACIONAIS – CÓD PROF. MSC. RONNISON REGES VIDAL.
Acessibilidade na Web.
BIBLIOTECA DIGITAL DA UFRGS: implementação e perspectivas 2da. Jornada sobre la Biblioteca Digital Universitaria JBD2004 Buenos Aires, de junio de.
Siscomex Importação Web
Avaliação de Interfaces Esta apresentação foi baseada no livro Design de Interação ( Preece, Rogers & Sharp) e no Tutorial sobre o livro “Design e avaliação.
Aula 02 de Eng. de Requisitos
informacao/o-que-e-e-como-fazer-uma-avaliacao-heuristica.
SECRETARIA DA FAZENDA DO ESTADO DE SÃO PAULO Gerenciamento de Serviços de TI - Evolução, Lições Aprendidas e Resultados Práticos - Dezembro / 2015.
Sistemas de Informação Utilizando Recursos Web Web Economia – Uma revolução nas regras de negócios Professora: Larissa Torres.
Processos de Software Ludimila Monjardim Casagrande 1º Semestre Desenvolvimento e Qualidade.
Usabilidade do Portal “Biblioteca On-line” do Serviço de Informação e Documentação do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE): Exercício de Avaliação.
Avaliação de interface Usabilidade. O processo de avaliação de uma interface não deve ser avaliado como uma fase única dentro do processo de design de.
Gustavo Comeli, Giullyan Kuntze, Maria Inés Castiñeira Ciência da Computação, Pedra Branca (PMUC) Introdução Um dos indicadores de Qualidade de software.
"O Novo Portal Minas e a metodologia de apuração da satisfação dos usuários". Marconi Laia Brasília - Dezembro de 2005.
Transcrição da apresentação:

Relato da experiência sobre a criação do portal do Serviço de Informação e Documentação do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais Lise Christine Banon Silvia Castro Marcelino XIV Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias 22 a 27 de outubro de 2006 Salvador - Bahia

Sumário Objetivo Conceitos Formação da equipe Etapas do projeto Projeto atual Conclusões

Objetivo Descrição do desenvolvimento do projeto para a criação de um portal para o Serviço de Informação e Documentação (SID) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), oferecendo uma nova proposta de interface de acesso.

Conceitos PORTAL Sistema de informação, cuja prioridade seja atender às expectativas funcionais dos usuários, não se restringindo apenas a uma ferramenta de acesso às informações.

Conceitos USABILIDADE “Capacidade de um produto ser usado por usuários específicos para atingir objetivos específicos com eficácia, eficiência e satisfação em um contexto específico de uso.” ISO – Guidelines on Usability

Conceitos Cinco atributos associados à Usabilidade: Capacidade de Aprendizagem Eficiência Facilidade de Memorização Baixa taxa de erros Satisfação Nielsen (1993)

Conceitos ANÁLISE HEURÍSTICA Identificação dos prováveis problemas na interface de um software que não atende aos princípios de Usabilidade.

Conceitos Dez heurísticas básicas de Usabilidade: visibilidade do estado do sistema; concordância entre o sistema e o mundo real; controle do usuário e liberdade; consistência e padrões; prevenção de erros; reconhecimento ao invés de lembrança; flexibilidade e eficiência de uso; estética e design minimalista; ajuda os usuários a reconhecer, diagnosticar e recuperar erros; ajuda e documentação. Nielsen (1994)

Conceitos ARQUITETURA DA INFORMAÇÃO Quatro elementos básicos da Arquitetura da Informação: sistemas de organização; sistemas de rotulagem; sistemas de navegação; sistemas de busca. Rosenfeld e Morville (1998)

Conceitos ENGENHARIA DA SEMIÓTICA Ciência que estuda os possíveis caminhos que podem ser utilizados pelo usuário durante a navegação, identificando o que pode ser interessante e porquê, tendo sempre uma percepção sensível às suas necessidades.

Equipe Equipe responsável: um analista de sistemas e um bibliotecário. Contribuição de: um profissional da imprensa, uma psicóloga, uma desenhista industrial, bibliotecários, revisores e estagiários.

Etapas do projeto 1ª Etapa: Pesquisa em 34 sites nacionais e internacionais Conclusão: Observou-se uma dificuldade de acesso às informações em grande parte das interfaces de bibliotecas digitais.

Etapas do projeto 2ª Etapa: Pesquisa para levantamento: do perfil dos usuários do site do SID e os serviços requeridos; das informações institucionais sobre o SID; dos serviços e produtos oferecidos pelo SID e externamente. Conclusão: seleção de uma grande variedade de serviços, produtos e informações institucionais que deveriam ser disponibilizadas.

Etapas do projeto 3ª Etapa: avaliação da padronização da interface: evolução tecnológica da biblioteca digital do INPE e do sistema de gerenciamento do acervo. Conclusão: padronização segundo a interface institucional.

Etapas do projeto 4ª Etapa: modelagem da interface Web. Estudo da estratégia do portal raso, criação de sub-menus. Definição de rótulos e hierarquias, evitando nomenclaturas de acesso técnicas, não habituais, com definições recentes e genéricas. Manutenção de uma organização hierárquica da informação disponibilizada. Abordagem centrada no usuário.

Etapas do projeto Sistema de navegação customizável pelo usuário, baseando-se no seu perfil. Menu dinâmico, o usuário escolhe qual a categoria de seu interesse. Categorias de usuários do SID: usuário (acervo digital, acervo físico, bases externas), bibliotecário, administrador.

Site atual

Conclusões Projeto baseado no perfil dos usuários. Interface original, de fácil implementação. Sistema de menu dinâmico e customizável pelo usuário. Portal comunicativo, interativo e dinâmico. Implantação de um sistema de notícias e uma enquête via Internet.

Conclusões Continuidade da avaliação do portal do SID pelos seus usuários, em uma dissertação de mestrado. Pretende-se que o portal do SID ofereça um acesso eficiente e adequado aos usuários.

Conclusões Esperamos que o resultado desse trabalho possa contribuir para o surgimento de novas propostas e estudos para a melhoria do acesso às informações disponibilizadas pelas bibliotecas institucionais. OBRIGADA!