SOFTWARES EDUCACIONAIS – CÓD. 30140 PROF. MSC. RONNISON REGES VIDAL.

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Transcrição da apresentação:

SOFTWARES EDUCACIONAIS – CÓD PROF. MSC. RONNISON REGES VIDAL

TIPOS DE SOFTWARE EDUCATIVO

ROTEIRO Classificação de acordo com a Utilização Classificação de acordo com a função Classificação segundo os Fundamentos Educativos Definição

CLASSIFICAÇÃO DE ACORDO COM A UTILIZAÇÃO

A forma mais elementar deste tipo de classificação, consistiu na divisão do software educativo em dois grandes grupos: Software genérico. Utilizável em qualquer disciplina, ou em outras atividades não educativas. Ex.: os processadores de texto, as folhas de calculo, etc

CLASSIFICAÇÃO DE ACORDO COM A UTILIZAÇÃO A forma mais elementar deste tipo de classificação, consistiu na divisão do software educativo em dois grandes grupos: Software específico. Como o nome indica, trata-se de um tipo de software concebido com a finalidade de ser usado no ensino, e nomeadamente na aprendizagem de temas concretos. Ex.: os programas de simulação usados no ensino de temas de ciência, de prática de idiomas, de exercícios de matemática, etc

CLASSIFICAÇÃO DE ACORDO COM A UTILIZAÇÃO Problemas com tal classificação: As categorias usadas são demasiado vagas A complexidade das utilizações do software não param de aumentar, exigindo por consequência sempre novas categorias Os produtos mais recentes abrangem uma enorme multiplicidade de utilizações, tornam-se extremante difíceis de classificar segundo estes critérios

CLASSIFICAÇÃO DE ACORDO COM A FUNÇÃO

A concepção de um dado produto de software destina-se, em princípio a uma dada função e é esta que importa apurar quando o pretendemos classificar. Função: "Tutor". Este software é concebido para funcionar como "professor substituto". O computador apresenta certa material de uma dada disciplina, o aluno responde, o computador classifica a resposta e segundo os resultados da avaliação, determina dos passos seguintes. Trata-se de um tipo de produtos baseados em exercícios de pergunta/estímulo-resposta

CLASSIFICAÇÃO DE ACORDO COM A FUNÇÃO A concepção de um dado produto de software destina-se, em princípio, a uma dada função e é esta que importa apurar, quando o pretendemos classificar Função: "Ferramenta de Trabalho". Este software é concebido para desempenhar um conjunto de tarefas específicas, como a elaboração de gráficos, pesquisa de bases de dados, etc

CLASSIFICAÇÃO DE ACORDO COM A FUNÇÃO A concepção de um dado produto de software destina-se, em princípio, a uma dada função e é esta que importa apurar, quando o pretendemos classificar Função: "Tutelados". Este tipo de software é concebido de modo que o aluno ponha à prova a capacidade dos computadores para resolver certos problemas ou concretizar certas ideias

CLASSIFICAÇÃO DE ACORDO COM A FUNÇÃO A partir deste classificação inicial, várias outras tem sido apresentadas, nomeadamente a de J. Self, a seguir reproduzida: Promover a Motivação Ex Jogos de aventuras, jogos de computador Despertar estímulos novos Programas que "imitam" o mundo real: versões informáticas de jogos de resolução de problemas; jogos de aventuras que representam atividades do mundo real, por exemplo, escavações arqueológicas; simulações de fenómenos científicos, condução de automóveis, etc

CLASSIFICAÇÃO DE ACORDO COM A FUNÇÃO Ativar a resposta dos alunos Programas de colocam problemas novos aos alunos, por exemplo, estimar o angulo adequado de uma bola num jogo de snooker Proporcionar Informação Exercícios, programas de aprendizagem dirigida, programas de manipulação de informação e linguagens de consulta

CLASSIFICAÇÃO DE ACORDO COM A FUNÇÃO Estimular a prática Exercícios Estabelecer a sucessão de aprendizagens Programas tutoriais Proporcionar recursos Programas que carecem de modos previamente definidos de utilização.

CLASSIFICAÇÃO SEGUNDO OS FUNDAMENTOS EDUCATIVOS

Baseia-se no pressuposto que existem quatro grandes paradigmas para o ensino, e que não deixam de estar implícitos no software educativo Paradigma Instrutivo Paradigma Revelador Paradigma das Conjecturas Paradigma Emancipador

CLASSIFICAÇÃO SEGUNDO OS FUNDAMENTOS EDUCATIVOS Paradigma Instrutivo Este software assenta no pressuposto que o ensino é uma simples transmissão de conteúdos, utilizando para tal um conjunto de metodologias e técnicas mais ou menos eficazes. O centro da atenção é o programa. O aluno é visto como um mero receptor de mensagens. A intrução apresenta-se como uma sequência de operações previamente definidas das mais simples para as mais complexas

CLASSIFICAÇÃO SEGUNDO OS FUNDAMENTOS EDUCATIVOS Paradigma Revelador Este software assenta no pressuposto que a aprendizagem é sobretudo uma descoberta, devendo por isso ser facultado aos alunos meios para desenvolverem a sua intuição em relação ao campo de estudo. O centro da atenção são os alunos. O software procura criar ambientes de exploração e de descobrimento, sendo muito frequentes as simulações de ambientes reais. Os alunos avançam na aprendizagem introduzindo dados para descobrirem as reações ou os efeitos que os mesmos provocam

CLASSIFICAÇÃO SEGUNDO OS FUNDAMENTOS EDUCATIVOS Paradigma das Conjecturas Este software assenta no pressuposto que o saber é essencialmente uma construção, O centro da atenção são os alunos na sua interação com o meio. O software procura criar uma espécie de micromundos informáticos que possibilitem que os alunos manipularem ideias, conceitos ou modelos na compreensão da realidade. Os alunos avançam na aprendizagem construindo saberes

CLASSIFICAÇÃO SEGUNDO OS FUNDAMENTOS EDUCATIVOS Paradigma Emancipador Não se trata de um novo tipo de software, mas sim de uma maneira de encarar qualquer a utilização dos computadores em geral, e os programas informáticos em particular. Estes são vistos como meras ferramentas, cuja grande utilidade consiste na libertação dos alunos de tarefas penosas e repetitivas. Esta atitude anda em geral associada a uma concepção utilitarista da educação, na qual esta é reduzida a uma mera resposta mais ou menos eficaz a necessidades específicas do quotidiano

REFERÊNCIAS