Foco da pesquisa Trata-se de um caso de Transtorno de Personalidade Borderline, encaminhado para a área de Psicoterapia Breve (PB) do Centro de Psicologia.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
II Congresso Brasileiro de Perícia Médica Previdenciária
Advertisements

Transtorno de compulsão alimentar periódica
Definição do tratamento e de seus objetivos

Transtorno de Personalidade e Uso de Drogas
ESTRESSE, TRABALHO E VIDA PESSOAL
EMOÇÃO NO CONTEXTO ORGANIZACIONAL
Classificação dos Transtornos Mentais
Prof.: Ms. Maria Teresa Grimaldi Larocca
Transtornos de Personalidade
Transtornos da Personalidade
A formulação de Caso cognitivo - comportamental
ESQUIZOFRENIA Enf. Silvia Rodrigues.
Emergências e Urgências Psiquiátricas
Introdução à Psicossomática Abril de 2012
DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
Alcoolismo.
PSICOPATOLOGIA A psicopatologia é o ramo da psicologia que se ocupa dos fenômenos psíquicos patológicos da personalidade desajustada.
ESTRESSE E SÍNDROME DE BURNOUT
Psicopatologia Forense Transtorno Psicóticos
COMPORTAMENTO HUMANO NAS ORGANIZAÇÕES aula 1
DEPRESSÃO Aspectos Clínicos IP JOQUEI 07/04/13.
PCOG PSICOTERAPIA COGNITIVA
A psicanálise pode ser um instrumento técnico e teórico bastante rico se pudermos considerar as especificidades dessa patologia. Recebeu tratamento injusto.
Educação Sexual na Adolescência
PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E DA APRENDIZAGEM
TRANSTORNO BORDERLINE ORGANIZAÇÕES PATOLÓGICAS DA PERSONALIDADE
COMPORTAMENTO HUMANO NAS ORGANIZAÇÕES aula 1
TRANSTORNOS DE PERSONALIDADE BORDERLINE: UMA VISÃO PSICANALÍTICA
DEPRESSÃO O Mal do Século Lucio Reis Psicanalista.
Alexandre de Araújo Pereira
Transtornos de Adaptação
OLIGOFRENIAS.
MODALIDADES TERAPÊUTICAS: INTERVENÇÕES EM CRISES
Concurso SES-DF: Psicólogo
Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade
Transtorno bipolar do humor (TAB)
Transtornos de Personalidade
Prof. Octavio Domont de Serpa Jr. IPUB/UFRJ
Transtorno de déficit de atenção/hiperatividade TDAH
ACONSELHAMENTO PSICOLÓGICO Profª Dra. GILCINÉIA SANTOS
Bruna Luiza Gil Saia - Terapeuta Ocupacional
Transtornos de Personalidade
AIDS: aspectos psicossociais e psicossomáticos
Transtornos de Personalidade
Diagnóstico Sd aversivos Fuga/esquiva Fobia simples Específicos
O Método do Tema Central do Relacionamento Conflituoso- CCRT
Transtornos Dissociativos
TRANSTORNO DISSOCIATIVO
UNIPAC Universidade Presidente Antônio Carlos
A Relação Terapêutica Empirismo colaborativo
Transtornos de Personalidade
Emergência Psiquiatra
TRANSTORNOS ALIMENTARES. Anore xia ANOREXIA Perturbação da imagem corporal Busca incessante pela magreza Inanição.
Formulação de casos Prof. Márcio Ruiz.
Por Felipe de Souza – Curso DSM-5 Por Felipe de Souza –
EMERGÊNCIAS PSIQUIÁTRICAS
PSICODIAGNÓSTICO Jorge Luiz de Sales.
Profª. Me. Jaqueline Della Torre Martins. TRANSTORNOS ALIMENTARES 1 - ANOREXIA NERVOSA - PREOCUPAÇÃO OBSESSIVA COM A PERDA DE PESO - RECEIO FÓBICO DO.
Tipos de Depressão Posttraumatic Stress Disorder Health Effects of Interpersonal Violence Among Women K. M. Hegadoren, RN, PhD, G. C. Lasiuk, RN, MN, PhD(c),
TRANSTORNOS AFETIVOS Alterações na regulação do humor, comportamento e afeto que vão além das flutuações normais que muitas pessoas apresentam.
Relação Terapêutica Diego Macedo Gonçalves. Relação terapêutica O que leva pacientes a aceitarem a lógica do tratamento, enquanto outros se recusam a.
Loucuras estigmas da sociedade
PEDAGOGA/PSICOPEDAGOGA/
Esquizofrenia.
Terapia familiar A terapia familiar evoluiu a partir de uma multiplicidade de influências tendo recebido contribuições de diferentes áreas do conhecimento.
Estresse Alunos do Curso de Psicologia Centro Universitário UNA
Depressão.
Transcrição da apresentação:

Foco da pesquisa Trata-se de um caso de Transtorno de Personalidade Borderline, encaminhado para a área de Psicoterapia Breve (PB) do Centro de Psicologia Aplicada da UNESP - Bauru/SP. A análise deste caso veio corroborar a hipótese de que pacientes com transtorno de personalidade borderline também podem ser beneficiados com a PB.

Transtorno de personalidade Borderline

Característica ESSENCIAL A característica essencial do Transtorno da Personalidade Borderline é um padrão invasivo de instabilidade dos relacionamentos interpessoais, auto-imagem e afetos, e acentuada impulsividade que começa no início da idade adulta e está presente em uma variedade de contextos.

Psicoterapia BREVE DE ORIENTAÇÃO PSICANALÍTICA O Desenvolvimento dessa psicoterapia se deu através do avanço nos estudos psicanalíticos aliados as mudanças sociais e econômicas. Não é uma psicanálise abreviada pois, possuem características que lhes asseguram estrutura própria.

Psicoterapia DINÂMICA BREVE É uma técnica psicoterápica ativa. Aplicação consciente e planejada de conceitos psicanalíticos dentro de uma abordagem flexível e individualizada. Possui objetivos e tempos limitados.

ESTUDO DE CASO NOME FICTÍCIO: Batista. IDADE: 21 anos. Mulato, brasileiro, solteiro, cursava o terceiro grau, era prestador autônomo de serviços, de origem católica. Estatura e peso médios. Vestia-se com simplicidade.

QUEIXAS Sentia-se deprimido, caótico e um "vazio"; Auto-agressão, machucava-se; Mudava de estado de ânimo sem razão aparente; Indecisão, falhas de memória e atenção; Dificuldade em lidar com as perdas; Buscava uma razão para tudo isso.

Hipóteses diagnósticas e psicodinâmicas E FOCO Hipótese Diagnóstica: Transtorno de Personalidade Borderline. Hipóteses Psicodinâmicas: a) dificuldade em elaborar o luto pela perda da mãe; b) bloqueio da afetividade; c) dificuldade para verbalizar experiências e desejos sexuais. Foco: trabalhar o luto pela perda da mãe e o conseqüente bloqueio das emoções.

CRITÉRIOS DIAGNÓSTICOS PARA TRANSTORNO BORDERLINE DE PERSONALIDADE: DSM IV (APA 1994/1995)   Esforços frenéticos para evitar um abandono real ou imaginado; Um padrão de relacionamentos interpessoais instáveis e intensos, caracterizado pela alternância entre extremos de idealização e desvalorização; Perturbação da identidade: instabilidade acentuada e resistente da auto-imagem ou do sentimento de self; Impulsividade em pelo menos duas das duas áreas potencialmente prejudiciais á própria pessoa( por ex.: gastos financeiros, sexo, abuso de substancias, direção imprudente, comer compulsivamente);

CRITÉRIOS DIAGNÓSTICOS PARA TRANSTORNO BORDERLINE DE PERSONALIDADE: DSM IV (APA 1994/1995) Recorrências de comportamentos, gestos ou ameaças suicidas ou de comportamento automutilante; Instabilidade afetiva devido a acentuada reatividade do humor (por ex.: episódios de intensa disforia {inquietação}, irritabilidade ou ansiedade geralmente durando algumas horas e apenas raramente alguns dias); Sentimentos crônicos de vazio; Raiva inadequada e intensa ou dificuldade em controlar a raiva, lutas corporais recorrentes; Ideação paranóide transitória e relacionada ao estresse ou severos sintomas dissociativos;

Objetivos alcançados: A conscientização do paciente sobre sua patologia e necessidade de tratamento; Elaboração da perda de sua mãe; Compreensão de aspectos significativos de sua história de vida.

PSICOTERAPIA BREVE O diferencial desta modalidade de atendimento parece estar relacionada ao estabelecimento de objetivos terapêuticos condizentes com as reais possibilidades e limites de cada paciente.