Planejando através do cotidiano dos alunos AUTOR: Francisco Gerôncio Teófilo Filho COAUTOR: Francisco Raul Guimarães Xavier¹ O PIBID é uma política governamental.

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PROPOSTA DE ATIVIDADE * De acordo com o que pretende o Projeto Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, o objetivo do “Leituras Sociais” é, antes.
Transcrição da apresentação:

Planejando através do cotidiano dos alunos AUTOR: Francisco Gerôncio Teófilo Filho COAUTOR: Francisco Raul Guimarães Xavier¹ O PIBID é uma política governamental nacional cujo objetivo principal é o aperfeiçoamento e o incentivo à formação de professores para a educação básica a partir da inserção de estudantes-bolsistas nas ações pedagógicas da escola básica. Esse trabalho busca ajudar a formar repertórios a facilitar a passagem de conteúdo para os alunos da escola de tempo integral Maria Dorilene Arruda Aragão (Sobral – CE) através de bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) do curso de Música (UFC Sobral) a partir de pesquisas sobre o cotidiano e preferência musical dos alunos. O PIBID Música em Sobral é atualmente composto pela coordenadora de área, os supervisores na escola e 25 bolsistas, que se reúnem semanalmente para planejar as aulas e discutir formas de tornar o ensino da música efetivo. A pesquisa sobre o cotidiano e a preferência musical dos alunos que deu origem a esse trabalho foi feita em três turmas: 9º A; 8º B; 8º C. Acreditamos que quando se conhece seus alunos e a turma em que se trabalha, seus gostos musicais, a realidade em que eles se encontram, há uma facilidade maior em lecionar. Acreditamos que dessa forma, é mais fácil encontrar meios e métodos para captar a atenção dos alunos, a partir do tipo de música que eles estão acostumados a ouvir. Nosso objetivo não é só encontrar esse meios mais fáceis de ensino, mas, também, mostrar que tentar conhecer seus alunos antes de dar suas primeiras aulas, pode ajudar no seu desempenho em sala de aula e a colaborar para com o seu profissionalismo. Estamos trabalhando na escola Maria Dorilene desde o início do ano de 2014 e em nossa primeira aula, realizamos a pesquisa que tinha como objetivo conhecer melhor a preferência musical dos alunos e, partindo daí, montamos um plano para as próximas aulas. Em agosto desse mesmo ano, recebemos, de nossos orientadores, um plano de aula a ser seguido que constava com conteúdos básicos para se iniciar as aulas: Letramento musical, apreciação musical e formação de repertório. Após o recebimento do plano, buscamos por o plano dos orientadores em prática sempre tentando mesclar com o nosso plano inicial. No nosso primeiro dia de aula, fizemos as seguintes perguntas: “Que tipo de música vocês costumam ouvir?” e “Onde costumam ouvir música?” dando liberdade para que se fosse escrito a quantidade de gêneros musicais que cada aluno desejasse. A partir desses dados coletados, foi possível traçar uma espécie de perfil das turmas e seguir essa linha de raciocínio para poder se aproveitar dos tipos de músicas que os alunos gostam para chegar até eles, ou iniciar um ponto de partida caso haja alguma confusão ou dúvida do que levar para a sala de aula. Foi graças a essa coleta de dados que foi possível chegar à divisão percentual dos gêneros musicais predominantes. Fizemos uma pesquisa em uma sala de aula do 9º ano e duas do 8º ano, perguntávamos que tipo de música ouviam e o meio onde ouviam. No primeiro dia fizemos as perguntas aos alunos e descobrimos que a sala do 9º A ano, os gostos musicais predominantes eram o Rock com 58,3%, forró com 13% e o Funk com 9,4%. Outros gêneros também foram citados como, por exemplo, o reggae, o pagode e o axé. Acreditamos que essa característica seja restrita a essa sala de aula e não à faixa etária. No 8º C o gênero predominante foi o Funk com 67,3% dos alunos afirmando, o Forró foi o segundo gênero mais ouvido com 24,4% e o Reggae em terceiro com 10% dos alunos. É necessário afirmar que alguns alunos afirmaram gostar de mais de um gênero musical, o que resulta em uma porcentagem não “redonda”. O 8º C pareceu o oposto do 9º ano falando de gosto musical, na primeira turma, 21 alunos afirmaram que ouviam Rock e na segunda turma, somente um. O 8º B foi o mais surpreendente. 24% afirmaram gostar de Funk, 20% afirmaram ouvir Rock e 16,3% afirmaram Pop. Além de ter sido a sala mais eclética, foi a única sala que foi citada música eletrônica e samba 1 Gráfico 1: relação das ausências registradas Baseado nessa pesquisa e com o plano de aula elaborado, demos início às aulas desse semestre com essas três turmas, apesar das diferenças entre as turmas, o plano de aula tem funcionado em ambas as salas. Temos como objetivo seguir o planejamento feito nas reuniões e levados para a escola. Acreditamos que nosso trabalho tem dado certo e que a ideia de conhecer os alunos com quem se trabalha é válida e ajuda no processo de ensino em sala de aula e a relação professor-aluno. Pretendemos dar continuidade a esse método de trabalho e recomendamos aos que estiverem iniciando a docência.