O uso de novas tecnologias

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
AS TECNOLOGIAS DISPONÍVEIS NA ESCOLA
Advertisements

Eveline de Oliveira Medeiros 4° Período
Eduardo Stevanato A solução que confere aos laboratórios de informática garantia de funcionalidade e melhor dinâmica de.
Apresentando.

“Um melhor aprendizado não surge das descobertas de novas maneiras do professor instruir, mas de dar ao aprendiz melhores oportunidades de construir.”
Tecnologia Hipermídia e Multimídia
Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
Educação Digital Fala-se muito das contribuições positivas do uso da tecnologia digital em sala de aula. Os professores que já experimentaram, no entanto,
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
A INFLUÊNCIA DO LAYOUT NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM
INFORMATICA NA EDUCAÇÃO
RECURSOS DE INFORMÁTICA NO ENSINO DA GEOMETRIA PLANA (5ª à 8ª SÉRIE)
Portal UNO 2008 Para a Escola Para os Professores Para os Alunos
POWER POINT O POWER POINT é um editor de apresentações, pertencente ao
Design e Criação de Personagens
DIDÁTICA E METODOLOGIA NO ENSINO SUPERIOR
Por quê o computador na educação?
O uso da internet nas escolas
O uso dos softwares nas escolas
A Evolução das Mídias Audiovisuais
Correio eletrônico como recurso didático no ensino superior
Projetores: Data-show
Língua Portuguesa: Como fazer uma história em quadrinhos?
CURSO DE CAPACITAÇÃO EM EaD Vídeo-aula e Videoconferência
Liane Tarouco CINTED/UFRGS
Ana Paula L. Ambrósio Fábio M. Costa
Software Educativo União Educacional Minas Gerais
União Educacional Minas Gerais Curso de Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Débora Luzia da Silveira Professoras: Gilca Vilarinho Gilca Vilarinho.
Cja- Colégio Jorge Amado
DISPOSITIVOS DE ENTRADA E SAÍDA
ESCOLA DO FUTURO.
Tecnologia educacional: uma maneira de inovar na sala de aula.
UMA NOVA EDUCAÇÃO PARA UMA NOVA ERA. UMA NOVA EDUCAÇÃO PARA UMA NOVA ERA Texto de Carlos Seabra, coordenador científico do Centro de Inclusão Digital.
Tecnologia e Educação Iolanda B. C. Cortelazzo
Curso - Aprenda a Criar Sites com domínio próprio
Uniminas - União Educacional Minas Gerais
Navegando nos mares da leitura digital Cláudia Augusta Goulart.
Realidade Aumentada Mestrado em Educação e Comunicação Multimédia – ESES Aplicações Informáticas Inês Fernandes
FACIMINAS – Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas
Realidade Aumentada para fins Educativos
FACIMINAS - Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas
Introdução ao aplicativo Lync da Windows Store Lync 2013.
Otávio Celeste Martins Artigo de conclusão do Curso Mídias na Educação PROJETO BLOGANDO NA ESCOLA 1.
Apresentação inicial A Educopédia é uma plataforma de aulas digitais colaborativas que possui: • Um ambiente de fácil navegação; • Conteúdo de qualidade;
UNIMINAS – União Educacional Minas Gerais Curso de Especialização em Tecnologias Digitais Aplicadas à Educação Módulo I – Ética e Cibercultura Alunas:
Softwares Educacionais – Cód
Computer & Education Tópicos Especializados em Engenharia de Software Alexandre Barbosa Cazeli Denis Colli Spalenza.
Tutorial Portal / Hotel de Hilbert Coordenadores de Iniciação Científica.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA FACULDADE DE EDUCAÇÃO Consuelo Santos Daisy Soares Evania Motta Iaci Purificação Joice Souza Salvador 2011.
Pacto pelo Fortalecimento REM/Ensino Médio
1 Edgar Marçal de Barros Filho Orientador: Riverson Rios Co-Orientadora: Rossana Andrade Aprendizagem utilizando Dispositivos Móveis com Sistemas de Realidade.
Ana Cristina Curso Orientação Educacional e Pedagógica
CURSO - LIVRO DIGITAL.
História em Quadrinhos e Fanzine na Escola
Instituto de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental do Pará
ACOMPANHAMENTO E OBSERVAÇÃO EM SALA DE AULA
Definição A lousa digital é um dispositivo de interface humana usado para comandar o computador diretamente na área de projeção focando a atenção do espectador.
Ajudando na construção do conhecimento…. O que você encontrará aqui? O que é o Educa.Net? O que faz o Educa.Net? Quem pode se beneficiar com o sistema?
Ricardo de Andrade Kratz
Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Alunas: Renatha Dias Reis Rosana Guedes Professoras: Gilca Juliene Zeila Turma: 5° G1.
O computador como Meio e como Fim...
SEGURANÇA – responsabilidade de todos; também sua! António Morgado prof. Ed. Física – EB 2,3 de Rio Tinto.
Buscando elementos na internet para uma nova proposta pedagógica Cristiane Barroso.
Escola Nacional de Serviços Urbanos Programa de Capacitação 2016 Guia do Participante EAD.
Estado de Santa Catarina Secretaria de Educação Secretaria de Desenvolvimento Regional de Caçador Gerência de Educação Núcleo de Tecnologia Educacional.
Questionário (Básico) Autor: Skyup Informática. Atividade - Questionário O módulo permite criar uma série de questões, que deverão ser respondida pelos.
CASE DE SUCESSO Escola de Ensino Fundamental São José.
Softwares Educacionais
Transcrição da apresentação:

O uso de novas tecnologias Estratégia de ensino O uso de novas tecnologias

Evolução Histórica Surgida no século 19, a combinação entre giz e lousa não havia ainda achado rivais à altura para ser desbancada do posto de método educacional mais usado pelas mais diferentes correntes pedagógicas. O computador, no entanto, já vem mudando isto. Se não completamente, muitas faces da educação deverão experimentar profundas mudanças com a introdução de tecnologias que prometem aproximar professores e alunos e oferecer um ambiente livre para que crianças e adolescentes tenham prazer em aprender.

Se não são todas as escolas que contam com micros em sala, muitas oferecem aulas tão multimídia quanto com mordomia ainda maior: o uso das lousas eletrônicas.

Sala de aula tradicional

O QUE MUDOU ?

SALA DE AULA MODERNA

Tela digital torna os conteúdos das aulas de Biologia uma das mais atraentes.

O novo quadro é, na verdade, um grande monitor conectado a um computador.  Sua superfície é sensível ao toque e, dessa forma, quando alguém mexe no quadro, o computador registra o que se fez, graças a um programa apropriado.   Com a ajuda da lousa digital e desse programa, o professor pode acessar páginas na internet, escrever, desenhar e gravar tudo o que foi escrito nas aulas. À sua disposição, ele também tem uma caneta especial – que possui uma ponta de borracha, para não danificar a superfície da lousa – e até um apagador virtual.

Robôs Trazer a informática para as aulas diárias dos alunos não resvala necessariamente apenas em computadores. Entre as novidades incorporadas pelo Dante Alighieri para sofisticar o ensino de determinadas matérias, nenhuma soa mais tecnológica que a aula de robótica, usada em colégios mais pelos fatores lúdicos e de socialização.

Lego MindStorm Pioneiro em mesclar conceitos de robótica com ferramentas similares a brinquedos, o, MindStorm da Lego, permite a montagem e programação de ciborgues básicos por crianças.

Tecnologia e Interatividade A tecnologia e a interatividade vão tomar conta das salas de aula no futuro. Os tradicionais quadro- negro, giz e apagador serão aposentados e com isso o modo de dar aula também passará por mudanças. Professores e alunos contarão com uma lousa que ao mesmo tempo pode exibir pequenos vídeos com demonstrações de fenômenos climáticos, uma experiência de física ou ainda um mapa, que ao toque do professor em uma determinada região se amplia. Os equipamentos permitirão também um papel mais ativo dos estudantes, com os votadores e as pranchetas eletrônicas.

A sala de aula high tech, por enquanto, é apenas uma tendência A sala de aula high tech, por enquanto, é apenas uma tendência. Os equipamentos são importados e, em geral, caros. Algumas instituições particulares e secretarias municipais de educação, no entanto, começam a implantar alguns dos equipamentos. As empresas vendem separadamente ou uma solução completa, caso da Positivo Informática, que cria um pacote específico, de acordo com a necessidade de cada escola. A seguir, saiba quais são os recursos tecnológicos que mais cedo ou mais tarde estarão presentes nas escolas.

LOUSA DIGITAL Substitui o antigo quadro-negro. No lugar, uma lousa branca, conectada a um computador, sensível ao toque de uma caneta especial ou do próprio dedo do professor. Nela funciona um software, com material didático para todas as matérias. O professor não precisará mais, por exemplo, desenhar um mapa, um corpo humano ou uma experiência de química. Todas essas imagens poderão aparecer na tela com um simples toque. A partir do conteúdo que o professor quiser detalhar, ele pode dar um zoom em determinada parte e complementar com mais alguma informação, abrindo um vídeo específico relacionado ao assunto ou acessando um site da internet na própria lousa.

VARINHA Destinada a professores e alunos que não conseguem alcançar até o alto da lousa, tem 53 centímetros. Além de servir para apontar, tem as mesmas funções de comando da caneta.

VOTADOR São pequenos aparelhos distribuídos aos alunos para que o professor possa, em um determinado momento da aula, saber se assimilaram o conteúdo. Uma questão de múltipla escolha é formulada na lousa e os alunos apertam no votador o botão da alternativa que consideram a correta. Em seguida, já aparece para o professor na lousa o resultado da enquete, com a quantidade de alunos que votaram em cada  alternativa. Os dados da pesquisa interativa podem ser armazenados no computador do professor.

NOTEBOOK Os notebooks podem ser utilizados por professores e alunos. Como são portáteis, podem ser usados na biblioteca, em casa ou na sala de aula, onde se integram às atividades do quadro interativo.

PRANCHETA (Tablet) Do tamanho de uma folha A4, a prancheta sem fio é leve e pode ser transportada facilmente pela sala de aula. Integrada ao quadro interativo, os estudantes escrevem com a mesma caneta  que o professor utiliza na lousa. O aluno pode fazer um desenho ou resolver exercícios na prancheta, enviar ao professor que, por sua vez, exibe na lousa digital o que foi feito pelo aluno, apontando algum erro que ele queira destacar para a turma.

MAX CÂMERA Qualquer material impresso, como um livro ou documento antigo, ou ainda um globo terrestre, é colocado perante a lente da Max Câmera e a imagem aparece ampliada na lousa digital. Projetado no quadro, o professor pode sublinhar ou destacar determinado trecho ou figura sem danificar o material, pois ele vai trabalhar, na realidade, com a imagem e não mais com o objeto. É possível, ainda, acoplar um microscópio à câmera.

CANETA Entra no lugar do giz e do apagador. É ao mesmo tempo uma caneta e um mouse. O professor encosta no quadro, escreve e desenha. Para acionar qualquer recurso na lousa digital, basta apontar a caneta para a caixa de ferramentas, como se faz no computador normal. Com um toque, por exemplo, o professor pode gravar no computador todo o conteúdo da aula que foi passado na lousa.

Tapete Mágico Por meio de realidade virtual, o aluno pode simular passeios aéreos por grande áreas para estudar relevo ou fenômenos naturais em aulas de geografia.

Sala de aula digital Mais voltada para o ensino de matérias da área de biologia, a Sala de Aula Digital, do Objetivo, emprega internet e computadores para criar ambiente digital.

Ícaro O Ícaro alia um giroscópio de 3 metros com conteúdo criado em realidade virtual para ensinar conceitos de geografia com a sensação de vôo.

Viajante funcional Sala de aula móvel que emprega conteúdo em realidade virtual para ensinar a alunos conceitos de astronomia, físicoa astrofísica e história pelo colégio Objetivo.

Programação visual Ao invés de exigir que crianças aprendam linguagens de programação, o MindStorm traz uma interface gráfica onde comandos são repassados ao robô de maneira bastante visual.

FischerTechnick Robot Mobile Set Também popular entre colégios nacionais, a FischerTechnick oferece kits, como o Robot Mobile Set, com motores e peças que podem ser montadas de maneira lúdica pelas crianças.

A tecnologia pode ajudar a escola levar os seus alunos a um novo paradigma ? Sim, desde que  a tecnologia esteja a serviço  das metas educacionais e não a serviço da criação de novas necessidades artificiais . Como disse o David A. Dockterman (Great Teaching in the One Computer Classroom (Cambridge, Massachusetts: Tom Snyder Productions, 1991), "A Escola Ideal é uma escola onde a aprendizagem ocorre com e não a partir dos computadores".

Notebook Se desktops já são realidade nos colégios ricos, notebooks começam aos poucos a aparecer como opção de mobilidade para alunos e professores.

A iniciativa faz parte do plano de "ampliar" a biblioteca para todo o espaço do colégio por meio do sinal ou "de derrubar as paredes entre a biblioteca e os laboratórios de informática para a formação de um único centro de conhecimento". Com o sinal Wi-Fi aberto, alunos poderão também consultar notas e se comunicar com professores por meio de seus próprios celulares inteligentes (smartphones), que não é difícil de encontrar entre os alunos de