TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO EMPRESAS NAS Passado, Presente e Futuro
Vejamos como a evolução tecnológica mudaram a gestão nas empresas ...
ESTRUTURA DA ANÁLISE Evolução da TI passado Empresas presente Atuais Evolução das empresas Evolução da TI passado Empresas Atuais presente Empresas Futuras futuro
A EVOLUÇÃO DOS SISTEMAS (VIAJANDO NO TEMPO ...)
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Como evoluiu a Tecnologia de Informação, nos aspectos de: hardware, software e Sistemas nas últimas décadas ... A seguir ...
EVOLUÇÃO NOS SISTEMAS mudanças Notáveis Wireless Anos 50 - 60 Máquinas Calculadoras Eletrônicas Computadores Mainframes Computadores Pessoais Anos 80 – 90 Anos 90 - 2000 Anos 2000 … sem salas Internet sem fronteiras sem fios Redes de computadores Wireless
O PRESENTE
Novo cenário Tecnológico
NOVO CENÁRIO TECNOLÓGICO A Empresa dos anos 90 - 2000 Com o crescimento da internet surgem as empresas virtuais (click), o E-commerce e o E-business.
NOVO CENÁRIO TECNOLÓGICO Tipos de Empresas Empresas Físicas Empresas Virtuais Brick Click Empresas Mistas Brick Click
NOVO CENÁRIO TECNOLÓGICO A Empresa do século 21 A necessidade de se reescrever os novos caminhos das empresas, seus projetos de negócios, as formas de relacionamento com os clientes e parceiros, define um novo cenário tecnológico.
Enterprise Relationship Management NOVO CENÁRIO TECNOLÓGICO Knowledge Management - KMS (Conhecimento da empresa ) Informações Estruturadas Documentos de fontes variadas Fatos Conhecimento não formalmente documentado Opiniões Balance ScoreCard – BSC (Avaliação. Estratégica da Empresa) - Balanceamento - Retorno financeiro Satisfação dos clientes Eficiência dos Processos Internos Satisfação do Peopleware (funcionarios) Enterprise Relationship Management Competitive Inteligence - CI (Conhecimento dos competidores) Relatórios Financeiros Balancetes Resultados Publicados Patentes Marcas registradas Proceedings (seminários) Outros ERM BSC BUSINESS INTELIGENCE CI KMS
Enterprise Relationship Management NOVO CENÁRIO TECNOLÓGICO A arquitetura de sistemas ERM evidencia três grandes blocos : Front Office (bloco de vitrine) Back Office (bloco de apóio) Business Intelligence (bloco de estratégia) Enterprise Relationship Management Business Intelligence Front Office Back Office
FRONT OFFICE FRONT OFFICE CRM E-COMMERCE (B2C) SAF Relacionamento com os clientes Front Office : Concentra os sistemas, aplicativos e tecnologias devotadas ao tratamento com o cliente da empresa, daí genericamente chamados de CRM- Customer Relationship Manager. O objetivo é o de melhorar as ações de marketing, vendas e serviços. Os sistemas que dão suporte a este bloco são: E- Commerce (B2C) e o sistema SAF (Sales Force Automation). CRM FRONT OFFICE E-COMMERCE (B2C) SAF
BACK OFFICE BACK OFFICE Relacionamento com os parceiros PRM Concentra os sistemas, aplicativos e tecnologias de controle dos processos internos da empresa, que permitem a otimização dos recursos (materiais, financeiros e humanos) da mesma. Contempla também aplicativos para gerenciar a cadeia de suprimentos. Os sistemas que sustentam este bloco são: ERP, E- Commerce (B2B) e o sistema SCM. PRM BACK OFFICE E-COMMERCE (B2B) ERP/SCM
NOVO CENÁRIO TECNOLÓGICO Planejamento estratégico da empresa Business Intelligence – BI : Representa a habilidade de se estruturar, acessar e explorar informações corporativas, armazenadas em Datawarehouses e Datamarts, com o objetivo de desenvolver percepções, entendimentos e conhecimento, que possibilitem dar suporte a melhores decisões estratégicas. Relatórios (EIS) BUSINESS INTELIGENCE Dados Analíticos (OLAP) Padrões (MINING)
BUSINESS INTELLIGENCE Conhecimento Data mining : O centro do processo Knowledge Data Discovery. Pattern Presentation - EIS Data Mining Algoritmos Data Warehouse Limpeza e Integração de Dados Databases Retorna
Visualização de Dados Data Warehouse
Regras de Associação no Plano Data Mining Pattern Presentation - EIS
Gráfico de regras de Associação Data Mining Pattern Presentation - EIS Gráfico de regras de Associação
O FUTURO (que já começou)
Mas, como está acontecendo a mudança ? ...
EVOLUÇÃO TECNOLÓGICA Sistemas de Informação Estrutura Funcional PORTFÓLIO AUTOMAÇÃO Estrutura Funcional MUDANÇA EVOLUÇÃO TECNOLÓGICA PROCESSOS Modelo Negócio
Façamos uma análise de cada um desses blocos
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Infra-estrutura Computacional COMPUTADORES PDI SOFTWARE Aplicativos Empresariais PLANO DIRETOR INFORMATICA SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GESTÃO Setor de Informática
Business Intelligence Sistemas Integrados de Gestão ERP TRANSACIONAL EAI GERÊNCIAL Business Intelligence ENTERPRISE APLICATION INTEGRATION ESTRUTURA FUNCIONAL BI ESTRATÉGICO Balance Score Card BSC
MODELOS DE NEGÓCIOS Web Services Business Processing Languages WB INTERCONEXÃO SOA Business Processing Languages SERVIÇOS SERVICE ORIENTED APPLICATION MODELOS DE NEGÓCIOS BPEL GOVERNANÇA Business Processing Management BPM
Obrigado