Objetivos do Capítulo Identificar as principais categorias e tendências das aplicações de e-commerce. Identificar os processos essenciais de um sistema de e-commerce e dar exemplos de como eles são implementados nas aplicações de e-commerce. Identificar e dar exemplos de diversos fatores essenciais e requisitos necessários para que as lojas virtuais obtenham sucesso. Identificar e explicar o valor para os negócios de vários tipos de mercados de e-commerce. Explicar os benefícios e compensações das várias alternativas reais e virtuais de e-commerce.
Tecnologias de Comércio Eletrônico
Categorias de Processos de e-Commerce Gerenciamento de Catálogos Controle de Acesso e Segurança Perfilando e Personalizando Gerenciamento da Busca Administração de Conteúdo Administração do Fluxo de Trabalho Notificação do Evento Pagamento Colaboração e Comércio
Pagamento Eletrônico e Sistemas de Segurança Servidor do Negociante na Web Navegador do Cliente Servidor de Pagamento Dinheiro Eletrônico Cybergold Qpass Pagamento Eletrô- nico de Conta CheckFree BillerXpert Compra Online CyberCash 1 ClickCharge Contas Bancárias Cartões de Débito Online Banking Cartões de Crédito VISA MasterCard Verificar negociante Receber pedido Receber pagamento Confirmar pedido Verificar cliente Reexaminar pagamento Autorizar ou negar pagamento
Alguns dos Fatores para o Sucesso no e-Commerce Fatores de Sucesso no e-Commerce Alguns dos Fatores para o Sucesso no e-Commerce Seleção e Valor Desempenho e Serviço Aparência e Impressão Propaganda e Incentivos Atenção Pessoal Relações Comunitárias Segurança e Confiabilidade
Espaços de Mercado de Sucesso no e-Commerce Muitos para alguns Um para muitos Espaços de mercado Muitos para muitos Muitos para um Alguns para muitos
Resumo do Capítulo O e-Commerce abrange todo o processo online de desenvolvimento, marketing, venda, entrega, atendimento e pagamento de produtos e serviços. As categorias básicas de negócios e as plataformas de tecnologia para locais de mercado de e-Commerce compreendem: B2C, B2B, C2C. Muitas empresas de e-business estão procurando oferecer portais de serviço completo de e-Commerce dos tipos B2C e B2B apoiados por processos integrados focados no cliente e por redes de suprimentos interconectadas.
Resumo do Capítulo (cont.) e-Commerce B2C: As empresas geralmente vendem produtos e serviços aos consumidores em websites de e-commerce que oferecem páginas da web atraentes, catálogos multimídia, processamento interativo de pedidos, sistema seguro de pagamento eletrônico e suporte online ao cliente. e-Commerce B2B: Aplicações de e-commerce de empresa-a-empresa envolvem catálogo eletrônico, troca e mercados de leilões que utilizam websites da Internet, intranets e extranets e portais para reunir compradores e vendedores.