Curso de sociologia Professor Décio Soares Vicente

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Onde? ING (início), FRA (auge);
Advertisements

UNIJUÍ CIÊNCIA POLÍTICA E TEORIA DO ESTADO ILUMINISMO PROF:DEJALMA CREMONESE ALUNA:QUELI P. FURLANETTO.
ILUMINISMO Violenta crítica ao Antigo Regime, fruto do surgimento do novo mundo capitalista e burguês. Antigo Regime: denominação dada pelos iluministas.
O ILUMINISMO ( ESCLARECIMENTO )
QUEM CONTESTOU O ANTIGO REGIME NO SÉCULO XVIII?
Iluminismo na Europa Séculos XVII e XVIII 1.
ILUMINISMO (ou Ilustração) Século XVIII (Século das Luzes)
ILUMINISMO.
Arcadismo Contexto Histórico.
LUZ DA RAZÃO CONTRA AS TREVAS DA IGNORÂNCIA
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: O ILUMINISMO OBJETIVOS RECONHECER.
ILUMINISMO Movimento intelectual – iluminismo, época das luzes, ilustração, esclarecimento ou enciclopedismo. A quem interessava ? As idéias defendidas.
Pré – condições para o “Século das Luzes” (séc. XVIII)
O I L U M N S Professora: Marta.
O ILUMINISMO.
O I L U M N S Professora: Marta. O I L U M N S Professora: Marta.
Onde? ING (início), FRA (auge);
Cursinho Popular Paulo Freire
ILUMINISMO As luzes da razão.
ILUMINISMO Definição: movimento filosófico, intelectual e científico que contrariou as bases do Antigo Regime; Quando: século XVIII; Onde? ING (início),
O I L U M N S Professor: Odair.
O Liberalismo do século XVIII e XIX
Iluminismo A BUSCA DA RAZÃO.
Iluminismo O século das Luzes.
Filosofia Professor Breno Cunha
ILUMINISMO * Movimento Intelectual europeu dos séculos XVII e XVIII – época do ápice do Estado Absoluto; * ILUMINISMO = vem do verbo iluminar – época do.
Quando: século XVIII; Onde? INGLATERRA (início), FRANÇA (auge);
O Iluminismo.
A EMERGÊNCIA DA SOCIOLOGIA
Os avanços da ciência e o Iluminismo.
ILUMINISMO Daniela Torres.
Ensino Médio 3ª Série..
O ILUMINISMO Professor Jarlison Augusto
Fundamentos de Sociologia e Antropologia
0 ILUMINISMO.
O ILUMINISMO.
ILUMINISMO MOVIMENTO DE CARÁTER CULTURAL E FILOSÓFICO DOS SÉCULOS XVII E XVIII (O SÉCULO DAS LUZES) RAZÃO LIBERDADE ANTIABSOLUTISMO ANTICLERICALISMO A.
Iluminismo Prof. Estevan Rodrigues Vilhena de Alcântara.
Método Científico (experimental)
Iluminismo Definição:
ILUMINISMO Anti-dogmático. Valorização da razão.
Iluminismo Prof. Vanessa Martins.
Revisão para a prova – 7º ano Grupo 9 – Filosofia e História Grupo 10 – O século das luzes Grupo 11 - Iluminismo ATENÇÃO: Essa revisão não é suficiente.
AULA-22 HISTÓRIA 1 PROF. FERNANDO GONDIM
MONTESQUIEU MARX ESTADO
ILUMINISMO DEFINIÇÃO CONCEITOS
Quando: século XVIII; Onde? ING (início), FRA (auge);
CURSO DE SOCIOLOGIA Professor Décio Soares Vicente 1.
Século XVIII Século das Luzes
Filósofos iluministas
ILUMINISMO.
ILUMINISMO A fé no progresso e na razão
Prof° Leandro Crestani
ILUMINISMO.
O pensamento liberal Capítulo 18.
A Crise do Antigo Regime: Iluminismo e Liberalismo
ILUMINISMO Prof° Marlon Novaes.
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul Liberalismo Clássico Nome: Sílvia Trevisan Knebel Professor: Dejalma Cremonese Data:15/04/07.
ILUMINISMO.
ILUMINISMO “Só haverá liberdade quando o último rei for enforcado com as tripas do último padre” Voltaire.
O SURGIMENTO DA SOCIOLOGIA
Sondagem 9ºAno: Revisão dos conteúdos do 8º Ano
ILUMINISMO “SÉCULO DAS LUZES” “SÉCULO DAS LUZES”
Docente: Ilídio sebastião História da Arquitectura III Universidade Metodista de Angola Faculdade de Arquitectura e Urbanismo O Iluminismo e as transformações.
História O Século XVIII ( ) Balanço Geral Prof. Alan.
Racionalismo Ideologia a ser seguida, como forma de contestar o Antigo Regime. Características Anti-Absolutismo Anti-Mercantilismo Anti-Clericalismo Poder.
O ILUMINISMO Cap. 27 – Aulas “Só haverá liberdade quando o último rei for enforcado com as tripas do último padre”. Voltaire.
SOCIOLOGIA Faculdade Max Planck Administração Profª Fátima Faleiros Lopes.
As idéias iluministas não surgiram do nada. No fundo elas iam de encontro às necessidades vividas por toda aquela gente sofrida, desprezada e pisoteada.
Transcrição da apresentação:

Curso de sociologia Professor Décio Soares Vicente E-mail: profdecio@outlook.com

ILUMINISMO SÉC. XVIII

FILÓSOFOS, ECONOMISTAS, ARTISTAS, ESCRITORES E PROFESSORES: CRITICANDO (EM TODOS OS SENTIDOS) O ANTIGO REGIME.

Pré – condições para o Século das Luzes” (séc. XVIII) Ascensão econômica da Burguesia Revolução Científica (Galileu, Descartes, Newton...) Crise do Antigo Regime “Iluminar, combater a ignorância, as superstições, ser guiado sempre pela razão” Atrelado à classe burguesa, que lutava contra a intervenção do Estado na economia Burguesia = pagava altos impostos sustentava Nobreza = cargos no governo Clero = privilégios

Iluminismo Movimento intelectual que defendia ideias sobre a vida social, as coletividades, a política, a filosofia da história, a economia, etc.

O Iluminismo foi um movimento de Expressão do pensamento e aspirações da burguesia. Criticava: O Absolutismo monárquico; privilégios de classe; falta de liberdade religiosa e econômica (mercantilismo); subjugação de um povo por outro.

A valorização do método científico para a investigação dos fenômenos, sejam eles naturais ou sociais, marcou profundamente o pensamento iluminista, para o qual a ciência é o único conhecimento eficaz para a compreensão da realidade (cientificismo). As transformações econômicas, associadas à emergência da ciência experimental, que se achavam em curso no ocidente europeu desde o século XVI, não poderiam deixar de provocar modificações na forma de conhecer a natureza e a sociedade.

Iluminismo Ideologia a ser seguida, como forma de contestar o Antigo Regime. Racionalismo Características Anti-Absolutismo Poder ilimitado Anti-Mercantilismo Intervencionismo Anti -Clericalismo Influência da Igreja

As luzes da razão Esclarecer é educar. Os homens são produtos da educação e da sociedade em que vivem. A ciência adquiriu o gigantesco poder de explicar o funcionamento do universo.

O que o Iluminismo defendia A igualdade jurídica; Tolerância religiosa ou filosófica (fraternidade); Liberdade pessoal e social; Direito a propriedade privada; Defesa do contrato como mediador das relações sociais.

Contextualização Datado do século XVIII, o Iluminismo foi um período caracterizado pela confiança no poder da razão para transformar o mundo e pelo otimismo no progresso do espírito humano. O século XVIII ficou marcado pelas revoluções burguesas, fortemente influenciadas pelo Iluminismo: independência dos Estados Unidos (1776), Revolução Francesa (1789), Conjuração Mineira (1789) e Conjuração Baiana (1798).

O pensamento ocidental antes tão marcado pelo misticismo religioso, conheceu a partir do século XVIII uma nova possibilidade de construção sustentada no racionalismo. O mundo físico e seus fenômenos deixavam de ser justificados pela religião e passavam a ser explicados pela razão. O Iluminismo foi acima de tudo uma revolução cultural porque propôs uma nova forma de entender natureza e a sociedade e significou uma transformação profunda na forma de pensar, pois rompeu com a maneira como as pessoas pensavam antes.

O que o Iluminismo combatia O absolutismo monárquico; O mercantilismo – A intervenção do estado na vida econômica; A tese do direito divino dos reis; A participação da igreja na vida pública.

ANTIGO REGIME ABSOLUTISMO. EXPLORAÇÃO FEUDAL. TIRANIA (LUXO E DISPERDÍCIO). ATRASO CIENTÍFICO. INTOLERÂNCIA RELIGIOSA.

Burguesia e Iluminismo Ao criticar o Antigo Regime a burguesia foi desenvolvendo sua própria ideologia, baseando-se no seguinte argumento: o Estado só é verdadeiramente poderoso se for rico; para enriquecer, ele precisa expandir as atividades capitalistas; para expandir as atividades capitalistas é preciso dar liberdade e poder à burguesia.

Locke Descartes Newton Diderot D’Alambert

Obras de reflexão iluminista Maquiavel – O Príncipe - 1469- 1527 – Virtude do príncipe, conquistar, reinar, e manter o poder. Análise das bases reais do poder. Condições econômicas e políticas. Monarca: inteligente, estadista, com capacidade pessoal não divina.

Obras de reflexão iluminista Francis Bacon (1561-1626) – A nova Atlântis – Experimentação para o conhecimento (empirismo) René Descartes – (1596-1650) – Discurso sobre o método – Conhecimento baseado na razão (racionalismo) Rousseau – 1712-1778 – O contrato social: consentimento e renúncia ao individualismo.

Obras de reflexão iluminista John Locke – 1632-1704 – indivíduos dotados de razão e vontade – liberalismo. Adam Smith – 1723-1790 - A riqueza das nações Adam Ferguson – 1723-1816 – “Ensaio histórico sobre a sociedade civil”. As instituições sociais.

Obras de reflexão iluminista Condorcet – 1742-1794 – Métodos matemáticos nos estudos sociais Montesquieu – (1689 – 1755) – O espírito das leis – fenômenos sociais sujeitos a leis gerais (naturais) Hobbes – 1588-1679 – Absolutismo e uso da força.

Obras de reflexão iluminista Vico (1668-1774) – “Os princípios de uma ciência nova” – A história é produto humano, onde o conhecimento autêntico evidencia a harmonia entre a prática humana e o pensamento humano. Concilia empirismo e racionalismo.  

As luzes da razão A enciclopédia que iluminava. A enciclopédia abordava todos os assuntos e divulgava as ideias filosóficas e políticas do Iluminismo.

As luzes da razão O ser humano torna-se produtor do conhecimento. O pressuposto básico do Iluminismo era a razão, e seu objetivo, encontrar a verdade. Para os Iluministas o conhecimento somente podia ser considerado verdadeiro quando fosse evidente para a razão e para os sentidos.