Aprendendo a tabuada de multiplicação.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Emprego e Função Sintática dos Pronomes Relativos
Advertisements

Pronomes relativos São aqueles que retomam um substantivo (ou um pronome) anterior a eles, substituindo-o no início da oração seguinte. Exemplos: O jogo.
Etapas de uma Sequência Didática
JOGO DE BATALHA Regras: Organizar em duplas/ fichas com nºs de 1 a 40
Dicas de como orientar seus estudos
Gerenciamento do Tempo.
AGRUPAMENTOS PRODUTIVOS
Webquest: História Professora: Fernanda
Mestrado Profissionalizante em Ensino de Física e de Matemática
Produção textual a partir de quadrinhos – Atividade 1
Matérias da Revista PROFISSÃO MESTRE =
Memória de Produção   Sequência Didática –Construção de Sonetos    Objetivos: Conscientizar sobre a importância que a escola exerce na vida de todos os.
ALFABETIZANDO UM DOWN.
Entendo os números inteiros
SEJAM BEM-VINDOS! REUNIÃO DOS 3º ANOS
Visita a APAE Novo Horizonte – SP
AMBIENTE ALFABETIZADOR E ARITIMETIZADOR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: MUITO ALÉM DO LETRAMENTO E DA PURA BRINCADEIRA " A alfabetização não é apenas um objetivo.
PASSO 1 Ao acessar o site basta colocar seu RA e sua senha para ter acesso a matéria Estudos Disciplinares, e responder as questões pertinente a todas.
O mundo das letras.
Formadora: Simone Rodrigues Alunas: Ana Maria Midevone
O brincar e a matemática
Aula 2 - Conceitos Preliminares para Programar em C
Atividade elaborada por Juliana Leal Projeto Redigir FALE/UFMG 2007
TEMA: VALORES MONETÁRIOS
Vetores Imagine que você tem que receber o nome e a nota de 50 alunos de uma escola, e depois listar o nome de cada um e a média final de cada aluno e.
Objetivo Nosso objetivo é desenvolver uma proposta de aula simples, utilizando alguns recursos do software graphmatica (na verdade o utilizaremos apenas.
Prova Bimestral do Sistema de Avaliação da Educação Básica do
AVALIAÇÃO NA OFICINA DE JOGOS
Existe certamente uma diferença entre a teimosia e a persistência.
Tutorial: Cadastro.
Desafio Gestão Sindical
Desmistificando Webquests Uma webquest para conhecer webquests.
Vamos compartilhar poesia
Planejamento da Rotina Semanal
Planejamento e Plano de Ensino.
Tutorial Portal / Hotel de Hilbert Coordenadores de Iniciação Científica.
Uso da calculadora Coloque a calculadora em cima de sua mesa.
MEDIDAS DE TEMPO.
Metodologia do Ensino da Matemática – Aula 07
Brincadeiras Indígenas
Equipe responsável pela produção
DIVERTIDAS E ENVOLVENTES DINÂMICAS
INVENTÁRIO DE APRENDIZAGEM
SITUAÇÕES.
Objetos de aprendizagem
Só vá em frente se for muito corajoso!!!
Uso da calculadora Coloque a calculadora em cima de sua mesa.
Reflexões sobre Produção Textual
Proposta de aula Aluna: Danielle P. Silveira Moreira
Vamos fazer juntos um Mapa Mental?
Inscrição on-line Estamos preparando a Feira de Profissões Unoeste com todo o carinho pra você e sua escola. Vamos fazer a inscrição? Siga esse passo a.
Treinamento Quando são criadas, as RNA ainda não são capazes de resolver os problemas, elas precisam ser treinadas, ensinadas, do mesmo jeito que as pessoas,
BRINCADEIRA MATEMÁTICA DO “PENSE UM NÚMERO”!!
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
Ricardo de Andrade Kratz
Projeto Mundo Leitor – Memórias - Diário
1º PRÊMIO SEB MUNDO LEITOR
Vamos fazer juntos um Mapa Mental? Atividade presencial em grupo IAVM – junho/julho de 2009.
Materiais manipuláveis: Ábaco
MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS
4 Questões do quadrado Está pronto? B A
Regras: - respeitar os colegas de todas as equipas - cuidar da Bíblia para não estragar - prestar atenção na explicação das provas - barulho e brincadeira.
Com isto a variável (que geralmente é o X) terá um único valor!
Lógica de programação Introdução à lógica de programação
LEITURA COMPARTILHADA VALE A PENA APRENDER Para muitos a Matemática é um problema Mas não é bem assim Aprendê-la vale a pena. Observem que em tudo ela.
Newton Jr - 4° Sem. Eng. Automação e C. NEO Núcleo de Estudos Orientados.
Oficina 2: Espaço e Forma 4º e 5º anos
Formação continuada 3º Encontro
ENSINAR E APRENDER NAS AULAS DE MATEMÁTICA
Transcrição da apresentação:

Aprendendo a tabuada de multiplicação. SEQUÊNCIA DIDÁTICA Aprendendo a tabuada de multiplicação. Cursista: Alessandra Soares Ferreira Anápolis/Goiás Novembro/2013

Apresentação do tema Nesta primeira etapa será apresentada aos alunos a proposta de uma sequência de atividade que nos farão conhecer a tabuada de multiplicação de forma lúdica. No início da aula assistiremos ao vídeo abaixo, que nos apresenta um truque para assimilarmos a tabuada de 06 ao 10. http://www.youtube.com/watch?v=0qfkAQ78I8k Esse vídeo trará ao nosso ambiente uma prévia do que estaremos estudando nessa aula.

Levantamento dos conhecimentos prévios. Após o vídeo apresentado os seguintes questionamentos: Quem criou o vídeo? Sobre o que menciona o vídeo? Qual o tempo total do vídeo? O que vocês acharam do vídeo? Vocês acham que desse jeito é fácil aprender a tabuada? Você sabe a tabuada? Já tentou aprender dessa maneira? Deu certo? Qual sua maior dificuldade em memorizar a tabuada? Pra você memorizar a tabuada é importante? Por quê? Em seguida faremos a brincadeira:

Pra brincar é preciso de no mínimo 03 participantes Pra brincar é preciso de no mínimo 03 participantes. Antes de mais nada, recorte vários papeizinhos e escreva em cada um deles 1 número. Os números vão de 1 a 10 e cada número deverá ser escrito duas vezes, ou seja, deverão ter os seguintes papéis: 1 – 2- 3- 4- 5- 6- 7- 8- 9- 10 E mais uma vez: 1 – 2- 3- 4- 5- 6- 7- 8- 9- 10 Com esses papéis, entrarão na brincadeira todas as tabuadas, ou seja, de 1 a 9. Coloque os 20 papéizinhos num saquinho. Uma pessoa será o mestre e ele deverá ter em mãos uma lista com todas as tabuadas para conferir todas as respostas. O mestre deverá mostrar o saco com os papéis para cada um dos participantes que deverá tirar 2 números. Os números serão os dados da tabuada que o participante deverá dar a resposta. Vamos supor que o primeiro participante tenha tirado os números 2 e 5. Desta forma ele deverá responder quanto é 2 x 5 ou 5×2. Lembrando que a ordem não irá alterar na resposta. Para todas as respostas, caberá ao mestre conferi-las e ver se está certa ou errada. Cada rodada tem 10 partidas e no final das 10 partidas, o jogador que tiver acertado mais vezes vence o jogo e na próxima rodada será o mestre.

Ampliação do conhecimento No primeiro momento assistiremos ao vídeo: www.manualdomundo.com.br/2012/11/como-fazer- tabuada-com-mãos-e-dedos/ Após o vídeo, em duplas faremos a sistematização das idéias com a seguinte comanda: Agora que todos conheceram como se constrói uma tabuada com as mãos, vamos treinar um pouco? No quadro estão algumas situações-problemas para que possamos resolver. Vamos ver quem consegue resolver o maior número delas? O colega estará anotando os erros e os acertos.

Sistematização do conhecimento. No laboratório de informática brincaremos com o jogo da multiplicação, no site abaixo: www.smartkids.com.br/jogos-educativos/matematica-jogo- da-multiplicação.html. Com esse jogo será observado se assimilaram o conteúdo de forma significativa.

Avaliação Será realizada através da observação durante as atividades realizadas.