Desenvolvimento Humano

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O mundo da criança VISÃO PSICOLÓGICA DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL
Advertisements

Disciplina: Educação Especial A DEFICIÊNCIA
Entendendo o Adolescente Normal
CARACTERÍSTICAS DA FAIXA ETÁRIA DE O A 2 ANOS:
Crescimento e Desenvolvimento na 1ª. Infância
Teorias do Desenvolvimento
Dinâmica e Gênese dos Grupos
PSICOLOGIA.
Trabalho de Ciências Nome:Anderson,Daniela,João L. e Letícia G.
EMOÇÃO NO CONTEXTO ORGANIZACIONAL
Aprendizagem e Desenvolvimento Motor
ADOLESCÊNCIA HOJE Leila Cury Tardivo.
A IDADE PRÉ-ESCOLAR 3-6/7 anos (entrada na escola) = Idade de ouro da infância Aumento de 6 cm na estatura e 2-2,5 Kg no peso (com 4 anos a criança já.
Psicologia – Profª Dinamara Selbach Téc. Em Enfermagem T: 101E
Fatores externos que afetam o desenvolvimento (motor)
Teorias construtivistas Grande parte da produção e do debate sobre aprendizagem gira em torno do Construtivismo.
Transição do estado infantil para o adulto: crise
Nutrição na Adolescência
CLASSES DE COMPORTAMENTO E APRENDIZAGEM
Saúde, vida e cérebro.
DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
A Teoria do desenvolvimento humano de Jean Piaget (1896 – 1980)
Desenvolvimento e crescimento da criança
Didática: organização do trabalho pedagógico
Resultados POC – PRODEL
Profa. Dra. Fabiana Andrade Machado
A Complexidade do Ser Humano e o seu Inacabamento Biológico
Atenção Primária ao Desenvolvimento
Grupos na Adolescência Família e Grupo de Amigos
TÓPICOS EM EDUCAÇÃO ESPECIAL
O adolescente cristão e a sexualidade
PSICOMOTRICIDADE.
Fatores pré-natais Prof. Ms. Alan A. Rodrigues Aula 01.
PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E DA APRENDIZAGEM
Desenvolvimento e Aprendizagem Motora ( 5. ENCONTRO)
Desenvolvimento motor
REPRODUÇÃO HUMANA CRESCIMENTO.
Curso Preliminar 10º Área Escoteira ABCDMRR 23 e 24/mar/2013
Aprendizagem e Desenvolvimento Motor
Criança 0 a 2 anos Criança de 2 a 6 anos
Concepção uma nova vida
VIVÊNCIA PROFISSIONAL I
Concepção desenvolvimentista Segundo Gallahue.
Questões envolvendo autoconceito, auto-estima e gênero
O desenvolvimento infantil e as teorias da aprendizagem Introdução
Distúrbios de genes únicos
OBJETIVO Oferecer ao Catequista meios que o ajudem a compreender as características de cada idade e assim indicar pistas para favorecer a sua ação evangelizadora.
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
DESENVOLVIMENTO INFANTIL
JEAN PIAGET Jean Piaget revolucionou as concepções
PRIMEIRA SEMANA Identificar e reconhecer conceitos básicos da Psicologia do Desenvolvimento. Espera-se que você seja capaz de diferenciar o pensamento.
Pedagogia – Modalidade EAD
Hiperatividade.
DESENVOLVIMENTO INFANTIL CRIANÇAS DE 0 A 3 ANOS
PSICOMOTRICIDADE CONCEITO TEORIAS.
Aula Roteiro -corrigir exercicio da aula passada
Psicologia Evolutiva I Desenvolvimento Humano
Depressão.
Desenvolvimento motor
O desenvolvimento do adulto
PERSONALIDADE: por que estudar?
Free Powerpoint Templates
Síndrome de Patau.
Psicologia, Infância e Educação
PSICOLOGIA GERAL PROFESSORA: LUCIANA CAMPOS AULA 7 –
Uma contribuição à teoria do desenvolvimento infantil Aléxis N. Leontiev Uma contribuição à teoria do desenvolvimento infantil Aléxis N. Leontiev.
Enfoque Interacionista »Lev Semenovich Vygotsky- nasceu em 1896 e faleceu aos 34 anos de idade; »Propostas teóricas inovadoras- pensamento e linguagem.
Transcrição da apresentação:

Desenvolvimento Humano

A psicologia do desenvolvimento; ocupa-se com a discrição, explicação, predição e modificação de comportamento relativos à idade da concepção à morte.

As três principais questões no desenvolvimento humano.

Natureza ou criação De acordo com os naturalistas; o comportamento e o desenvolvimento humano são governados por sinais automáticos, geneticamente predeterminados, conhecidos como maturação. A posição ambientalista acredita que o desenvolvimento ocorre por aprendizagem por meio de experiência. Qual das posições é correta? Perspectiva interacionista.

Continuidade ou Estágios Continuidade  o desenvolvimento é contínuo e que novas habilidades, competências e conhecimentos são gradualmente adicionados em um ritmo relativamente uniforme. Estágios  os teóricos dos estágios, acreditam que os estágios ocorrem em ritmos diferentes, alternando períodos de pouca mudança com períodos de mudança rápida. Acredita-se que o desenvolvimento físico e as habilidades motoras, por exemplo, sejam primariamente de natureza contínua, enquanto as habilidades cognitivas são geralmente descritas como o resultado de estágios discretos.

Estabilidade ou Mudança Você, de maneira geral, manteve suas características pessoais à medida que amadureceu da infância para a idade adulta? Ou será que sua personalidade atual tem pouca semelhança com a personalidade que você apresentava durante a infância?

A pesquisa mostra que a resposta está em um intermediário: alguns são estáveis, enquanto outros variam muito ao longo da vida.

Desenvolvimento pré-natal: da concepção até o nascimento. 3 estágios: Período germinal  começa com a fertilização e termina com a implantação da massa de células em rápida divisão na parede do útero. Período embrionário  começa após a implantação e dura até a 8ª semana. Período fetal  do final do 2º mês até o nascimento.

Riscos ao desenvolvimento pré-natal. Algumas condições ambientais que colocam a criança em risco.

Possíveis efeitos no embrião, feto, recém-nascido ou bebê Fatores maternos Possíveis efeitos no embrião, feto, recém-nascido ou bebê Desnutrição Baixo peso ao nascer, malformações, cérebro menos desenvolvido, maior vulnerabilidade a doenças. Exposição a estresse Baixo peso ao nascer, hiperatividade irritabilidade, dificuldades de alimentação. Exposição a raios X Malformações, câncer.

Drogas legais e ilegais Talidomida Defeitos de audição, membros deformados, morte. Andrógenos Masculinização de fetos femininos. Dietiletilbestrol Anormalidades uterinas e vaginais nos fetos femininos, possível carcinogênese em fetos masculinos e femininos, infertilidade. Analgésicos Depressão respiratória. Aspirina em altas doses Tetraciclina Inibição do crescimento ósseo, descoloração dos dentes. Estreptomicina Perda da audição.

Narcóticos Deficiência de crescimento, síndrome de abstinência, depressão dos sistemas nervoso central e respiratório, morte. Nicotina Baixo peso ao nascer, aumento da taxa de batimento cardíaco do feto, parto prematuro, aumento do risco de aborto espontâneo, morte fetal. Álcool Síndrome alcoólica fetal (deficiência do crescimento, retardo do desenvolvimento, retardo mental); aumento do risco de aborto espontâneo, morte fetal, déficits de atenção na infância. Cocaína Aumento do risco de aborto espontâneo, síndrome de abstinência, emoções erráticas em bebês. Maconha Aumento de tremores e sobressaltos em recém-nascidos e desenvolvimento verbal e da memória abaixo da média em crianças de quatro anos.

Doenças Rubéola Cegueira, surdez, retardo mental, malformação cardíaca. Herpes, Aids, e outras DSTs Infecção cerebral, morte, aborto espontâneo, nascimento prematuro, retardo mental. Toxoplasmose Aborto, retardo mental, baixo peso ao nascer, más-formações.

Desenvolvimento Infantil Princípios metodológicos que norteiam este estudo é – “conhecer e aceitar as crianças para favorecer seu desenvolvimento”. Isto significa não apenas conhecer cada criança, seus interesses e necessidades, mas conhecer seu processo de desenvolvimento global.

Estudar o desenvolvimento humano significa conhecer as características comuns de uma faixa etária, permitindo reconhecer as individualidades, o que torna mais apto para a observação dos comportamentos.

A criança ao nascer, tem uma série de potencialidades – À medida que cresce(maturação biológica) e vive experiências diversas (influências do meio), estas potencialidades irão se concretizando O processo de desenvolvimento é a interligação destes dois fatores.

Todo comportamento da criança, não está ligado a uma área específica, resulta da integração de todas as áreas: psicomotora – cognitiva – afetivo-social – comunicação. Áreas: Psicomotora – refere-se ao crescimento orgânico, a maturação

neurofisiológica, à capacidade de manipulação de objetos e de exercício do próprio corpo (coord. dos movs). Cognitiva – é a capacidade de pensamento, raciocínio. Afetivo-emocional – é o modo particular do indivíduo integrar as suas experiências.

É o sentir. Social – é a maneira como o indivíduo reage diante das situações que envolvem outra pessoa.

Resultando assim a valorização na sua forma de ser, respeitando-a e compreendendo suas manifestações.

ADOLESCÊNCIA Aberastury e Knobel – noção de “síndrome normal das adolescência”, com enfoque psicanalítico, caracterizada pelos seguintes sintomas: busca de si mesmo e da identidade, existe a consolidação da auto-imagem de quem ele é e de para onde está indo;

tendência grupal, em que o papel das amizades é fonte de segurança e status social; necessidade de intelectualizar e fantasiar; crises religiosas, que podem ir desde o ateísmo mais intransigente até o misticismo mais fervoroso;

deslocação temporal, em que o pensamento adquire as características de pensamento primário; evolução sexual manifesta, que vai do auto-erotismo até a heterossexual genital adulta;

atitude social reivindicatória com tendência anti-social de diversas intensidades; contradições sucessivas em todas as manifestações da conduta, dominada pela ação, que constitui a forma de expressão conceitual mais típica desse período da vida;

separação progressiva dos pais e transferência de amor destes para os pares; constantes flutuações de humor e do estado de ânimo.