Desenvolvimento Cognitivo, segundo Piaget

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O mundo da criança VISÃO PSICOLÓGICA DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL
Advertisements

INTELIGÊNCIA SENSO COMUM:
Vygotsky e a Psicologia Histórico-Cultural
Teoria de Piaget sobre o desenvolvimento cognitivo
PSICOLOGIA.
A Epistemologia genética de Jean Piaget
Epistemologia genética – Jean Piaget
Piaget- Teoria Psicogenética
Desenvolvimento Motor e Psicomotricidade
PIAGET.
A Evolução da Ciência Do medo à Ciência.
O Processo de construção de conhecimento matemático e o fazer didático
2.° Bimestre/ A criança, a Natureza e a Sociedade. 2. Objetivos
APRENDER A APRENDER Juan Delval
O que é Construtivismo ? Fernando Becker
Para onde vai a educação? Tradução de Ivette Braga,
Teorias da imitação Guillaume – A criança aprende a imitar, o que é evidente no domínio dos movimentos não visíveis do seu corpo. Ex.; Bocejo por reflexo.
Teoria Psicogenética de Piaget
A Teoria do desenvolvimento humano de Jean Piaget (1896 – 1980)
Psicologia do desenvolvimento
SISTEMA CONSTRUTIVISTA
Piaget: linguagem e as operações intelectuais
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
Didática: organização do trabalho pedagógico
O Desenvolvimento Cognitivo Elaine Regina Rufato Delgado
Resultados POC – PRODEL
Professor: Antonio Edson Martins de Oliveira
Classificação das estruturas cognitivas
Desenvolvimento Cognitivo Segundo Jean Piaget
Os estágios do desenvolvimento cognitivo
ABORDAGEM INTERACIONISTA E SOCIOINTERACIONISTA
O trabalho de Jean Piaget
A Epistemologia Genética de Jean Piaget
Aprendizagem e Desenvolvimento Motor
PSICOLOGIA Jean Piaget Estádios de Desenvolvimento Cognitivo.
Jean Piaget Foi professor de Psicologia na Universidade de Genebra de 1929 a 1954 e tornou-se mundialmente reconhecido pela sua revolução epistemológica.
A sociologia e a educação: alguns conceitos e teóricos básicos
Construções Lógico –Matemáticas – Aula 01
A LINGUAGEM LÓGICO MATEMÁTICA
Jean Piaget ( ) biólogo suíço
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Desenvolvimento Cognitivo: Piaget e o Construtivismo
JEAN PIAGET Jean Piaget revolucionou as concepções
Jean Piaget (Neuchâtel, 9/08/1896 – Genebra, 16/09/1980)
Teoria do Desenvolvimento Cognitivo
JEAN PIAGET n Biografia –nasceu em 9 de agosto de 1896, na Suíça –interessou-se pelas ciências muito cedo –realizou seu primeiro trabalho científico com.
Estágios de desenvolvimento
Especialização em Docência do Ensino Superior
Profª: Marina de Oliveira Semestre: 2009/02
PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO A IDADE ESCOLAR
Funções Mentais Superiores Linguagem e Pensamento
Desenvolvimento psicológico – construtivismo: Piaget (parte 1)
Behaviorismo Metodológico e Behaviorismo Radical
Teoria do desenvolvimento cognitivo
Como desenvolver as implicações de Piaget utilizando mapas conceituais? G4 - Camila e Patricia.
Jean Piaget e as Fases do Desenvolvimento Infantil
PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO
A formação social da mente: Interação entre aprendizado e desenvolvimento. Lev S. Vigotski.
Psicologia da Educação (Educação Física e Ciências Biológicas)
Piaget Teoria do desenvolvimento cognitivo.
VISÃO INTERACIONISTA DO JOGO: PIAGET E VYGOTSKY
Psicologia, Infância e Educação
Profª Dra Teresa Cristina Barbo Siqueira
PSICOLOGIA GERAL PROFESSORA: LUCIANA CAMPOS AULA 7 –
Uma contribuição à teoria do desenvolvimento infantil Aléxis N. Leontiev Uma contribuição à teoria do desenvolvimento infantil Aléxis N. Leontiev.
Aprendizagem da matemática
O Pensamento Positivista – Augusto Comte
O PERÍODO SENSÓRIO MOTOR: DESENVOLVIMENTOS ESPECIAIS A Imitação Estágio 01- Nulidade em termos comportamentais. Estágio 02 - Assimilação Reprodutiva.
M ÉTODOS COGNITIVOS Características gerais A organização do conhecimento, processamento de informações estilos de pensamento ou estilos cognitivos, comportamentos.
J EAN P IAGET S UÍÇA ( ). EPISTEMOLOGIA GENÉTICA Como o pensamento humano se desenvolve? Como adquirimos a capacidade cognitiva da qual dispomos?
Transcrição da apresentação:

Desenvolvimento Cognitivo, segundo Piaget Primeiro artigo publicado aos 11 anos; Formação em Ciências Naturais – Biologia; Contato com Filosofia e Epistemologia; Doutor em Filosofia; O estudo da criança como meio de estudo do problema do conhecimento; Contato com a Psicometria; Método clínico freudiano (=> Detalhe, flexibilidade, poucos casos, longos períodos de tempo e observação); Lógica. A CONCEPÇÃO DE TRABALHO E ÊXODO RURAL DE EDUCADORES E EDUCANDOS DO ENSINO MÉDIO NO SEMI-ÁRIDO ALAGOANO Pesquisa desenvolvida no curso de especialização em Psicologia e Ação Psicossocial da Universidade Federal de Alagoas, sob orientação de Henrique Jorge Simões Bezerra.

Desenvolvimento Cognitivo, segundo Piaget Estudos realizados: Evolução do pensamento humano; Relação entre pensamento e lógica; Três filhos; Conservação de invariâncias; Criança: tempo e velocidade; Relação entre Psicologia e Epistemologia; Percepção e pensamento lógico. A CONCEPÇÃO DE TRABALHO E ÊXODO RURAL DE EDUCADORES E EDUCANDOS DO ENSINO MÉDIO NO SEMI-ÁRIDO ALAGOANO Pesquisa desenvolvida no curso de especialização em Psicologia e Ação Psicossocial da Universidade Federal de Alagoas, sob orientação de Henrique Jorge Simões Bezerra.

Desenvolvimento Cognitivo e Moral, segundo Piaget Quais as concepções prévias de Piaget? Equilíbrio para onde tendem todas as estruturas cognitivas; Equilíbrio: ajustamento entre cognitivo e ambiente; Estrutura variáveis: inteligência se dá por fatores biológicos transmitidos hereditariamente: organismo e reflexos – estruturas físicas; Na interação se desenvolvem as estruturas psicológicas; Estruturas são formadas por esquemas; Função constantes: todas as espécies herdam funções invariantes; Adaptação: tendência de se adaptar ao ambiente, com dois processos: A CONCEPÇÃO DE TRABALHO E ÊXODO RURAL DE EDUCADORES E EDUCANDOS DO ENSINO MÉDIO NO SEMI-ÁRIDO ALAGOANO Pesquisa desenvolvida no curso de especialização em Psicologia e Ação Psicossocial da Universidade Federal de Alagoas, sob orientação de Henrique Jorge Simões Bezerra.

Desenvolvimento Cognitivo e Moral, segundo Piaget Organização e Adaptação, que envolve dois processos: Assimilação: O objeto é transformado e se torna parte do organismo. Acomodação: Alterações que o organismo faz em suas estruturas; E o desequilíbro?: A CONCEPÇÃO DE TRABALHO E ÊXODO RURAL DE EDUCADORES E EDUCANDOS DO ENSINO MÉDIO NO SEMI-ÁRIDO ALAGOANO Pesquisa desenvolvida no curso de especialização em Psicologia e Ação Psicossocial da Universidade Federal de Alagoas, sob orientação de Henrique Jorge Simões Bezerra. Quando várias possibilidades de assimilação já aconteceram

Desenvolvimento Cognitivo e Moral, segundo Piaget OS ESTÁGIOS DO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO I – Recém-nascido e o lactente: estágio sensório-motor (0 a 2 anos); II – Primeira infância: dois a sete anos: estágio pré-operacional; III – Infância de sete a doze anos: estágio de operações concretas; A CONCEPÇÃO DE TRABALHO E ÊXODO RURAL DE EDUCADORES E EDUCANDOS DO ENSINO MÉDIO NO SEMI-ÁRIDO ALAGOANO Pesquisa desenvolvida no curso de especialização em Psicologia e Ação Psicossocial da Universidade Federal de Alagoas, sob orientação de Henrique Jorge Simões Bezerra. IV – Adolescência: estágio de operações formais.

Desenvolvimento Cognitivo e Moral, segundo Piaget I – ESTÁGIO SENSÓRIO-MOTOR (0 A 2 ANOS): Não há capacidade de abstração; Atividade intelectual: sensorial e motora; Fundamenta desenvolvimento intelectual futuro; Importância da estimulação ambiental, mas há limites; 1) Reflexo (0 a 1 mês); A CONCEPÇÃO DE TRABALHO E ÊXODO RURAL DE EDUCADORES E EDUCANDOS DO ENSINO MÉDIO NO SEMI-ÁRIDO ALAGOANO Pesquisa desenvolvida no curso de especialização em Psicologia e Ação Psicossocial da Universidade Federal de Alagoas, sob orientação de Henrique Jorge Simões Bezerra. 2) Reação circular primária: Repetição de comportamento casual e interessante; Primeiras noções da realidade; Centrada no corpo.

Desenvolvimento Cognitivo e Moral, segundo Piaget I – ESTÁGIO SENSÓRIO-MOTOR (0 A 2 ANOS): 3) Reação circular secundária: Centrada em objetos e corpo; Busca objetos escondidos; 4) Coordenação de esquemas secundários: Utilização do esquema não mais como fim, e sim como meio Combinação -> Assimilação geralizadora; Novas estratégias de busca de objetos escondidos; Há um objetivo inicial (para além do casual); A CONCEPÇÃO DE TRABALHO E ÊXODO RURAL DE EDUCADORES E EDUCANDOS DO ENSINO MÉDIO NO SEMI-ÁRIDO ALAGOANO Pesquisa desenvolvida no curso de especialização em Psicologia e Ação Psicossocial da Universidade Federal de Alagoas, sob orientação de Henrique Jorge Simões Bezerra.

Desenvolvimento Cognitivo, segundo Piaget I – ESTÁGIO SENSÓRIO-MOTOR (0 A 2 ANOS): 5) Reações circulares terciárias: Vivencia novos comportamentos; Imita ações novas. 6) Início do simbolismo (18 a 24 meses): Transição para o pré-operacional; Início da linguagem; Uso de símbolo para novos comportamentos e objetos; Pensamentos rudimentares; A CONCEPÇÃO DE TRABALHO E ÊXODO RURAL DE EDUCADORES E EDUCANDOS DO ENSINO MÉDIO NO SEMI-ÁRIDO ALAGOANO Pesquisa desenvolvida no curso de especialização em Psicologia e Ação Psicossocial da Universidade Federal de Alagoas, sob orientação de Henrique Jorge Simões Bezerra.

Desenvolvimento Cognitivo e Moral, segundo Piaget II – ESTÁGIO PRÉ-OPERACIONAL: 1) Egocentrismo: Incapacidade de se colocar do ponto de vista de outrem; 2) Centralização e descentralização; Focaliza apenas uma dimensão do estímulo ou atributo; Incapacidade de considerar dois ou mais fatores/dimensão ao mesmo tempo; A CONCEPÇÃO DE TRABALHO E ÊXODO RURAL DE EDUCADORES E EDUCANDOS DO ENSINO MÉDIO NO SEMI-ÁRIDO ALAGOANO Pesquisa desenvolvida no curso de especialização em Psicologia e Ação Psicossocial da Universidade Federal de Alagoas, sob orientação de Henrique Jorge Simões Bezerra. 3) Estados e transformações; Pensamento estático e rígido; Não compreende a totalidade dos processos;

Desenvolvimento Cognitivo e Moral, segundo Piaget II – ESTÁGIO PRÉ-OPERACIONAL: 4) Desequilíbrio: As acomodações predominam sobre as assimilações; Mudanças radicais na forma de lidar com o mundo; Afirmações “ilógicas” e “porquês”; 5) Irreversibilidade: A CONCEPÇÃO DE TRABALHO E ÊXODO RURAL DE EDUCADORES E EDUCANDOS DO ENSINO MÉDIO NO SEMI-ÁRIDO ALAGOANO Pesquisa desenvolvida no curso de especialização em Psicologia e Ação Psicossocial da Universidade Federal de Alagoas, sob orientação de Henrique Jorge Simões Bezerra. Incapacidade da criança entender que alguns fenômenos são reversíveis; “Matemática”;

Desenvolvimento Cognitivo e Moral, segundo Piaget II – ESTÁGIO PRÉ-OPERACIONAL: 6) Realismo: Concretude exagerada; 7) Animismo: Atribui vida a seres inanimados; 8) Antropomorfismo: A CONCEPÇÃO DE TRABALHO E ÊXODO RURAL DE EDUCADORES E EDUCANDOS DO ENSINO MÉDIO NO SEMI-ÁRIDO ALAGOANO Pesquisa desenvolvida no curso de especialização em Psicologia e Ação Psicossocial da Universidade Federal de Alagoas, sob orientação de Henrique Jorge Simões Bezerra. Características humanas a seres não humanos.

Desenvolvimento Cognitivo e Moral, segundo Piaget III – ESTÁGIO DE OPERAÇÕES CONCRETAS: A partir do quê torna-se capaz de cooperar? Jogos na primeira infância: não sabe lidar com as regras; Jogos nas operações concretas: lida com regras; Conquista da reflexão: o que é? Início da construção lógica e sistema de valores; Pensamento: Novas formas de explicação: de si para o natural; Assimilação racional; Explicações atomísticas; Conservação e transmutação; Das ações para as operações: reversibilidade, tempo, causalidade, conservação e espaço; A CONCEPÇÃO DE TRABALHO E ÊXODO RURAL DE EDUCADORES E EDUCANDOS DO ENSINO MÉDIO NO SEMI-ÁRIDO ALAGOANO Pesquisa desenvolvida no curso de especialização em Psicologia e Ação Psicossocial da Universidade Federal de Alagoas, sob orientação de Henrique Jorge Simões Bezerra.

Desenvolvimento Cognitivo e Moral, segundo Piaget III – ESTÁGIO DE OPERAÇÕES CONCRETAS: Operações: atos mais estruturados, que fazem parte de conjunto de atos interrelacionados. Variedade de operações: Lógicas: adição, subtração, multiplicação, divisão; Classificação: - Gato + Cachorro = Elefante -> é possível? - 2 + 4 = letra “a” -> é possível? Quantidade, mensuração, tempo, seriação e espaço; Reversibilidade; Sistema de valores; Interpessoais. A CONCEPÇÃO DE TRABALHO E ÊXODO RURAL DE EDUCADORES E EDUCANDOS DO ENSINO MÉDIO NO SEMI-ÁRIDO ALAGOANO Pesquisa desenvolvida no curso de especialização em Psicologia e Ação Psicossocial da Universidade Federal de Alagoas, sob orientação de Henrique Jorge Simões Bezerra.

Desenvolvimento Cognitivo e Moral, segundo Piaget III – ESTÁGIO DE OPERAÇÕES CONCRETAS: Afetividade: Sistema de valores; Novos sentimentos morais; Maior regulação; Respeito mútuo; Nova forma de lidar com as regras; Possibilidade de acordos; Sentimento de justiça X submissão; Vontade e dever. A CONCEPÇÃO DE TRABALHO E ÊXODO RURAL DE EDUCADORES E EDUCANDOS DO ENSINO MÉDIO NO SEMI-ÁRIDO ALAGOANO Pesquisa desenvolvida no curso de especialização em Psicologia e Ação Psicossocial da Universidade Federal de Alagoas, sob orientação de Henrique Jorge Simões Bezerra.

Desenvolvimento Cognitivo e Moral, segundo Piaget IV – ESTÁGIO DE OPERAÇÕES FORMAIS: Adolescência Não trata adolescência como crise; Criação de teorias e sistemas abstratos; Formula e testa hipóteses; Resolve as operações estabelecendo TODAS as relações possíveis; Opera e reflete sobre as operações: das operações para as proposições; Onipotência intelectual; Quando se atinge o equilíbrio? A CONCEPÇÃO DE TRABALHO E ÊXODO RURAL DE EDUCADORES E EDUCANDOS DO ENSINO MÉDIO NO SEMI-ÁRIDO ALAGOANO Pesquisa desenvolvida no curso de especialização em Psicologia e Ação Psicossocial da Universidade Federal de Alagoas, sob orientação de Henrique Jorge Simões Bezerra.

Desenvolvimento Cognitivo e Moral, segundo Piaget IV – ESTÁGIO DE OPERAÇÕES FORMAIS: Adolescência Afetividade: Eu X Personalidade; Cooperativo e autônomo; Personalidade como plano de vida: o que acham? Egocentrismo; Romance, Religião e Sistema de Valores; Sociedade da discussão e do coletivo; Adaptação; Como se constitui o equilíbrio? A CONCEPÇÃO DE TRABALHO E ÊXODO RURAL DE EDUCADORES E EDUCANDOS DO ENSINO MÉDIO NO SEMI-ÁRIDO ALAGOANO Pesquisa desenvolvida no curso de especialização em Psicologia e Ação Psicossocial da Universidade Federal de Alagoas, sob orientação de Henrique Jorge Simões Bezerra.

Desenvolvimento Cognitivo e Moral, segundo Piaget IV – ESTÁGIO DE OPERAÇÕES FORMAIS: Problema Um lobo, uma ovelha e um pacote de couve estão na margem esquerda de um rio . O barqueiro deve transferi-los para a margem direita, mas, como seu barco é pequeno, só pode transportar um deles por vez. Além disso, sabe-se que o lobo gosta de comer ovelhas e que as ovelhas gostam de comer couves. Essas, no entanto, não comem nem lobos nem ovelhas. Nosso problema é, então, propor ao barqueiro um plano de viagem em que, dadas as restrições, ovelha, lobo e couve passem a margem direita intactos A CONCEPÇÃO DE TRABALHO E ÊXODO RURAL DE EDUCADORES E EDUCANDOS DO ENSINO MÉDIO NO SEMI-ÁRIDO ALAGOANO Pesquisa desenvolvida no curso de especialização em Psicologia e Ação Psicossocial da Universidade Federal de Alagoas, sob orientação de Henrique Jorge Simões Bezerra.

Desenvolvimento Cognitivo e Moral, segundo Piaget IV – ESTÁGIO DE OPERAÇÕES FORMAIS: 1.o barqueiro transporta primeiro a ovelha para a margem direita; 2. retorna sozinho para a margem esquerda; 3. transporta o lobo para a margem direita1; 4. retorna para a margem esquerda trazendo a ovelha; 5. transporta a couve para a margem direita; 6. retorna sozinho para a margem esquerda; 7. transporta finalmente a ovelha para a margem direita. A CONCEPÇÃO DE TRABALHO E ÊXODO RURAL DE EDUCADORES E EDUCANDOS DO ENSINO MÉDIO NO SEMI-ÁRIDO ALAGOANO Pesquisa desenvolvida no curso de especialização em Psicologia e Ação Psicossocial da Universidade Federal de Alagoas, sob orientação de Henrique Jorge Simões Bezerra.