FORMAÇÃO E PRÁTICA EM PSICOLOGIA EM DIFERENTES ÁREAS DE ATUAÇÃO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
QUEM SÃO OS EDUCADORES HOJE?
Advertisements

O QUE FAZEM OS EXECUTIVOS
NOSSAS QUESTÕES Como se dá a perspectiva transdisciplinar na educação infantil? A escrita é um produto escolar? Porque ainda existe sociedade iletrada?
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Introdução ao Estudo da Psicologia: a Psicologia como profissão
Regina Célia Baptista Belluzzo
Pedagogia da pesquisa-ação
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Estrutural Institucional
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
A IMPORTÂNCIA DA PSICOLOGIA JURÍDICA PARA O DIREITO
A PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL EDUCACIONAL
O Currículo Participativo Disciplina: Currículo – Prof
Profa. Ms. Juliany Gonçalves Guimarães de Aguiar
PSICOLOGIA DA SAÚDE José A. Carvalho Teixeira
Prof. Dra. Laura Feuerwerker
Diretrizes para o Plano Quadrienal da ENSP 2005 – 2008 Em Busca de Maior Direcionalidade e Mais Responsabilidade.
Consultoria Etapas do processo de Consultoria
Contexto Atual e Visão Futura do Hoje Novas Perspectivas de Atuação
Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil
Lideranças nas organizações educativas
Comportamento Organizacional
OS PAPÉIS SOCIAIS DO ADULTO
Gestão de Pessoas e Comportamento Organizacional
ISCS-N CURSO INSTITUTO SUPERIOR CIÊNCIAS SAÚDE-NORTE
PORTIFÓLIO PSICOLOGIA.
Mayara Reinert Gelamo Orientadora: Tatiana Comiotto Menestrina
INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA NO AMBIENTE ESCOLAR
Desmistificando a Psicologia Organizacional
Marco Doutrinal e Marco Operativo
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
EDUCAÇÃO EM SAÚDE Profª. Mayara Thomaz.
Disciplina: Estágio Supervisionado I
Psicologia: Formação e Prática orientações 2ª NI
ATRIBUIÇÕES PROFISSIONAIS
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
A FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO: CURRÍCULO DE ENFERMAGEM
Teoria do Desenvolvimento Organizacional
A Gestão participativa
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
Técnicas de Negociação e Decisão aula 1- Plano de Ensino
Metodologia Ensino e Estágio de Língua Portuguesa III
O QUE SERVIÇO SOCIAL QUER DIZER
O profissional da gestão escolar e suas implicações
A sociologia e a educação: alguns conceitos e teóricos básicos
A prática do psicologo no CRAS
Psicopedagogo clínico
Noções sobre Psicologia do Trânsito
POR QUE INCLUSÃO? Maristella Abdala.
Desenvolvimento Cognitivo: Piaget e o Construtivismo
Gestão Estratégica de Pessoas
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Para você: O que é Educação? O que é Pedagogia? O que é Didática?
Educação e clientela escolar
P SICOLOGIA O RGANIZACIONAL Profª Rennata
Comportamento Organizacional.  Introdução ao Comportamento Organizacional  Definir comportamento organizacional.  Explicar a importância do estudo.
Gestão de Equipes Comportamento organizacional
ELLO Soluções em Gestão de Pessoas
NOÇÕES BÁSICAS SOBRE INTERVENÇÃO EM SAÚDE
Depois de ler este capítulo, você será capaz de:
ESCOLA DE NEGÓCIOS, ARTES E OFÍCIOS (81) Quem somos nós O que fazemos Como fazemos Por quê fazemos.
O PAPEL DO PSICÓLOGO NA EDUCAÇÃO
A Didática e as tarefas do professor (LIBÂNEO, 2012, pp )
Comportamento Organizacional
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
LICENCIATURA EM FÍSICA 3° PERIODO DISCIPLINA: DIDÁTICA DOCENTE: Dra. GIOVANA GOMES ALBINO DICENTES: MARIA EDIVANIA DE SOUZA TETSY CAROLINE TEIXEIRA DE.
Gestão de pessoas em ambiente dinâmico
De Onde Vem A. O que é ser criativo? O que é a criatividade, afinal? O dicionário a explica de tal forma: “Faculdade ou atributo de quem ou do que é criativo;
A natureza da formação continuada e a sua significância na prática docente Mediador: Prof. Ms. José Raimundo Campelo Franco Prof. Titular do Curso de Ciências.
Transcrição da apresentação:

FORMAÇÃO E PRÁTICA EM PSICOLOGIA EM DIFERENTES ÁREAS DE ATUAÇÃO Profas. Msc.Niamey Granhen Brandão da Costa e Solange Soares (Psicólogas)

Áreas de Atuação do Psicólogo Psicologia Organizacional e do Trabalho O psicólogo organizacional esta preocupado em estudar e atuar como facilitador das relações entre pessoas e organizações, contribuindo para o desenvolvimento de ambas. Para tanto, intervém nos processos de trabalho, na cultura organizacional, nos intercâmbios comunicativos e muitos outros elementos da realidade institucional.

Estudo do comportamento organizacional Estudo do comportamento organizacional. Visa administração de conflitos, implantação de novas metodologias de trabalho e aumento da capacidade produtiva. Consultoria Diagnóstico Organizacional que visa análise do Processo Produtivo, envolvendo  aspectos Intra e Interpessoal, além de basear-se na cultura, valores e metas empresariais. Na conclusão do processo será entregue  ao contratante um relatório de sugestões.

Psicologia Social-Comunitária Estuda a influência e os processos cognitivos gerados pela interação social, ou seja, das conseqüências psicológicas e sociais advindas do ser humano viver em sociedade. Sobre determinado ponto de vista, poderíamos considerar toda Psicologia como sendo Psicologia Social, afinal todos somos seres humanos que vivem em sociedade. Mas a Psicologia Social guarda especificidades que a asseguram como campo autônomo da Psicologia, a saber, a ênfase na investigação da reciprocidade indivíduo x sociedade. Também existe outro campo prático advindo deste estudo que é a Psicologia Comunitária.

Psicologia social é a área da Psicologia que procura estudar a interação social. É assim que Aroldo Rodrigues, psicólogo brasileiro, define essa área. Diz ele que a Psicologia social é o estudo das "manifestações comportamentais suscitadas pela interação de uma pessoa com outras pessoas, ou pela mera expectativa de tal interação". A integração social, a interdependência entre os indivíduos, o encontro social são os objetos investigados por essa área da Psicologia. Assim, vamos falar dos principais conceitos da Psicologia social a partir do ponto de visto do encontro social. Dessa perspectiva, os principais conceitos são: a percepção social; a comunicação; as atitudes; a mudança de atitudes; o processo de socialização; os grupos sociais e os papéis sociais.

Psicologia Escolar Educacional O Psicólogo Escolar Educacional age como um facilitador do processo ensino-aprendizagem, atuando junto a direção e coordenação da escola, professores, funcionários, estudantes e pais. Apesar de muitos ainda confundirem, a Psicologia Escolar Educacional não é a Psicologia Clínica ou Psicopedagogia dentro da Escola.

A atuação do Psicólogo escolar educacional é mais macro, e visa trabalhar a instituição como um todo, sempre dentro de uma perspectiva crítica. Atua na promoção da saúde e na multiplicação dos saberes.

Psicologia Clínica Está é considerada a mais famosa área de atuação da Psicologia, tanto que muitas pessoas ainda se admiram ao descobrirem que existem outras possibilidades de prática psicológica. A Psicologia Clínica estuda maneiras de lidar com os problemas humanos. Entenda-se por “problemas humanos” aqueles originados do indivíduo enquanto um ser social – seus métodos podem incentivar o aparecimento ou aperfeiçoamento das capacidades de relacionamento e ajustamento intra e interpessoal, de aprendizagem e leitura do mundo e da realidade das pessoas. A Psicologia Clínica também é adequada ao tratamento de problemas mais complexos como as psicopatologias e os psicossomáticos (que são doenças/sintomas orgânicos com causas psicológicas).

Psicologia da Saúde e Hospitalar Psicologia da Saúde e Psicologia Hospitalar são dois campos distintos, mas bastante entrelaçados. Enquanto a Psicologia da Saúde busca uma visão mais macro da Saúde (com questões relacionadas a saúde pública, epidemiologia e política), a Psicologia Hospitalar enfatiza a atuação do psicólogo dentro do Hospital.

O Psicólogo Hospitalar entra no hospital para possibilitar, através de sua escuta, que a pessoa enferma hospitalizada possa simbolizar seus afetos, dores e fantasias, buscando minimizar o sofrimento causado pela “perda” da saúde e a conseqüente hospitalização Oferece condições para que o paciente ao falar, se escute, queria saber mais sobre si. Possibilidade de reorganização interna e re-significação de aspectos de sua vida. Fazer parte ativamente de seu processo de hospitalização e enfermidade O psicólogo deverá acolher ,escutar , orientar e viabilizar também a interlocução com a equipe de saúde e familiares implicados no processo.

Psicologia Jurídica ou Forense Psicologia Jurídica é uma das denominações para nomear essa área da Psicologia que se relaciona com o sistema de justiça. Na Argentina, denomina-se Psicologia Forense, embora haja muitos profissionais argentinos filiados à Associação Ibero-Americana de Psicologia Jurídica, o que permite inferir a adoção do termo Psicologia Jurídica.

No Brasil, o termo Psicologia Jurídica é o mais adotado No Brasil, o termo Psicologia Jurídica é o mais adotado. Entretanto há profissionais que preferem a denominação Psicologia Forense. Para o autor do Dicionário Prático de Língua Portuguesa, o termo forense é “relativo ao foro judicial. Relativo aos tribunais”. De acordo com o mesmo dicionário, a palavra “jurídico” é concernente ao Direito, conforme às ciências do Direito e aos seus preceitos. Assim, a palavra “jurídica” torna-se mais abrangente por referir-se aos procedimentos ocorridos nos tribunais, bem como àqueles que são fruto da decisão judicial ou ainda àqueles que são de interesse do jurídico ou do Direito. Segundo o Popolo (1996), a Psicologia Jurídica é uma área de especialidade da Psicologia e, por essa razão, o estudo desenvolvido nessa área deve possuir uma perspectiva psicológica que resultará num conhecimento específico, sendo o objeto de estudo da Psicologia Jurídica os comportamentos complexos que ocorrem ou podem vir a ocorrer.

Psicologia do Trânsito Estuda os processos psicológicos, psicossociais e psicofísicos relacionados aos problemas de trânsito, elaborando e aplicando técnicas psicológicas, como exames psicotécnicos, para a determinação de aptidões motoras, físicas, sensoriais e outros métodos de verificação, para possibilitar a habilitação de candidatos à carteira de motorista e colaborar na elaboração e implantação de sistema de sinalização, prevenção de acidentes e educação de trânsito.

Psicologia do Esporte A Psicologia do Esporte estuda os fatores emocionais que afetam a performance dos atletas e os efeitos do esporte para o bem-estar psicológico dos indivíduos. Ansiedade, concentração, motivação, desenvolvimento interpessoal e intrapessoal são algumas das questões trabalhadas pelo psicólogo esportivo. Em termos de desenvolvimento mundial, podemos colocar o ano de 1986 como um marco em termos de difusão e avanço da Psicologia Esportiva, com a fundação de várias organizações significativas em todo o mundo. O Brasil apesar de em termos de desenvolvimento estar aquém da produção européia/norte americana, já conta com cerca em média 900 profissionais atuando na área, se consolidando como líder da America Latina no campo.

Sugestões de Leituras PASSOS, E. Ética e psicologia: teoria e prática. São Paulo: Vetor, 2007. (Cap. V – Psicologia Clínica; Cap. VII – Psicologia organizacional; Cap. VIII – Psicologia Escolar; Cap. IX – Psicologia Social-comunitária). ACHCAR, R. (coord.). Psicólogo brasileiro: práticas emergentes e desafios para a formação. 2. ed. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1994. (Cap. 4 – Psicologia Social e Jurídica)

YAMAMOTO, O. H. ; GOUVEIA, V. V (orgs. ) YAMAMOTO, O. H.; GOUVEIA, V. V (orgs.). Construindo a psicologia brasileira: desafios da ciência e prática psicológica. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2003. (Cap. 3- Psicologia clínica: uma identidade em permanente construção; Cap. 4 – Psicologia escolar: reafirmando uma nova formação e atuação profissional; Cap. 5 – Psicologia organizacional e do trabalho: que resposta estamos dando aos desafios contemporâneos da sociedade brasileira?; Cap. 6 – Para onde caminha a psicologia social comunitária no Brasil?; Cap. 7- A psicologia social e o Brasil; Cap. 8 – Psicologia da Saúde no contexto da saúde pública: uma complexidade crescente).