Letramento Letramentos Educação.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Letramento: do conceito
Advertisements

PEDAGOGIA 3ºPNA PROFª GIANE MOTA
INTELIGÊNCIA SENSO COMUM:
Letramento: um tema em três gêneros
Português Brasileiro: Questões atuais
LETRAMENTO.
PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA Direitos de Aprendizagem
Práticas de alfabetização e letramento no 1º ciclo: em que isto implica? LÂMINAS BASEADAS NAS PALESTRAS DAS PREFESSORAS MAGDA SOARES E MARIA DO SOCORRO.
DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇAO BÁSICA
QUAL A CONCEPÇÃO DO CURRÍCULO?
COLEÇÃO VIVER, APRENDER
LETRAMENTO Hoje já não é mais suficiente para responder adequadamente às demandas contemporâneas. É preciso ir além da simples aquisição do código lingüístico,
ALFABETIZAÇÃO & LETRAMENTO
Centro Federal de Educação Tecnológica Paraíba
Cristiane jonas Francisconi
LETRAMENTO Magda Soares, 2010.
Núcleo Regional de Educação de Toledo
Caracterização dos ciclos
3ºCiclo Transformações CognitivasFísicasAfectivo-emocionais Socioculturais.
PNLD – Programa Nacional do Livro Didático
Linguagem, alfabetização e letramento
Cultura, Linguagem e Língua
FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS-FTC PROFESSORA ESPECIALISTA: GILSÁRIA TEIXEIRA DISCIPLINA: LINGUAGEM E PRODUÇÃO DE TEXTO SEMESTRE:
DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇAO BÁSICA
Habilidades centrais no ensino da língua portuguesa
EDUCAÇÃO Não há uma única forma de Educação, nem um único modelo – esta ocorre em diferentes espaços e ambientes sociais ( na família, meios de comunicação,
ALFABETIZAÇÃO, ANALFABETISMO E LETRAMENTO
Profa. Reane Franco Goulart
Dimensões e funções do conhecimento pedagógico-músical
As discussões desenvolvidas neste pôster têm em vista o eixo temático Currículo e prática pedagógica em espaços formais de educação. Dentro desse contexto,
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Currículo como organização social
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
ROSANA DE OLIVEIRA SANTOS PORTO ALEGRE - RS
Ciclo de videoconferências: Encontro Nacional de Alfabetizadores e Monitores CICLO DE VIDEOCONFERÊNCIAS Repasse do Encontro Nacional de Alfabetizadores.
PARÂMETROS DE LÍNGUA PORTUGUESA
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
DA FALA PARA A ESCRITA: atividades de retextualização
Teorias de Aprendizagem Profa. Cibelle Celestino Silva
Ano 2 Unidade 1.
Coordenadoria do Ensino Fundamental
UMA REFLEXÃO SOBRE A PRÁTICA
Professora Adriana Maria de Oliveira Santos Português.
ANÁLISE TEXTUAL ANÁLISE TEXTUAL PROF. ROBERTO PAES AULA 1.
INTRODUÇÃO O QUE É ANTROPOLOGIA?.
REUNIÃO DATA: 04/04/11 PAUTA:
Educação e clientela escolar
A ESCRITA COMO CONDIÇÃO PARA O ENSINO E A APRENDIZAGEM EM HISTÓRIA – Helenice Ap. B. Rocha ..\..\3º Período\Políticas e Gestão da Educação\A hora da Educação.
O contexto da fala Oralidade e escrita são duas práticas sociais e não duas propriedades de sociedades diversas. A fala tem sido vista na perspectiva da.
ABORDAGENS EDUCACIONAIS
Alfabetização Na Perspectiva do Letramento
PRÁTICA DE LEITURA PRÁTICA DE PRODUÇÃO DE TEXTOS
DIDÁTICA A inter-relação da Educação com a Licenciatura, a Pedagogia e a Didática Objetivos: Estabelecer relações entre Educação, Licenciatura e Pedagogia.
Socialização e sociedade da informação
O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DE CRIANÇAS SURDAS
Tecnologia da Inteligência Pierre Lèvy Por Adja Andrade.
Crítica à concepção de currículo cristalizado
REFERENTE LOCUTOR intençãointerpretação procura antecipar procura reconstruir expressão linguística CÓDIGO CANAL conhecimentos linguísticos e paralinguísticos.
LINGUÍSTICA APLICADA I. LINGUÍSTICA APLICADA HOJE: “[O] objeto de investigação da (LA) é a linguagem como prática social, seja no contexto de aprendizagem.
Alfabetização: a influência da formação do professor no processo de aquisição da linguagem. Mestranda: Maria da Guia Taveiro Silva Orientadora:Profª.Drª.
MOURA et al. A atividade orientadora de ensino: unidade entre ensino e aprendizagem. In: MOURA, M.O. ( org). A atividade pedagógica na teoria histórico-cultural.
SEB/MEC. Números da consulta pública cadastrados no Portal: organizações; escolas; estudantes de educação básica;
Módulo 1 Ensino e Aprendizagem da Língua Portuguesa
Cada grupo deverá elaborar uma proposta curricular para 1 ano de curso de Física. Isto compreende um planejamento para o total de 80 aulas (2 aulas por.
ALFABETIZAÇÃO.
BNCC: currículo, educação e língua portuguesa
LEITURA “ A LEITURA É MUITO MAIS DO QUE UM INSTRUMENTO ESCOLAR. É UM PASSAPORTE PARA A ENTRADA NA CULTURA ESCRITA. (...) E LER NA ESCOLA É LER PARA INSERIR-SE.
Saberes docentes.
A Escola: uma sociedade dentro da outra? Manoel Oriosvaldo de Moura Pilar Lacasa.
Transcrição da apresentação:

Letramento Letramentos Educação

3 letramento usos de vida cotidiana ciências sociais e psicologia educação

culturais, políticas, sociais, econômicas, linguísticas & Tecnologias de transmissão e preservação do conhecimento e da informação Introdução ou difusão de novas tecnologias numa sociedade ou grupo social gera consequências culturais, políticas, sociais, econômicas, linguísticas Hipótese da “grande divisão”

Cultura & Tecnologias de transmissão e preservação do conhecimento e da informação Ceguinho Pedro Oliveira (Juazeiro do Norte, CE). "Nordeste: cordel, repente e canção” (prod. Tânia Quaresma, 1975)

Cultura & LetramentoCulturaescrita Tecnologias de transmissão e preservação do conhecimento e da informação LetramentoCulturaescrita

Cultura & Culturamanuscrita Tecnologias de transmissão e preservação do conhecimento e da informação Culturamanuscrita

Cultura & Culturadoimpressoculturadigital Tecnologias de transmissão e preservação do conhecimento e da informação Culturadoimpressoculturadigital

Cultura & Tecnologias de transmissão e preservação do conhecimento e da informação Hipótese da “grande divisão” Letramento é o estado ou condição das sociedades ou grupos sociais alterado pela introdução ou difusão da escrita; isto é, as consequências, num espaço ou grupo social, em suas formas de produção, transmissão e preservação da cultura, de organização socioeconômica e política e de produção e reflexão linguística condicionadas pela escrita e pelas novas tecnologias a ela relacionadas.

Cognição & Tecnologias de transmissão e preservação do conhecimento e da informação A aquisição de novas tecnologias por indíviduos gera consequências cognitivas e linguísticas

Contínuo oralidade – letramento +/- -/+ Pensamento contextualizado Pensamento abstrato Raciocínio prático Raciocínio lógico Planejamento da ação Controle da atividade cognitiva Menor grau de explicitação do pensamento Maior grau de explicitação do pensamento

Cognição & Tecnologias de transmissão e preservação do conhecimento e da informação Hipótese da “grande divisão” Letramento é o estado ou condição dos indivíduos pertencentes a uma determinada cultura, alterado pela introdução ou difusão da escrita e por seu aprendizado; isto é, as consequências, para o indivíduo, em suas modalidades de pensamento e de fala, condicionadas pela aquisição da escrita e pelas novas tecnologias a ela relacionadas.

Crítica a certo fetichismo ou autonomização da escrita Evidências empíricas de casos que permitiram estudar situações complexas de introdução ou difusão da escrita As consequências da escrita para as sociedadee indivíduos são variáveis porque dependem não só da escrita. Dependem também do que os agentes fazem com ela, em contextos específicos As relações de poder e as instituições em usam e adquirem a escrita que marca Relativização da “grande divisão” Práticas de letramento Os significados que atribuem a seu domínio e uso. As relações que estabelecem com os outros por meio da escrita. As maneiras com que usam a escrita.

Estudos sobre o letramento situado ou letramentos O ponto de chegada: As práticas de letramento Ponto de partida: Os eventos de letramento Pergunta: não que a escrita e suas tecnologias fazem com os indivíduos e sociedades, mas o que os indivíduos e sociedades fazem com a escrita em contextos sociais específicos comportamentos exercidos pelos participantes num evento de letramento, bem como as concepções sociais e culturais que o configuram, determinam sua interpretação e dão sentido aos usos da leitura e/ou da escrita naquela situação particular Situação social comunicativa (individual ou coletiva) organizada em torno de um texto escrito

Processo de transmissão dos gêneros secundários da língua Educação & Tecnologias de transmissão e preservação do conhecimento e da informação Letramento Processo de transmissão dos gêneros secundários da língua

Educação & Tecnologias de transmissão e preservação do conhecimento e da informação Letramento Consequências ou resultado do processo de escolarização, medido em termo de habilidades (níveis de alfabetismo) ou descrito em termos de comportamentos, atitudes e valores (práticas de leitura e escrita

Educação & Tecnologias de transmissão e preservação do conhecimento e da informação Letramento Práticas escolares de ensino dos gêneros secundários – “o letramento escolar”

Um campo de disputa: do letramento “social” ao letramento “individual” Educação & Tecnologias de transmissão e preservação do conhecimento e da informação Letramento Um campo de disputa: do letramento “social” ao letramento “individual”