Contabilidade e Análise de Balanços

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Demonstrações Contábeis
Advertisements

Contabilidade: conceito, objeto, finalidade, campo de aplicação;
ASPECTOS CONTÁBEIS O Resultado apresenta os valores de receitas, despesas e custos provenientes da consecução dos objetivos sociais de uma empresa, significando.
Análise das Demonstrações
SISTEMA CONTÁBIL Professor Alcides Neri Batista do Nascimento
DEMONSTRAÇÃO DE RESULTADO DO EXERCÍCIO.
DEMONSTRAÇÃO DO FLUXO DE CAIXA (DFC) Prentice Hall.
Elaborando as Demonstrações Financeiras: Fluxo de Caixa, DRE e Balanço
Conceitos e Definições Contábeis e Financeiras
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA
FUNDAMENTOS DE CONTABILIDADE
ESTÁTICA PATRIMONIAL *Capítulo 3 do livro-texto (p.45 a 65)
BALANÇO PATRIMONIAL O Balanço Patrimonial é um demonstrativo estático padronizado, que discrimina de forma sintética e ordenada os saldos de todos os valores.
BALANÇO PATRIMONIAL – ASPECTOS GERAIS
Aula 05 Assunto: Balanço Patrimonial (BP).
Aula 08 Revisão para AV1.
Faculdade de Ciências Aplicadas - FASA Curso de Administração PLANO DE AULAS 4. Estática patrimonial 4.1 Patrimônio; conceito; aspectos quantitativos.
METODOLOGIA CONTÁBIL (Capítulo 4 do livro-texto: p )
Análise das Demonstrações Financeiras
NBC TG RESOLUÇÃO CFC Nº 1.255/09
Passivo Circulante Passivo Circulante – São as obrigações a Curto Prazo, ou seja, as que deverão ser liquidadas dentro do exercício social seguinte (próximo.
CONTABILIDADEI Escrituração
METODOLOGIA CONTÁBIL (Capítulo 4 do livro-texto: p )
ADMINISTRÇÃO FINANCEIRA
Demonstração do Fluxo de Caixa(DFC)
BP: Leis e A T I V O C I R C U L A N T E:
FUNDAMENTOS DE CONTABILIDADE
Contas de Resultado Despesas Pagas Antecipadamente
ESTRUTURA DO BALANÇO É de suma importância a correta estruturação do balanço, isto é, sua apresentação. Nele tem interesse não só os sócios e dirigentes,
ESTÁTICA PATRIMONIAL PATRIMÔNIO  CONJUNTO DE BENS, DIREITOS E OBRIGAÇÕES DE UMA ENTIDADE: PESSOA JURÍDICA, SOCIEDADE EMPRESÁRIA, COM FINS LUCRATIVOS.
Capa da Obra Conceito Conta
Contabilidade Básica Aula 6
OBJETIVO DA ANÁLISE A análise econômico-financeira tem por objetivo extrair informações das demonstrações financeiras e dos demais relatórios dos últimos.
FUNDAMENTOS DE CONTABILIDADE
ENGENHARIA ECONÔMICA E SISTEMA DE CUSTOS
Ementa: A contabilidade como instrumento e modelo de informações. A formação e transformação dos cenários contábeis e os lançamentos contábeis. Operações.
Contabilidade Geral revisão presencial. O analista financeiro da empresa JQ calculou alguns indicadores dos anos de 2005, 2006 e 2007 da referida empresa.
Contabilidade e Análise de Balanços
Contabilidade e Análise de Balanços
TEORIA DA CONTABILIDADE
Contabilidade Introdutória Parte II
Estrutura e análise das D.C Avançada. DFC e DVA
Capítulo 6 – Análise das Demonstrações Financeiras
 Ching sintetiza o interessa de cada um dos usuários das demonstrações financeiras na seguinte tabela: UsuárioQuestões ProprietáriosRentabilidade,
Contabilidade Intermediária
Contabilidade Internacional
CONTABILIDADE INTERMEDIÁRIA
Nicolle Oliveira Alencar
Prof. José Bonifácio de A. Júnior
Contabilidade por Balanços Sucessivos
Aula 8 Receitas Companhia apura receitas principalmente em função da venda de bens e serviços e rendimentos provenientes de aplicação em títulos do governo.
Contabilidade Aula 7.
Administração Financeira e Orçamentária I
FINANÇAS CORPORATIVA 3ª PARTE - Analise Ecônomico/Financeira das Empresas.
Administração do Capital de Giro
Exercício 4.7 O Balancete de Verificação da Cia. Eletromar no dia X1 era constituído pelas seguintes contas: Clientes $ ; Estoque de Materiais.
COMPRA PAGAMENTOS ARRENDAMENTO PRODUÇÃOVENDA INTERMEDIAÇÃO RECEBIMENTOS EMPRÉSTIMOSFINANCIAMENTOSAPLICAÇÕESINVESTIMENTOS MUNDO DOS NEGÓCIOS ENTRADASSAÍDAS.
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA II- CICLOMETRIA
BALANÇO PATRIMONIAL BALANÇO PATRIMONIAL Prof. Dr. Silvio de Carvalho.
FLUXO DE CAIXA.
André Amorim Site:
Disciplina: Noções de Contabilidade Prof. Dr. Silvio de Carvalho.
Regime de Competência. Receitas e Despesas devem ser consideradas em função do seu fator gerador, independentemente dos recebimentos ou pagamentos. Receitas.
Contabilidade e Análise de Balanços Silvia Pereira de Castro Casa Nova Daniel Ramos Nogueira
As Variações do Patrimônio Líquido
Sistemas de Informações Sistemas Informações Empresariais 3. SIG Contábil e Financeiro Márcio Aurélio Ribeiro Moreira
Despesas a Pagar e Receitas a Receber Noções de Contababilidade Prof
Contabilidade e Análise de Balanços Silvia Pereira de Castro Casa Nova
1 Contabilidade e Análise de Balanços Silvia Pereira de Castro Casa Nova Marcos Roberto Pinto Maria Rosa Trombetta.
Transcrição da apresentação:

Contabilidade e Análise de Balanços Silvia Pereira de Castro Casa Nova silvianova@usp.br Daniel Ramos Nogueira danielrnog@hotmail.com

Revisando O que é Contabilidade? Quais os principais usuários da Contabilidade? Quais os principais relatórios contábeis? Como a Contabilidade registra os eventos econômicos?

Integração das DCs Fonte: Adaptado de ASSAF NETO e ARAÚJO. Introdução à Contabilidade. Atlas.

Perguntas O que é regime de competência? O que é regime de caixa? Quando as receitas são reconhecidas como ganhas? Quando as despesas são reconhecidas como incorridas? Dê exemplos de despesas a pagar. Dê exemplos de desembolsos que se transformarão em despesa. Dê exemplos de receitas a receber. Dê exemplos de passivos que se transformarão em receita.

Variações do Patrimônio Líquido Investimentos (inicial e posteriores) Desinvestimentos (retirada de capital) Resultados obtidos (Lucros ou Prejuízos)

Resultado = Receitas - Despesas

Receita Entrada de elementos para o ativo oriunda, em geral, de venda de mercadorias, prestação de serviços ou juros sobre aplicações financeiras

Despesa Custo do uso ou “consumo” de bens ou serviços que produz, direta ou indiretamente, uma receita Só há despesa com a finalidade de gerar receita. Não existe receita sem despesa correspondente (regra geral)

Resultado de uma empresa Resultado = PL final - PL inicial Apuração de Resultado Resultado de uma empresa Resultado = PL final - PL inicial (Se não houver alteração do capital)

Período contábil Espaço de tempo escolhido para a apresentação da situação patrimonial e financeira da evolução dos negócios

Apuração de resultado “Encerramento” de todas as contas de receitas e despesas ao final de cada período contábil. Os saldos das contas de receitas e despesas são transferidos para a conta de apuração de resultado. O resultado apurado é transferido para a conta de Patrimônio Líquido de nome Lucros ou Prejuízos Acumulados. Se for apurado Lucro deverá ser distribuído ou retido em Reservas de Lucros.

Regime de Competência Receitas e Despesas devem ser consideradas em função do fato gerador, independentemente dos recebimentos ou pagamentos.

Regime de Competência Receitas de um período: “ganhas” no período Fato gerador de receitas: prestação de serviços, transferência de produtos, acréscimos por juros em função do tempo decorrido etc.

Regime de Competência Despesas de um período: “incorridas” no período Fato gerador de despesas: consumo dos ativos; uso de bens ou serviços

Demonstração do Resultado do Exercício Empresa Demonstração de Resultados – Período Descrição das Contas $ Receita de Serviços (-) Despesa com Materiais (=) Resultado com Serviços (-) Despesas Operacionais Despesa de Aluguel Despesa com Salários Despesa de Combustíveis Despesa de Publicidade Despesas Diversas (=) Resultado do Período

Exemplo sobre Receitas e Despesas A empresa Eletrônica Curto-Circuito Ltda. apresentava em 31/03/X3 a seguinte situação patrimonial. ELETRÔNICA CURTO-CIRCUITO LTDA. Balanço Patrimonial em 31.03.X3 ATIVO PASSIVO Depósitos Bancários 8.000 Contas a Pagar 18.000 Peças para Reparos 60.000 Patrimônio Líquido 50.000 Capital Total do Ativo 68.000 Total do Passivo + PL

Exemplo sobre Receitas e Despesas Os eventos que ocorreram durante o mês de abril/X3 foram os seguintes: 1. Em 01/04/X3 a empresa obteve um empréstimo junto ao Banco Itaó S.A., no valor de $40.000, para ser pago dentro de 45 dias. A taxa de juros foi de 3% a.m. (juros simples).

Exemplo sobre Receitas e Despesas ELETRÔNICA CURTO-CIRCUITO LTDA. Balanço Patrimonial em 01.04.X3 ATIVO PASSIVO Depósitos Bancários 48.000 Contas a Pagar 18.000 Peças para Reparos 60.000 Empréstimos Bancários 40.000 Patrimônio Líquido 50.000 Capital Total do Ativo 108.000 Total do Passivo + PL

Exemplo sobre Receitas e Despesas 2. Em 02/04/X3 foram adquiridas peças para reparos no valor de $48.000 para serem utilizadas na prestação de serviços. Para a aquisição a empresa obteve um empréstimo bancário que será pago em cinco meses, com juros de $400 por mês.

Exemplo sobre Receitas e Despesas ELETRÔNICA CURTO-CIRCUITO LTDA. Balanço Patrimonial em 02.04.X3 ATIVO PASSIVO Depósitos Bancários 48.000 Contas a Pagar 18.000 Peças para Reparos 108.000 Empréstimos Bancários 88.000 Patrimônio Líquido 50.000 Capital Total do Ativo 156.000 Total do Passivo + PL

Exemplo sobre Receitas e Despesas 3. Em 05/04/X3 foi efetuado o pagamento de $5.000 do total de contas a pagar.

Exemplo sobre Receitas e Despesas ELETRÔNICA CURTO-CIRCUITO LTDA. Balanço Patrimonial em 05.04.X3 ATIVO PASSIVO Depósitos Bancários 43.000 Contas a Pagar 13.000 Peças para Reparos 108.000 Empréstimos Bancários 88.000 Patrimônio Líquido 50.000 Capital Total do Ativo 151.000 Total do Passivo + PL

Exemplo sobre Receitas e Despesas 4. Em 08/04/X3 a empresa efetuou serviços no valor total de $25.000 para diversos clientes tendo faturado os valores para recebimento em 15 dias. Para a execução destes serviços a empresa se utilizou de peças que haviam custado $15.000.

Exemplo sobre Receitas e Despesas 4.1. Em 08/04/X3 a empresa efetuou serviços no valor total de $25.000 para diversos clientes tendo faturado os valores para recebimento em 15 dias.

Exemplo sobre Receitas e Despesas ELETRÔNICA CURTO-CIRCUITO LTDA. Balanço Patrimonial em 08.04.X3 ATIVO PASSIVO Depósitos Bancários 43.000 Contas a Pagar 13.000 Clientes 25.000 Empréstimos Bancários 88.000 Peças para Reparos 108.000 Patrimônio Líquido 60.000 Capital 50.000 Receita de Serviços Total do Ativo 176.000 Total do Passivo + PL

Exemplo sobre Receitas e Despesas 4.2. Para a execução destes serviços a empresa se utilizou de peças que haviam custado $15.000.

Exemplo sobre Receitas e Despesas ELETRÔNICA CURTO-CIRCUITO LTDA. Balanço Patrimonial em 08.04.X3 ATIVO PASSIVO Depósitos Bancários 43.000 Contas a Pagar 13.000 Clientes 25.000 Empréstimos Bancários 88.000 Peças para Reparos 93.000 Patrimônio Líquido 60.000 Capital 50.000 Receita de Serviços (-) Despesas com Peças ( 15.000) Total do Ativo 161.000 Total do Passivo + PL

Exemplo sobre Receitas e Despesas 5. Em 10/04/X3 foi efetuada nova compra de peças para reparos, com pagamento a prazo, no valor de $4.000.

Exemplo sobre Receitas e Despesas ELETRÔNICA CURTO-CIRCUITO LTDA. Balanço Patrimonial em 10.04.X3 ATIVO PASSIVO Depósitos Bancários 43.000 Fornecedores 4.000 Clientes 25.000 Contas a Pagar 13.000 Peças para Reparos 97.000 Empréstimos Bancários 88.000 Patrimônio Líquido 60.000 Capital 50.000 Receita de Serviços (-) Despesas com Peças ( 15.000) Total do Ativo 165.000 Total do Passivo + PL

Exemplo sobre Receitas e Despesas 6. Em 14/04/X3 a empresa efetuou serviços no valor total de $18.000 para diversos clientes, tendo recebido 50% à vista e o restante para recebimento em 30 dias. Para a execução deste serviço a empresa utilizou materiais que haviam custado $7.000.

Exemplo sobre Receitas e Despesas ELETRÔNICA CURTO-CIRCUITO LTDA. Balanço Patrimonial em 14.04.X3 ATIVO PASSIVO Depósitos Bancários 52.000 Fornecedores 4.000 Clientes 34.000 Contas a Pagar 13.000 Peças para Reparos 90.000 Empréstimos Bancários 88.000 Patrimônio Líquido 71.000 Capital 50.000 Receita de Serviços 43.000 (-) Despesas com Peças ( 22.000) Total do Ativo 176.000 Total do Passivo + PL

Exemplo sobre Receitas e Despesas 7. Em 23/04/X3 a empresa recebeu o valor correspondente aos serviços que havia prestado em 08/04/X3.

Exemplo sobre Receitas e Despesas ELETRÔNICA CURTO-CIRCUITO LTDA. Balanço Patrimonial em 23.04.X3 ATIVO PASSIVO Depósitos Bancários 77.000 Fornecedores 4.000 Clientes 9.000 Contas a Pagar 13.000 Peças para Reparos 90.000 Empréstimos Bancários 88.000 Patrimônio Líquido 71.000 Capital 50.000 Receita de Serviços 43.000 (-) Despesas com Peças ( 22.000) Total do Ativo 176.000 Total do Passivo + PL

Exemplo sobre Receitas e Despesas 8. Em 28/04/X3 a empresa efetuou o pagamento das contas de água e energia elétrica correspondentes ao mês de abril/X3, no valor de $6.000.

Exemplo sobre Receitas e Despesas ELETRÔNICA CURTO-CIRCUITO LTDA. Balanço Patrimonial em 28.04.X3 ATIVO PASSIVO Depósitos Bancários 71.000 Fornecedores 4.000 Clientes 9.000 Contas a Pagar 13.000 Peças para Reparos 90.000 Empréstimos Bancários 88.000 Patrimônio Líquido 65.000 Capital 50.000 Receita de Serviços 43.000 (-) Despesas com Peças ( 22.000) (-) Despesas Gerais ( 6.000) Total do Ativo 170.000 Total do Passivo + PL

Exemplo sobre Receitas e Despesas 9. Em 30/04/X3 a empresa pagou o aluguel do prédio onde está instalada no valor de $9.000.

Exemplo sobre Receitas e Despesas ELETRÔNICA CURTO-CIRCUITO LTDA. Balanço Patrimonial em 30.04.X3 ATIVO PASSIVO Depósitos Bancários 62.000 Fornecedores 4.000 Clientes 9.000 Contas a Pagar 13.000 Peças para Reparos 90.000 Empréstimos Bancários 88.000 Patrimônio Líquido 56.000 Capital 50.000 Receita de Serviços 43.000 (-) Despesas com Peças ( 22.000) (-) Despesas Gerais ( 6.000) (-) Despesa de Aluguel ( 9.000) Total do Ativo 161.000 Total do Passivo + PL

Exemplo sobre Receitas e Despesas Não. Faltam os ajustes referentes aos empréstimos. Relembrando: 1. Em 01/04/X3 a empresa obteve um empréstimo junto ao Banco Itaó S.A., no valor de $40.000, para ser pago dentro de 45 dias. A taxa de juros foi de 3% a.m. (juros simples). 2. Em 02/04/X3 foram adquiridas peças para reparos no valor de $48.000 para serem utilizadas na prestação de serviços. Para a aquisição a empresa obteve um empréstimo bancário que será pago em cinco meses, com juros de $400 por mês.

Exemplo sobre Receitas e Despesas ELETRÔNICA CURTO-CIRCUITO LTDA. Balanço Patrimonial em 30.04.X3 ATIVO PASSIVO Depósitos Bancários 62.000 Fornecedores 4.000 Clientes 9.000 Contas a Pagar 13.000 Peças para Reparos 90.000 Empréstimos Bancários 89.600 Patrimônio Líquido 54.400 Capital 50.000 Receita de Serviços 43.000 (-) Despesas com Peças ( 22.000) (-) Despesas Gerais ( 6.000) (-) Despesa de Aluguel ( 9.000) (-) Despesas Financeiras ( 1.600) Total do Ativo 161.000 Total do Passivo + PL

Empréstimos Bancários 89.600 Patrimônio Líquido 54.400 Capital 50.000 ELETRÔNICA CURTO-CIRCUITO LTDA. Demonstração de Resultados - 01.04.X3 a 30.04.X3 Descrição das Contas Receita de Serviços 43.000 (-) Despesas com Peças ( 22.000) (-) Despesas Gerais ( 6.000) (-) Despesa de Aluguel ( 9.000) (-) Despesas Financeiras ( 1.600) (=) Resultado do Período 4.400 ELETRÔNICA CURTO-CIRCUITO LTDA. Balanço Patrimonial em 30.04.X3 ATIVO PASSIVO Depósitos Bancários 62.000 Fornecedores 4.000 Clientes 9.000 Contas a Pagar 13.000 Peças para Reparos 90.000 Empréstimos Bancários 89.600 Patrimônio Líquido 54.400 Capital 50.000 Lucros Acumulados 4.400 Total do Ativo 161.000 Total do Passivo + PL

Regime de Competência Receitas e Despesas devem ser consideradas em função do fato gerador, independentemente dos recebimentos ou pagamentos.

Regime de Competência Despesas a pagar Salários Receitas a receber Clientes Desembolsos que se transformarão em despesa Gastos antecipados (p.e. Seguros) Estoques de produtos e outros materiais Ativos Permanentes (Depreciação) Passivos que se transformarão em receita Adiantamento de clientes

Regime de Competência Despesas A vista A prazo Atual Futura (-) Caixa Contas a pagar Futura Despesa Antecipada (-) Caixa (+) Dívida

Regime de Competência Receitas A vista A prazo Atual Futura (+) Caixa Clientes Futura Adiant. Clientes (+) Caixa (+) Direitos

Quem lê tanta notícia 02/03/2009 - 20h34 BrasilAgro tem prejuízo de R$ 5,4 milhões no último trimestre de 2008 SÃO PAULO - A Companhia Brasileira de Propriedades Agrícolas (BrasilAgro), que atua na compra e arrendamento de propriedades agrícolas, fechou o seu segundo trimestre fiscal com prejuízo de US$ 5,4 milhões. Segundo a companhia, tal resultado reflete perdas com variação cambial sobre dívida e com operações de hedge (proteção). No trimestre encerrado em 31 de dezembro de 2008, a empresa apresentou receita líquida de R$ 1,33 milhão, expressivo crescimento sobre os R$ 77 mil registrados em igual período de 2007. No trimestre, as despesas gerais e administrativas apresentaram um aumento de 69% em relação ao mesmo trimestre do ano anterior, totalizando R$ 6,9 milhões. E o resultado financeiro ficou negativo em R$ 1 milhão, contrastando com ganho de R$ 6,3 milhões no segundo trimestre de 2008. O balanço da companhia apresenta um ativo consolidado total no valor de R$ 702 milhões, dos quais R$ 267,5 milhões representam disponibilidades de curto prazo e aplicações financeiras de alta liquidez. Na outra ponta, os empréstimos e financiamentos somavam R$ 24,9 milhões no fechamento do trimestre. (Valor Online)

Quem lê tanta notícia 25/02/2010 - 08h09 Lucro do Banco do Brasil atinge R$ 10,15 bi em 2009 e bate recorde do setor O Banco do Brasil registrou no ano passado o maior lucro da história do setor (R$ 10,148 bilhões), com alta de 15,3% na comparação com 2008. O Itaú Unibanco detinha a maior marca até então, com R$ 10,067 bilhões em 2009, considerando os bancos de capital aberto brasileiros. No final de dezembro, a carteira de crédito do maior banco do país era de R$ 300,829 bilhões, um incremento de 33,8% em 12 meses. Essa evolução foi puxada pelo segmento pessoa física, cujos financiamentos deram um salto de 88,1%, para R$ 91,79 bilhões. A inadimplência, medida pelo total de operações vencidas em prazo superior a 90 dias, atingiu 3,3% no trimestre, acima dos 2,4% de dezembro de 2008, mas menor que o pico de 3,6% alcançado em setembro. Por isso, o saldo das despesas com provisões para perdas esperadas com calores encerrou dezembro em R$ 18,617 bilhões, 2,4% do que três meses antes, embora ainda 36,2% maior do que o de dezembro de 2008. O retorno anualizado sobre patrimônio líquido médio --índice de rentabilidade de um banco-- evoluiu de 47,4% para 56,8% entre o quarto trimestre de 2008 e o de 2009. As receitas com serviços no trimestre foram de R$ 3,61 bilhões, crescimento de 17,9% na comparação anual. No fim de 2009, os ativos totais do BB somavam R$ 708,549 bilhões, ante R$ 521,273 bilhões um ano antes, um avanço de 35,9%. (FolhaOnline)