ROTEIRO PEDAGÓGICO NATUREZA E SOCIEDADE

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Proposta para formação continuada
Advertisements

Projeto: Coleta seletiva do lixo
Organização Curricular da Escola
NATUREZA E SOCIEDADE Curso de Formação Natureza e Sociedade: Orientações Curriculares e os Cadernos de Apoio e Aprendizagem 17/04/12.
ESCOLA MUNICIPAL JOSÉ MARCUS CHERÉM
Sobre a Natureza e Especificidade da Educação
A CAMINHO DA SUSTENTABILIDADE
FESTIVAL LIXO LEGAL Escola de Educação Básica e Profissional
Educação Ambiental - GPEEA
Componentes: Jessica Rodrigues Carla Mattos Giovanna Dutra
LIXO NEM SEMPRE É LIXO.
PROGESTÃO ENCONTRO PRESENCIAL – MODULOS I E II SISTEMÁTICA DE ESTUDO
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PNLD 2014 – Ensino Fundamental II
Projeto: Lixo Zero 2013 Bombinhas – SC Prof. Rogério.
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Portfólio de Estágio Supervisionado
PROJETO EDUCAR E HUMANIZAR
Prof. Me. Marina Cardoso de Oliveira
Clube da Floresta “ Os Rebordãos” CADERNO DE MEMÓRIAS
Professora :Gilsilene Oliveira Nunes Disciplina : Português
PROJETO MÍDIAS NA EDUCAÇÃO MEIO AMBIENTE E CIDADANIA.
ANALISANDO A EDUCAÇÃO AMBIENTAL ARBORETO DA EMBRAPA FLORESTAS
LEI 9985/2000 SISTEMA NACIONAL DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO DA NATUREZA SNUC Art. 1o Esta Lei institui o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
SUPERVISORA: Fabiana Veríssimo Correa Silva
PLANEJAMENTO 2013 GEOGRAFIA PCNP Adriana Simi
Roteiro Pedagógico de CIÊNCIAS
ATIVIDADE PEDAGÓGICA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
COMPONENTES:CAROLINE
Projeto de Informática Educacional
Introdução: A ESP-PE realiza seus cursos técnicos de forma descentralizada através de parceirias interinstitucionais de saúde e de educação. O Curso Técnico.
ESCOLA MUNICIPAL ANÍZIO TEIXEIRA DA SILVA CURSISTAS:NEDINA EMBOAVA DE SOUZA, APARECIDA T. P. REGNER E MÁRCIA MONTEIRO MORAES ATIVIDADE 3.9-METADADOS DA.
Coordenação Geral de Educação Ambiental – CGEA
UME ANTONIO DEMÓSTENES DE SOUZA BRITTO
CURSO DE HISTÓRIA EAD.
Módulo Conexão do Saber
VALOR SONORO DAS VOGAIS LÍNGUA PORTUGUESA
Projeto: “Os três porquinhos”
ROTEIRO PEDAGÓGICO PARA USO DA CONEXÃO DO SABER
“Projetos para Suporte à Implementação do Currículo”
CÁTIA CAMARGO CÁTIA CAMARGO PÓLO VACARIA PÓLO VACARIA ORIENTAÇÕES GERAIS PARA O PROFESSOR.
Profª Márcia Velista Cavalcante
FALE COM O ROBÔ DICAS DE: JOGOS1 JOGOS2 VídeioJOGOS1 JOGOS2 Vídeio VISITA AO CENTRO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DE LOMBA GRANDE PALESTRA FAZENDO ARTE COM O MEIO.
DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DE CUIDANDO O MEIO AMBIENTE
FABIANA DE PAULA PEREIRA
Projeto Meio Ambiente Colégio Sorocaba.
RELATO DE TRABALHO PARA A II MOSTRA VIRTUAL DE INCLUSÃO DIGITAL
LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
O ensino de Ciências de acordo com os RCNs
Roteiro Pedagógico para o uso do Conexão do Saber
Informática Educativa Adriana Nascimento de Almeida Dias
BILHETES E CONVITES Angela e Camila UME Barão do Rio Branco
Detetive ecológico Ana Paula Carboni.
FABIANA DE PAULA PEREIRA
Nome da cursista: Maria Irene Volanin
Construção de um jogo de boliche
Por uma educação de qualidade
Natureza e Sociedade Higiene no dia-a-dia
Edição: Site da Educação – SEDUC
Animais conhecer para cuidar
INTRODUÇÃO METODOLOGIA CONCLUSÕES REFERÊNCIA Os resultados encontrados apontam para uma consciência ambiental pouco desenvolvida entre os estudantes, indicando.
AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL ENTRE ALUNOS DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE CAMPOS DOS GOYTACAZES-RJ Wagner Santos, Lis Peixoto Rocha,
1º PRÊMIO SEB MUNDO LEITOR
A Importância dos Jogos e Brincadeiras na Educação Infantil
UME PROF. ANTÔNIO DEMÓSTENES DE SOUZA BRITTO
Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil: é possível no ensino de música? Milena Cristina Izaias.
Bruna Rodrigues, Danieli Alves. Débora Eugênio e Mônica Padilha
SUSTENTABILIDADE GERTRUDES TORQUATO MENDES UME PEDRO II.
Escola Estadual Profª Paulina Rosa Professor Edson Nascimento.
Transcrição da apresentação:

ROTEIRO PEDAGÓGICO NATUREZA E SOCIEDADE MÓDULO: MONTE O CENÁRIO UME DR. PORCHAT DE ASSIS EDSON RODRIGUES DA SILVA KATIA DERITO RAMOS SILVIA MARIA DO NASCIMENTO SUZANA MARIA ROSSI TEIXEIRA TEREZA CRISTINA KASTRUP COUCEIRO

1- OBJETIVOS VALORIZAR ATITUDES DE PRESERVAÇÃO AMBIENTAL. ESTABELECER RELAÇÕES ENTRE A ESPÉCIE E SEU HABITAT. VALORIZAR ATITUDES DE MANUTENÇÃO DOS ESPAÇOS COLETIVOS E DO MEIO AMBIENTE. 2- CONTEÚDOS MEIO AMBIENTE. PRESERVAÇÃO AMBIENTAL. COLETA SELETIVA.

3- ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS I- PRESSUPOSTOS SOBRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL: REFERÊNCIAS CURRICULARES PARA EDUCAÇÃO INFANTIL/ MEC. II- ESTUDOS DO MEIO: OS ALUNOS, ORIENTADOS PELO PROFESSOR, PERCORREM A ESCOLA E A VIZINHANÇA, OBSERVANDO O QUE É DA NATUREZA E O QUE PRODUZIDO PELO HOMEM. OBSERVAÇÃO DA COLETA DE LIXO (DESCARTE EM LOCAL CORRETO, ARAMAZENAMENTO ADEQUADO, ETC). C. VISITAS AO AQUÁRIO MUNICIPAL, ORQUIDÁRIO E A PRAIA, MANTENDO O CUIDADO EM OBSERVAR TUDO NESSES LOCAIS; O QUE NATUREZA, O QUE O HOMEM CONSTRUIU E O CORRETO MANUSEIO DO LIXO.

III- PESQUISA EM REVISTAS: FIGURAS DE ANIMAIS EM EXTINÇÃO, ANIMAIS DE FLORESTA E ANIMAIS DOMÉSTICOS . IV- MONTAGEM DE UM AQUÁRIO COM OS ALUNOS COM MATERIAIS DE SUCATA. V- ELABORAÇÃO DE UMA HORTA NA ESCOLA (CANTINHO DA HORTA). VI- LEITURA DE HISTÓRIAS INFANTIS SOBRE O TEMA (MONTAR O CENÁRIO DA HISTORINHA INFANTIL, POR EXEMPLO: OS TRÊS PORQUINHOS - MONTAGEM DAS CASAS DOS PORQUINHOS). VII- DRAMATIZAÇÃO DOS MOVIMENTOS DOS ANIMAIS NO CENÁRIO DO SEU HABITAT, COMO SE LOCOMOVEM, SONS QUE EMITEM. VIII- ATIVIDADES NO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA COM OS “SITES” REFERENCIADOS.

4- REFERÊNCIAS ELETRÔNICAS: CURRICULARES PARA EDUCAÇÃO INFANTIL –MEC CAMAPNHA: MANTENHA LIMAPA A CIDADE- www.youtube.com/watch RECICLAR E SALVAR- www.clubinhosabesp.com.br/operacaolimpeza COR E RECICLAGEM- http://www.pakids.com.br/jogo_blocos_reciclagem.html ANIMAIS SELVAGENS E EM EXTINÇÃO-http://www.suapesquisa.com/animais/ www.danoninho.com.br/florestadodino www.tvratimbum.com.br/programas www.smartkids.com.br/passatempos