BIBLIOTECA INSTRUMENTO DE APOIO AO LETRAMENTO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Como sabemos o que é realidade e o que é imaginação?
Advertisements

CARACTERÍSTICAS DA FAIXA ETÁRIA DE 4 A 6 ANOS
Tipos Textuais Narrativos: Características nos gêneros literários conto e crônica Professora: Eduardo Muniz Disciplina: Língua Portuguesa.
Guia do Homem das Cavernas para o Sistema Decimal de Dewey
A APRENDIZADEM DOS PRINCÍPIOS BÁSICOS DO SISTEMA ALFABÉTICO: POR QUE É IMPORTANTE SISTEMATIZAR O ENSINO?
Oficina Hora do Conto Realização: Desire Martins Dornelles Pedagoga
Como fazer um cartaz Biblioteca Escolar.
Práticas de alfabetização e letramento no 1º ciclo: em que isto implica? LÂMINAS BASEADAS NAS PALESTRAS DAS PREFESSORAS MAGDA SOARES E MARIA DO SOCORRO.
A criança necessita sentir-se emocionalmente bem no espaço que ocupa.
A Ludicidade tão importante para a saúde mental do ser humano precisa ser mais considerada; o espaço lúdico da criança está merecendo maior atenção, pois.
Programa Algar Lê – Correio Educação Escola Municipal Cinderela
a melhoria da aprendizagem
Rosa Candeia Gianizeli
RELATOS DE EXPERIÊNCIAS
LETRAMENTO Hoje já não é mais suficiente para responder adequadamente às demandas contemporâneas. É preciso ir além da simples aquisição do código lingüístico,
Textos narrativos ficcionais e textos poéticos. Michele Picolo
QUEM SÃO OS AVENTUREIROS
LINGUAGEM E PENSAMENTO
Tudo começou com um ateliê de leitura, por alunos de 9ª, 10º e 11º
Comportamento informacional de estudantes do 6° ano do Ensino Fundamental de uma Escola Pública da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte José Geraldo.
PCNs – 1º Ciclo Língua Portuguesa. É pela mediação da linguagem que a criança aprende.
Escola de Tempo Integral
Layout, Convenções Gráficas e Informações Não Verbais
Rotina na Alfabetização:
CHICO XAVIER - LUZ DO SÉCULO
SEMINÁRIO DESCENTRALIZADO
Revisão /*======================================================*/
Língua Portuguesa Joseane Rocha.
GÊNEROS DISCURSIVOS DEFINIÇÃO:
Percepção do Espaço Pela Criança
Actividades realizadas
Projecto financiado com o apoio da Comissão Europeia no âmbito do programa “Lifelong Learning Programme – Comenius ( )” Ler, uma procura activa.
Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais-CEFET-MG
DENOTAÇÃO E CONOTAÇÃO DENOTAÇÃO – Atribui às palavras significados claros, objetivos, que evocam um único sentido, aceito pelas pessoas como algo convencional.
A MATEMÁTICA NAS PROFISSÕES
Nossos conteúdos estão organizados em três blocos:
FICHA de IDENTIFICAÇÃO
Assunto: Estudo do poema (versos e estrofes) Professora: Rosana Santos
ADELAIDE REZENDE DE SOUZA
Equipe de ciências da SME: Henrique Gomes Kelly Aguiar Santina Bordini
Ano 2 Unidade 1.
PLANO DE ACTIVIDADES DE INGLÊS
PROFª Leila de Souza Ganem
O MATERIAL PEDAGÓGICO I- AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA
Escola Municipal de Ensino Fundamental Martha Wartenberg
PRODUÇÃO DE TEXTOS NO CICLO DA ALFABETIZAÇÃO
Encontro com professores – Maio /11
ALGUMAS SITUAÇÕES PARA TRABALHO COM GÊNEROS TEXTUAIS EM SALA DE AULA
TIPOLOGIA TEXTUAL.
PROFª. Leila de Souza Ganem
Profª Vanessa M. Gasquez Tutora: Lina de Almeida Gattai
uma comunidade lusófona. uma comunidade lusófona é um projecto tomou ganhou cresceu;
BIBLIOTECA INSTRUMENTO DE APOIO AO LETRAMENTO Autora: Gisley Nunes Barbosa Feliciano Sérgio PREFEITURA MUNICIPAL DE IPATINGA CENFOP – Centro de Formação.
BIBLIOTECA INSTRUMENTO DE APOIO AO LETRAMENTO Autora: Gisley Nunes Barbosa Feliciano Sérgio PREFEITURA MUNICIPAL DE IPATINGA CENFOP – Centro de Formação.
Programa Mundo Leitor Professora: Moiseth Neves Série: Viagens - 1° ano do Ens. Fund.I Projeto: Uma viagem entre sons e poesias.
 Literatura Visual II Fernanda Machado.  Função das narrativas Porque, quem, quando e onde?
PROJETO “LENDO E VIVENDO”
Como eu brinco? Conto, desenho e pinto.
MESA ALFABETO.
ROTINA DIDÁTICA PARA ALFABETIZAR-LETRANDO
Orientações gerais para elaboração: Referencial teórico Recurso didático Articulação conteúdo/objetivos.
TECNOLOGIA MINHA ESCOLA. Tecnologia na minha escola. Quais são? Como elas vêm sendo utilizadas?
Capítulo 3: Encorajar a ler na creche. O uso precoce do livro, contribui para que a criança descubra na experiência de ler, um sentido que é agradável.
1 Os Métodos de alfabetização e as Cartilhas Leduc Laboratório de Estudos de Linguagem, Leitura, Escrita e Educação Margareth Brainer de Queiroz Lima Eliana.
ESCOLA MUNICIPAL SANTO RAFAGNIN
É … Biblioteca escolar 1º Ciclo Escola Básica da Ermida Agrupamento de Escolas Abel Salazar S. Mamede de Infesta Matosinhos.
RESULTADOS EDUCAÇÃO INFANTIL
Abrir o Apetite Poético
ALFABETIZAÇÃO.
Textos e textos Profª Sheila.
Transcrição da apresentação:

BIBLIOTECA INSTRUMENTO DE APOIO AO LETRAMENTO PREFEITURA MUNICIPAL DE IPATINGA CENFOP – Centro de Formação Pedagógica BIBLIOTECA INSTRUMENTO DE APOIO AO LETRAMENTO Autora: Gisley Nunes Barbosa Feliciano Sérgio

BIBLIOTECA INSTRUMENTO DE APOIO AO LETRAMENTO PREFERÊNCIAS DE LEITURA DOS 4 MESES AOS 2 ANOS PREFERÊNCIAS DE LEITURA Os livros que agradam devem ter: Figuras grandes Textos em verso, curtos, ritmados ou repetitivos Cores vibrantes, texturas e cheiros diferentes Enredos que tenham bichos como personagens Dobraduras, figuras que "saltam" da página, brinquedos agregados ao exemplar.

BIBLIOTECA INSTRUMENTO DE APOIO AO LETRAMENTO PREFERÊNCIAS DE LEITURA DOS 3 AOS 4 ANOS PREFERÊNCIAS DE LEITURA Os livros que agradam devem ter: Histórias de animais ou enredos baseados em acontecimentos comuns à vida da criança: a chegada de um irmãozinho, a entrada na escola, dormir na cama dos pais etc. Poesias infantis ou histórias com trechos de músicas Contos de fadas Jogos, massinhas, dobraduras, moldes para pintar ou qualquer outra atividade interativa

BIBLIOTECA INSTRUMENTO DE APOIO AO LETRAMENTO PREFERÊNCIAS DE LEITURA DOS 5 AOS 6 ANOS PREFERÊNCIAS DE LEITURA Os livros que agradam devem ter: Charadas, piadas, jogos de adivinhação ou de trava-língua (brincadeira de unir palavras difíceis de pronunciar, como três pratos de trigo para três tigres). Histórias de dinossauros, curiosidades sobre animais, explicações de como funcionam as coisas, fábulas folclóricas Textos simples e curtos Enredos nos quais os personagens são letras e números

BIBLIOTECA INSTRUMENTO DE APOIO AO LETRAMENTO PREFERÊNCIAS DE LEITURA DOS 7 AOS 9 ANOS PREFERÊNCIAS DE LEITURA Os livros que agradam devem ter: Textos mais longos, divididos em capítulos Biografias de astros da música ou do esporte Informações inusitadas, como há no Guiness - O Livro dos Records, nos manuais infantis, nos livros de curiosidade e as enciclopédias Textos sobre o corpo humano ou sobre astronomia Explicações de como fazer mágicas, montar brinquedos ou mexer na Internet

BIBLIOTECA INSTRUMENTO DE APOIO AO LETRAMENTO PREFERÊNCIAS DE LEITURA DOS 10 AOS 12 ANOS PREFERÊNCIAS DE LEITURA Os livros que agradam devem ter: Histórias de suspense, aventura e ficção científica Personagens que têm a mesma idade do leitor Relatos de acontecimentos reais ou biografias Poesias ou letras de músicas Textos escritos como cartas ou diários