1 Empreendedorismo Prof. Guilherme Alexandre Monteiro Reinaldo Recife.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Advertisements

Processo empreendedor
Em Busca de um Novo Modelo de Aprendizagem Organizacional.
Empresa Classe Mundial e Analista de Negócio
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
ELABORAÇÃO DE PLANO DE CURSO-DISCIPLINA NAP-LORENA/2003
O processo de desenvolvimento do espírito empreendedor
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS Treinamento e Desenvolvimento
COMERCIALIZAÇÃO DE PROJETOS E SERVIÇOS DE TI
Modelagem de Processos com BPM
PLANO DE NEGÓCIOS PARA EMPREENDEDORES E EMPRESÁRIOS
Empreendimentos em Informática
Empreendedorismo Nívea Cordeiro 2010.
Gestão do Conhecimento na prática
Empreendedorismo nas Empresas
Empreendedorismo Apresentação PEA – Programa de Ensino e Aprendizagem
Tecnologia e Gestão da Informação
Análise de Sistemas Contábeis
Sistemas de Informação Gerenciais
Desenvolvimento e Capacitação: o papel da gestão de pessoas
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
Liderança em Pequenas e Médias Empresas
Prof. Guilherme Alexandre Monteiro Reinaldo Recife
Empreendedorismo pode ser aprendido
A importância do Planejamento Estratégico
Teorias Modernas de Gestão
GESTÃO E EMPREENDEDORISMO AULA I
Programa Postgrado Ideia- Universidad Americana Empreendedorismo Prof. Marcelo Bárcia Jan/2013
conhecimentos em resultados
Empreendedorismo Prof. Dr. José Dornelas.
Sistemas Operacionais
Prof. Guilherme Alexandre Monteiro Reinaldo Recife
Você deseja ser um vendedor de sucesso?
CURSO TECNICO EM ADMINISTRAÇÃO
Inteligência Artificial
Empreendedorismo Prof. Dr. José Dornelas.
EMPREENDEDORISMO   Carga horária semanal: 2 Carga horária total: 40 Carga horária em aulas expositivas: 33 Carga horária em atividades práticas supervisionadas.
e-Commerce (Comércio Eletrônico)
Prof. Ms. José Vicente Dias Mascarenhas
  EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO.
Sistemas de Informação Gerenciais
GESTÃO DE EMPREENDIMENTOS – 7ADN1
Planejamento Estratégico
APRESENTAÇÃO Formado em Logística Empresarial; Pós-Graduando:
1 Encontro Nacional das Escolas de Governo Sejam Bem-vindos ao Brasília,
Carlos Visão Global Social
Técnicas de Empreendedorismo
 Empresa  Empresário  Empreendedor;  Plano de Negócios;  Planejamento Estratégico;  Gerenciamento de Recursos Empresariais.
ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS II Ciência da Computação Prof. Rose Grossi Fagen – UFU Fagen – UFU Aula Aula
Aula 1 Planejamento Estratégico de Marketing
Sejam bem vindos!.
GESTÃO E EMPREENDEDORISMO
Professor Douglas Pereira da Silva Bacharel em Administração com ênfase em Marketing. Pós Graduado em Gestão Estratégica de Negócios. Pós -Graduado em.
PLANEJAMENTO DE ENSINO
Prof. Guilherme Alexandre Monteiro Reinaldo Recife
1 Tipos e Abertura de Empresa Prof. Guilherme Alexandre Monteiro Reinaldo Recife.
1 Investimentos em Startups Prof. Guilherme Alexandre Monteiro Reinaldo Recife.
Empreendedorismo Prof. Msc. João Neto. Apresentações e Expectativas.
Formado em Logística Empresarial; Pós-Graduando: Metodologia e Didática do Ensino Superior Gestão Estratégica de Negócios Profissional na área de logística.
A inovação como um processo de gestão
1 Lista de Exercício (Algoritmos de Substituição de Páginas) Prof. Alexandre Monteiro Recife.
Prof. Ms. Luiz Fernando Empreendedorismo Aula 1 Conceitos essenciais.
1 Governança de TI Exemplos de Modelos Melhores Práticas Prof. Guilherme Alexandre Monteiro Reinaldo Recife.
1 Plano de Negócios Parte 2 Prof. Guilherme Alexandre Monteiro Reinaldo Recife.
APRESENTAÇÃO Formado em Logística Empresarial; Pós-Graduando: Metodologia e Didática do Ensino Superior Gestão Estratégica de Negócios Profissional na.
Professor Douglas Pereira da Silva Bacharel em Administração com ênfase em Marketing. Pós Graduado em Gestão Estratégica de Negócios. Pós -Graduado em.
Professor Douglas Pereira da Silva Bacharel em Administração com ênfase em Marketing. Pós Graduado em Gestão Estratégica de Negócios. Pós -Graduado em.
GESTÃO ORGANIZACIONAL
Gestão de pessoas em ambiente dinâmico
1 Gestão em TIC Tecnologia da Informação e Comunicação (Ensino-Aprendizagem) Prof. Guilherme Alexandre Monteiro Reinaldo.
Transcrição da apresentação:

1 Empreendedorismo Prof. Guilherme Alexandre Monteiro Reinaldo Recife

Apresentação do Professor n Graduado em Ciência da Computação – UFPE, n Mestre em Ciência da Computação – UFPE, 2009 n Servidor Público – ATI (Agência de Tecnologia da Informação) n Experiência como Professor em outras instituições: FAFICA (Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Caruaru) Pós-Graduação – FG, FAFIRE, ESTÁCIO, FMR Núcleo de EAD – UFRPE (Licenciatura em Computação) CEFOSPE (Centro de Formação de Servidores do Estado) n Cordelista (Escritor e Declamador de Cordel) n Educador Financeiro $$$$

Contatos n Prof. Guilherme Alexandre Monteiro Reinaldo n Apelido: Alexandre Cordel n /hangout: n Site: n Celular: (81)

Roteiro n Acordo de Convivência n Plano de Ensino Competência Habilidades Bases Tecnológicas Metodologia de Ensino e Aprendizagem Metodologia de Avaliação Bibliografia n Empreendedorismo

Acordo de Convivência n Celular no silencioso e sair para atender n Horário: 19:00h às 22:00h (±10min de tolerância) n Presença/participação em aulas (valerão nota) n Haverá exercícios/projetos valendo nota n Faltas em aulas (não justificadas) n Intervalo (~20:30h) n Provas (subjetivas) n Momentos Relax (descontração)

Ementa n Nesta disciplina o aluno terá oportunidade de discutir sobre a importância das pequenas e médias empresas como alternativa de desenvolvimento econômico e empregabilidade no contexto de alta competitividade. n O aluno será capaz de identificar reais oportunidades de empreender seu próprio negócio, bem como desenvolver habilidades que vão favorecer sua proatividade no ambiente organizacional. n Serão utilizados para esse fim estudos de casos de sucessos, palestras com empreendedores locais e, por fim, a elaboração de um plano de negócio.

Objetivos n Negociar e gerenciar conflitos de forma eficiente e eficaz com agentes internos e externos das organizações. n Implementar as ferramentas do empreendedorismo nas empresas em que atuam, visando o aumento da capacidade e visão empreendedora da organização. n Avaliar as condições para se tornar empreendedor em um mercado competitivo. n Elaborar um plano de Negócio adequado às condições mercadológicas na região na qual pretende atuar, com o intuito de melhorar a gestão empreendedora da empresa.

O que envolve a disciplina?

Conteúdo – Unidade 1 n Aula 1 - Empreendedorismo - conceito e evolução histórica n Aula 2 - Cenários e Tendências n Aula 3 - Características e Perfil do Empreendedor n Aula 4 - O mercado e as Oportunidades de Trabalho n Aula 5 - Os Principais Focos da Atuação Empreendedora n Aula 6 - Competência Empreendedora e seu Desenvolvimento n Aula 7 - Carreiras Empreendedoras

Conteúdo – Unidade 2 n Aula 8 - Empreendedorismo e Desenvolvimento Econômico n Aula 9 - Obstáculos ao Desenvolvimento do Empreendedorismo n Aula 10 - Empreendedorismo Corporativo n Aula 11 - O Comportamento Empreendedor nas Organizações n Aula 12 - Inovação como Imperativo Organizacional n Aula 13 - A Prática do Empreendedorismo Corporativo n Aula 14 - Elaboração do Plano de Negócio

Plano de Ensino n METODOLOGIA DE ENSINO APRENDIZAGEM: Como estratégias de ensino e aprendizagem, estão previstas as seguintes: Aulas expositivas/dialogadas; Exercícios e Projetos; Trabalho em equipe; Artigos e vídeos; Palestras;

Plano de Ensino n METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO: Como estratégias de avaliação do processo de ensino/aprendizagem, estão previstas as seguintes: Prova escrita; Trabalhos/Projetos em equipe; Exercícios; Verificação da assiduidade e participação em aula.

Plano de Ensino n BIBLIOGRAFIA BÁSICA: 1.DORNELAS, José Carlos Assis. Plano de negócios: seu guia definitivo o passo a passo você planejar e criar um negócio de sucesso. Rio de Janeiro: Elsevier, DORNELAS, José Carlos Assis. Empreendedorismo: transformando ideias em negócios. Rio de Janeiro: Campus, LEITE, Emanuel. O fenômeno do empreendedorismo: criando riquezas. Recife: Bagaço, 2002

Plano de Ensino n BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR: 1.BRITTO, Francisco; WEVER, Luiz. Empreendedores brasileiros: Vivendo e aprendendo com grandes nomes. Rio de Janeiro: Elsevier, CHIAVENATO, Idalberto. Administração nos novos tempos. Rio de Janeiro: Campus, DOLABELA, F.. O segredo de Luísa. Rio de Janeiro: Sextante, HISRICH, Roberto D.; SOUSA, Tresa Felix de; PETERS, Tom. Empreendedorismo. Porto Alegre: Bookman, DOLABELA, Fernando. Oficina do empreendedor: a metodologia de ensino que ajuda a transformar conhecimento em riqueza. São Paulo: Cultura, 2000.

E vocês? O que esperam da disciplina?

Empreendedorismo O que é? empreender EMPREENDEDOR anjo$ STARTUPS

Empreendedorismo O que é? n É o estudo dedicado ao desenvolvimento de competências e habilidades relacionadas à criação. n Saber identificar oportunidades e transformá-las em realidade.

Empreendedorismo O que é? n A importância do empreendedorismo está na geração de riquezas, promovendo crescimento, desenvolvimento. n Gerar mudança tanto econômica quanto social.

Ser Empreendedor n Ser empreendedor é possuir algumas das características como: Criatividade; Pró-atividade; Capacidade de Organização; Planejamento; Responsabilidade; Capacidade de liderança; Habilidade de Trabalhar em Equipe; Assumir Riscos – calculados; Controlar resultados; Ter uma Visão de Futuro; Aproveitar as Oportunidades; Ser agente de mudança; Ser Resiliente; Saber Ouvir; Facilidade em comunicação e; Encarar os possíveis fracassos como uma oportunidade de aprender e ser melhor.

STARTUPS – o que é? n É um grupo de pessoas à procura de um modelo de negócios repetível e escalável, trabalhando em condições de extrema incerteza. n Existem características que diferem as startups dos negócios tradicionais. n A mais evidente é o grande potencial de crescimento versus seu investimento inicial.

CARACTERÍSTICAS DE STARTUPS n Não há como afirmar se a empresa irá dar certo; n O modelo tem de ser inovador; n Modelo de negócios enxuto; n Ser repetível, ou seja, ser capaz de entregar o mesmo produto novamente em escala potencialmente ilimitada, sem muitas customizações ou adaptações para cada cliente; n Ser escalável, crescer cada vez mais, sem que isso influencie no modelo de negócios; n Crescer em receita, com custos baixos. Isso fará com que a margem seja cada vez maior, acumulando lucros.

Objetivos?Objetivos?

Despertar, debater e desenvolver o Empreendedorismo

Estudar as características pessoais e técnicas do empreendedor Idealizar um negócio, realizar um estudo de viabilidade técnica e econômica...

Referências 1.DORNELAS, José Carlos Assis. Plano de negócios: seu guia definitivo o passo a passo você planejar e criar um negócio de sucesso. Rio de Janeiro: Elsevier, DORNELAS, José Carlos Assis. Empreendedorismo: transformando ideias em negócios. Rio de Janeiro: Campus, LEITE, Emanuel. O fenômeno do empreendedorismo: criando riquezas. Recife: Bagaço,