REGIME DE DRAWBACK O Regime de Drawback é um incentivo a exportação. Ele confere isenção de impostos na importação da matéria prima destina a fabricação.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PROCEDIMENTOS PARA IMPORTAÇÃO
Advertisements

Parte 3 Revisão Importação.
Grupo 14B subgrupo X Nomes:Gustavo Barroso Coutinho Ana Luiza Alves
Unidade 06: O mecanismo de Pedir Grupo 08I
DRAWBACK Integrantes: Bruno Cani Guide Caio Menezes Daniel
Teoria e Pratica Cambial II 8º Semestre - Administração
14. DRAWBACK DISCIPLINA: Logística Internacional FONTES:
SEMINÁRIO – PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO I
LOGÍSTICA Grupo 97..
“Gestão de Estoques na Cadeia de Logística Integrada”- Hong Yuh Ching
REPENSANDO A LOGÍSTICA
Estrutura da Cadeia de Logística
Drawback Suspensão Integrado.
DRAWBACK – O QUE É? É UM REGIME ADUANEIRO ESPECIAL DE INCENTIVO ÀS EXPORTAÇÕES, QUE PERMITE IMPORTAÇÕES E/OU COMPRAS NO MERCADO INTERNO DE INSUMOS, MATÉRIAS-PRIMAS,
REGIMES ADUANEIROS ESPECIAIS, ECONÔMICOS OU SUSPENSIVOS
INTRODUCÃO DRAWBACK CONTEXTO MACRO-ECONÔMICO
AULA 1 LEIS DE INFORMÁTICA 7232 – FACULDADE PITÁGORAS
IMPOSTO DE IMPORTAÇÃO Regimes de Tributação
JOZÉLIA NOGUEIRA BROLIANI PROCURADORA DO ESTADO
Legislação de DB Vilma Lima.
Repensando a Logística 14 C Subgrupo 2 Elisa Carrer Paulo Ricardo.
INCOTERMS Termos do Comércio Internacional
Empresa Através de seu diretor o Sr. Robinson Collado, Despachante Aduaneiro que a mais de quinze anos desenvolve no mercado um trabalho sério e comprometido,
MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR
Medidas de Incentivo à Competitividade Min. Guido Mantega 05 de Maio de 2010.
Departamento de Operações de Comércio Exterior - DECEX
MINISTÉRIO DA FAZENDA Secretaria da Receita Federal do Brasil
OPERAÇÕES DE COMÉRCIO EXTERIOR
LOGÍSTICA – JOSÉ MACHADO CARREGOSA
Macroeconomia Política Fiscal
Exportação Características.
Repensando a Logística
IMPOSTO DE IMPORTAÇÃO Regime de Tributação Unificada - RTU
MODELOS DE REDES E CADEIAS REVERSAS
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS Prof. Msc. Romina Paradizo Prof. Msc. Francisco Prancacio Carvalho.
CURSO DE PRÁTICA FISCAL (1)
DRAWBACK VERDE-AMARELO HABILITAÇÃO / RE / IDADIMPLÊNCIA
Contabilidade Comercial
EQUIPE: ANDREY ANTHONY CLÁUDIA SEABRA DANIELE MOREIRA DONALDO JUNIOR ELIDIMAR GAIA MARIA ROSA.
IMPOSTO DE IMPORTAÇÃO.
Repensando a Logística
As operações de importação envolvem:
6.9 – TRATAMENTO TRIBUTÁRIO NA IMPORTAÇÃO
IPI Imposto sobre produtos industrializados
DRAWBACK MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR
Veris Faculdade 1 Prof.Ronaldo Harada CONTABILIDADE TRIBUTÁRIA IPI 17/09/2010.
Prestações de Serviço de Transporte Art. 2° São hipóteses de incidência do ICMS: VI - as prestações de serviços de transporte interestadual e intermunicipal,
UNIDADE I Tributos Incidentes no Comércio Exterior
Marcelo Landau FIEP, Curitiba, 30 de junho de 2015
Ianny Cristina de Campos Oliveira e Carvalho
DRAWBACK SUSPENSÃO HABILITAÇÃO
Administração de Materiais
REGIME ADUANEIRO ESPECIAL DE DRAWBACK
3 - ATIVIDADE EXPORTADORA E IMPORTADORA
2.5 – EXPORTAÇÃO - NOÇÕES INTRODUTÓRIAS
PERGUNTAS Quais são as práticas da responsabilidade ambiental da logística? O que é logística reversa? Quais são suas principais vantagens? Qual o objetivo.
MAGA Serviços Aduaneiros Ltda.
9 - ROTEIRO PARA IMPORTAÇÃO IMPORTA FÁCIL
Veris Faculdade 1 Prof.Ronaldo Harada CONTABILIDADE TRIBUTÁRIA 03/09/2010.
10 - ROTEIRO PARA EXPORTAÇÃO EXPORTAR É FÁCIL
Carlos Biavaschi Degrazia Brasília, DF, 10 de novembro de 2015 Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior - MDIC Secretaria de Comércio.
IMPOSTO DE IMPORTAÇÃO Art. 153, I da Constituição Federal; Função extrafiscal; Fato gerador – sujeito passivo art. 19 CTN – desembaraço aduaneiro, entrada.
DrawBack. “Incentivo à exportação que isenta ou suspende, dependendo da modalidade,o pagamento dos tributos incidentes na importação de insumos ou semi-acabados,
Regime Aduaneiro Especial
A POLÍTICA NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS instrumentos, avanços e oportunidades A VISÃO DA INDÚSTRIA.
Marcelo Landau BRASÍLIA, DF, 15 de março de 2016 Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior - MDIC Secretaria de Comércio Exterior -
20091 COMÉRCIO EXTERIOR 2 Prof. Ricardo S. N. Nóbrega.
ABIMO 338 associados divididos em 6 setores % 80% De todas as empresas do setor médico são associadas à ABIMO Do faturamento do setor médico vem.
BENEFÍCIOS FICAIS E CREDITÍCIOS NA EXPORTAÇÃO Comércio Exterior Ronaldo Ramos.
Regimes aduaneiros especiais e atípicos
Transcrição da apresentação:

REGIME DE DRAWBACK O Regime de Drawback é um incentivo a exportação. Ele confere isenção de impostos na importação da matéria prima destina a fabricação de mercadorias que serão vendidas ao mercado Externo. Consequência: Diminuição do produto exportado, dando competitividade no mercado externo. .

CARACTERÍSTICA: REGIME DE DRAWBACK Isenção de impostos na importação da matéria prima destinada a fabricação para venda no Exterior; Regulamentado pela SECEX e DECEX; Isenção dos Impostos: II, PIS e PASEP COFINS,Adicional de frete; ICMS;

Ex.:O grupo PSA PEUGEOT CITROEN visam a otimização e racionalização de seus fluxos logísticos de fornecimento de peças e distribuição de veículos de nível Internacional · A exportação dos veículos fabricados nas diversas plantas do grupo aos diversos mercados consumidores em todo o mundo. · A exportação e a importação de peças e componentes para a fabricação dos veículos a partir dos diferentes fornecedores do grupo.

BENEFÍCIOS DO USO DO DRAWBACK O regime de drawback permite o reembolso dos impostos de importação das peças que satisfazem as seguintes condições: ·Fabricação em um país não membro da União Européia (origem fora da União Européia) ·Transformação, reparação ou montagem em um país membro da União Européia. · Reexportação do produto transformado, reparado ou montado a um país não membro da União Européia.

COMO ISSO FUNCIONA: REGIME DE DRAWBACK A idéia principal é adquirir produtos (matéria prima,produtos semi-elaborados ou acabados, utilizados para fabricação de outro produto exportado) com qualidade ou preços competitivos no mercado internacional, importá-los com isenção do I.I. e, após beneficiamento, exportar seu produto acabado.

MODALIDADES DE APLICAÇÃO: Suspensão do pagamento dos tributos exigíveis na importação da mercadoria a ser exportada após beneficiamento – prazo 01 ano prorrogável por mais 01 ; Isenção tributos exigíveis na importação de mercadoria, em quantidade e qualidade equivalente à utilização no beneficiamento, fabricação, complementação ou acondicionamento de produto exportado; Restitução total ou parcial dos produtos que incidiram sobre a importação anterior de mercadoria que tenham sido ou venham ser exportadas, após o beneficiamento.

APLICAÇÕES E BENEFICIÁRIOS: DRAWBACK APLICAÇÕES E BENEFICIÁRIOS: O Drawback é aplicado às mercadorias importadas, para futura exportação de: Qualquer outro produto que integre um processo de fabricação; Matéria prima; Insumos Partes e componentes; .

Benefícios concedidos ao Drawback constituem na dispensa de: Imposto de Importação; IPI/ICMS Adicional frete de renovação da marinha mercante; Taxa de expediente de emissão de guia de importação; Exame de similaridade nacional Transporte por navio de bandeira brasileira; .

PRINCÍPIO DO DRAWBACK É a isenção para importação mercadoria de mesma quantidade e qualidade. No entanto, há permissão de ser trazer uma mercadoria equivalente, mas de melhor qualidade em virtude da inovação tecnológica. Sendo o prazo de vigência de um ano, admitindo uma única prorrogação por igual período. Salvo as mercadorias destinada a produção de bens de capitais de longo ciclo de fabricação, quando o prazo máximo será de cinco anos.

DRAWBACK A que bens se aplica o regime de Drawback: Beneficiamento; Transformação; Montagem; Acondicionamento; Recondicionamento.

DRAWBACK VERDE E AMARELO As compras internas com fins exclusivamente de exportação serão compradas e observarão o mesmo regime de tratamento fiscal que as importação desoneradas com fim exclusivamente de exportação feitas sob o regime de Drawback. Lembramos que não se trata de uma importação propriamente dita e nem há concessão do Regime pelo DECEX. São Compras Internas de mercadorias, excluindo a cobrança do IPI, PIS/PASEP e COFINS. Quanto a cobrança do ICMS, tal imposto não de competência da União, não podendo conceder benefício em relação a tributo Estadual.

DRAWBACK QUESTIONÁRIO 1) Quais os órgãos responsáveis pela habilitação de empresas no regime de Drawback? 2) Qual o regime tributário do drawback em suas três modalidades? 3) O que vem a ser Drawback verde amarelo? 4) Cites os regimes de drawback que são usados para repor matéria prima usadas em mercadorias. 5) Qual o prazo de vigência do drawback de isenção e de suspensão?

DRAWBACK VERDE E AMARELO PROXIMA AULA DRAWBACK VERDE E AMARELO