Autoras: Rosana Rita Gottardi Van Opstal Edição: Site da Educação - SEDUC.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Educação Especial Adaptação Curricular Supervisoras Rosana e Rosângela
Advertisements

Formação Sala de Leitura e Filosofia
A informática na Educação Indígena
Professora Ticyara Halik Smanioto Vicente
Projeto “ A Televisão” Escola Estadual Maria José
Elisabeth Scaramussa Correia
Josiania Duarte de Andrade
RELEITURA DE UMA POESIA
NTD – 1ª ETAPA Interpretação Textual
Como fazer essa atividade?
Laura Jane Pereira Fernandes Lia Jussara Leães Segala
CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE
Escola Municipal Efantina de Quadros Sólidos Geométricos
Sexta-feira do professor projeto proler PARCERIA –1ª COoRDENadoria S.E. & UNIRITTER TRILHANDO OS CAMINHOS DA LEITURA E DA ESCRITA.
ROTEIRO PROPOSTA DO PROJETO
POLO UAB/UNICENTRO – SÃO MATEUS DO SUL – PR
Jogos Olímpicos EDUCAÇÃO FÍSICA Módulo – Jogos Olímpicos
PROJETO DE LIBRAS.
PIPAS POÉTICAS Carlos Drummond de Andrade
TEMA A Importância do Lúdico e do Concreto na Educação Infantil e nas Primeiras Séries do Ensino Fundamental (Parte Final) Jogos Lúdicos e o Ensino da.
ORIENTAÇÕES PROGRAMÁTICAS
PROJETO POESIA NA ESCOLA
Actividades realizadas
Orientação Técnico-Pedagógica
Trabalho em grupo.
Conectado com a Educação
Curso de Especialização em Mídias na Educação
Projeto: Conta que eu conto
MATEMÁTICA Brincando com as cores e formas geométricas
EE Edwards Corrêa e Souza Três Lagoas - MS
ESPAÇO E FORMA Proposta de atividade como produto do Portal do Professor Cursista: ROSANGELA ROSA Ativ. 3.5 – módulo III.
Diretoria de Ensino Região Caieiras (Item 1)
Biblioteca + Livro Didático + TV Escola + Sala de Informática = CEMTE.
Linguagem Oral e Escrita
Ponto de partida Capítulo 3
MARISA RODRIGUES PINHO
PREFEITURA MUNICIPAL DE JARAGUÁ DO SUL
ROTEIRO PEDAGÓGICO PARA USO DA CONEXÃO DO SABER
Matemática Aprendendo Matemática
PROJETO DE IMPLEMENTAÇÃO DO GESTAR
Conexão do saber Língua Portuguesa
Curso de Especialização em mídias Integradas na Educação
Poemas Professora Janete.
COMBATE À DENGUE NA ESCOLA
CONCURSO PREFEITURA 2009 Professor Inglês Fundamental II e Médio
Autora: Luanna Duarte Edição: Site da Educação - SEDUC
PRODUÇÃO DE TEXTOS NO CICLO DA ALFABETIZAÇÃO
Resultados da Rede Estadual do SARESP Secretaria de Estado da Educação CIMA – Coordenadoria de Informação, Monitoramento e Avaliação Educacional.
Roteiro Pedagógico para o uso do Conexão do Saber
BIBLIOTECA ESCOLAR UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO – CAMPUS I DISCIPLINA: REFERENCIAIS TEÓRICO-METODOLÓGICOS DO ENSINO DA LÍNGUA.
POESIA E MÚSICA COM VINÍCIUS DE MORAES U.M.E. “Pedro II”
BILHETES E CONVITES Angela e Camila UME Barão do Rio Branco
FABIANA DE PAULA PEREIRA
Figuras de Linguagem Adilson Camilo Lima Santos, novembro de 2011.
Leitura e Escrita Rosária Politano Lobo UME Pedro II
Autora: Elianete da Costa Sales Abdouni
Natureza e Sociedade Higiene no dia-a-dia
Levando em consideração este momento inicial da criança à escola, que é um evento social de extrema importância para ela. Caracteriza-se a idade como da.
PROFESSORES ENVOLVIDOS: ALESSANDRA LOPES DAIANE BARBOSA.
SONS DA CIDADE UME PEDRO II VERA HELENA RIBAS DOS SANTOS Língua Portuguesa CELI BARCELOS REIS ARAÚJO Ínterprete de Libras MÓDULO: SONS DA NATUREZA E DA.
ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELOS ALUNOS
Programa Mundo Leitor Professora: Moiseth Neves Série: Viagens - 1° ano do Ens. Fund.I Projeto: Uma viagem entre sons e poesias.
Professoras: Lilian Mara Moraes, Eliane Lima Apa e Dora Aparecida Alvares Pereira Rabelo HISTÓRIA.
Aventuras com Chapeuzinho Vermelho
UME PROF. ANTÔNIO DEMÓSTENES DE SOUZA BRITTO
Projeto: SOU LETRANDO. Acadêmicos: Thainara Lobo e Ailton Ourique
Abrir o Apetite Poético
POEMA PROPOSTA ALFABETIZAR LETRANDO
Formação continuada 2º Encontro
POR UMA EDUCAÇÃO QUE O BRASIL MERECE. 29 CENPEC anos À SERVIÇO DE UMA EDUCAÇÃO PÚBLICA DE QUALIDADE PARA TODOS.
Transcrição da apresentação:

Autoras: Rosana Rita Gottardi Van Opstal Edição: Site da Educação - SEDUC

Segmento/ano: ensino fundamental. cicloII, 8º e 9º anos. Área de conhecimento: Língua Portuguesa Módulos do Conexão do Saber: Interpretação De Texto Poético; A Poesia E Suas Aplicações; Figuras De Linguagem. Ensino Fundamental. Ciclo II

Desenvolver a competência liguística e produtora de textos. Desenvolver a habilidade de identificar o conteúdo semântico de aspectos morfossintáticos da língua. Dar ao pensamento maior força e ou expressividade.

Poesia Música Figuras de linguagem Interpretação de texto

Por meio das poesias e músicas trabalhar com a sonoridade, as rimas, as figuras de linguagem encontradas. As crianças podem pesquisar na biblioteca da escola, ou do município, bem como pesquisar virtualmente, utilizando o laboratório de informática da escola.

Os alunos podem escolher poesias de autores prédeterminados pela professora: Vinícius de Moraes, Cecília Meireles, etc. Músicos: Chico Buarque, etc Sugerir a montagem de um sarau poético por parte dos alunos, que podem fazer em grupos ou com a classe toda envolvida num mesmo projeto

Haverá uma apresentação do sarau feito pelos alunos,na qual, todos se apresentarão de alguma maneira: cantando, declamando trechos de poesias, dançando, dramatizando, etc. Os alunos poderão escrever seus próprios poemas e publicar para a escola toda.

Módulos do conexão do saber Cecília Meireles Vinícius de Moraes Chico Buarque