Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa MATEMÁTICA CADERNO 1 Professora Orientadora: Rosimeri Meirelles meirelles.pacto@gmail.com
DINÂMICA: POEMAS PROBLEMAS
CADERNO DE METACOGNIÇÃO
Apontar possibilidades para a organização do trabalho pedagógico. Objetivos do Caderno 1 OBJETIVOS Caracterizar a comunidade de aprendizagem da sala de aula com vistas à Alfabetização Matemática de todos os alunos. Destacar a intencionalidade pedagógica como elemento essencial no processo de alfabetização. Apontar possibilidades para a organização do trabalho pedagógico. Compartilhar vivências de professores que buscam garantir os Direitos de Aprendizagem de Matemática de todos os alunos.
CONTRATO DIDÁTICO Proposta de trabalho 02/09/2014 Boas vindas e Dinâmica “Poemas Problemas” Caderno de metacognição Objetivos do Encontro Apresentação do contrato didático Travessia do Rio Leituras do Encontro (em grupos) Sistematização CRIATIVA Lanche Leitura Deleite “Era uma vez um Menino Travesso” Vídeo: “O que as crianças sabem sobre os números” Apresentações Algumas Considerações Livro da Vida CONTRATO DIDÁTICO Proposta de trabalho 02/09/2014
Caderno: Jogos na AlfabetizaçãoMatemática TRAVESSIA DO RIO - nº 14
Sistematização criativa TEXTO 1: Organização do Trabalho Pedagógico para a Alfabetização Matemática - p. 06 - 15 TEXTO 2: Organização da sala de aula: fazendo a aula acontecer – p. 16-26 TEXTO 3: O fechamento da aula – p. 27-39 LEITURAS DO ENCONTRO Caderno 1 Sistematização criativa
Vamos Lanchar?
LEITURA DELEITE
VÍDEO: “ O QUE AS CRIANÇAS SABEM SOBRE O NÚMERO?”
Sistematização criativa TEXTO 1: Organização do Trabalho Pedagógico para a Alfabetização Matemática - p. 06 - 15 TEXTO 2: Organização da sala de aula: fazendo a aula acontecer – p. 16-26 TEXTO 3: O fechamento da aula – p. 27-39 APRESENTAÇÕES Caderno 1 Sistematização criativa
MATERIAL COMPLEMENTAR
Livro da Vida
TEMA DE CASA Fazer o registro reflexivo do encontro (Caderno de Metacognição). Fazer levantamento dos Materiais Didáticos de Matemática existentes em sua escola e em sua sala. Ler o restante do caderno: pág 40 à 72. Trazer o Caderno 2.