Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
Advertisements

Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
Formadora: Andréia Sol
PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA Ciclo de Alfabetização
PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
Práticas de alfabetização e letramento no 1º ciclo: em que isto implica? LÂMINAS BASEADAS NAS PALESTRAS DAS PREFESSORAS MAGDA SOARES E MARIA DO SOCORRO.
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
Encontro Formativo dos Professores Orientadores de Sala de Leitura DRE IQ “Leituras que inspiram descobertas”
2º Encontro Formativo da SAAI
TAREFAS SOLICITADAS NO ÚLTIMO ENCONTRO
Programa aluno pesquisador
BOLSA ALFABETIZAÇÃO 2º semestre / 2008.
EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
Projeto TRILHAS e Rede de Ancoragem
PROJETO TISTU O MENINO DO DEDO VERDE
PNAIC PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
GRUPO DE ESTUDOS PNAIC / 2013
ESCOLA ESTADUAL MARIA JOSÉ
Rotina na Alfabetização:
REUNIÃO ADMINISTRATIVA E PEDAGÓGICA
Planejamento - Professor
Altinópolis.
Ensinar a ler e a escrever nas aulas de Ciências
EMEF Álvares de Azevedo - DRE Ipiranga
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Introdução à Aula Esclarecimento da Aula Formas de Participação
“Num mundo como o atual, em que os textos estão por toda a parte, entender o que se lê é uma necessidade para poder participar plenamente da vida social.”
Planejamento PNAIC 2014.
PROGRAMA NACIONAL ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
Ciências no Ensino Fundamental e na Educação Infantil – Aula 9
TEMA A Importância do Lúdico e do Concreto na Educação Infantil e nas Primeiras Séries do Ensino Fundamental (Parte Final) Jogos Lúdicos e o Ensino da.
Por quê? Resultados SARESP Por quê? Resultados SARESP 2005.
Escola estadual profª fátima gaitto sampaio JOGOS OLÍMPICOS
PNAIC- PACTO NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA MEC -
Estágio Supervisionado I Professora: Maria Fátima Aucar Soler
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC/2014.
OPERAÇÕES NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
BLOCO PEDAGÓGICO Anos Iniciais Proposta Pedagógica
A Função do Professor Articulador
MÓDULO 13 TRAVESSIA DO RIO.
Ciclo de videoconferências: Encontro Nacional de Alfabetizadores e Monitores CICLO DE VIDEOCONFERÊNCIAS Repasse do Encontro Nacional de Alfabetizadores.
Progressão Escolar e Avaliação Rosimeri Meirelles e Tatiani Roland
QUANTIFICAÇÃO, REGISTROS E AGRUPAMENTOS
PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
GRUPO DE ESTUDOS PNAIC / 2014 ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA
METODOLOGIA PARA QUEM QUER APRENDER Progetec: Marli Borges da Costa
CÁTIA CAMARGO CÁTIA CAMARGO PÓLO VACARIA PÓLO VACARIA ORIENTAÇÕES GERAIS PARA O PROFESSOR.
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
LEITURA, POESIA E ARTE Este projeto foi executado na EE Padre Anchieta – Nova Andradina. Participantes: Alunos 3ª série (4º ano) Professora de Artes e.
GRUPO DE ESTUDOS PNAIC / 2013
Apresentação do Projeto para os Profissionais da Unidade
ROTEIRO DE OBSERVAÇÃO Alunas: Aline Gonzaga e Elane
Secretaria Municipal de educação Alfabetização Na idade certa
PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
Pesquisa e Prática Pedagógica I Professor formador: Denilton Silveira de Oliveira.
PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA – PAIC EIXO EDUCAÇÃO INFANTIL
Crítica à concepção de currículo cristalizado
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
Abrir o Apetite Poético
PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA - PAIC EIXO DA EDUCAÇÃO INFANTIL CONQUISTAS/DESAFIOS 2011/2012.
Projeto TRILHAS Conjunto de materiais elaborados para instrumentalizar e apoiar o trabalho docente no campo da leitura, escrita e oralidade, com crianças.
Formação continuada 2º Encontro
PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO EIXO DE EDUCAÇÃO INFANTIL
5º Encontro de Professores Orientadores de Informática Educativa Elayne Fernandes Outubro 2013.
Formação continuada 3º Encontro
Professora Orientadora: Rosimeri Meirelles
Transcrição da apresentação:

Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa MATEMÁTICA CADERNO 1 Professora Orientadora: Rosimeri Meirelles meirelles.pacto@gmail.com

DINÂMICA: POEMAS PROBLEMAS

CADERNO DE METACOGNIÇÃO

Apontar possibilidades para a organização do trabalho pedagógico. Objetivos do Caderno 1 OBJETIVOS Caracterizar a comunidade de aprendizagem da sala de aula com vistas à Alfabetização Matemática de todos os alunos. Destacar a intencionalidade pedagógica como elemento essencial no processo de alfabetização. Apontar possibilidades para a organização do trabalho pedagógico. Compartilhar vivências de professores que buscam garantir os Direitos de Aprendizagem de Matemática de todos os alunos.

CONTRATO DIDÁTICO Proposta de trabalho 02/09/2014 Boas vindas e Dinâmica “Poemas Problemas” Caderno de metacognição Objetivos do Encontro Apresentação do contrato didático Travessia do Rio Leituras do Encontro (em grupos) Sistematização CRIATIVA Lanche Leitura Deleite “Era uma vez um Menino Travesso” Vídeo: “O que as crianças sabem sobre os números” Apresentações Algumas Considerações Livro da Vida CONTRATO DIDÁTICO Proposta de trabalho 02/09/2014

Caderno: Jogos na AlfabetizaçãoMatemática TRAVESSIA DO RIO - nº 14

Sistematização criativa TEXTO 1: Organização do Trabalho Pedagógico para a Alfabetização Matemática - p. 06 - 15 TEXTO 2: Organização da sala de aula: fazendo a aula acontecer – p. 16-26 TEXTO 3: O fechamento da aula – p. 27-39 LEITURAS DO ENCONTRO Caderno 1 Sistematização criativa

Vamos Lanchar?

LEITURA DELEITE

VÍDEO: “ O QUE AS CRIANÇAS SABEM SOBRE O NÚMERO?”

Sistematização criativa TEXTO 1: Organização do Trabalho Pedagógico para a Alfabetização Matemática - p. 06 - 15 TEXTO 2: Organização da sala de aula: fazendo a aula acontecer – p. 16-26 TEXTO 3: O fechamento da aula – p. 27-39 APRESENTAÇÕES Caderno 1 Sistematização criativa

MATERIAL COMPLEMENTAR

Livro da Vida

TEMA DE CASA Fazer o registro reflexivo do encontro (Caderno de Metacognição). Fazer levantamento dos Materiais Didáticos de Matemática existentes em sua escola e em sua sala. Ler o restante do caderno: pág 40 à 72. Trazer o Caderno 2.