CONTABILIZAÇÃO DAS ATIVIDADES DA INTERMEDIAÇÃO FINANCEIRA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
INTRODUÇÃO À TEORIA MONETÁRIA
Advertisements

Operações Bancárias e Contabilidade das Instituições Financeiras
Investidores A Bolsa de Valores classifica os investidores atuantes no mercado da seguinte forma: Pessoa Física Investidores Individuais Clubes de Investimentos.
Mercado de Capitais É o grande municiador de recursos permanentes para a economia, em virtude da ligação que efetua entre os que têm capacidade de poupança,
“Investimentos – Parte 2 ”
“Investimentos - Parte 1”
“Como Funciona o Mercado de Ações ” – Parte 2
Conceito de moeda A mercadoria que funciona como medida de valor e também como meio circulante é o dinheiro. A moeda é o signo do valor: ouro, prata, papel.
Sistema Financeiro O que é: conjunto de instituições e instrumentos de intermediação de recursos financeiros. Função : transferência de recursos dos agentes.
Sistema Financeiro De quais ferramentas dispõe o Banco Central para fazer política monetária? a) Emissão de moeda, compra e venda de títulos públicos,
Precificação de ativos
MERCADO FINANCEIRO.
Produtos de Investimentos Disciplina: Economia e Negócios (8)
Debêntures São títulos de crédito representativos de empréstimos que uma companhia faz junto a terceiros e que assegura a seus detentores direitos contra.
Rio de Janeiro, 18 de Agosto de 2011
Prof. Elisson de Andrade
Agência Nacional de Saúde Suplementar
Maneiras de classificar o mercado financeiro
SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL
O PROCESSO DE FORMAÇÃO DE POUPANÇA E INVESTIMENTO
$ Jogo do Milhão.
ANÁLISE DE INVESTIMENTOS PROFESSOR: PIERRE LUCENA
Qual a principal objetivo dos RPPS ?
Política monetária Por política monetária entende-se o conjunto de ações do Banco Central, que define a quantidade ofertada de moeda numa economia, ou.
Administração de Recursos de Curto e Longo Prazo – 4ª aula ARECA05 –14/05/14.
Introdução à Macroeconomia
2º SEM 2009 Prof. Lourival1 Mercado de Capitais Ações & Fundos.
Regulamentação dos critérios para realização de investimentos pelas sociedades supervisionadas pela SUSEP Regulamentação dos critérios para realização.
Mercado do Títulos Público
ANÁLISE CONTÁBIL-FINANCEIRA
Juros: Conceito Juros é o preço do dinheiro. O juro pode ser compreendido como o preço pelo “aluguel”do dinheiro. Por exemplo: Ao alugar um carro, dispomos.
FORMAS DE INVESTIMENTO
TÓPICOS ESPECIAIS DE FINANÇAS
RESUMO: PRINCIPIOS DE INVESTIMENTOS
POLÍTICA MONETÁRIA - COMPLEMENTO
FRANCISCO ROSSIVALDO; EDUARDO; LUIZINHA AURILÉIA; GERSON JUNIOR; WENDEL CARLOS.
SOCIEDADE ANONIMA.
CONTABILIZAÇÃO DAS ATIVIDADES DA INTERMEDIAÇÃO FINANCEIRA
Mercado de Capitais Financiamento de Capital de Giro
TEORIA DA CONTABILIDADE PROF. ALVARO
MERCADO DE AÇÕES (continuação).
Curso Preparatório ANBIMA - CPA-10
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA
Fonte: Administração Financeira (Stephen Ross et al)
Acho melhor contratar um especialista!!! Para simplificar o acesso do investidor ao mercado, as instituições financeiras organizam e administram fundos.
Mecanismos das Instituições Financeiras Cezar A.P Santos
Curso Preparatório ANBIMA - CPA-10 Solange Honorato Curso Preparatório ANBIMA - CPA-20 E.
Mercado Monetário, Mercado de Crédito, Mercado de Capitais e Mercado Cambial.
Sociedade Anônima Características
PLANO CONTÁBIL DAS INSTITUIÇÕES DO SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL (COSIF)
Os intermediários financeiros 1 PINHEIRO, Carlos Alberto Orge. Introdução a Finanças e Mercados de Capitais São fundamentais para que se possa transferir.
POLÍTICA MONETÁRIA Moeda e Crédito.
Mercado Financeiro É a reunião das instituições financeiras, capazes de intermediar recursos, entre agentes deficitários e superavitários Pessoas físicas.
MERCADO DE TÍTULOS DE CRÉDITO CETIP – CÂMARA DE LIQUIDAÇÃO E CUSTÓDIA FINANCEIRA DE TÍTULOS Local onde se custodiam, registram e liquidam.
Maneiras de classificar o mercado financeiro Quando uma empresa de energia elétrica necessita de recursos financeiros, ou quando um comerciante tem a necessidade.
Mecanismos das Instituições Financeiras Unidade VI Sociedades Corretoras.
Políticas econômicas > Função de controlar e regular a atividade econômica brasileira > Objetivo de fomentar o crescimento e a estabilidade econômica e.
Disciplina: Mercado Financeiro
A ULA 3 DE MERCADO DE CAPITAIS : O S M ERCADOS F INANCEIROS Professor Eduardo Olbera Ferrer Diretoria de Gerenciais.
Bancos Comerciais ► Têm como principal característica a criação de moeda, através da captação de recursos em depósitos à vista que são repassados na forma.
Contabilidade Aplicada as Instituições Financeiras José Leandro Ciofi Aula 10.
Mercado Financeiro 1/18 Aula 6 Produtos Financeiros ABREU FILHO, José Carlos Franco de, et alli Finanças corporativas. 9ª. edição revista. Rio de Janeiro:
O novo Sistema de Pagamentos Brasileiro Luiz Fernando Figueiredo 1.
Tópicos Especiais de Administração – ênfase Finanças 1/21 Derivativos II Mishkin, Frederic S. Moedas, Bancos e Mercados Financeiros. Rio de Janeiro: LTC,
Contabilidade Aplicada as Instituições Financeiras José Leandro Ciofi Aula 5.
Tributação no Mercado Financeiro e de Capitais Samuel Carvalho Gaudêncio.
Contabilidade Aplicada as Instituições Financeiras José Leandro Ciofi Aula 11.
FINANÇAS ll 1NAS6 Grupo: Guilherme Kanada Henrique Mônico Tiago Bezerra.
Maneiras de classificar o mercado financeiro Quando uma empresa de energia elétrica necessita de recursos financeiros, ou quando um comerciante tem a necessidade.
Transcrição da apresentação:

CONTABILIZAÇÃO DAS ATIVIDADES DA INTERMEDIAÇÃO FINANCEIRA APLICAÇÕES INTERFINANCEIRAS E TÍTULOS E VALORES MOBILIÁRIOS

FACISABH INTRODUÇÃO – DINÂMICA DO MERCADO FINANCEIRO TÍTULOS DE RENDA VARIÁVEL TÍTULOS DE RENDA FIXA REGISTRO CONTÁBIL DOS TÍTULOS E VALORES MOBILIÁRIOS RECLASSIFICAÇÃO DOS TÍTULOS E VALORES MOBILIÁRIOS

FACISABH INTRODUÇÃO – DINÂMICA DO MERCADO FINANCEIRO TÍTULOS DE RENDA VARIÁVEL TÍTULOS DE RENDA FIXA REGISTRO CONTÁBIL DOS TÍTULOS E VALORES MOBILIÁRIOS RECLASSIFICAÇÃO DOS TÍTULOS E VALORES MOBILIÁRIOS

Dinâmica do Mercado Financeiro FACISABH Contabilidade de Seguradoras Dinâmica do Mercado Financeiro Introdução As modernas instituições financeiras criaram o conceito de mesa de operações, onde centralizam a maioria das operações de suas áreas de mercado, ou seja, suas operações comerciais que envolvam a definição de taxa de juros e, portanto o conceito de spread, que é a diferença entre o custo do dinheiro tomado e o preço do dinheiro vendido. A principal função da mesa de operações é captar recursos com o menor custo possível e ainda ser competitivo com os concorrentes com taxas atraentes aos clientes.

Dinâmica do Mercado Financeiro FACISABH Contabilidade de Seguradoras Dinâmica do Mercado Financeiro Mercado Secundário Considera-se mercado secundário aquele em que são realizadas operações de compra e venda de títulos já distribuídos, garantindo a liquidez e o financiamento da posição dos primeiros tomadores. Este processo inclui qualquer título público ou privado, como: LFTs, LTNs, LTEs, LTMs, CDBs , LC e Debêntures.

Dinâmica do Mercado Financeiro FACISABH Contabilidade de Seguradoras Dinâmica do Mercado Financeiro Mercado Interbancário Este mercado é privativo dos bancos, que emitem títulos com características semelhantes ao CDB - Certificado de Depósito Bancário, contudo sendo uma operação exclusiva entre bancos, como por exemplo, os CDIs.

Dinâmica do Mercado Financeiro FACISABH Contabilidade de Seguradoras Dinâmica do Mercado Financeiro Sisbacen O Sisbacen (Sistema Eletrônico do Banco Central) é o veículo de comunicação computadorizado entre o Banco Central e as instituições financeiras. As instituições têm micros ligados, via modem, ao Banco Central, recebendo e enviando dados sobre suas operações financeiras ou cambiais, e também para utilização do banco de dados do Bacen.

Dinâmica do Mercado Financeiro FACISABH Contabilidade de Seguradoras Dinâmica do Mercado Financeiro Custódia e Liquidação de Títulos CETIP - Central de Custódia e Liquidação de Títulos Privados SELIC - Sistema Especial de Liquidação e Custódia – Títulos Públicos

Dinâmica do Mercado Financeiro FACISABH Contabilidade de Seguradoras Dinâmica do Mercado Financeiro Custódia e Liquidação de Títulos Companhia Brasileira de Liquidação e Custódia - CBLC A CBLC liquida operações realizadas no âmbito da Bolsa de Valores de São Paulo - Bovespa. Na Bovespa são realizadas operações com títulos de renda variável e com títulos privados de renda fixa (mercado à vista, operações definitivas e, no futuro, compromissadas). Na Soma, que é um mercado de balcão organizado, são realizadas operações com títulos de renda variável (mercados à vista e de opções).  

FACISABH INTRODUÇÃO – DINÂMICA DO MERCADO FINANCEIRO TÍTULOS DE RENDA VARIÁVEL TÍTULOS DE RENDA FIXA REGISTRO CONTÁBIL DOS TÍTULOS E VALORES MOBILIÁRIOS RECLASSIFICAÇÃO DOS TÍTULOS E VALORES MOBILIÁRIOS

Aplicações Interfinanceiras de Liquidez e TVM FACISABH Contabilidade de Seguradoras Aplicações Interfinanceiras de Liquidez e TVM Títulos de Renda Variável Compõem a carteira de títulos de renda variável das Instituições Financeiras. Cotas de fundos de renda variável;      Ações adquiridas no mercado para livre negociação e Outros títulos adquiridos ou subscritos.

FACISABH INTRODUÇÃO – DINÂMICA DO MERCADO FINANCEIRO TÍTULOS DE RENDA VARIÁVEL TÍTULOS DE RENDA FIXA REGISTRO CONTÁBIL DOS TÍTULOS E VALORES MOBILIÁRIOS RECLASSIFICAÇÃO DOS TÍTULOS E VALORES MOBILIÁRIOS

Aplicações Interfinanceiras de Liquidez e TVM FACISABH Contabilidade de Seguradoras Aplicações Interfinanceiras de Liquidez e TVM Títulos de Renda Fixa Compõem a carteira de títulos de renda fixa das instituições financeiras os seguintes títulos: Letras Financeiras do Tesouro. Letras do Tesouro Nacional. Letras do Banco Central. Obrigações dos Tesouros Estaduais e Municipais.

Aplicações Interfinanceiras de Liquidez e TVM FACISABH Contabilidade de Seguradoras Aplicações Interfinanceiras de Liquidez e TVM Títulos de Renda Fixa Letras Imobiliárias. Letras Hipotecárias. Certificados e Depósitos Bancários. Obrigações da Eletrobrás. Cotas de Fundo de Renda Fixa.

FACISABH INTRODUÇÃO – DINÂMICA DO MERCADO FINANCEIRO TÍTULOS DE RENDA VARIÁVEL TÍTULOS DE RENDA FIXA REGISTRO CONTÁBIL DOS TÍTULOS E VALORES MOBILIÁRIOS RECLASSIFICAÇÃO DOS TÍTULOS E VALORES MOBILIÁRIOS

Registro contábil dos Títulos e Valores Mobiliários FACISABH Contabilidade de Seguradoras Registro contábil dos Títulos e Valores Mobiliários Classificação de TVM em categorias (Circulares 3068/01 e 3082/02): Mercado - Resultado I - Negociação II - Disponível para Venda III - Mantidos até o Vencimento Mercado - PL Curva - Resultado

Registro contábil dos Títulos e Valores Mobiliários FACISABH Contabilidade de Seguradoras Registro contábil dos Títulos e Valores Mobiliários Valor de mercado (marcação a mercado) Foi estabelecido que a metodologia de apuração do valor de mercado é de responsabilidade da instituição e deve ser estabelecida com base em critérios consistentes e passíveis de verificação, que levem em consideração a independência na coleta de dados em relação às taxas praticadas em suas mesas de operação, podendo ser utilizado o parâmetro :

Registro contábil dos Títulos e Valores Mobiliários FACISABH Contabilidade de Seguradoras Registro contábil dos Títulos e Valores Mobiliários I – o preço médio de negociação no dia da apuração ou, quando não disponível, o preço médio de negociação no dia últil anterior; II – o valor líquido provável de realização obtido mediante adoção técnica ou modelo de precificação; III – o preço de instrumento financeiro semelhante, levando em consideração, no mínimo, os prazos de pagamento e vencimento, o risco de crédito e a moeda ou indexador.

Registro contábil dos rendimentos auferidos FACISABH Contabilidade de Seguradoras Registro contábil dos rendimentos auferidos Os rendimentos produzidos por títulos e valores mobiliários devem ser computados diretamente no resultado do período, independentemente da categoria em que são classificados.

Exemplo de registro contábil FACISABH Contabilidade de Seguradoras Exemplo de registro contábil

FACISABH INTRODUÇÃO – DINÂMICA DO MERCADO FINANCEIRO TÍTULOS DE RENDA VARIÁVEL TÍTULOS DE RENDA FIXA REGISTRO CONTÁBIL DOS TÍTULOS E VALORES MOBILIÁRIOS RECLASSIFICAÇÃO DOS TÍTULOS E VALORES MOBILIÁRIOS

Reclassificação dos Títulos e Valores Mobiliários FACISABH Contabilidade de Seguradoras Reclassificação dos Títulos e Valores Mobiliários I – da categoria títulos para negociação para as demais categorias, não é admitido o estorno dos valores já computados no resultado; II – da categoria títulos disponíveis para venda, os ganhos e perdas não realizados, devem ser reconhecidos no resultado do período: a) imediatamente, quando para a categoria títulos para negociação; b) em função do prazo remanescente até o vencto, quando para a categoria títulos mantidos até o vencto III – da categoria mantidos até o vencto devem ser reconhecidos: a) imediatamente no resultado do período, quando para categoria títulos para negociação; b) como componente destacado no patrimônio líquido, quando para a categoria títulos disponíveis para vendas

Exemplos de contabilização... FACISABH Contabilidade de Seguradoras Exemplos de contabilização...

... exemplos de contabilização FACISABH Contabilidade de Seguradoras ... exemplos de contabilização