Atividade complementar 02

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Nome: Leonora Neukirchen Turma: Informática Tarde
Advertisements

Centro de Ensino Vicente Maia Formação Continuada de Professores 15 a
DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇAO BÁSICA
Secretaria de Estado de Educação do Paraná Superintendência da Educação Diretoria de Políticas e Programas Educacionais Coordenação de Planejamento e.
O que é o SAEP? Uma avaliação externa realizada com alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio Regular e da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio.
PROVA BRASIL e SAEB 2011.
-Apropriação do Relatório Pedagógico
QUAL A CONCEPÇÃO DO CURRÍCULO?
EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
DIDÁTICA E METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
Avaliação Educacional Externa
SISTEMA DE AVALIAÇÃO BÁSICA
Metodologia do Ensino da Matemática – Aula 01
DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇAO BÁSICA
Caderno Interfaces Curriculares
O que é o SAEP? Uma avaliação externa realizada com alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio Regular e da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio.
MANUAL PARA A AVALIAÇÃO DAS REDAÇÕES
Recuperação Paralela Língua Portuguesa e Matemática Oficina Pedagógica – LESTE 5.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA FACULDADE DE EDUCAÇÃO
FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO
Avaliação Educacional Externa
Oficina de Apropriação de Resultados
Avaliação Educacional Externa
Prática de Ensino em Matemática I Aula 04
Oficina de Apropriação dos Resultados do SAERJ Língua Portuguesa
As avaliações e bases de dados do INEP
Diretoria de Currículos e Educação Integral
Políticas Públicas – conceitos
Zuleika de Felice Murrie
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
Índice de Desenvolvimento da Educação Básica
Análise Pedagógica PAEBES-Alfa Língua Portuguesa e Matemática
AS AVALIAÇÕES DA EDUCAÇÃO BÁSICA:
DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO DE SÃO BERNARDO DO CAMPO
Política Educacional Brasileira
CARACTERÍSTICAS – SARESP 2009
IDEB ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO
Atividade complementar 04 e 05
O QUE É AVALIAR Avaliar é analisar a prática pedagógica  de todos os envolvidos, com o objetivo de corrigir rumos e repensar situações para que a aprendizagem.
Avaliação de Língua Portuguesa
Currículo, PNE e Base Nacional Comum
Orientações Curriculares da Rede Estadual para a Educação Básica
Período de Aplicação - PROVA BRASIL
PROVA BRASIL 2015.
REFLEXÃO - SARESP DIA 04 DE OUTUBRO DE 2013.
Revisão de Geometria Plana
Apropriação dos Resultados
PARÂMETROS DA EDUCAÇÃO BÁSICA DE PERNAMBUCO
PCN DO ENSINO FUNDAMENTAL   CONCEITOS E PROCEDIMENTOS PARA O QUARTO CICLO     ANDRÉIA MORALES DE MELO ALMEIDA    
AVALIAÇÃO NACIONAL DA ALFABETIZAÇÃO 2014 Brasília-DF | setembro 2015.
Resultados do ENEM 2014 à luz dos indicadores contextuais Brasília-DF | Julho 2015.
Base Nacional Comum Curricular (BNC)
Departamento de Educação Licenciatura em Pedagogia Disciplina: Avaliação Docente: Selma Daltro Discentes: Adriana, Aline, Elisione Fabiana Brandão, Iane.
PCNPs Responsáveis: Cleunice Dias de Oliveira Luciene de Souza
ANÁLISE COMPARATIVA PROVAS BIMESTRAIS Quadros e Gráficos
Ministério da Educação Secretaria de Educação Básica
Objetivo: + Contribuir para que o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento humano seja assegurado a todos os estudantes brasileiros e estrangeiros residentes.
Seminário: Base Nacional Comum
Considerações iniciais
O PAPEL DO CONSELHO ESCOLAR NO ACOMPANHAMENTO AOS
SUPERINTENDÊNCIA DE POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO COORDENADORIA DE POLÍTICAS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA.
Secretaria Municipal de Educação de Ponta Grossa
Ideb: qualidade, avaliação e perspectivas de investigação
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE GUANAMBI DEPARTAMENTO DE ENSINO
Formação continuada 4º Encontro
Itens de Matemática 5ºano Ensino Fundamental
AVALIAÇÕES EXTERNAS Atividade complementar 04 e 05 Apresentação 04.
O QUE PODEMOS ENTENDER A PARTIR DA ANÁLISE DOS DADOS DO IDEB? Londrina, 28 / 04 / 2014 Kátia Andrade Inez Silva Mestranda em Educação – UEL 1.
Currículo, PNE e Base Nacional Comum Atividade complementar 01 Apresentação 01.
Revisado por Phil Daro, USA Common Core Standards Análise da Base Nacional Comum Curricular de Matemática.
Transcrição da apresentação:

Atividade complementar 02 Apresentação 02 Áreas do Conhecimento

Professoras e professores, Nesta AC, discutiremos as áreas do conhecimento e a integração curricular. A proposta é dialogarmos sobre aproximação dos componentes curriculares e conhecermos os procedimentos para a realização de avaliações externas por meio do Sistema de avaliação da Educação Básica.

Poesia Matemática Millôr Fernandes Às folhas tantas  do livro matemático um Quociente apaixonou-se um dia  doidamente por uma Incógnita. Olhou-a com seu olhar inumerável e viu-a do ápice à base uma figura ímpar; olhos romboides, boca trapezoide,  corpo retangular, seios esferoides. Fez de sua uma vida  paralela à dela até que se encontraram  no infinito. "Quem és tu?", indagou ele em ânsia radical. "Sou a soma do quadrado dos catetos. Mas pode me chamar de Hipotenusa." E de falarem descobriram que eram (o que em aritmética corresponde a almas irmãs) primos entre si.

E assim se amaram ao quadrado da velocidade da luz numa sexta potenciação  traçando  ao sabor do momento e da paixão retas, curvas, círculos e linhas sinoidais nos jardins da quarta dimensão. Escandalizaram os ortodoxos das fórmulas euclidiana e os exegetas do Universo Finito. Romperam convenções newtonianas e pitagóricas.  E enfim resolveram se casar constituir um lar,  mais que um lar,  um perpendicular. Convidaram para padrinhos o Poliedro e a Bissetriz. E fizeram planos, equações e diagramas para o futuro sonhando com uma felicidade  integral e diferencial.  E se casaram e tiveram uma secante e três cones muito engraçadinhos.

Texto extraído do livro "Tempo e Contratempo", Edições O Cruzeiro - Rio de Janeiro, 1954, pág. sem número, publicado com o pseudônimo de Emmanuel  Vão Gogo E foram felizes até aquele dia em que tudo vira afinal monotonia. Foi então que surgiu O Máximo Divisor Comum frequentador de círculos concêntricos, viciosos. Ofereceu-lhe, a ela, uma grandeza absoluta e reduziu-a a um denominador comum. Ele, Quociente, percebeu que com ela não formava mais um todo, uma unidade. Era o triângulo, tanto chamado amoroso. Desse problema ela era uma fração, a mais ordinária. Mas foi então que Einstein descobriu a Relatividade e tudo que era espúrio passou a ser moralidade como aliás em qualquer sociedade. .

Sobre as disciplinas escolares e a integração curricular “Seriam as estruturas lógicas das disciplinas a melhor forma de promover uma formação que leve ao desenvolvimento humano integral dos nossos estudantes?” (Brasil, 2014, p. 07)

Áreas de conhecimento e sua relação com o currículo “(...) quanto mais a ciência se especializou e se diferenciou, maior o número de novos campos que ela descobriu e descreveu” (Brasil, 2014, p. 07). NATUREZA x CIÊNCIA

Áreas do Conhecimento Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio: Linguagens; Matemática; Ciências da Natureza; Ciências Humanas.

Integração exige romper e superar nossa própria condição social fragmentada. Ao mesmo tempo, integração exige o diálogo entre os professores (pessoas) das diferentes áreas. Ter curiosidade, respeito e admiração pela área que você não tem o domínio poderá ser um primeiro passo

Sistema de Avaliação da SAEB Sistema de Avaliação da Educação Básica

PORTARIA Nº 174, DE 13 DE MAIO DE 2015 Estabelece a realização das avaliações através do SAEB: ANRESC - Mais extensa e detalhada que a Aneb e tem foco em cada unidade escolar. Por seu caráter universal, recebe o nome de Prova Brasil em suas divulgações (Realizada de forma Censitária) ANEB – Realizada por amostragem das Redes de Ensino, em cada unidade da Federação e tem foco nas gestões dos sistemas educacionais.

AVALIAÇÕES EXTERNAS EM LARGA ESCALA ANEB Avaliação Nacional da Educação Básica ANRESC Avaliação Nacional do Rendimento Escolar ANA Avaliação Nacional de Alfabetização SAEB ANEB E ANRESC/PROVA BRASIL são realizadas bianualmente, enquanto a ANA era de realização anual e a partir deste ano passou a ser bianual.

REALIZAÇÃO E PÚBLICO ALVO O SAEB 2015 (ANRESC e ANEB) será realizado no período de 03 a 13 de novembro de 2015 em todos os estados e no Distrito Federal. PÚBLICO ALVO PROVA BRASIL (ANRESC): Escolas Públicas com pelo menos 20 alunos nos 5º e 9º anos do Ensino Fundamental. ANEB: Anos Finais do Ensino Fundamental e Médio, em Escolas Públicas e Privadas. QUEM NÃO ENTRA: Turmas multisseriadas, turmas de Correção de Fluxo e turmas de Ensino Médio Integrado. ESCOLAS INDÍGENAS: Tem a opção de não participar.

OBJETIVOS DO SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA I - Oferecer subsídios à formulação, reformulação e monitoramento de políticas públicas e programas de intervenção ajustados às necessidades diagnosticadas; II - Identificar problemas e diferenças regionais na Educação Básica; III - Produzir informações sobre os fatores do contexto socioeconômico, cultural e escolar que influenciam o desempenho dos estudantes; IV - Proporcionar aos agentes educacionais e à sociedade visão dos resultados dos processos de ensino e aprendizagem e das condições em que são desenvolvidos; V - Desenvolver competência técnica e científica na área de avaliação educacional, ativando o intercâmbio entre instituições educacionais de ensino e pesquisa;

VI - Aplicar os testes definidos nas Matrizes de Referência do Sistema de Avaliação da Educação Básica - SAEB; VII - Produzir informações sobre o desempenho dos estudantes, bem como sobre as condições intra e extraescolares que incidem sobre o processo de ensino e aprendizagem, no âmbito das redes de ensino e unidades escolares; VIII - Fornecer dados para cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - IDEB; IX - Avaliar a qualidade, a equidade e a eficiência dos sistemas e redes de ensino brasileiros; X - Manter a construção de séries históricas, permitindo comparabilidade entre anos e entre séries escolares. (PORTARIA nº 174, DE 13 DE MAIO DE 2015, Art.2º)

OUTRAS INFORMAÇÕES Os resultados preliminares ANRESC (Prova Brasil) 2015 poderão ser acessados pelos diretores escolares em maio de 2016, por meio login e senha, em sistema específico. (Art. 10) Os diretores de escola terão 15 (quinze) dias consecutivos, a partir da divulgação on-line dos resultados preliminares na ANRESC (Prova Brasil) 2015, para a interposição de recursos ao INEP, em sistema específico, com as justificativas que fundamentam a solicitação. (Art. 11)

Acesse o Portal do INEP: http://portal.inep.gov.br/ Os resultados finais do SAEB 2015 (ANRESC e ANEB) serão divulgados até agosto de 2016. (Art. 14) Acesse o Portal do INEP: http://portal.inep.gov.br/

CRITÉRIOS AVALIATIVOS DO SAEB

GRÁFICO DE INDICADOR DE RENDIMENTO(P) TAXA DE APROVAÇÃO 2011 - 2013 GRÁFICO DE INDICADOR DE RENDIMENTO(P)

NOTA PROVA BRASIL/SAEB GRÁFICO NOTA MÉDIA PADRONIZADA (N)

Indicador de Rendimento (P) Nota Média Padronizada (N) COMO SE CHEGA AO ÍNDICE DO IDEB? Indicador de Rendimento (P) X Nota Média Padronizada (N)

RESULTADOS OBTIDOS E PROJETADOS

ESCALA SAEB LÍNGUA PORTUGUESA NÍVEL 5º ANO 9º ANO ENSINO MÉDIO Até o nível 1 0 – 149 pontos ————- Nível 1 200 – 224 pontos 225 – 249 pontos Nível 2 150 – 174 pontos 250 – 274 pontos Nível 3 175- 199 pontos 275 – 299 pontos Nível 4 300 – 324 pontos Nível 5 325 – 349 pontos Nível 6 350 – 374 pontos Nível 7 375 – 399 pontos Nível 8 375 – 400 pontos 400 – 425 pontos Nível 9 325 – 350 pontos Fundo musical. Distribuir Ofício, Papel Metro, Piloto, Hidrocor.

ESCALA SAEB MATEMÁTICA NÍVEL 5º ANO 9º ANO ENSINO MÉDIO Nível 1 125 – 149 pontos 200 – 224 pontos 225 – 249 pontos Nível 2 150 – 174 pontos 250 – 274 pontos Nível 3 175- 199 pontos 275 – 299 pontos Nível 4 300 – 324 pontos Nível 5 325 – 349 pontos Nível 6 350 – 374 pontos Nível 7 375 – 399 pontos Nível 8 400 – 424 pontos Nível 9 325 – 350 pontos 400 – 425 pontos 425 – 449 pontos Nível 10 ————- 450 – 475 pontos Exibir início do vídeo do pacto, que mostra cenas do cotidiano dos estudantes de Lagoa do Dionísio. Ibitiara

LÍNGUA PORTUGUESA - 3º ANO DO ENSINO MÉDIO Nível 1 Pontuação: 225-249 Identificar elementos da narrativa em história em quadrinhos; reconhecer a finalidade de recurso gráfico em artigos; reconhecer a relação de causa e conseqüência em lendas; inferir o sentido de palavra em letras de música e reportagens.

LÍNGUA PORTUGUESA - 3º ANO DO ENSINO MÉDIO Nível 4 Pontuação: 300 – 324 Localizar informações explícitas em infográficos, reportagens; identificar o argumento em contos; identificar a finalidade e a informação principal em notícias; reconhecer elementos da narrativa em contos; reconhecer variantes linguísticas em contos, notícias e reportagens; reconhecer o efeito de sentido produzido pelo uso de recursos morfossintáticos em poemas; reconhecer ideia comum e opiniões divergentes sobre o mesmo tema na comparação entre diferentes textos; reconhecer ironia e efeito de humor em crônicas e entrevistas; reconhecer a relação de causa e consequência em piadas e fragmentos de romance; comparar poemas que abordem o mesmo tema; diferenciar fato de opinião em contos, artigos e reportagens; diferenciar tese de argumentos em artigos, entrevistas e crônicas; inferir informação, sentido de expressão e o efeito de sentido uso de recursos gráficos em poemas; inferir o efeito de sentido da linguagem verbal e não verbal e o efeito de humor em tirinhas. Assitir ao vídeo para entender melhor o que é um fanzine

LÍNGUA PORTUGUESA - 3º ANO DO ENSINO MÉDIO Nível 8 Pontuação: 400 – 425 Reconhecer o efeito de sentido resultante do uso de recursos morfossintáticos em artigo e letras de música. Exibir o vídeo sobre a BNC

MATEMÁTICA - 3º ANO DO ENSINO MÉDIO Nível 1 Pontuação: 225 – 250 Espaço e forma; Grandezas e medidas; Números e operações; álgebra e funções. Tratamento de informações Associar uma tabela de até duas entradas a informações apresentadas textualmente ou em um gráfico de barras ou de linhas. Não existem itens âncora para esses níveis Exibir o vídeo sobre a BNC

MATEMÁTICA - 3º ANO DO ENSINO MÉDIO Nível 4 Pontuação: 300 – 325 Espaço e forma; Tratamento de informações. Grandezas e medidas Resolver problemas envolvendo área de uma região composta por retângulos a partir de medidas fornecidas em texto e figura. Não existem itens âncora para esses níveis Exibir o vídeo sobre a BNC

MATEMÁTICA - 3º ANO DO ENSINO MÉDIO Nível 4 Pontuação: 300 – 325 Números e operações; álgebra e funções Reconhecer o gráfico de função a partir de valores fornecidos em um texto. Além disso, podem ser capazes de determinar: a lei de formação de uma função linear a partir de dados fornecidos em uma tabela; a solução de um sistema de duas equações lineares; um termo de progressão aritmética, dada sua forma geral; a probabilidade da ocorrência de um evento simples. Também é provável que resolvam: problemas utilizando proporcionalidade direta ou inversa, cujos valores devem ser obtidos a partir de operações simples; problemas de contagem usando princípio multiplicativo. Exibir o vídeo sobre a BNC

MATEMÁTICA - 3º ANO DO ENSINO MÉDIO Nível 10 Pontuação: 450 – 475 Espaço e forma; Grandezas e medidas; Tratamento de informações. Números e operações; álgebra e funções Determinar a solução de um sistema de três equações lineares, a três incógnitas, apresentado na forma matricial escalonada. Não existem itens âncora para esses níveis Exibir o vídeo sobre a BNC

Referências Brasil. Secretaria de Educação Básica. Formação de professores do ensino médio, etapa I - caderno IV : áreas de conhecimento e integração curricular / Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica. Curitiba: UFPR/Setor de Educação, 2013. 47p FERNANDES, M. Poesia Matemática. Texto extraído do livro “Tempo e Contratempo”, Edições O Cruzeiro – Rio de Janeiro, 954, pág. sem número, publicado com o pseudônimo de Vão Goge. Disponível em: <http://www.releituras.com/millor_poesia.asp> Acesso em 17/07/15. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - INEP. Disponível em: <http://www.inep.gov.br/> Acesso em 17/07/15 Pacto Nacional do Ensino Médio Áreas do Conhecimento bloco1. Curitiba: EAD SEED PR. 2014. (25 min.) Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=fG-gdRhUrRI> Acesso em 17/07/15 Pedagogia: Cotidiano Escolar. Curitiba: Portal Dia a Dia Educação, 2011. (5 min.). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=P5LRa8P6-Qk> Acesso em 17/07/15