3º Semestre C Bruno Barbosa Fernanda Leal Pâmela Obagi Wilton Mendes Thiago Cavalheiro Samuel Vieira
A Política da Embraer é prover total satisfação do Cliente através de produtos e serviços que atendam e superem as necessidades e expectativas destes Clientes v
Tendo como presidente o Engenheiro Ozires Silva Origem e Desenvolvimento Embraer – Empresa Brasileira de Aeronáutica S.A foi criada em 19 de Agosto 1969 com a finalidade de produzir a aeronave Bandeirante Tendo como presidente o Engenheiro Ozires Silva Empresarial
Ao longo das décadas de 70 e 80 outros projetos desenvolvidos pela Embraer vieram a se somar a sua carteira de produtos, ajudando-a a se projetar cada vez mais no cenário mundial. EMB 121 Xingu (1976) (foto) EMB 312 Tucano (1980) EMB 120 Brasília (1983)
O final dos anos 80 e início dos anos 90 revelou-se um período difícil para a empresa que havia decolado e, até então, mantinha um crescimento crescente. A partir de meados da década de 80, quando a empresa já havia completado 15 anos de existência, a Embraer passou a sofrer uma série de dificuldades vindos de inúmeros fatores internos e externos que se somaram e acabaram contribuindo para que ela mergulhasse numa crise profunda que quase levou a sua falência.
No início da década de 90 a Embraer era uma empresa fracassada No início da década de 90 a Embraer era uma empresa fracassada. Seria mais uma empresa estatal que tinha vivido às custas do dinheiro do governo. Mas em 12 de fevereiro de 1993, foi lançada a campanha “O ideal de Santos Dumont vai sobreviver”, com o objetivo de recolher um milhão de assinaturas favoráveis a proteção da Embraer pelo Estado.
Privatização (1994) Após conseguir a aprovação segue rumo a reestruturação.Criam-se diversas Diretorias visando à modernização e evolução da empresa. A integração de duas culturas: Tecnológica & Industrial + Empresarial
Hoje é a terceira maior fabricante de aviões do mundo, atrás Boeing (Estados Unidos) e Airbus (franco-alemã).
Fundamentos da Indústria Aeronáutica SATISFAÇÃO DO CLIENTE Base da ação empresarial Negócio de Sucesso Alta Tecnologia Pessoas Qualificadas Atuação Global Intensidade de Capital Flexibilidade
Alta Tecnologia Centro de Realidade Virtual em operação desde Fev 2000 Engenharia baseada no Conhecimento Automatização das atividades de projeto Modelo CATIA para nervura Análises Ergonômicas Modelo de asa para análise estrutural Interface inteligente para análise estrutural e projeto
Alta Tecnologia “Mock-up” digital – EMBRAER 170 Simulações - Tensões Estruturais Dinâmica de Fluidos Materiais Compostos
Pessoal Qualificado Hoje em dia conta com cerca de vinte mil empregados, dos quais aproximadamente doze mil são diretos e oito mil indiretos. Dez / 94: Privatização Abril / 97: mínimo de 3.200 pessoas BRASIL 15.882 FRANÇA 239 CINGAPURA 52 EUA 601 CHINA 42 *Número não inclui empregados de suas subsidiárias não-integrais,OGMA e HEAI.
Unidades Embraer - Brasil Unidade Faria Lima - FL Unidade Eugênio de Melo - EGM São José dos Campos - SP Brasil São José dos Campos Eugênio de Melo Gavião Peixoto Botucatu Taubaté São José dos Campos - SP São José dos Campos - SP ELEB Unidade Taubaté - Centro de distribuição Taubaté - SP
Unidades Embraer - Brasil São José dos Campos Eugênio de Melo Gavião Peixoto Botucatu Taubaté Botucatu - SP Unidade Botucatu - BOT Unidade Gavião Peixoto - GPX Gavião Peixoto - SP
Aviação Comercial
A Embraer continua a liderar o setor com suas inovadoras linhas de jatos regionais comerciais. Mais de 1000 ERJs foram produzidos desde 1996 e entregues a mais de 37 companhias aéreas em 24 países
Aviação de Defesa
A Embraer desempenha um papel estratégico no sistema de defesa brasileiro, tendo fornecido mais de 50% da frota da força aérea brasileira. Cerca de 20 forças aéreas no exterior também operam os produtos Embraer.
Sistemas de Inteligência, Vigilância e Reconhecimento ISR Intelligence – Surveillance – Reconnaissance EMB 145 Multi Intel Sensoriamento Remoto, Vigilância Ar-Terra e Inteligência Eletrônica EMB 145 MP Patrulha Marítima EMB 145 AEW&C Alerta Aéreo Antecipado e Controle
Aviação Executiva
O lançamento do jato Legacy 600 em 2000 marcou a entrada da Embraer no mercado de Aviação Executiva. O sucesso desse jato, desde a sua entrada em serviço há cinco anos, somado ao lançamento de produtos revolucionários e ao fortalecimento dos serviços de suporte ao cliente, reforçam o compromisso da Embraer com o segmento.
Iniciativas Ambientais
A Embraer reconhece que o sucesso de seus negócios está fortemente atrelado a seu desempenho ambiental, social e financeiro perante os stakeholders
A Embraer mantém programas ambientais importantes representados pelo seu Sistema Integrado de Gestão para o Meio Ambiente, Segurança e Saúde no Trabalho e Qualidade (SIGMASSQ). O SIG-MASSQ resulta da consciência da Embraer sobre a influência que ela exerce na vida das pessoas que participam da sua trajetória no meio ambiente e nas regiões onde está instalada.
Realizações na Área Ambiental ISO 14001 desde 2002 Primeira na indústria Ipanema: Primeiro avião certificado e fabricado para operar com biocombustível (álcool) Projeto de reflorestamento em Gavião Peixoto: 600.000 árvores 350 hectares de área
Foco em tecnologias com ganhos ambientais Otimização aerodinâmica Estruturas Biocombustíveis Several initiatives will contribute to reduce the aviation impact on environment and we are investing to get where we need to achieve society requirements; Alternative fuels is key factor for us; Engine: To improve efficiency we will work together with our suppliers to develop breakthrough technologies; Computer design and aerodynamics tools help our engineering team to develop lighter airplanes Advanced systems permit our airplane to fly more precisely and more efficiency. Technologies examples (backup): Advanced Systems More Electric Fuel Cells Advanced Avionics and Flight Control Best in class Operational Procedures Design & Aerodynamics Wing / Fuselage Design CFD MDO Advanced Structure: Composite Metallic Advanced Materials Alternative Fuels Ethanol Biokerosene Motores Sistemas
Desempenho Econômico-Financeiro
Estrutura do Capital 723.665.044 Ações Ordinárias * União Federal inclui uma ação ordinária de classe especial (Golden Share) 28 de fevereiro de 2010
Evolução das entregas de Jatos 1º Trimestre 2010: 41 aeronaves entregues Realizados
Investimentos US$ milhões
O Brasil é o único país em desenvolvimento a ter uma fábrica de aviões entre as quatro maiores fábricas de jatos comerciais do mundo – a Embraer é hoje a terceira, atrás apenas das gigantes Boeing e Airbus e na frente da Bombardier.
QUEM SABE DISSO? Ao que parece, existe pouca divulgação à população geral, sobre a atuação da empresa e pouco investimento no setor de aviação para o lazer que alcance a população geral.
Obrigado Uma Boa Viagem!