CONSELHO MONETÁRIO NACIONAL

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
MATEMATICA FINANCEIRA
Advertisements

Macroeconomia Aula 2.
MACROECONOMIA INTRODUÇÃO.
“...objetivando a formulação de um esquema que seja adequado à maximização dos retornos dos proprietários das ações ordinárias da empresa, ao mesmo tempo.
ECONOMIA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA
Fundamentos de Economia
Fundamentos de Economia
Administração de recursos de curto e longo prazo – 1ª aula
O papel da Moeda e o Sistema Financeiro
“Como Funciona o Mercado de Ações ” – Parte 1
POLÍTICA MONETÁRIA promover o desenvolvimento econômico
POLÍTICA MONETÁRIA POLÍTICA ECONÔMICA
Sistema Financeiro De quais ferramentas dispõe o Banco Central para fazer política monetária? a) Emissão de moeda, compra e venda de títulos públicos,
Questões sobre SFN.
Sistema Monetário Aula 5 Prof. Karine R. de Souza.
Instrumentos de Política Macroeconômica
SISTEMA MONETÁRIO.
Sistema financeiro nacional
SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL
SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL
Prof.Nelson Guerra – Ano 2013
CONCURSO BANCO DO BRASIL CEJURGS.
Professor Nelson Guerra Ano 2012 – Aulas 100% presenciais
POLÍTICAS ECONÔMICAS.
Administração Financeira: princípios, fundamentos e práticas brasileiras Prof. Onivaldo Izidoro Pereira.
SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL
Prof. Luiz Gustavo Estrutura do SFN Prof. Luiz Gustavo
COMÉRCIO INTERNACIONAL Prof. Uziel Santana
Comissão de Valores Mobiliários - CVM
 Criação;  Papel dentro do SFN  Composição  Comissões de Assessoramento.
$ Jogo do Milhão.
Prof. MSc. Cláudio Cabral. Atuação : Meios de Pagamento (Títulos Públicos e Taxas de Juros)  Muda o Custo e o nível de Oferta de Crédito  É executada.
Mercado de Capitais - Prof. Renato Mogiz
SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL
Política monetária Por política monetária entende-se o conjunto de ações do Banco Central, que define a quantidade ofertada de moeda numa economia, ou.
O MERCADO MONETÁRIO, CONTAS MONETÁRIAS E FINANCEIRAS (Parte 1)
INSTRUMENTOS DE POLÍTICA MACROECONÔMICA
Fundamentos de Economia
Introdução à Macroeconomia
Estrutura do SFN Sistema Financeiro Nacional (noções gerais)
Introdução à Macroeconomia Pedro Telhado Pereira António Almeida.
Programa de Certificação Continuada ANBID - CPA 10 / CPA 20
MOEDA, CRÉDITO E CRESCIMENTO
Mercado do Títulos Público
POLÍTICA MONETÁRIA - COMPLEMENTO
Conselho Monetário Nacional (CMN) Industrial
INTERMEDIÁRIOS FINANCEIROS E POLÍTICA MONETÁRIA
Introdução à Macroeconomia
- SFN - ESTRUTURA DO SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL
Sistema Financeiro Nacional
APRESENTA.
SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL
Mercado Financeiro: noções
Sistema Financeiro Nacional
Mercado de Capitais Políticas Econômicas
Mercado Financeiro e Investimentos
Os intermediários financeiros 1 PINHEIRO, Carlos Alberto Orge. Introdução a Finanças e Mercados de Capitais São fundamentais para que se possa transferir.
POLÍTICA MONETÁRIA Moeda e Crédito.
POLÍTICA MONETÁRIA. Política monetária é o conjunto de atos do BANCEN para controlar:  a quantidade de dinheiro;  as condições de crédito.  a taxa.
Políticas econômicas > Função de controlar e regular a atividade econômica brasileira > Objetivo de fomentar o crescimento e a estabilidade econômica e.
Macroeconomia Política Monetária Aula 2 Rafael de la Vega GESTÃO
POLÍTICA MONETÁRIA.
Disciplina: Mercado Financeiro
Prof. Luciano. - Conjunto de instituições e órgãos que regulam, fiscalizam e executam as operações relativas à circulação da moeda e do crédito.
TODOS OS SLIDES FORAM EXTRAIDOS DO LIVRO Mercados Financeiros para a Certificação Profissional Anbid Adriano Leal Bruni
Fonte: MANKIW (2002). Exercícios 1.Indique e descreva as três funções da moeda Meio de Troca: É algo que os compradores dão aos vendedores quando querem.
O MERCADO MONETÁRIO, CONTAS MONETÁRIAS E FINANCEIRAS Parte 1 SÍLVIA MIRANDA LES-ESALQ/USP OUTUBRO/2015.
Gestão de Serviços Bancários. Sistema Financeiro Nacional ► Intermediador de Recursos no mercado ► Formado por um conjunto de instituições que existem.
Sistema Monetário. O Significado da Moeda Dinheiro é um ativo da economia utilizado pelos indivíduos na aquisição de bens e serviços de outros indivíduos.
Copyright © 2004 Pearson Education, Inc. Slide 10-0 O Conselho Monetário Nacional (CMN) É o órgão superior do Sistema Financeiro Nacional. Foi criado pela.
Transcrição da apresentação:

CONSELHO MONETÁRIO NACIONAL É órgão máximo do todo o Sistema Financeiro Nacional. Membro que integram:Presidente: Ministro da fazenda; Presidente do BC; Presidente do BNDES; e seis membros nomeados Presidente da República, após a aprovação do Senado Federal, escolhido entre brasileiros de ilibidade e notória capacidade em assuntos econômicos-financeiros, com mandato de seis amos podendo ser reconduzido. ATRIBUIÇÕS DO CONSELHO MONETÁRIO NACIONAL: • Autorização da emissão do papel-moeda; • Regular o valor externo da moeda e o equilíbrio no balanço de pagamento do país, tendo em vista a melhor utilização dos recursos em moeda estrangeira; • Adaptar os meios de pagamento às necessidades da economia nacional; • Aperfeiçoar as instituições e os instrumentos financeiros; • Zelar pela liquidez e solvência das Instituições financeiras. • Coordenar as políticas monetárias, creditícias, orçamentária, fiscal e da dívida pública, interna e externa; • Regular o valor interno da moeda, para tanto prevenindo ou corrigindo os surtos inflacionários ou deflacionários de origem interna ou externa, as depressões econômicas e outros desequilíbrios oriundos de fenômenos conjunturais.

SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL É o conjunto formado pelo Conselho Monetário (CMN), o BACEN, BNDES, Banco do Brasil e as Instituições Financeiras Públicas e Privadas. ESTRUTURA DO SISTEMA FINANCEIRO SUBSISTEMA NORMATIVO: MMN, BACEN E CVM SUBSITEMA OPERATIVO: INSTITUIÇÕES BANCÁRIAS( Bancos Comerciais e Caixas Econômicas) , INSTITUIÇÕES NÃO BANCÁRIAS (Bancos de Investimentos, Bancos de Desenvolvimento, Companhias seguradoras, etc.), INSTITUIÇÕES AUXILIARES (Bolsas de Valores, Sociedades Corretoras, etc.) AGENTES ESPECIOAIS: (Banco do Brasil e Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social)

OFERTA DE MOEDA PELO BACEN O BACEN é o órgão responsável pela política monetária que tem como objetivo regular o montante de moeda e de crédito e as taxas de juros, de forma compatível com o nível de atividades econômicas. Ou seja, procura manter a liquidez da economia, atendendo às necessidades de transações do sistema econômico. FUNÇÕES DO BANCO CENTRAL • Banco dos Bancos; • Banco do Governo; • Controle e regulamentação da oferta de moeda; • Controle dos capitais estrangeiros e das operações com moeda estrangeira; • Fiscalização das instituições financeiras.

POLÍTICA MONETÁRIA É o conjunto de atos do BACEN para controlar o dinheiro e a taxa de juros, e em geral as condições de crédito. INSTRUMENTOS DE POLÍTICA MONETÁRIA • CONTROLE DAS EMISSÕES: O BACEN , por força de lei, controla o volume de moeda manual da economia, cabendo a ele as determinações das necessidades de novas emissões e respectivos volumes. • DEPÓSITO COMPULSÓRIO OU RESERVAS OBRIGATÓRIAS: Os bancos comerciais além de possuírem encaixes técnicos (o caixa dos bancos comerciais), são obrigados a depositar no BACEN um percentual determinado por este sobre os depósitos a vista. • OPERAÇÃO DE MERCADO ABERTO (OPEN MARKET): Consiste na compra e venda de títulos ou obrigações pelo governo. POLÍTICA DE REDESCONTO: Consiste na liberação de recursos pelo BACEN aos Bancos comerciais, que podem ser empréstimos ou redesconto de de títulos.