MODELOS E ESTRATÉGIAS FORMATIVAS NOS AVAs

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Ambientes virtuais de aprendizagem: do ‘”ensino na rede” à “aprendizagem em rede” Rosane Aragón de Nevado O uso de ambientes virtuais de aprendizagem.
Advertisements

A Rede Em Rede A Formação Continuada na Educação Infantil
Congresso Internacional ABED de Educação a Distância 2008
Unidade 1 Educação a Distância: Modelo da UFSCar
Parceira Programa SuperAção e Escola de Tempo Integral
ESTRATÉGIAS DE INCLUSÃO EM EAD
FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS INTERATIVAS
Dez novas competências para Ensinar – Philippe Perrenoud

PARA ONDE CAMINHA A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA?
Karine Xavier Lucicleide de Souza Araújo
CADERNO LER E ESCREVER – TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO
Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC
Copyright © 2008, Intel Corporation. Todos os direitos reservados. Intel, logotipo da Intel, Iniciativa Intel Educação e o Programa Intel Educar são marcas.
NÚCLEO DE TECNOLOGIA GD DAS TICS 2011
Fatores Críticos para a Viabilização da EAD na Universidade Experiência do professor no uso das tecnologias em ambiente presencial Existência de grupos.
Programa aluno pesquisador
BOLSA ALFABETIZAÇÃO 2º semestre / 2008.
DIDÁTICA E METODOLOGIA NO ENSINO SUPERIOR
E o futuro assim será..... Ambientes virtuais Por Marcos A. Pisetta O que fazer?
e-ProInfo Ana Christina de Oliveira Bringuente Ariane Nunes Reis
Fundamentação Teórica
DISCIPLINA: TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
O AVA precisa ser uma obra aberta, onde a imersão, a navegação, a exploração e a conversação possam fluir na lógica da completação Um AVA é uma organização.
Ensino a distância - EaD: um caminho a ser trilhado.
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM MEIOS DIGITAIS : NOVOS CONTEXTOS
11 º Congresso Internacional ABED
Como a Internet auxilia no processo Educativo por meio de seus ícones.
Mkt-Digital uma ferramenta para o planejamento de marketing em grupo
10 NOVAS COMPETÊNCIAS PARA ENSINAR
Santarém Março a Julho de 2007
antecedentes na FCUL… Projecto MINERVA ( ) Programa Nónio ( ) Programa EduTIC (2005) Programa CRIE ( ) Plano Tecnológico da.
Programa Nacional de Capacitação de Conselheiros
2º ENCONTRO PRESENCIAL GSE SUPERVISORES. Resultado do 1º EP GSE SUP VídeoAvaliação.
CURRICULO +.
Avaliação Mediadora: uma prática em construção
Os novos ambientes de aprendizagem a distância Ana Augusta Silva Dias Universidade do Minho > Exército Português, 4/5/2011 Comando de Instrução.
Curso - Aprenda a Criar Sites com domínio próprio
SALTO INCREMENTAL DO SENAI: Programa Nacional de Educação a Distância
AS POSSIBILIDADES PEDÁGOGICAS DO FACEBOOK. Alguns estudos têm apontado a possibilidade e relatado experiências positivas de utilização do Facebook com.
OFICINAS ON-LINE DO ENTRE NA RODA: uma ação colaborativa Cleide M. Santos Muñoz – Cenpec – Fernanda da Silva.
Quando pensamos em tecnologia, a primeira coisa que nos vêm à cabeça é o computador. Mas, muitas outras coisas são tecnologias. Como exemplo: a televisão,
Claudia Guazzelli Charoux Núcleo TIC na Educação - CENPEC
Realização Caminhos da escrita: um exemplo de estratégia colaborativa em formação on-line de professores de língua portuguesa Adriana Vieira, Denise Lotito.
PROGRAMA EXCELÊNCIA EM GESTÃO EDUCACIONAL
Integração de tecnologias de comunicação no ensino de ciências e saúde: construção e aplicação de um modelo de análise de materiais educativos baseados.
Análise de um curso a distância que utilizou uma nova ferramenta de Courseware chamada Moodle Use este modelo para criar páginas da Web de intranet.
Nodo Brasil Workshop CVSP – UNASUS Campus Virtual de Saúde Pública Um espaço comunicacional e de aprendizagem, uma iniciativa da OPAS em parceria.
Guia para Estágio e Seminários Temáticos – módulo linguagem
Cultura digital na educação:
PROGESTÃO.
3° Encontro do GD de TIC 11/06/2015
Projeto UCA : Formação Brasil
Versão da Web que intensifica a participação em rede, promove a criação em diversos tipos de mídias, favorece o compartilhamento e a propagação de conhecimento.
MODELOS E ESTRATÉGIAS FORMATIVAS NOS AVAS 5° Encontro do GD de TIC 06/08/2015.
Um Ambiente baseado na Web 2.0 para Educação Médica Construtivista Luiz Henrique Zambom Santana Wanderley Lopes de Souza Antonio Francisco do Prado.
,Ambientes virtuais de aprendizagem: do ‘”ensino na rede” à “aprendizagem em rede” Rosane Aragón de Nevado  O uso de ambientes virtuais de aprendizagem.
AVALIAÇÃO DO GD ° Encontro do GD de TIC 05/11/2015.
Conteúdos e Cronograma do curso
Por Mônica Norris Ribeiro
Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Alunas: Renatha Dias Reis Rosana Guedes Professoras: Gilca Juliene Zeila Turma: 5° G1.
Quando vale a pena usar as Tecnologias nas escolas?
Componentes do Jornalismo Online
Profa. Dra Stela C Bertholo Piconez Pós-graduação da Faculdade de Educação - USP Ambientes virtuais, Letramento Digital e a convergência de Mídias.
Klaus Schlünzen Junior Núcleo de Educação a Distância.
Aula – 05 – UNIDADE 1 O PAPEL DO PROFESSOR
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA Salvador, ABRIL DE 2014 Fonte: PACC / UFBA – CURSO MOODLE PARA PROFESSORES.
Termo de Terminalidade
AVALIAÇÃO DA COMUNICAÇÃO DIALOGADA: a cooperação como estratégia de aprendizagem Stela C. Bertholo Piconez Faculdade de Educação Universidade de São Paulo.
Transcrição da apresentação:

MODELOS E ESTRATÉGIAS FORMATIVAS NOS AVAs 5° Encontro do GD de TIC 06/08/2015

Informes Compartilhamento Escolher sistematizador do Encontro Relato de Samantha Yabuta, da OLP Escrevendo o Futuro, sobre Usabilidade na web.

Objetivo do 4° encontro do GD TIC Objetivo: Identificar as estratégias e os modelos formativos existentes nos Ambientes Virtuais de Aprendizagem que não são cursos on-line a partir da apresentação teórica realizada no entro de 02/07/2015.

Definição de AVA no Guia de TIC Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA – é o espaço na internet com conteúdos multimídia, atividades e possibilidades de interações com colegas e mediadores. Há vários softwares e plataformas para criação de AVA, como o LMS (Learning Management Sistem) Moodle. Softwares próprios, Joomla, Wordpress, Blogs (Blogger/Wordpress) e Redes Sociais (Facebook/Twitter/YouTube/PdOmatic) também podem ser utilizados como AVA, desde que tenham uma proposta educativa intencionalmente planejada. O QUE CONSIDERAR SOBRE AVA - plataforma tecnológica, mas também metodologia e socialização. -interação, colaboração e autonomia podem ser potencializadas. - deve ter uma navegação simples e fácil. propostas de acolhimento favorecem a adesão do grupo que acessa.

Apresentação dos grupos - Tarefa A tarefa proposta foi pautada nas seguintes perguntas: - Quais objetivos formativos temos nas outras propostas on-line que não estão estruturadas como cursos nos AVAs? - Quais estratégias e modelos formativos trazidos pela Claudia Petri podem ser identificados nos AVAs que temos no Cenpec? - Que outras estratégias e modelos identificamos nestes AVAs que podem complementar os trazidos pela Claudia? Apresentação dos grupos: - OLP - Plataforma do Letramento - Educação e Participação - Sala de Debates - Prêmios (inscrição)

Debate em grupo Debate com todo o grupo a partir de questões mobilizadoras abaixo: Por que os projetos optaram por trabalhar com estas estratégias (não cursos)? Após a pesquisa, faz sentido denominá-lo(a) como Ambiente Virtual de Aprendizagem? Quais aprendizagens estão presentes ali? Para quem? Qual o papel do público nestas plataformas? Há alguma autoria ou responsabilidade assumida pelo grupo nestes AVAs? De que forma os projetos usam as informações/conhecimentos gerados pelo público nestes AVAs? Qual a relação da experiência relatada pela Samantha com a relação de educadores e educandos nestes AVAs? De que forma criamos empatia e/ou mecanismos de escutas com nosso público?

Encaminhamentos Próximo encontro: 03/09/ Tema: Mobilidade - Como pensar a adesão do público-alvo dos projetos aos Ambientes e Plataformas Virtuais que propomos em um contexto de grande aumento da mobilidade?