Estudo de Competitividade de Destinos Turísticos Introdução ao Estudo Resultado e Análise das Dimensões Conclusões.

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Transcrição da apresentação:

Estudo de Competitividade de Destinos Turísticos Introdução ao Estudo Resultado e Análise das Dimensões Conclusões

3.Serviços e equipamentos turísticos 3.Serviços e equipamentos turísticos 1.Infraestrutura geral 1.Infraestrutura geral 12.Aspectos ambientais 12.Aspectos ambientais 11.Aspectos sociais 11.Aspectos sociais 6.Política pública 6.Política pública 9.Economia local 9.Economia local 10.Capacidade empresarial 10.Capacidade empresarial 2. Acesso 4.Atrativos turísticos 4.Atrativos turísticos 5. Marketing e Promoção do Destino 5. Marketing e Promoção do Destino 7. Cooperação regional 7. Cooperação regional 8. Monitoramento 13.Aspectos culturais 13.Aspectos culturais Dimensões Estudadas SustentabilidadeInfraestruturaPolíticas Públicas EconomiaTurismo

Locais públicos com acesso gratuito Acesso à internet em locais públicos Caixas eletrônicos 24h para saque com cartões de crédito internacionais Política de incentivo à formalização de estabelecimentos comerciais e prestadores de serviços Ausência de benefícios financeiros para atividades do turismo Ausência de isenção ou redução de impostos locais para o setor turístico Inexistência de Convention & Visitors Bureau exclusivo do destino Município não conta com pólo de produção/negócios significativo para movimentar economia local (+)(-) 9. Economia Local 9. Economia Local

Aspectos da economia local  PIB: 343,19 milhões (2008)  Agropecuária: 28%, Indústria: 13,61% e Serviços: 50,87%  PIB per capita anual: ,84  Operações de crédito: R$ 81,82 milhões (2009) – 23,84% PIB  Depósitos à vista: R$ 17,23 milhões – 5 % PIB  Arrecadação ISS: R$ ,35 (2010)  FPM: R$ ,18

Infraestrutura de comunicação 174 telefones públicos 4,3 mil linhas de telefone fixo Operadoras celulares: TIM, Claro, Vivo, Oi 01 agência de correio Locais públicos com acesso gratuito à internet Acesso wi-fi : Praça Amador Simões Acesso a computadores: Biblioteca municipal, telecentro, acessa São Paulo e lan houses Caixas eletrônicos 24h para saque com cartões de crédito internacionais Atualmente, inexistente

Aspectos negativos Ausência de benefícios financeiros para atividades do turismo  Não há linhas de crédito específicas. Há ProNAF turismo rural Ausência de isenção ou redução de impostos locais para o setor turístico  Há projeto de REFIS municipal Infraestrutura e facilidade para negócios Aspectos positivos Política de incentivo à formalização de estabelecimentos comerciais e prestadores de serviços Secretaria Municipal de Turismo e COMTUR

Aspectos negativos Inexistência de Convention & Visitors Bureau exclusivo do destino  Há em São Carlos, Brotas fazia parte (?) Município não conta com pólo de produção/negócios significativo para movimentar economia local Eventos  Espaço: Cine São José (400 lugares)  Eventos que permitam pico de ocupação: não há Empreendimentos ou eventos alavancadores

-Brotas supera todos os 65 destinos pesquisados, em 2 dimensões bastante importantes: Atrativos e Aspectos Ambientais. -Nas demais 11 dimensões, Brotas teve médias inferiores às alcançadas pelas Capitais. -Em comparação com as Não Capitais, Brotas tem posicionamento superior em 8 dimensões. Das 5 dimensões que Brotas teve médias inferiores as demais cidades Não Capitais, em 3 delas: -marketing e promoção do destino, -capacidade empresarial, -aspectos culturais, as pontuações foram de nível 2, ou seja inadequadas para a prática do turismo. Isso demonstra que a superação de Brotas pelo grupo de “Não Capitais” nessas 3 dimensões não se deve necessariamente a supremacia dos oponentes, mas sim, à nossa baixa performance. Conclusões: