Teoria e Desenvolvimento do Currículo “Avaliação de escolas em Portugal: que futuro?” Inês Coelho, Cláudia Sarrico, Maria João Rosa Docente: Preciosa Fernandes.

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Transcrição da apresentação:

Teoria e Desenvolvimento do Currículo “Avaliação de escolas em Portugal: que futuro?” Inês Coelho, Cláudia Sarrico, Maria João Rosa Docente: Preciosa Fernandes Discentes: Bárbara Carmo, Débora Carvalho, Fátima Machado, Sandra Rodrigues

Autoras Inês Coelho Cláudia Sarrico Maria João Rosa

O que é a qualidade educativa?

“ A Qualidade tem a ver com a forma como o processo de ensino/aprendizagem, e tudo o que o suporta, se planeia, se desenvolve e melhora continuamente” Saraiva et al (2003, p.3)

Avaliação das escolas Desenvolve-se a partir de uma análise e diagnósticos que impulsione níveis de exigências, assim como, boas práticas pedagógicas como a relação de ensino-aprendizagem que valorizem e incentivem o trabalho educativo.

Avaliação Interna Avaliação Externa A avaliação estrutura-se com base na auto- avaliação, a realizar em cada escola ou agrupamento de escolas. Assenta na conformidade legislativa das atuações pedagógicas, bem como, na eficiência e eficácia das mesmas, desenvolvendo-se fora do âmbito do sistema educativo.

Incentivos à avaliação Autonomia das organizações escolares Existência de alternativas Elevado grau de exigência

Principais objetivos da avaliação: Organização do sistema educativo; Estrutura curricular; Formação dos docentes; Autonomia, administração e gestão das escolas; Incentivos e apoios diversificados às escolas; Regime de avaliação dos alunos.

Decreto-lei n.º 31/2002 Artigo 15 “ Os resultados da avaliação devem permitir às escolas aperfeiçoar a sua organização e funcionamento, em especial, quanto: a) Ao projeto educativo da escola; b) Ao plano de desenvolvimento a médio e longo prazos c) Ao programa de atividades; d) À interação com a comunidade educativa; e) Aos programas de formação; f) À organização das atividades letivas; g) À gestão dos recursos.”

Projetos de avaliação

1992 Observatório da Qualidade da Escola 1999 Projeto Qualidade XXI 1999 Programa Avaliação Integrada das Escolas 2000 Projeto Melhorar a Qualidade 2000 Programa AVES 2004 Projeto Aferição da Efetividade da Auto- Avaliação das Escolas 2006 Programa de Avaliação Externa das Escolas

1992 Observatório da Qualidade da Escola Abrangeu cerca de 1000 escolas Dirigido pelo GEP/Ministério da Educação Terminou em 1999

1999 Projecto Qualidade XXI Abrangeu as escolas nacionais EB2, 3 Ciclos e Secundário Dirigido pelo IIE (Instituto de Inovação Educacional) Terminou em 2002

1999 Programa Avaliação Integrada das Escolas Abrangeu 30% estabelecimentos do sistema escolar Dirigido pela Inspeção Geral da Educação (IGE) Terminou em 2002

2000 Projecto melhorar a qualidade Abrangeu cerca de 50 escolas Dirgido pela Associação dos Estabelecimentos de Ensino Particular e Cooperativo (AEEP) e QUAL, Formação e Serviços em Gestão da Qualidade Terminou em 2004

2000 Programa AVES (Avaliação de EscolasSecundárias) Abrangeu 33 escolas Dirigido pela Fundação Manuel Leão

2004 Projeto Aferição da Efetividade da Auto-Avaliação das Escolas Abrangeu cerca de 250 escolas Dirigido pela Inspeção Geral das Escolas (IGE) Terminou em 2006

2006 Programa de Avaliação Externa das Escolas Abrangeu 102 escolas Dirigido pelo Ministério da Educação Várias reformulações até er_embedded&v=NaKLr4KcvE0 er_embedded&v=NaKLr4KcvE0

2011 Programa de Avaliação Externa das Escolas (Renovação de 2006) Irá abranger cerca de 231 agrupamentos Dirigido pela Inspecção Geral da Educação

Dinâmica ResultadosPrestação do serviço educativo Liderança e Gestão Qualidade do sucessoTrabalho cooperativo entre docentes Valorização das lideranças intermédias Formas de valorização dos sucessos dos alunos Eficácia das medidas de apoio educativo Motivação das pessoas e gestão de conflitos Cumprimento das regras e disciplina Adequação dos apoios aos alunos com necessidades educativas especiais Impacto da autoavaliação no planeamento, na organização e nas práticas profissionais Abandono e desistênciaGestão articulada do currículoPromoção do desenvolvimento profissional Qualidade do sucessoExigência e incentivo à melhoria de desempenhos Desenvolvimento de projectos, parcerias e soluções inovadoras

Considerações finais Os projectos educativos permitem identificar problemas existentes e assim promover alterações que são necessárias para melhorar o funcionamento das escolas numa perspetiva reflexiva e de aperfeiçoamento contínuo. Assim torna-se fundamental o progressivo entendimento das escolas como organizações dotadas de significativas margens de autonomia, como espaços onde educadores, educandos e toda a comunidade educativa devem assumir uma postura criativa e interventora.