SIMBOLOS ?.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Unidades de Ensino da Microsoft
Advertisements

PROJETO Oficina de Expressão
ÁREA DE CONHECIMENTO ALFABETIZAÇÃO.
Escola Estadual Senador Filinto Muller - Extensão
Paulo e Jesus Paulo seguramente não viu o Jesus histórico e nem ouviu sua voz e suas palavras. Teve uma forte experiência do Cristo Ressuscitado (At. 9,3-9;
Currículo de Arte ARTE TEM CONTEÚDOS PRÓPRIOS E LINGUAGENS ESPECÍFICAS
Tecendo Leituras: modalidades organizativas para atividades de leitura na escola Maria José Nóbrega.
Recuperação Paralela e Avaliação da Aprendizagem em Processo
PROFESSORA KÁTIA SIMONI MARTINS
Projeto “Ribeirão Mais Verde”
Educação e Aprendizagem
Como fazer HQs na escola, no trabalho, no sindicato, em casa...
AGRUPAMENTOS PRODUTIVOS
TECNOLOGIA EDUCACIONAL II Curso de Pedagogia – 4º Período Aula 04
PROJETO APRENDENDO A CONTAR.
Explorar e Investigar para Aprender Matemática Através da Modelagem Matemática William Kfouri Professor do Ensino Médio e Superior e aluno do programa.
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
Específicos: Estrutura agrária e a distribuição de terras no Brasil
Pastoral da Comunicação
PCNs – 1º Ciclo Língua Portuguesa. É pela mediação da linguagem que a criança aprende.
REVISTA DA TURMA 2007.
Projeto Interdisciplinar
Seminário Gêneros Televisivos
Texto verbal, não verbal e sincrético
RECURSOS DIDÁTICOS.
PRODUÇÃO ACADÊMICA II Prof.: Rodney Caetano.
Núcleo - Cascavel Colégio Estadual Nova União Céu Azul - Paraná Nome do Docente Terezinha Maria Brusamarello Disciplina - Ensino Religioso Turma – 7º.
JORNADA DE ENSINO RELIGIOSO
Mitos de criação – textos orais
TÉCNICO EM CONTABILIDADE SUBSEQUENTE
Teacher Marilisa Lichtenberg English
Understanding Cartoons
RECURSOS AUDIOVISUAIS Prof. Luciene Santoro.
Tecnologia educacional: uma maneira de inovar na sala de aula.
O que é Comunicação?.
Modelo e desenho pedagógico UnisulVirtual
PROJETO “BICHOS ESQUISITOS”
Relatório de Proposta de Projeto
TEXTO DE REFERÊNCIA COMO TRABALHAR…
B2 OBJETIVOS.
1.3 Comunicação e indivíduo
LEITURA COMPARTILHADA
RECURSOS AUDIOVISUAIS
PROPAI/PROPCCI-I 1S 1º semestre – Fevereiro/2014 Coordenadores: Geraldo Biaggi e José Antonio Padoveze.
Práticas Investigativas da Escola Superior de Gestão e Tecnologia
PROJETO.
Projeto: Reescrita de histórias conhecidas
Diversidades Religiosas
FABIANA DE PAULA PEREIRA
Histórias em Quadrinhos
Branca de Neve: versões e visões de uma história
Estudo de funções através do esporte Ricardo R. Roque Luciane Z. H. Braz.
POESIA E MÚSICA COM VINÍCIUS DE MORAES U.M.E. “Pedro II”
Análise das hipóteses de escrita
Relatório Módulo Gestão Integrada das Mídias
Diversidade Religiosa Escola Estadual Dr.Leopoldino Loureiro Ferrreira
Frei Edgar Alves Pereira, OFM
Equipe responsável pela produção
Técnicas de Apresentação
Orientações iniciais sem Bem-vindos!. Técnicas de Negociação -Aula 1 – Profª.: Vilma Tupinambá, MSc.
Tema Gênero textual - Poesia. Colégio Sartre COC Unidade Monet Mundo Leitor Série Memórias 4º ano Professora: Liliam Silva Alves.
HISTÓRIA DA AVIAÇÃO UM MENINO QUE SONHAVA VOAR...
Mapa da Escola Seqüência didática:.
O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DE CRIANÇAS SURDAS
Plano de Trabalho Docente
TRABALHO COLABORATIVO
DISSERTAÇÃO. LEITURA OBJETIVO INVESTIGAÇÃO, REFLEXÃO, SOCIALIZAÇÃO E PRÁTICA DO TEMA SELECIONADO.
Arte - Física Iane Ohanna de Araújo Labre e Myller Medeiros.
PLANEJAMENTO Escola Estadual Tabelião Júlio Maria Disciplina: Física Professor: Francisco Turma: 1º Ano “B” - 2 Aulas 05/07/2018 PLANEJAMENTO Escola Estadual.
Antonio Barreto. Conhecimento prévio sobre o assunto Chegar em sala de aula e perguntar o que eles entendem sobre o primeiro beijo.
Transcrição da apresentação:

SIMBOLOS ?

Núcleo: Área Metropolitana Norte. Autor: Sadrac Pereira. Tema: Símbolos presentes na sociedade. Conteúdo Básico: Símbolos religiosos.

Objetivos: - Registrar os diferentes símbolos presentes no cotidiano. - Identificar os símbolos como uma caracterização da identidade a que o grupo pertence. - Destacar os símbolos como uma forma de expressão em todas as dimensões do viver humano.

Desenvolvimento/Metodologia: - Depois de cumprimentar a turma, escrever no quadro a palavra “símbolo” (sugiro uma forma de escrita mais artística que a usual, isso desperta a atenção), acompanhado pelo desenho de um ponto de interrogação. - Feito isso, lançar a pergunta à turma: o que é símbolo? Ouvir e anotar algumas respostas no quadro.

- Passar a definição do texto. (fotocopiada ou na TV - Passar a definição do texto. (fotocopiada ou na TV. Pendrive, para ganhar tempo). - Mostrar imagens de símbolos diversos, utilizando a tevê pendrive e solicitar que os alunos identifiquem verbalmente o que os símbolos mostrados representam. (sugestão: escudos de time de futebol, placas de transito, marcas famosas, pessoas vestidas de acordo com a sua cultura, entre outros.).

- Os alunos receberão folhas para desenhar símbolos que representem palavras e situações indicadas pelo professor. (modelo em anexo). Sugestão de palavras: nacionalidade, ecologia, esporte, musica, paz, etc. - Realizar sondagem para verificar se houve a compreensão do que seja símbolos e de sua importância. - Introduzir os símbolos religiosos.

Recursos: -TV. Pendrive; -Pendrive; -Folhas A4 em branco; -Quadro de giz; -Giz; -Textos impressos.

Critérios de Avaliação: - Poderá ser avaliado o aprendizado com base na coerência dos trabalhos apresentados pelos alunos (desenhos), e nas participações e interferências de fala durante a exposição do conteúdo. - Realização de produção de texto, onde se enfatize a importância da linguagem simbólica.

Referências: TABORDA, Francisco. Sacramento, práxis e festa. Vozes: Petrópolis, 1987, p. 69. <http://www.franciscanos.org.br/carisma/sim bolos/tau. php> Acesso em: 11 dez. 2011. <http://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%ADmbol o> Acesso em: 9 dez. 2011.