Caro educador, cara educadora, em 2009 teve início o curso de Pedagogia no Campus de Sorocaba da UFSCar. Nesse mesmo ano, os estudantes, juntamente com.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
TROCA DE SABERES ENTRE O PET CNX EDUCOMUNICAÇÃO E O GESTAR II
Advertisements

Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação - PRPPGI
PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO NA REFORMA AGRÁRIA – PRONERA
Programa de Apoio ao Ensino e à Pesquisa Científica e Tecnológica em Educação Profissional integrada à Educação de Jovens e Adultos- PROEJA CAPES/SETEC.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO CEARÁ CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO PARÁ PROJETO DE COOPERAÇÃO.
Fernanda Barbosa Ferrari, M.Eng. Édis Mafra Lapolli, Dra.
PROJETO: PARCERIA FEDERASUL E PUCRS
MOMENTO DE REFLEXÃO.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS Faculdade de Educação
APRESENTAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
DIRETORIA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
FLORIANÓPOLIS NOVEMBRO 2007.
SEMANA ACADÊMICA DE PEDAGOGIA
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina
REDE DE ENSINO MÉDIO TÉCNICO
Softwares Softwares são conjuntos de instruções (programas de computador) que ao serem executadas desempenham uma função desejada.
FORGES 2011 RAMOS & CORDEIRO
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Curso de Pedagogia-Gestão e Tecnologia Educacional
Lei de diretrizes e bases da educação nacional
ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO ENSINO MÉDIO-CURSO NORMAL
Candidata a Sede UFSCar Campus Sorocaba
Universidade Federal do Espírito Santo Centro de Educação UFES Ano 2004.
MARCAS DA ORALIDADE NA ESCRITA
1 Profa. Dra. Clara Dornelles Julho de Licenciatura em Letras (UFSC, 1996) Mestrado em Letras (UFSC, 2000) Doutorado em Linguística Aplicada (Unicamp,
PENSANDO A FORMAÇÃO DE FORMADORES NA UFMS
Necessidades Especiais, Docência e Tecnologias
III SIMPÓSIO DE DOCÊNCIA SUPERIOR UNISUAM
Realizadores: Carlos Alberto Schneider Superintendente Geral Fundação CERTI Gincana do Milênio Sapiens Circus Operação: Vitória.
Diretoria de Ensino Região Caieiras (Item 1)
PROJETO DE ENSINO UNIVERSITÁRIO
Companhia Folclórica do Rio-UFRJ. Atuante desde 1987 sob a coordenação da professora Eleonora Gabriel;Atuante desde 1987 sob a coordenação da professora.
MARIA DO SOCORRO ANDRADE COSTA SANDRA REGINA CASTRO SOARES
Biblioteca + Livro Didático + TV Escola + Sala de Informática = CEMTE.
Política Educacional Brasileira
FORMAÇÃO DE PROFESSORES MULTIPLICADORES Sonia Schechtman Sette Brasília, 18– Seminário e-ProInfo – A Educação sem Distância Mesa Redonda – EAD na.
Profa. Dra. Claudete da Silva Lima Martins Julho de 2014
Contexto - as exigências criadas pelas mudanças econômicas e sociais resultantes de um mundo globalizado, dos avanços científicos e tecnológicos e do papel.
NOVO CURRÍCULO DE LICENCIATURA EM LETRAS Informações auxiliares para os alunos ingressantes em 2006 e 2007.
INCLUSÃO DIGITAL: MULTICULTURALISMO E PRODUÇÃO TEXTUAL NOS ANOS INICIAIS Bolsistas de Iniciação à Docência - Pibid 2014 – Uergs /Pedagogia - Unidade.
O que somos Movimento Paraná sem Corrupção, uma iniciativa do Ministério Público do Paraná, da Secretaria de Estado da Educação e do Grupo Paranaense.
UNIMINAS Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Ângela Cristina da Silva Prof ª: Gilca Vilarinho 3º Período G 1.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul Instituto de Matemática Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática Mestrado Profissionalizante em Ensino.
Programa de Formação para a Prática das Ciências na Educação Básica Desafio de.
Formação Complementar. Formação complementar De acordo com a versão curricular 2009 De acordo com a versão curricular 2009 Opções na FaE são:  Administração.
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
Educação Especial: Surdez

UNIMINAS Aluna – Aurilene de Paula Caixeta Professora – Gilca Vilarinho Setembro 2005 Curso de Pedagogia Gestão e Tecnologia.
FORMAÇÃO INICIAL, FORMAÇÃO PERMANENTE E PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO: CONTRIBUIÇÕES DO GRUPO DE PESQUISA F3P-EFICE PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA NA REDE MUNICIPAL.
O papel do educador no processo de formação da criança especial
1ª Formação de Professores Coordenadores
Melhor Gestão, Melhor Ensino
PARFOR – UNEB Formação de Professores em Exercício
PIBID – CIÊNCIAS BIOLÓGICAS – UNIUBE
PÁTIO INTERNO OS OBJETOS EDUCACIONAIS E A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA PIBID – CIÊNCIAS BIOLÓGICAS – UNIUBE - MG Escola Municipal.
Aluna: Tatiane Paula Moraes Profª: Gilca Vilarinho Setembro/2005 UNIMINAS Curso de Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional.
UNIAFRO Política de Igualdade Racial no Ambiente Escolar - Especialização - EaD.
Companhia Folclórica do Rio-UFRJ. Atuante desde 1987 sob a coordenação da professora Eleonora Gabriel;Atuante desde 1987 sob a coordenação da professora.
“A educação para as mídias é uma condição de educação para a cidadania, um instrumento para a democratização de oportunidades educacionais e de acesso.
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
A estrutura acadêmica do Campus da Universidade de Brasília em Planaltina-DF e seu potencial para a promoção do trabalho interdisciplinar.
Líder: Prof. Dr. Luiz Gonçalves Junior - Vice-Líder: Prof. Dr. Glauco Nunes Souto Ramos -
PROGRAMA UM COMPUTADOR POR ALUNO – UCA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO II Seminário de acompanhamento do Projeto UCA-UNICAMP Norte UCA-Rondônia Marcelo.
Curso de Filosofia - UFRN apresentação. 1. Dados do curso Centro: CCHLA – Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (Natal) Modalidades: Bacharelado.
Klaus Schlünzen Junior Núcleo de Educação a Distância.
MATERIAIS E MÉTODOS: Nossa investigação tem como foco a situação da Filosofia no contexto da escola pública de ensino médio de Santa Maria. Buscamos saber.
Plano de Desenvolvimento Institucional IFSP – Câmpus São José dos Campos PDI
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO 3º SEGMENTO DA EJA
Transcrição da apresentação:

Caro educador, cara educadora, em 2009 teve início o curso de Pedagogia no Campus de Sorocaba da UFSCar. Nesse mesmo ano, os estudantes, juntamente com os primeiros professores do curso, tomaram a iniciativa de realizar a I Semana da Pedagogia. Em razão dos anseios e das dúvidas iniciais provenientes de estar num curso novo, os estudantes decidiram por uma programação que atendesse a compreensão de qual é o campo desta atuação profissional. Tivemos a presença de 100 pessoas entre professores da Educação Básica e alunos da UFSCar que participaram das palestras e das oficinas oferecidas. PROGRAMAÇÃO Dia 25 17h às 19h – Credenciamento 19h – Abertura do Evento e Apresentação Cultural 20h30 – Palestra: Desafios Contemporâneos da Educação Dia 26 19h – Apresentação de pôsteres 20h30 - Palestra: Educação, Inclusão Social e Movimentos Sociais Dia 27 14h – Oficina – Práticas em Educomunicação 19h – Políticas Públicas para Ensino Fundamental de 9 anos 21h – Oficinas: A Língua Brasileira de Sinais e sua importância no contexto escolar Educação do Movimento: Atividades lúdicas expressivas utilizadas em aula com o enfoque na escrita 21h - Salas de Diálogos Dia 28 19h – Palestra: Desafios no processo de ensino-aprendizagem 21h – Oficina: Estruturas em jornal para o ensino de ciências” 21h - Salas de Diálogos Dia 29 19h – Drogas no cotidiano escolar 21h – Encerramento: Sarau II Semana da Pedagogia Universidade Federal de São Carlos Campus-Sorocaba 25 a 29 de Outubro Neste ano de 2010, a temática se pauta nos Desafios Contemporâneos da Educação, em diferentes frentes: na educação dos movimentos sociais, na inclusão social, no ensino- aprendizagem, nas políticas educacionais e no enfrentamento de problemas como as drogas na escola. Contamos com sua presença neste momento de reflexão e partilha. Até lá! Organizadores da II Semana da Pedagogia INSCRIÇÃO Participante SEM apresentação de trabalho Participante SEM apresentação de trabalho: A partir de 16/08 (vagas limitadas) Participante COM apresentação de trabalho Participante COM apresentação de trabalho: inscrições de 15 de agosto a 24 de setembro Estudantes de Pedagogia e Professores em exercício podem inscrever trabalhos científicos em forma de pôsteres e de comunicação oral sobre: - pesquisas em andamento:. de iniciação científica (graduação). de mestrado. de doutorado. ou outra modalidade acadêmico-científica - ações educativas realizadas ou em andamento:. projetos desenvolvidos por alunos de graduação. projetos desenvolvidos por professores das diferentes redes de ensino. projetos desenvolvidos por educadores que atuam em ambientes não-escolares As orientações para inscrição dos trabalhos e os formulários de inscrição estão em II Semana da Pedagogia Inscrições abertas! RealizaçãoApoio Abertura – Auditório do Jornal O Cruzeiro do Sul – Avenida Carlos Reinaldo Mendes Alto da Boa Vista - Sorocaba Demais dias - Núcleo de Extensão em Educação, Tecnologia e Cultura - UFSCar ETC R. Maria Cinto de Biaggi, Santa Rosália - Sorocaba Universidade Federal de São Carlos– Campus Sorocaba Rodovia João Leme dos Santos, Km SP Sorocaba - CEP LOCAIS DO EVENTO