Interface Homem/Máquina

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Arquitetura de informação
Advertisements

Projeto Qualified Curriculum
Os projetos.
Versão Premium Janeiro de 2003
Definição de Casos de Teste Funcionais a partir de Casos de Uso
Valéria Maria Lauande Março/2010
Interface Humano-Computador
Interface Usuário Máquina
IHM - Usabilidade.
Metodologia de Desenvolvimento de Software
Seminário do grupo de pesquisa em IHC do DIMAp-UFRN
Gestão de projetos de Software GTI-16
O Processo Administrativo
O processo do design da interação
S ISTEMA DE G ERENCIAMENTO F INANCEIRO. O S I NTEGRANTES Caio Mac Cord Fernando Bianchini Pessoa Joel Ferreira José Enes Mateus Mauricio Lederer.
Sistema de Gerenciamento Financeiro
Testes – visão geral Vanilson Burégio.
Engenharia de Usabilidade
Sistemas Multimídia e Interface Homem-Máquina
Arquitetura de software
Análise de Sistemas de Software Prof. Rodrigo Ribeiro.
Processos de Desenvolvimento de Software – Parte 2
Implementação em Projeto de Sistemas (PFC)
Guidelines Esta apresentação foi baseada no livro Design de Interação ( Preece, Rogers & Sharp), no Tutorial sobre o livro “Design e avaliação de interfaces.
A aplicação da Engenharia Semiótica no design da interface de usuário do software ASK2000 Jair C Leite Salerno Silva DIMAp - UFRN.
Objetivos das Atividades de Implementação • Implementar as classes do modelo de projeto em termos de componentes (código fonte ou executável, etc.) •
Raoni de Oliveira Franco
Elaboração e Análise de Projetos
Fase de Concepção (Início, Planejamento)
PSBD II Projeto de Sistemas de Banco de Dados II
INTERAÇÃO HUMANO COMPUTADOR Lílian Simão Oliveira.
INTERAÇÃO HUMANO COMPUTADOR Prof. Luiz Fernando Moledo.
Avaliação de interface
GESTÃO DE PROJETOS Aula 4 1.
Especificação em Projeto de Sistemas
Bruno Silva Desenvolvido a partir de
Engenharia de Software
Engenharia de Usabilidade
Modelo para Design de Interfaces
Um Meta-modelo para o Processo de Sistema com RV Baseado em Princípios da IHC Milena Marquezin Olher Orientadora: Júnia Coutinho Anacleto Silva PPGCC -
Processo de Desenvolvimento de Software – PDS C Construção - PAS
Processos do Design 27/09.
Modelagem de Processos de Negócio
Fase de Concepção Levantamento de Requisitos, Organização de Requisitos, Planejamento dos Ciclos Iterativos.
Técnicas e Projeto de Sistemas
TESTE DE SOFTWARE E QUALIDADE DE SOFTWARE UMA VISÃO GERAL
1 Modelos de implementação: WUIs Maria Alice Grigas Varella Ferreira EP-USP Abril 2003.
Gestão de projetos de Software GTI-16
Engenharia de Software
© Nabor C. Mendonça Processo / Metodologia de Desenvolvimento de Software.
Fase de Concepção (Início, Planejamento)
Interface Homem/Máquina
Processo e Qualidade.
Camada de Aplicação Prof. Horácio. Objetivo Apresentar os detalhes específicos dos tipos de aplicação; Apresentar o modelo cliente-servidor; Apresentar.
Interface Homem/Máquina
Avaliação de Interfaces de Usuários: Conceitos e Métodos
Fundamentos de Programação Aula 4. 2 Conteúdo Estruturas Básicas de Programação –Repetição, laço, loop ou iteração Exercícios.
Erton W. Vieira Metodologias Ágeis, Qualidade de Software e Design Centrado no usuário: Pontos de Interação Erton W. Vieira.
O Modelo GOMS Fornece um modelo de Engenharia para a performance humana, capaz de produzir predições a priori ou em um estágio anterior ao desenvolvimento.
informacao/o-que-e-e-como-fazer-uma-avaliacao-heuristica.
APSI II Análise e Projeto de Sistemas de Banco de Dados II.
Desenvolvimento de Software I
Processos de Software Ludimila Monjardim Casagrande 1º Semestre Desenvolvimento e Qualidade.
Soluções de Telecomunicações para a Inclusão Digital Novas linguagens e modelos de interação M. Cecília C. Baranauskas Proposta NIED e InterHAD Unicamp.
Situação do Trabalho de Elaboração dos Planos. Programas, Projetos e Ações. Plano de Execução. Aprovação da Versão Final dos Prognósticos e Alternativas.
DESIGN DE INTERAÇÃO Lílian Simão Oliveira. Usabilidade  Pra quê? 2.
ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE SISTEMA ESTRUTURADO
Técnicas de Avaliação de Interfaces Prof. Jorge Cavalcanti.
Processos de Design de IHC
Transcrição da apresentação:

Interface Homem/Máquina Prof. Horácio

Roteiro da Aula de Hoje Processos de Design de IHC (Parte II) Estratégias de design

Processos de Design Detalham as etapas do design de forma particular Definem Como executar cada atividades A seqüência de execução Quais atividades podem ser repetidas Artefatos produzidos e consumidos Em todos os casos as atividades são executadas de forma iterativa

Design Centrado no Usuário

Estratégias de Design

Propostas de Processos de Design de IHC

Modelo Simples

Ciclo de Vida em Estrela

Ciclo de Vida em Estrela

Engenharia de Usabilidade de Nielsen 1. Conheça seu usuário 2. Realize uma análise competitiva 3. Defina metas de usabilidade 4. Faça design paralelos 5. Adote o design participativo 6. Faça o design coordenado da interface como um todo 7. Aplique diretrizes e análise heurística 8. Faça protótipos 9. Realize testes empíricos 10. Pratique design iterativo

Engenharia de Usabilidade de Nielsen

Engenharia de Usabilidade de Nielsen

Engenharia de Usabilidade de Nielsen

Engenharia de Usabilidade de Nielsen

Engenharia de Usabilidade de Nielsen

Engenharia de Usabilidade de Nielsen

Engenharia de Usabilidade de Nielsen

Engenharia de Usabilidade de Nielsen