ARQUIDIOCESE DE RIBEIRÃO PRETO Projeto SIM 2007 a 2015 Construindo a História Missionária da Igreja Particular de Ribeirão.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Paróquia Coração de Jesus
Advertisements

QUEM SÃO OS EDUCADORES HOJE?
EVANGELHO – Lc 2, Ambiente: meditando-as em seu coração.…..»
“O Chamado de Deus”..
FORMAÇAO NÍVEL 1 SANTOS 23/24- A
TESTE SEU PERFIL JOTRAN.
FACULDADE BATISTA DE TEOLOGIA DISCIPLINA: LIDERANÇA
Do Encontro com CRISTO ao
O AGIR DO MCC DEFINIÇÃO E PRÁTICA.
PROJETO ARQUIDIOCESANO DE EVANGELIZAÇÃO
Missão Continental.
COM A JUVENTUDE FAZEMOS OPÇÕES
A Alegria do Evangelho.
Objetivos das URGÊNCIAS
Vocação e missão do (a) Catequista, a serviço da cultura do Encontro
O planejamento eficaz. Definir objetivos e resultados;
Pastoral do batismo Formação para agentes
Os fiéis ainda têm de trabalhar para vencer o pecado e crescer na santidade, por isso levantam os olhos para Maria (LG 65). Realmente, há séculos o.
ASSEMBLEIA PASTORAL PAROQUIAL
Linhas de Pastoral Juvenil Vocacional Redentorista
Ação Social Inclusão Social.
CAMPANHA DA FRATERNIDADE
Celebramos hoje o "Dia da Bíblia"... no último domingo de setembro,
Quarta-feira de cinzas
TEMA - RENOVAÇÃO DA PARÓQUIA
O RE - SENTIMENTO.
PROJETO DE AÇÃO MISSIONÁRIA ARQUIDIOCESE DE RIBEIRÃO PRETO – SP
PROJETO DE IMPLANTAÇÃO DAS EQUIPES JOVENS NOS GRUPOS DE ORAÇÃO
Diocese de São João da Boa Vista
Desafios do itinerário vocacional
O documento da CNBB e o 7 o PPO – apelos de conversão.
Se dois de vós se unirem na terra para pedirem qualquer coisa, ser-lhes-á concedida por meu Pai que está nos Céus.
JULGAR I! Formação do discípulo para um novo PENTECOSTES
COM JESUS CRISTO, A ALEGRIA RENASCE SEM CESSAR : POR ONDE PASSARAM OS DISCÍPULOS, ”houve grande alegria”(8,8)
1º DOMINGO DA QUARESMA 28 DE FEVEREIRO
LIGAR O SOM E DEIXAR CAMINHAR SOZINHO... Um instante de silêncio para pedir a graça do Espírito Santo...
Aparecida e as urgências presentes nas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora do Brasil – DGAE –
Assessoria Ministério da Identidade e -- antonio frutuoso -- Casa da Juventude do Paraná.
Tema do 3º Domingo do Tempo Comum A liturgia do 3º Domingo do Tempo Comum propõe-nos a continuação da reflexão iniciada no passado domingo. Recorda,
Pastoral da Saúde: Orientações Práticas
I. Estudo de caso Roberto (pseudônimo) nasceu e se criou em um lar não cristão Roberto (pseudônimo) nasceu e se criou em um lar não cristão. Absorveu.
COORDENADORES DE COMUNIDADE
Identidade da Pastoral
UMA IGREJA EM PARTICIPAÇÃO
COMO CONSEGUIR INTERESSADOS
A liturgia do 11º Domingo do Tempo Comum Convida-nos a olhar para a vida e para o mundo com confiança e esperança. Deus, fiel ao seu plano de salvação,
Leitura e interpretação de texto
Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil
Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (2015 – 2019) Documento da CNBB
4ª Urgência: Igreja: comunidade de comunidades
INSTUMENTO DE INSTRUMENTO DE TRABALHO (PRIMEIRA REDAÇÃO) 10 DE JULHO DE 2015.
2ª Urgência – Igreja: casa da iniciação à vida cristã
No mês de setembro, dedicado à Bíblia,
CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL Secretaria Executiva da Campanha da Fraternidade CAMPANHA DA FRATERNIDADE História da CF.
Rondineli Alves Eden Lopes 2PPN Giovanni Iannoni.
Catequese a serviço da Iniciação à Vida Cristã
DIRETÓRIO DA PASTORAL FAMILIAR
MCC DO BRASIL – AR ASSEMBLEIAS REGIONAIS 2014.
PARTE 2 HISTÓRIA Comunidade Nazaré PROVÍNCIA BRASILEIRA 1.
23 de janeiro de Controle - se sempre Bem-aventurados os mansos, pois eles receberão a terra por herança. (Mt 5:5)
MOVIMENTO DE CURSILHOS DE CRISTANDADE DO BRASIL
Os Quatro Compromissos Por Miguel Ruiz Formatação: VAL RUAS.
Fraternidade e a vida no Planeta CAMPANHA DA FRATERNIDADE 1.
Ex corde ecclesiae (15/08/90): A vocação da Universidade Católica Erico Hammes Porto Alegre, 05/04/2011.
Clique para editar o estilo do subtítulo mestre 11/08/10 TRANSFORMANDO A COMUNIDADE PELA INICIAÇÃO Á VIDA CRISTÃ PARÓQUIA SANTA RITA.
Sistema de Garantia de Direitos Redes: um sistema de incompletudes.
“Permanecei na cidade” (Lc 24,49). O ponto de partida Uma realidade que nos interpela: a cidade e a diocese (v. relação de abertura da Assembléia) “Nosso.
PARÓQUIA, TORNAR-TE O QUE TU ÉS!
Recriar a família à luz da misericórdia
Mudança de Atitude Certo dia desses uma senhora chegava à casa de uma das consultas médicas e disse aos familiares: - Pedi franqueza ao meu médico, pedi.
Transcrição da apresentação:

ARQUIDIOCESE DE RIBEIRÃO PRETO Projeto SIM 2007 a 2015 Construindo a História Missionária da Igreja Particular de Ribeirão

ANÁLISE DE CONJUNTURA É a visão crítica sobre um determinado assunto. No nosso caso, sobre a Igreja em relação a sociedade e como essas duas realidades interagem. Essa análise foi apresentada aos Bispos na 53ª Assembleia Geral da CNBB (abril 2015)

PERPLEXIDADES É o termo usado para as transformações que têm ocorrido na sociedade moderna e a velocidade com que elas têm ocorrido, tirando do homem o poder de reflexão e discernimento, fazendo com que seja rapidamente engolido, pelas mais diversas situações. Nesse aceleramento, ela não poupa ninguém, atingindo todos os níveis da vida humana e o pior, tirando do ser humano sua identidade.

REAÇÕES (nascem)  Lógica da flexibilidade e mobilidade: são critérios que se fazem presente em todos os campos da vida, inclusive nos campos ético e religioso. Porém esse é um assunto que não é muito debatido.  Lógica do Individualismo: com a dificuldade de se ter um olhar para o todo, se tenta resolver a situação individualmente (agrada só aquele que está reclamando). É hipervalorização do meu em detrimento do nosso.  Lógica do imediato: é a solução a curto prazo, somente o que está ao alcance das mãos sem perspectiva de futuro. Não se investe a longo prazo, pois é necessário um resultado paliativo de imediato.

LÓGICAS Essas “lógicas” são desafiadoras e no atual momento estão presentes na vida da Igreja. E todos, sem exceção, são atingidos por elas, mesmo que alguns mais e outros menos. Isso deixa tudo tão grave, visto que se perdeu a noção do que é certo ou errado. Há uma enorme inversão de valores e não se tem mais respeito por nada. Tudo é descartável, artificial e provisório. Testemunho disso é a falta de tempo, disponibilidade para o serviço voluntário e o comprometimento pastoral

SINAIS DO ESPÍRITO Essas perplexidades não são de tudo tão ruim. Elas servem para quebrar nossas autossuficiências e nos colocar em atitude de humildade e de oração. Na perspectiva da Nova Evangelização e tomando como base as 5 Urgências das DGAE ( ), surgem algumas questões (voz) que se forem consideradas podem nos orientar.

Uma voz em destaque... A voz do Papa Francisco: num mundo carente de líderes que sejam verdadeiros, sua voz não se cansa de chamar, até os mais corruptos a uma conversão. Na atual conjuntura a Igreja precisa “dialogar”, sem deixar de lado seus princípios éticos e morais.

Uma voz que acolhe... É a voz que nasce da solidariedade a partir da cruz. Que não pode ser uma ação de pastoral de alfândega (é aquela que quer que todos se enquadrem nas normas e regras ) e nem a de pastoral de porteira aberta (tudo pode). O ideal seria uma ação pastoral que fosse acolhedora, ou seja, uma ação pastoral que levasse em conta a miséria existencial que a maioria do nosso povo vive.

Uma voz que escuta... A Igreja é chamada a ser voz que escuta as pessoas que estão cansadas de serem atendidas como objetos. Num mundo de barulho e de ruídos, as pessoas precisam de alguém que as escute com gratuidade e fraternalmente. A igreja não tem a resposta para todas as turbulências vividas no presente, mas tem ouvido e coração para escutar.  Escuta individual (diálogo pessoal)  Escuta estrutural (pequenas comunidades)

a Uma escuta que vai ao encontro... Depois de séculos de uma Pastoral de Conservação, a Igreja diante das perplexidades da atual conjuntura é chamada a mudar seus parâmetros e urgentemente propor uma Pastoral Missionária, mesmo sabendo que a mudança de mentalidade não acontece com a mesma rapidez com que ocorre as mudanças sociais. Está na hora, ou melhor, passou da hora de termos ações missionárias concretas e pontuais.

A URGÊNCIA DA MISERICÓRDIA Diante de tudo isso, as nossas ações pastorais devem ser atravessadas pela Misericórdia de Deus, pois numa sociedade marcada por tanta violência, onde tudo caiu no descrédito, a voz e os atos da Igreja devem conter essa misericórdia. E para isso não basta ficarmos indignados e confundir justiça com vingança, mas, começarmos a partir de nós a abrir uma estrada para o amor misericordioso e compassivo de Deus.

O REINO DE DEUS O fenômeno ambíguo provocado pelas perplexidades, provoca de um lado um salto qualitativo, e por outro pode levar a Igreja a perder a sua identidade. Por isso é que nós fomos convocados, desde o nosso Batismo, e hoje mais especificamente para essa Capacitação Missionária, a sermos profetas que espalham a esperança. Todos são conhecedores de que incontáveis ações pastorais têm sido realizadas em todos os cantos da Arquidiocese, porém, como discípulos e missionários precisamos estar sempre em formação permanente. Só assim não seremos tragados pelas perplexidades e conseguiremos aos poucos vencer os desafios e dar uma resposta satisfatória aos questionamentos.