TÉCNICAS DE MEMORIZAÇÃO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
AVALIAÇÃO: a prova em questão
Advertisements

METODOLOGIA CIENTÍFICA APLICADA A ENGENHARIA Para Refletir !! Temas relevantes que podem levar o Sucesso na Vida de um Engenheiro 1º SEMESTRE DE 2008.
Metodologia de Pesquisa
CONCEITOS ELEMENTARES
A memória de longo prazo. As consequências para o estudo.
V de GOWIN Diagrama em forma de V, que esquematiza toda a actividade experimental numa só página, permitindo articular a teoria e a prática de forma integrada.
Quadro Organização e estrutura das Unidades Temáticas.
2º encontro – Professores Maio de 2012
Resumo.
Discilpina: Nutrição de Plantas
FLUXOGRAMA.
Formando o hábito de estudo
RESENHA: CONCEITO, ESTRUTURA E PRODUÇÃO
Docente: Edson Alencar Silva
TEORIA DA INTERPRETAÇÃO E DA DECISÃO JUDICIAL
Sugestões para tirar Apontamentos nas Aulas
CIÊNCIA E TECNOLOGIA O Engenheiro deve desenvolver suas atividades com o auxílio da pesquisa científica e desenvolvimento tecnológico. A pesquisa e o.
Trabalho Científico Elaboração do Resumo 2003.
Legística I Antecedentes
AVALIAÇÃO DISCENTE: a prova em questão
Tomada de consciência – Conclusões Gerais (Piaget, 1974, p
Prof. Rita de Cássia S. Eger -
Entrevista com crianças vítimas de abuso e exploração sexual

Ciências no Ensino Fundamental e na Educação Infantil – Aula 9
Os projetos de trabalho: uma forma de organizar os conhecimentos escolares Bases técnicas que fundamentam a organização curricular a partir de projetos.
Orientação Importante:
Dissertação.
Diretrizes para Elaboração de Monografia Científica
METODOLOGIA CONSIDERAÇÕES FINAIS.

Trabalhos Científicos Usuais: Caracterização e Estrutura
FLUXOGRAMAS.
1 - Introdução à Modelagem Matemática
METODOLOGIA CIENTÍFICA Profª Ms. Fernanda Nasciutti.
ELABORAÇÃO DE ARTIGO PARA PUBLICAÇÃO EM PERIÓDICO
PRÓ-REITORIA ADJUNTA DE ENSINO A DISTÂNCIA – PROEAD
Importância da Leitura
Artigo Científico Funções Básicas:
Hermenêutica Jurídica
A estrutura do artigo científico e outros
O conhecimento científico
SELEÇÃO DE PESSOAS A seleção busca entre os candidatos recrutados aqueles mais adequados aos cargos existentes, visando manter ou aumentar a eficiência.
Procedimentos para apresentação e normalização de trabalhos acadêmicos
Normas para expressão acadêmica TEXTO CIENTIFICO Elaborado Objetivo Organizado ABNT Associação Brasileira de Normas Técnicas Idéias do autor Idéias tradicionais.
Texto expositivo.
MARIA MARGARIDA DE ANDRADE
Elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais
cognitivo psicomotor afetivo Taxionomia de Bloom
A PRÁTICA EDUCATIVA Antoni Zabala.
Docência do Ensino Superior
O que é Ciência? Professor Israel Disciplina Ciências.
PESQUISA? Como fazer uma Pesquisa Científica? Como começar a Pesquisa?
Modelo de artigo de periódico baseado na NBR 6022, 2003
Plano de Aula Definição Atitude Científica Fatos e Teorias
Apontamentos sugestões e orientações práticas. Apontamentos nas Aulas Esta tarefa irá permitir-te estar mais atento e mais concentrado na aula. O registo.
Comunicação e Redação Empresarial
Trabalho de Curso II Cuiabá 2012 ICEC –
Metodologia Científica Prof. Marcel Dupret Fatec Osasco Abril/2014
DISCIPLINA PROJETO INTEGRADO – OUTSOURCING
Conceitos básicos CIÊNCIA.
Trabalho de Conclusão de Curso
Edgard Cornachione Silvia Casa Nova Nálbia A. Santos Metodologia do Trabalho Científico # 06 1.
Leitura e Documentação
Curso Elaboração de Projetos Utilizando os Recursos Tecnológicos.
O PROJETO DE PESQUISA Uma pesquisa é um todo integrado e suas partes devem estar intrinsecamente correlacionadas formando uma unidade em que cada uma delas.
Revisado por Phil Daro, USA Common Core Standards Análise da Base Nacional Comum Curricular de Matemática.
PRODUÇÃO E CRÍTICA DO TEXTO ACADÊMICO ARTES VISUAIS 2016.
O QUE SÃO PROJETOS? Projeto não é um plano de trabalho ou um conjunto de atividades bem organizadas. É uma proposta de intervenção que dá a atividade de.
Transcrição da apresentação:

TÉCNICAS DE MEMORIZAÇÃO O QUE SÃO, PARA QUE SERVEM E COMO PODEM SER AS TÉCNICAS DE MEMORIZAÇÃO?

TÉCNICAS DE MEMORIZAÇÃO São procedimentos específicos e controlados que promovem a utilização previsível de leis naturais.

TÉCNICAS DE MEMORIZAÇÃO Procedimentos que aumentam a capacidade de retenção e evocação de conhecimentos (memória), em função de uma compreensão previamente conseguida.

TÉCNICAS DE MEMORIZAÇÃO TÉCNICAS ANALÍTICAS São aquelas que facilitam a memorização, na fase de análise do conteúdo. As exposições são mais bem feitas, se estas técnicas servirem de base.

TÉCNICAS DE MEMORIZAÇÃO TÉCNICAS ANALÍTICAS 1. QUESTIONÁRIO Levantamento de questões específicas relativas a uma dada realidade. Quanto mais questões maior é o conhecimento. Ex: questões sobre a biografia de um personagem ilustre. Processo Cognitivo: análise.

TÉCNICAS DE MEMORIZAÇÃO TÉCNICAS ANALÍTICAS 2. ESQUEMA É uma seqüência de títulos e subtítulos, que dão uma seqüência lógica às idéias. Ex: 1. Psicologia Geral – 1. 1 Psicologia Jurídica – 1.3 Psicopatia – 2. Códigos – 2.1 Código Penal Brasileiro – 2.2 Punições Previstas, etc. Processo Cognitivo: Análise.

TÉCNICAS DE MEMORIZAÇÃO TÉCNICAS ANALÍTICAS 3. QUADRO SINÓPTICO Chaves ou colchetes que dão um esquema. É útil para classificações. Ex: CONSTITUIÇÃO CIVIL ECA IDOSO MULHER DESPORTIVO MILITAR Processo Cognitivo: Análise. CÓDIGOS

TÉCNICAS DE MEMORIZAÇÃO TÉCNICAS ANALÍTICAS 5. INICIAIS (siglas: até 3 letras, acrônimos: de 4 para cima e acróstico: dá o significado da palavra criada. Seqüências de letras, que encerram um conhecimento específico. Ex.: a seqüência PQRST, encerra um método de estudo. Banespa: Banco do Estado de São Paulo. Stress: sinal de tensão repetida esgotando sua saúde. CETIM: capital, estrutura, trabalho, informação e mercado; compõe uma organização. Processo Cognitivo: Análise.

TÉCNICAS DE MEMORIZAÇÃO TÉCNICAS SINTÉTICAS São aquelas que facilitam a memorização, na fase de elaboração da síntese. O domínio de um conhecimento, propriamente dito e sua conseqüente e proficiente utilização, só ocorre quando, e somente quando, a síntese é plenamente elaborada.

TÉCNICAS DE MEMORIZAÇÃO TÉCNICAS SINTÉTICAS 1. SINOPSE Texto no qual é exposta a essência do que é estudado. Pode ser dividido em essência e acidente. É mais bem elaborada se tiver introdução, corpo e conclusão. Ex: o essencial no ser humano é a sua racionalidade e o acidental, o conhecimento tecnológico. Processo Cognitivo: síntese.

TÉCNICAS DE MEMORIZAÇÃO TÉCNICAS SINTÉTICAS 2. VOCÁBULOS-CHAVE É o uso de palavras ou frases, que tipificam um conhecimento específico. Ex: a palavra CÓDIGOS na classificação do quadro sinóptico. Processo Cognitivo: síntese.

TÉCNICAS DE MEMORIZAÇÃO TÉCNICAS SINTÉTICAS 3. DIAGRAMA Desenho explicativo de uma realidade, que inclui conceitos, fatos e suas relações. Ex: memorização da experiência do ser humano no mundo. Processo Cognitivo: síntese. EXPERIÊNCIA NO MUNDO

TÉCNICAS DE MEMORIZAÇÃO TÉCNICAS SINTÉTICAS 4. SIMBOLIZAÇÃO É a técnica que se utiliza de símbolos para promover a memorização. Quando a pessoa vê o símbolo criado ou escolhido, automaticamente lembra-se do que ele representa. Ex: = NÃO OU PROIBIDO = EQUIVALÊNCIA Processo Cognitivo: síntese.

TÉCNICAS DE MEMORIZAÇÃO TÉCNICAS SINTÉTICAS 5. RELAÇÃO FIGURA-FUNDO Relação claramente estabelecida entre um fato e a realidade na qual ele está fundamentado. Ex: a vitória de Obama nas eleições dos EUA, está fundamentada no contexto histórico recente desse país. Processo Cognitivo: síntese.

TÉCNICAS DE MEMORIZAÇÃO 1.1 Questionário 1.2 Esquema 1. Analíticas 1.3 Quadro Sinótico 1.4 Iniciais Classificação 2.1 Sinopse 2.2 Vocábulos-Chave 2. Sintéticas 2.3 Diagrama 2.4 Simbolização 2.5 Relação F-F

CONCLUSÃO As técnicas de estudo até aqui apresentadas, foram criadas a partir de bases científicas sólidas e testadas, exaustivamente, dentro de padrões de excelência. Por isso mesmo, funcionam. Quanto maior for a quantidade de técnicas utilizadas em relação a um mesmo conhecimento, maior será o nível de compreensão e memorização alcançado, pois será estabelecida uma maior quantidade de conexões neurais . Coloquem-nas em prática e observem os resultados.