Equipe responsável pela produção

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O lugar onde vivo Público alvo: 7ª série da Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Vicente Bertoni. Disciplina: Língua Portuguesa Professora: Patrícia.
Advertisements

ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
ELABORAÇÃO DE PROJETOS PROINFO INTEGRADO III
ÁREA DO CONHECIMENTO: matemática.
Escola Estadual Senador Filinto Muller - Extensão
ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS
“É do buscar e não do achar que nasce o que eu não sabia”
Currículo de Arte do 1° ao 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Currículo de Arte ARTE TEM CONTEÚDOS PRÓPRIOS E LINGUAGENS ESPECÍFICAS
Viver, Aprender Materiais Didáticos Educação de Jovens e Adultos.
MESTRADO PROFISSIONALIZANTE EM ENSINO DE FÍSICA E DE MATEMÁTICA
ORGANIZAÇÃO E METODOLOGIA DE ESTUDOS.
Feedback Realimentação ou retroalimentação
Matérias da Revista PROFISSÃO MESTRE =
OS TRÊS PORQUINHOS.
MODALIDADES ORGANIZATIVAS
Observação da sala de aula
Teacher Marilisa Lichtenberg English
AULA 6 Como Estudar.
ARTE- ADAPTAÇÃO CURRICULAR
Viver, Aprender Materiais Didáticos Educação de Jovens e Adultos.
“COMO PLANEJAR UMA VISITA A UM MUSEU E QUE ATIVIDADES DESENVOLVER ATRAVÉS DE SUAS EXPOSIÇÕES
ORIENTADORA Prof. Ms. Rosany Scarpati Riguetti
Sugestão de Atividade:
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
OFICINAS VIRTUAIS CURRÍCULO+
Objetivo Nosso objetivo é desenvolver uma proposta de aula simples, utilizando alguns recursos do software graphmatica (na verdade o utilizaremos apenas.
Metodologia do Ensino de Arte
Projeto de Pesquisa: Estrutura, elementos e recomendações gerais
SILVANA BERBEL FERNANDES
CAFÉ COM LETRA 4º ENCONTRO LEITURA.
Apresentação inicial A Educopédia é uma plataforma de aulas digitais colaborativas que possui: • Um ambiente de fácil navegação; • Conteúdo de qualidade;
Planejamento da Rotina Semanal
Tutorial Portal / Hotel de Hilbert Coordenadores de Iniciação Científica.
Equipe responsável pela produção
Equipe responsável pela produção
INICIANDO A DISCUSSÃO - LINGUAGENS E DIFERENTES MANIFESTAÇÕES
Equipe responsável pela produção
Equipe responsável pela produção
Equipe responsável pela produção
Equipe responsável pela produção
Equipe responsável pela produção
Equipe responsável pela produção
Equipe responsável pela produção
Como elaborar um plano de aula
Equipe responsável pela produção
Artes AULA DIGITAL E PLANO DE AULA 8º Equipe responsável pela produção
Tema da Aula Digital Teens & Tech, IT facts ‘n figures DisciplinaAnoAula número Inglês9º02 PLANO DE AULA Equipe responsável pela produção Produtora: Márcia.
AULA DIGITAL E PLANO DE AULA Jogo teatral: cenário e elementos de cena
INSTITUTO DE LETRAS TEORIA E PRÁTICA DA LEITURA TURMA A – 2015
Equipe responsável pela produção
Etapas de uma sequência didática
MATEMÁTICA E ESPAÇO Formação Geral Componente Curricular: 1ª Semana
Debate a. Um debate precisa ser planejado? Por quê? b. Qualquer assunto pode ser tema de debate? Por quê?
Tema da Aula Digital The Earth: maps and routes. DisciplinaAnoAula número Inglês8º03 AULA DIGITAL E PLANO DE AULA Equipe responsável pela produção Produtor:
SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM.
Equipe responsável pela produção
Equipe responsável pela produção
Por que o jornal na escola?
ACOMPANHAMENTO E OBSERVAÇÃO EM SALA DE AULA
Equipe responsável pela produção
Flávia Belarmino Isabela Silva Jennyfer de Melo
1º PRÊMIO SEB MUNDO LEITOR
LETRAMENTO CRÍTICO VISUAL: EXPLORANDO A LÍNGUA EM MUITAS FORMAS
Conscientização sobre a importância do SARESP
Aula – 05 – UNIDADE 1 O PAPEL DO PROFESSOR
Arte - Física Iane Ohanna de Araújo Labre e Myller Medeiros.
Newton Jr - 4° Sem. Eng. Automação e C. NEO Núcleo de Estudos Orientados.
PLANO DE MOBILIZAÇÃO ESCOLAR Mobilizando a comunidade escolar em torno do Currículo+ Ciclo(s) Escolar(es) Anos finais e ensino Médio AutorEscolaDiretoria.
Transcrição da apresentação:

Equipe responsável pela produção AULA DIGITAL E PLANO DE AULA Equipe responsável pela produção Produtor: Aline Melo Validador: Bárbara Mendes Revisor: Alessandro Brandão Coodenadora: Heloisa Mesquita Disciplina Ano Aula número Artes 6º 09 Tema da Aula Digital Manifestações artísticas desde a pré-história até o período grego: arquitetura

Competências e Habilidades envolvidas PARÂMETROS DIDÁTICOS Competências e Habilidades envolvidas Reconhecer, diferenciar e valorizar as diferentes linguagens artísticas. Reconhecer a inserção da Arte em cada período histórico e na produção cultural de um povo. Realizar leitura sensível as diferentes manifestações artístico-culturais. Realizar o fazer artístico pela experimentação lúdica e pela expressão criadora. Referencial Teórico Orientações Curriculares Artes Visuais SME – Rio de Janeiro http://www.slideshare.net/melins/historia-da-arquitetura http://www.bepeli.com.br/educacional/maravilhas.html http://www.hermanubis.com.br/artigos/BR/ARBRHistoriaDeTemplosAntigos.htm

PRIMEIRO MOMENTO DA AULA DIGITAL ARTES PRIMEIRO MOMENTO DA AULA DIGITAL Revisão ATIVIDADE 1 Apresentação ATIVIDADE 2 Pergunta-desafio ATIVIDADE 3 Justificativa ATIVIDADE 4 Diagnóstico ATIVIDADE 5

ARTES Atividade 1: Relembrando Orientações práticas de aplicação dessa atividade .Fique de mediador entre o conteúdo da aula passada , levando-os a pensar a importância do vídeo para a aula atual. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Assista ao vídeo e promova uma roda de discussão sobre o assunto Tempo de duração da atividade: 5 minutos Organização da sala de aula: Roda de conversa

Atividade 2: Apresentação inicial Orientações práticas de aplicação dessa atividade Professor clarifique possíveis dúvidas que possam surgir durante a leitura dos objetivos propostos na apresentação inicial. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Tempo de duração da atividade: 5 minutos Organização da sala de aula: Continue a disposição anterior.

Atividade 3: Pergunta-desafio Orientações práticas de aplicação dessa atividade Esse é um desafio para seus alunos. Leia junto com eles as diferentes definições de arquitetura e tente “linkar” com o vídeo do relembrando. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Tempo de duração da atividade: 3 minutos Organização da sala de aula: Continue a disposição anterior.

Atividade 4: Por que isso é importante? Orientações práticas de aplicação dessa atividade Converse com seus alunos sobre a importância da arquitetura na vida das pessoas. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Tempo de duração da atividade: 1 minuto Organização da sala de aula: Continue a disposição anterior.

Atividade 5: Educoquiz 1 – O que você já sabe? Orientações práticas de aplicação dessa atividade As perguntas apresentadas são de nível fácil e/ou médio. Supõe-se que seus alunos já possuem o conhecimento. Para facilitar essa atividade você pode ler as perguntas antes dos seus alunos responderem. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Tempo de duração da atividade: 4 minutos Organização da sala de aula: Alunos sentados individualmente..

SEGUNDO MOMENTO DA AULA DIGITAL Reflexão ATIVIDADE 6 Construção do conhecimento superficial ATIVIDADE 7 a 9 Checagem ATIVIDADE 10

Atividade 6: Momento de reflexão Orientações práticas de aplicação dessa atividade Esse slide é apenas um convite para as próximas atividades. Vale a pena falar sobre os períodos antigos, desde a pré-história até o Mundo Grego. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem 1minuto Tempo de duração da atividade: Organização da sala de aula: Continua a disposição anterior.

Atividade 7: Entendendo o que é Arquitetura. Orientações práticas de aplicação dessa atividade Nesse momento da aula o aluno terá explicações mais específicas do tema proposto, pegamos algumas definições de arquitetura como um todo. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Leia a charge, tentando fazer um paralelo do que ela mostra com o texto de definições sobre arquitetura. Tempo de duração da atividade: 2 minutos Organização da sala de aula: Cada dois ou três alunos com o netbook para explorar a página.

Atividade 8: Arquitetura na Pré-História Orientações práticas de aplicação dessa atividade Aqui tentamos mostrar que a grande variedade de produções pré-históricas, incluindo ai nosso tema: a arquitetura. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Há um quebra-cabeça de uma construção pré-histórica. Converse sobre o material utilizado para a construção.  Tempo de duração da atividade: 3 minutos Organização da sala de aula: 2 ou 3 alunos utilizando o netbook para montarem o quebra-cabeça.

Atividade 9: Você na pré-história! Orientações práticas de aplicação dessa atividade Prepare um lugar para a exposição dos Cartões Postais e incentive-os a capricharem nessa produção. Disponibilize diferentes papeis, lápis de cor, canetinha, cola, tesoura. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Tempo de duração da atividade: 15 minutos Organização da sala de aula: Pequenos grupos.

Atividades 10: Educoquiz 2 – O que aprendemos até aqui? Orientações práticas de aplicação dessa atividade Essas são questões para verificar se seus alunos estão acompanhando a aula. Você pode ler as perguntas para facilitar a interpretação dos seus alunos. Caso eles errem alguma questão sugira que eles refaçam o quiz em outro momento. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Tempo de duração da atividade: 10 minutos Organização da sala de aula: Alunos fazem o quiz individualmente para que possam se avaliar.

TERCEIRO MOMENTO DA AULA DIGITAL Checagem ATIVIDADE 17 Construção do conhecimento aprofundado ATIVIDADE 11 a 16

Atividade 11: Porta dos Leões Orientações práticas de aplicação dessa atividade Professor, seu papel nessa atividade é clarificar o que significa valores e símbolos para que o aluno consiga realizar a atividade da melhor maneira possível. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem A imagem apresenta o portal da cidade de Micenas. 10 minutos. Tempo de duração da atividade: Organização da sala de aula: Essa é uma atividade que pode ser realizada em casa.

Atividade 12: Os Jardins da Babilônia Orientações práticas de aplicação dessa atividade Pesquise sobre os Jardins da Babilônia, conte curiosidades, instigue a investigação dos seus alunos. Faça-os refletir sobre o que a música fala. Aqui tem o link da letra da música. http://letras.terra.com.br/rita-lee/48512/. Reflita sobre ela e promova uma roda de discussão sobre o que a música fala. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Ouça a música junto com seus alunos e pergunte se já conheciam a musica. Tempo de duração da atividade: 8 minutos Organização da sala de aula: Roda de conversa.

Atividade 13: Os zigurates Orientações práticas de aplicação dessa atividade Leia e explique o que são Zigurates. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Tempo de duração da atividade: 1 minuto. Organização da sala de aula: Mesma disposição da atividade anterior.

Atividade 14: Torre de Babel Orientações práticas de aplicação dessa atividade Promova a discussão sobre o assunto. Traga outros materiais que falem sobre a Torre de Babel. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem O vídeo ilustra o fato bíblico. Tempo de duração da atividade: 5 minutos Organização da sala de aula: Mesma disposição da atividade anterior

Atividade 15: Pirâmides do Egito Orientações práticas de aplicação dessa atividade Esse é o momento para explorar o mundo das Pirâmides do Egito. Explore a magia dessa época e os encante com esse assunto. Promova a troca das listas. Para ficar mais interessante promova um concurso da melhor lista. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem 8 minutos. Tempo de duração da atividade: Organização da sala de aula: Mesma disposição da atividade anterior.

Orientações práticas de aplicação dessa atividade Atividade 16: A esfinge Orientações práticas de aplicação dessa atividade Fale sobre desafios, explore esse tema com sua turma. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem 2 minutos. Tempo de duração da atividade: Organização da sala de aula: Mesma disposição da atividade anterior.

Atividade 17: Educoquiz 3 – O que mais você aprendeu? Orientações práticas de aplicação dessa atividade Essas são questões para verificar se seus alunos atingiram os objetivos da aula. Você pode ler as perguntas para facilitar a interpretação dos seus alunos. Caso eles errem alguma questão sugira que eles refaçam o quiz em outro momento. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Tempo de duração da atividade: 15 minutos Organização da sala de aula: Mesas individuais.

QUARTO MOMENTO DA AULA DIGITAL Desafio do aluno com atividades complexas de produção ATIVIDADE 18

Atividade 18: Você está sendo desafiado! Orientações práticas de aplicação dessa atividade Agora é o momento de verificar se seus alunos conseguiram atingir os objetivos da aula. Observe se eles entenderam a importância das grandes construções para o povo durante a sua época em que foram construídas. Disponibilize os materiais para a produção das maquetes. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem O site da um giro de 360°no Panthernon, explore a página, recriando as histórias da mitologia grega. Tempo de duração da atividade: 20 minutos Organização da sala de aula: Pequenos grupos.

QUINTO MOMENTO DA AULA DIGITAL Construção ATIVIDADE 19 Resumo ATIVIDADE 20 Próximo tema ATIVIDADE 21

Atividade 19: Construindo um resumo Orientações práticas de aplicação dessa atividade Nessa atividade seus alunos serão levados à um momento de reflexão e então farão um resumo do conteúdo da aula Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Temos aqui uma imagem, de um mesmo lugar com mudanças arquitetônicas. Mostre aos seus alunos os detalhes e leve-os a pensar sobre como essas mudanças influenciaram na vida daquelas pessoas. Tempo de duração da atividade: 15 minutos Organização da sala de aula: A imagem pode ser colocado para todo o grupo, porem o resumo é para ser feito individualmente..

Orientações práticas de aplicação dessa atividade Atividade 20: Educosíntese Orientações práticas de aplicação dessa atividade Com base nos pontos levantados na atividade 19 seus alunos farão uma comparação entre o que ele escreveu no resumo e o que pretendíamos que ele tivesse escrito. Verifique junto a eles se o que eles escreveram está explicitado nos assuntos do slide anterior. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Tempo de duração da atividade: 5 minutos Organização da sala de aula: Atividade individual.

Atividade 21: Na próxima aula... Orientações práticas de aplicação dessa atividade Nessa atividade os alunos terão contato com o conteúdo da aula em outra situação, chamando atenção para a próxima aula. Verifique se seus alunos estão aplicando o novo conteúdo adquirido. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Tempo de duração da atividade: 1 minutos. Organização da sala de aula: 2 ou 3 alunos junto ao netbook para observar a imagem.

PARA IR ALÉM Sugestões de jogos ou de outras atividades que extrapolem o conteúdo digital Clicando no ícone você encontrará um link para baixar um jogo onde você pode construir uma cidade. Lembre-se dos conceitos que estudamos e torne-a funcional e bela. Boa Diversão! Atenção! Antes de baixar esse jogo peça autorização aos seus pais! PARA CASA Sugestões de exercícios ou atividades práticas que complementem o entendimento do tema Sugerimos que você faça um passeio pela sua cidade e tente imaginá-la antes de todas as construções! Como será que funcionava? Era melhor? Pior? Tente entender a função das construções de onde você vive.