UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA – UDESC UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL – UAB CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - UDESC CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ PRÒ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO PLANO NACIONAL DE FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA-PARFOR Linguística Textual.
Advertisements

Desenvolvimento profissional docente: Refletindo sobre as possíveis contribuições de colaboração, metacognição e tecnologia Vânia Maria Santos-Wagner Universidade.
Profª Simone Cabral Marinho dos Santos
CONTOS PESCADOS: VALORIZANDO AS NARRATIVAS ORAIS DA COMUNIDADE DE PESCA DO BAIRRO DA RIBEIRA.
CONTEÚDOS ESCOLARES E DESENVOLVIMENTO HUMANO : QUAL A UNIDADE ?
TÍTULO DO TRABALHO REDEFOR-LP/IEL-UNICAMP Autor(a): Antonio Carlos de Oliveira Agencia Financiadora: SEE-SP Palavras- Chave: Trabalho e Estudo – Oralidade.
PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS ENSINO MÉDIO
A Constituição Federal, Uma visão legal sobre a educação Brasileira
ANÁLISE SOCIOLÓGICA DAS TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS CONSERVADORAS PEDAGOGIA TRADICIONAL.
CURRÍCULO. AS DISCUSSÕES SOBRE CURRÍCULO Incorporam discussões sobre conhecimentos escolares, um dos elementos centrais do currículo. Conhecimentos que.
Projeto Político-Pedagógico
Núcleo Regional de Educação de Toledo
A Escola e as Mudanças Sociais
A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Sensibilização no IF-SC
Educação no contexto do Trabalho
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
Perfil do Profissional
A escola sustentável: apresentação da proposta aos professores da escola Zavaglia (09/02/2012)
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Ciências no Ensino Fundamental e na Educação Infantil – Aula 9
UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI
Estágio Supervisionado I Professora: Maria Fátima Aucar Soler
POLO UAB/UNICENTRO - PRUDENTÓPOLIS-PR CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM MÍDIAS INTEGRADAS NA EDUCAÇÃO Sirineia Roman da Silva.
Tempo de Escola e Qualidade na Educação Pública
PCN DE GEOGRAFIA ROBERTA GUEDES.
O que é ensinar história?
ELIANE PEREIRA DE BRITO
METODOLOGIAS DA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS
BIB Organização de Bibliotecas Escolares 1 Introdução: Bibliotecário: mediar leitura, informação e leitor; orientar o usuário no uso dos suportes.
DIDÁTICA Universidade Estadual de Goiás – Câmpus Campos Belos
Orientações Curriculares para a Educação Básica
PAULO FREIRE: uma presença, uma experiência
Prof. Ms. José Elias de Almeida
Tendência Progressista Libertadora
Conceitos importantes... Aula: 10/09/2012
O profissional da gestão escolar e suas implicações
METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA
Figura 1 – Alunos realizando atividades sobre literatura infantil
Maria Aparecida Juvêncio Maria Flauzina Juvêncio dos Santos Educação Inclusiva.Mito ou Desafio? Jacarezinho - Pr.
Aline de Amorim, PUIC,Licenciatura em Matemática,Ponte de Imaruim.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE MEC/SECAD/UFS/UFPB PROJETO CAPACITAÇÃO DE EDUCADORES DA REDE BÁSICA EM EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS – REDH BRASIL PROJETO:
POSITIVISMO Doutrina filosófica de Augusto Comte ( ), segundo a qual a verificação pela experiência é o único critério da verdade. (Mini Dic. Aulete.
Coordenadoria do Ensino Fundamental
DIVERSIDADE E EDUCAÇÃO DO CAMPO
Deficiência Mental Leve
10 Aluno-Professor Professor-Aluno Perguntas Reflexivas Sobre a
Planejamento: plano de ensino, aprendizagem e projeto educativo
TÍTULO DO TRABALHO Nome do Aluno 1 Nome do Aluno 2 Nome do Aluno 3 Nome do Aluno 4 Nome do Aluno 5 INTRODUÇÃO Neste trabalho, iniciado em meio às atividades.
PRINCIPIOS QUE NORTEIAM UMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA GLOBALIZADORA
EDUCAÇÃO INCLUSIVA: CONCEPÇÕES DE PROFESSORES E DIRETORES
UDESC- UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA Análise e Produção Textual III PECRI-A/Semestre 2014/2 Acadêmicas: Andréia de Souza Gonçalves Flávia de.
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA – UDESC UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL – UAB CENTRO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA – UDESC CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA.
FORMAÇÃO INICIAL, FORMAÇÃO PERMANENTE E PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO: CONTRIBUIÇÕES DO GRUPO DE PESQUISA F3P-EFICE PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA NA REDE MUNICIPAL.
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA – UDESC UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL – UAB CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - UDESC CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA.
CURSO DE SOCIOLOGIA Professor Décio Soares Vicente 1.
Aldiceia Machado Pereira UERJ/FEBF
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA-UDESC CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA DISCIPLINA:
Autor: Isabelle Leal de Lima¹, Orientador: Roberto Martins de Souza²
Didática Material: Didática Geral Demétrio Delizoicov Neto
SEMINÁRIO DA DISCIPLINA DE APT III
O PERFIL DO EJA Alunas: Maria A. J. dos Santos, Marcia dos Santos e Neli Costa - PEAD/UFRGS Prof. Orientadora: Dóris Maria Luzzardi Fiss INTRODUÇAO No.
O PERFIL DA EJA Alunas: Maria A. J. dos Santos, Márcia dos Santos e Neli Costa - PEAD/UFRGS Prof. Orientadora: Dóris Maria Luzzardi Fiss Tutora Orientadora:Luciane.
FORGES/UFPe Recife, novembro de 2013 Profª Dra. Maria Amelia Sabbag Zainko
QUEM SÃO OS ALUNOS E ALUNAS DA EJA? ADRIANA, DAIANY, FERNANDA BEATRIZ E MARIA LUIZA – PEAD/UFRGS DORIS MARIA LUZZARDI FISS – Orientadora – PEAD/UFRGS O.
Universidade do Estado da Bahia Curso: Licenciatura em Ed. Física Disciplina: Políticas Públicas de Esporte e Lazer Docente: Luiz Rocha Componentes: Adilton.
Crítica à concepção de currículo cristalizado
Estágio Supervisionado II
INTRODUÇÃO O presente trabalho tem por objetivo um novo olhar sobre a questão indígena regional, com destaque principal para o grupo Xokleng. Neste sentido.
Título do Trabalho: A prendizagem de números complexos como entes geométricos. (PUIC). Área: Ciências Matemáticas e Naturais. Professor Orientador: Msc.
Transcrição da apresentação:

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA – UDESC UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL – UAB CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - UDESC CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA DISCIPLINA: Análise e Produção Textual III SEMESTRE: 2014/2 ALUNAS : DIRLEI BORDIGNON, JULIANA MARIANO, MARITÂNIA RITTER, MARA LEMKE,TAIANA STOCKMANN. Figura 1: Prefeitura Duque de Caxias - RJ Figura 2: Praça Central Concórdia - SC

UM OLHAR PARA O MUNICÍPIO DE DUQUE DE CAXIAS Aldiceia Machado Pereira UERJ/FEBF

 Este trabalho de pesquisa procura refletir sobre a importância do ensino de História e a inclusão de história local, nos anos iniciais da educação básica.  Precisa-se refletir sobre a necessidade da inclusão na história local, nos currículos vividos nas escolas públicas;  A educação necessita de práticas que priorizem a formação dos educandos para que os mesmos saibam sobre sua realidade histórica;  A pesquisa realizou- se através de entrevistas, na cidade de Duque de Caxias.  A entrevista contém três momentos, composto por educando e professores para conhecer a história da cidade e perceber se existia a noção de pertencimento ao local;

 A importância de história nas séries iniciais, global e local;  A palavra História vem do grego antigo histórie e significa aquele que vê; que se informa.  A importância da História nas Séries Iniciais, global e local, onde o aluno se perceba posicionando- se como sujeito dentro dos processos sociais;  A história se origina de mitos e tradição oral, unida com a filosofia, como forma de explicação da origem humana;  Uma das maneiras de se estudar a história do Brasil vem através dos seus eixos:  Colônia  Império  República

 O ensino de história passou a servir como objetivos políticos:  Memorização de datas;  Repetição oral de textos escritos;  Servia aos propósitos da escola tradicional;  Algumas mudanças foram observadas em relação à disciplina no processo democrático do país;

 Surgiu no segundo meado dos anos 80, trazendo uma nova perspectiva para o ensino da História;  Rompendo com a História objetiva e tradicional, valorizando a historicidade de pessoas comuns;  Tem como objetivo buscar subsídios que auxiliem na compreensão da história das sociedades e seus vínculos com o poder;  A História Local é diferente da Tradicional, tornado o aluno um indivíduo crítico/pensante.

 Apenas 8% das crianças conheciam a história da Baixada de Duque de Caxias;  Cerca de 92% dos entrevistados não tinham noção que residiam nessa região;  Entre as professoras 70% delas possuem algum conhecimento;  Os moradores do município conheciam algo da história;  O início das pesquisas sobre a História Local é motivado pelo desejo de contar e compreender a História Local.

 O município de Duque de Caxias constitui-se de uma área de terras doadas por Martim Afonso de Souza em 1566;  Em 1886 foi inaugurada a ferrovia, ligando a cidade do Rio de Janeiro a estação de Meriti agora Duque de Caxias;  Fases intermediárias perpassaram os anos em Duque de Caxias, do vazio econômico saltou para loteamentos por conta de terras baratas e próximas a capital federal, ouve também o domínio de bens e terras ilegalmente arrematadas com o passar dos anos a área loteada pela prefeitura promove a constituição de bairros de trabalhadores da cidade.

O ensino de História visa contribuir para a formação de um “cidadão crítico”, para que o aluno adquira uma postura crítica em relação à sociedade em que vive. As introduções dos textos oficiais reiteram, com insistência, que o ensino de História, ao estudar as sociedades passadas, tem como objetivo básico fazer o aluno compreender o tempo presente e perceber-se como agente social capaz de transformar a realidade, contribuindo para a construção de uma sociedade democrática. Circe Bittencourt

 A pesquisa foi realizada com intuito de contribuir e entender que a História tem uma função social.  A interação entre passado, presente e futuro atua na transformação da realidade com relação a sua explicação.  A História Local atua no resgate da autoestima do povo da sua região.  Nas entrevistas foi possível analisar que ainda falta muito para que a Lei Orgânica do Município seja cumprida nas escolas, pois já esta com 20 anos de publicação e a História de Duque de Caxias ainda é desconhecida pelos estudantes entrevistados.

 Figura 1: Disponível em:. Acessado em: 10/09/ rj&newwindow=1&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ei=tOgUVK6kI9CYyAS UtIKACg&ved=0CB4QsAQ&biw=1366&bih=657  Figura 2: Disponível em:. Acessado em: 10/09/ window=1&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ei=PecUVPD3EY6PyATriYHw Bw&ved=0CB4QsAQ&biw=1366&bih=657#facrc=_&imgdii=L- oGX3JU0AqK6M%3A%3BGmQkBsJzAPP94M%3BL- oGX3JU0AqK6M%3A&imgrc=L-oGX3JU0AqK6M%253A%3BZUiDchm0gBR- mM%3Bhttp%253A%252F%252Fi232.photobucket.com%252Falbums%252Fee26 1%252Fgenesiogasperini%252FConcordia-SC008-PracaDogelloGoss- Ep.jpg%3Bhttp%253A%252F%252Fwww.skyscrapercity.com%252Fshowthread.p hp%253Ft%253D443322%3B1024%3B763  PEREIRA, Aldiceia Machado. A IMPORTÂNCIA DA HISTÓRIA LOCAL PARA O ENSINO DE HISTÓRIA: Um Olhar Para O Município De Duque De Caxias.UERJ/FEBF.  DAGA, Aline Cassol. Análise e Produção Textual III. 1ª ed. – Florianópolis : DIOESC : UDESC/CEAD/UAB, 2013.