LABORATÓRIO DE ACESSIBILIDADE

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Adaptações Curriculares Coordenadoria de Educação Especial
Advertisements

Ricardo Carvalho Rodrigues Faculdade Sumaré – São Paulo – SP
Audioteca Virtual de Letras tecnologia para inclusão
DICIONÁRIOS PARA O FUTURO TRADUTOR Susana de Azeredo (Mestre em Letras pela UFRGS – colaboradora voluntária) Siane Simioni (Bolsista FAPERGS – acadêmica.
E, o que é Didática? A didática é o principal ramo da Pedagogia que investiga os fundamentos, as condições e os modos de realizar a educação mediante o.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
Programa Especial de Treinamento
Partes Interessadas 20 e 23 de Agosto 2004 Resultados da 1a. Oficina Participativa do Projeto.
DEFICIÊNCIA FÍSICA: MATERIAS ADAPTADOS
DIDÁTICA E METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
MODELO SOCIAL...desvantagem ou restrição de atividade provocada pela organização social contemporânea, que pouco ou nada considera aqueles que possuem.
O psicólogo na Educação/Escolar UM BREVE HISTÓRICO
Legislação.
Edicão Número 79 de 25/04/2007 Atos do Poder Executivo DECRETO Nº 6.096, DE 24 DE ABRIL DE 2007 Institui o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação.
Universidade Estadual de Campinas
MEC / SEED / CAPES Coordenação de Programas Especiais – CPE
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
EDUCAÇÃO ESPECIAL - É a modalidade de educação escolar, oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para pessoas com necessidades educacionais.
ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
Escola Municipal Professoras:
Políticas Públicas, Organização e Funcionamento da Educação Básica
Curso de Pedagogia _ Gestão e Tecnologia Educacional
União Educacional Minas Gerais Curso de Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Débora Luzia da Silveira Professoras: Gilca Vilarinho Gilca Vilarinho.
Informações sobre o Teleduc
OBJETOS DE APRENDIZAGEM - OA RIVED
Conafor: perspectivas para o papel do Comfor na implementação e consolidação da Política Nacional de Formação Inicial e Continuada de Profissionais.
AVALIAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
Profª Drª Sonia Maria Rodrigues
Decreto Confira algumas dúvidas. 1)Somente instituições públicas podem oferecer cursos à distâncias? Não. Tanto as instituições públicas e/ou privadas.
Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia Educacional Informática Aplicada à Educação III Profª Gilca dos S. Vilarinho Introdução a Educação a Distância.
1) Somente instituições públicas podem oferecer cursos a distância? 1) Somente instituições públicas podem oferecer cursos a distância? R: Não. O ato de.
Projeto EduMed Rede Virtual de Educação à Distância e Telemedicina em Ciências da Saúde.
Política Educacional Brasileira
Ministério da Educação A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO CONTEXTO DAS NO CONTEXTO DAS ESCOLAS DE GOVERNO Legislação e Regulação: Caminhos e Perspectivas Rio de.
Carlene da Penha Santos - Graduanda/ UFPB
O TelEduc é um ambiente de ensino a distância pelo qual se pode realizar cursos através da Internet, um ambiente de suporte para ensino-aprendizagem a.
PEDAGOGIA GESTÃO E TECNOLOGIA EDUCACIONAL - UNIMINAS Saiba mais sobre o ambiente educacional.
Trabalho por Projetos: Estratégia de Ensino e Aprendizagem na Educação a Distância no Ensino Superior Ricardo Carvalho Rodrigues Faculdade Sumaré – São.
UNIMINAS – União Educacional de Minas Gerais Curso : Pedagogia, Gestão e Tecnologia Educacional Aluna : Biannka Araújo Profª Gilca Vilarinho.
Educação Inclusão A concepção da inclusão educacional expressa o conceito de sociedade inclusiva, aquela que não elege, classifica ou segrega indivíduos,
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão SECADI/MEC Diretoria de Políticas de Educação Especial.
Audiolivro Audiolivro é um recurso tecnológico que nasceu como uma alternativa ao texto impresso e possuí um desdobramento artístico (interpretação) da.
Tecnologias assistivas e ajudas técnicas

Princípios Pedagógicos da EaD na Contemporaneidade. Preparação adequada do instrutor, apoio e tutoria.
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA
POLÍTICAS GOVERNAMENTAIS E NÃO GOVERNAMENTAIS EM EDUCAÇÃO ESPECIAL
Maquete do piso térreo da Biblioteca Central da Unicamp
Deficiência visual e Artes
Regulamentação da Educação a Distância Sérgio Roberto Kieling Franco SEAD/UFRGS.
APRESENTAÇÃO O Centro de Produção da Uerj é uma unidade organizacional que integra a estrutura administrativa da Universidade. Criado em 1971 através.
REITORIA Campus Alegrete Campus Santo Augusto
O papel do Estagio na Formação de Professores
Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Campina Grande Outubro 2015
Morgana Scheller BLACKBOARD PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA Seminário de Pesquisa e TIC no ensino.
Objetivo: + Contribuir para que o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento humano seja assegurado a todos os estudantes brasileiros e estrangeiros residentes.
GESTÃO DA EAD NA UFAL: da institucionalização às ações concretas
Instituições privadas oferecem cursos pagos por correspondência.
Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Alunas: Renatha Dias Reis Rosana Guedes Professoras: Gilca Juliene Zeila Turma: 5° G1.
CONHECIMENTOS PSICOLÓGICOS NO BRASIL A produção de conhecimento pertinente a área da Psicologia iniciou-se no Brasil logo após o descobrimento, precisamente.
Programas Nacionais do Livro Coordenação Geral de Materiais Didáticos Diretoria de Conteúdos Educacionais Secretaria de Educação Básica Ministério da Educação.
Bases de Dados mantidas pela USP.. A USP produz e oferece acesso a diversos tipos de produção intelectual: científica, acadêmica, técnica ou artística.
INDIVÍDUOS PORTADORES DE DÉFICIT AUDITIVO E PERDA TOTAL DA AUDIÇÃO: ACESSIBILIDADE À SAÚDE Diene A. Seixas2,Thaíssa G. B. de Figueiredo1, Átila da S. e.
Curso de Filosofia - UFRN apresentação. 1. Dados do curso Centro: CCHLA – Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (Natal) Modalidades: Bacharelado.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Evolução do Sistema de Avaliação da Educação Superior Brasília - maio de 2014 João Carlos Pereira da Silva Presidente da CONAES.
Termo de Terminalidade
MATGRAFVOICE: SISTEMA DE TRATAMENTO MATEMÁTICO E VISUALIZAÇÃO TÁTIL DE FUNÇÕES MATEMÁTICAS ATRAVÉS DE UMA IMPRESSORA BRAILLE Aluna: Lorena León Q Orientador:
Transcrição da apresentação:

LABORATÓRIO DE ACESSIBILIDADE UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS LABORATÓRIO DE ACESSIBILIDADE BCCL QUEM SOMOS E O QUE FAZEMOS Deise Tallarico Pupo Sílvia Helena Rodrigues de Carvalho Bolsistas do SAE

LEGISLAÇÃO BRASILEIRA Portaria n. 1.679,de 2 de dezembro de 1999: condiciona os processos de credenciamentos de instituições de ensino superior e reconhecimentos de seus cursos, pelo Ministério da Educação – MEC, à existência de infra-estrutura adequada, em equipamentos e serviços aos alunos com algum tipo de deficiência http://www.cedipod.org.br/edu1679.htm GGBS – Dia da Educação 28/04/2008

LEGISLAÇÃO BRASILEIRA Lei Nº 9.610: direitos autorais:19  fev. 1998 altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais O Capítulo IV, Das Limitações aos Direitos Autorais, em seu art. 46 afirma que Não constitui ofensa aos direitos autorais, no inciso I - a reprodução, alínea d: “de obras literárias, artísticas ou científicas, para uso exclusivo de deficientes visuais, sempre que a reprodução, sem fins comerciais, seja feita mediante o sistema Braille ou outro procedimento em qualquer suporte para esses destinatários.” GGBS – Dia da Educação 28/04/2008

LABORATÓRIO DE ACESSIBILIDADE: OBJETIVOS Equiparar oportunidades aos serviços e produtos da BCCL Promover apoio didático Proporcionar um ambiente adequado aos usuários, pesquisadores e estudiosos em inclusão e acessibilidade Possibilitar a criação e disseminação de novas ferramentas de apoio Estimular a autonomia acadêmica de seus usuários Produzir material adaptado GGBS – Dia da Educação 28/04/2008

LABORATÓRIO DE ACESSIBILIDADE Frente:Sala de Acesso à Informação; fundos: Laboratório de Apoio Didático Sala de Acesso à Informação Laboratório de Apoio Didático

ADAPTAÇÃO E ELABORAÇÃO DE MATERIAIS Digitalização de textos e livros impressos para posterior leitura com o auxílio de leitores de tela ou impressos em braille. ETAPAS: Escaneamento Correção Revisão Envio por e-mail ou impressão GGBS – Dia da Educação 28/04/2008

DADOS 2006 - 2007 3776 páginas páginas digitalizadas 2673 páginas impressas em braille 45 partituras musicais digitalizadas atendimento a cinco usuários regulares curso supletivo da Unicamp comunidade externa GGBS – Dia da Educação 28/04/2008

ALGUNS DE NOSSOS USUÁRIOS Paulo Pitombo Artista plástico Mestre - Instituto de Artes Viviane Missio Graduanda -Pedagogia Faculdade de Educação Márcio Vallim Doutorando Instituto de Química Projeto Metamorfose: divulgando o Lab na BCCL Diego Bernardin Doutorando História - IFCH Fabiana Bonilha Doutoranda em Música Instituto de Artes GGBS – Dia da Educação 28/04/2008