DIDÁTICA E METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Docência no Ensino Superior: fundamentos e dimensões da ação docente
Advertisements

ROTEIRO PARA ORGANIZAR O PROJETO DE PESQUISA
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE BRAGANÇA
ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
Estágio Supervisionado II – Ensino de Ciências
O SABER E O SABER FAZER DO PROFESSOR
Formação em ação Segundo Semestre..
  Ana Carolina Castelli da Silva
Autor: Orientador Instituição Local e data
Projeto Político Pedagógico
Departamento de Letras – PUC - Rio Programa de Pós-graduação em Letras
PROJETO DE PESQUISA.
PRODUÇÃO DE ATIVIDADE Sucesso para o ensino-aprendizagem.
CONVERGÊNCIAS: 1. Demanda dos Cursos Clientela preferencialmente do serviço público/ trabalhadores inseridos no SUS; Diagnóstico para identificar e priorizar.
Formando o hábito de estudo
Plano de Trabalho Atividades a serem realizadas: 1ª. Etapa
Programa aluno pesquisador
BOLSA ALFABETIZAÇÃO 2º semestre / 2008.
EMENTA DE ORÇAMENTO PÚBLICO
Carla Lima Massolla Aragão da Cruz Nilcéia Benício Lima de Souza
Curso: Docência do Ensino Superior
LEITURA, ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS
I Simpósio Internacional sobre Desenvolvimento Profissional Docente Painel IV “Docência Universitária e qualidade da educação” Qualidade da educação:
Universidade Federal do Amapá
Curso de Docência Universitária
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS
II - As Estratégias e Gestão da Supervisão
AULA 2: Pesquisa Científica
Ensinar a ler e a escrever nas aulas de Ciências
Planejamento PNAIC 2014.
Portfólio de Estágio Supervisionado
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
Estrutura do Artigo Científico
PRIMEIRAS PALAVRAS Este pôster registra resultados de uma pesquisa qualitativa em curso que se volta para a análise de produções textuais elaboradas e.
O que é Pesquisa? Pesquisa é o procedimento racional e sistemático que tem como meta proporcionar respostas aos problemas propostos para a investigação.
Estágio Supervisionado III - Língua Portuguesa
“PAE: monitoria ou estágio supervisionado em docência?”
GESTÃO DO TRABALHO DOCENTE Profº Walber Rodrigues da Silva
Estágio Supervisionado III - Língua Portuguesa
Roteiro de observação de estágio
1.
Elaboração da pesquisa científica: 4 fases
Metodologia da Pesquisa Científica
RESÍDUOS SÓLIDOS: UMA ABORDAGEM SOBRE A PRÁTICA DOS PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS. ¹ SILVA Sayara Alessandra Dahas da (UFPA) ².
Estágio Curricular Supervisionado II 26 de agosto a 30 de novembro
CURSO DE HISTÓRIA EAD.
FILOSOFIA Prof. Kleber Bez B. Candiotto
TCC – Orientações Gerais Prof. Fabiano Sabha. 2 Formato  O TCC será individual e em forma de artigo científico  As orientações acontecerão aos sábados,
Estágio Supervisionado em História I Departamento de História
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Orientações sobre o Estágio II
DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR
ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE CONCEITOS BÁSICOS
DIRETORIA DE PROGRAMAS E PROJETOS – DPP. Diretoria de Programas e Projetos Conselho Universitário – 11 e 12/12/2014 Responsável pela supervisão e acompanhamento.
Prof. Alexandre Brasil NUTES/UFRJ
Orientações iniciais sem Bem-vindos!. Gestão de Projetos -Aula 1 – Profª.: Vilma Tupinambá, MSc.
T.  TEMA: DIDÁTICA, ENSINO E APRENDIZAGEM  1. Peculiaridade do processo de ensinar  2. Conceito de ensinante  3. Objeto e campo de estudo da Didática.
PLANO DE ESTÁGIO: qual a sua importância? Como fazê-lo?
QUE NÃO EXIGEM PROCESSO FORMAL DE INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA
ELABORAÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA
Grupo de Trabalho 4 AS ATIVIDADES DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A PESQUISA SOBRE EDUCAÇÃO BÁSICA.
Orientação de Estágio Supervisionado III 7º período noturno – 2015/2
Orientação do Estágio Supervisionado II
Oficina do Trabalho Profissional Profª Virgínia Pertence
* Estágio Supervisionado * Justificativa
10 de junho de VDPG.  Objetivo ◦ Avaliar o processo de construção e desenvolvimento do estágio em docência na ENSP, tendo como parâmetro o 1º.
PONTIFICIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIAS Pró-Reitoria de Graduação Escola de Direito e Relações Internacionais Trabalho de Curso I Orientações Gerais.
Psicologia Social Comunitária no Brasil Marcos Antônio de Carvalho Anhanguera Educacional Psicologia – comunidade - grupos.
Transcrição da apresentação:

DIDÁTICA E METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR ESTÁGIO SUPERVISIONADO CENTRO UNIVERSITÁRIO DE CAMPO GRANDE DIDÁTICA E METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR ESTÁGIO SUPERVISIONADO Org. Profª Viviane Mendes de Arruda Freitas

Agenda de trabalho Apresentação- A chave Apresentação do Plano de Ensino Apresentação da Web Quest(cronograma) Fábula dos saberes - apresentação Problematização: QUAIS SÃO OS SABERES NECESSÁRIOS PARA A PRÁTICA DOCENTE? (Conhecimentos prévios/ registros) Trabalho com exposição dialogada-slides Trabalho em grupo: fábula do rato Fechamento:

O planejamento da ação didática Agenda de trabalho O planejamento da ação didática Leitura do texto planejamento: Fazer uma listagem dos aspectos mais relevantes, fazendo uma comparação entre a aula trabalhada e o texto. Elaborar um texto discursivo argumentativo.

CRONOGRAMA DE TRABALHO Datas das aulas pós graduação Desenvolvimento do Estágio Assuntos trabalhados 16/04/2011-sábado Trabalho teórico/ Divisão do trabalho em grupo e datas 30/04/2011-sábado Trabalho teórico / Avaliação/Elaboração Plano de aula- Grupo Estudos sobre os conteúdos a serem trabalhados 05/05/2011-quarta Regência dos grupos A combinar com os grupos 07/05/2011-sábado Entrega do Plano de aula e revisão 11/05/2011-quarta 14/05/2011-sábado Fechamento do Estágio - devolutiva para os grupos sobre as práticas trabalhadas Fechamento de assuntos teóricos sobre docência