Novas espécies de tubarão e raias manta listadas nos anexos da CITES: O que devem as Partes fazer até 14 set. 2014 : Sustentabilidade.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Proposta de Ação da RBJB para apoio aos JBs Agir Aprendendo: Cooperação para a Inovação João Neves Toledo | FJBPC | 09/11/2011.
Advertisements

CONHECENDO A AGENDA 21 NAS ESCOLAS AVANÇAR.
Programa de Cooperação Transfronteiriça Portugal – Espanha
Utilização de lista de espécie pelos órgãos ambientais
SISTEMAS DE GESTÃO AMBIENTAL (SGA).
Estrutura Legal e Regulatória para a Implementação da GIRH
Meio Ambiente e Desenvolvimento
CONEP: histórico, funções e relações com os CEPs.
Maio de 2007 M. Pedrosa de Barros Estratégia Segurança da Informação Contributos A Estratégia da Informação Nacional Simpósio - Academia Militar.
ENGENHARIA ECOLÓGICA O QUE É?
- População: cerca de 5 milhões de famílias / 25 milhões de pessoas;
Manual de Controle Interno Aplicado ao Setor Público - MCIASP
PRÊMIO GESTOR PÚBLICO Um estímulo à Administração de Resultados
Reunião do Projeto Avaliação de Programas da Fapesp 19.fev.2010
3. Gestão das pescas.
1 Qualidade do EIA - qualidade dos restantes documentos do processo de AIA.
SERVIÇOS AMBIENTAIS DAS TERRAS INDÍGENAS – MEIOS DE COMPENSAÇÃO
A DIA e o RECAPE Júlio de Jesus, engº amb.
Secretariado CITES Definições.
SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE QUALIDADE EM LABORATÓRIOS
1 Fórum Nacional da Previdência Social A gestão da Previdência Social: uma questão de governança Peter Spink Brasília – DF 10 de maio de 2007.
RIO 92 / ECO RIO Foi aprovado um documento contendo compromissos para o padrão de desenvolvimento do século XXI, denominando-o Agenda 21. Resgata, assim,
Secretariado CITES Licenças e Certificados.
Curso EXCELÊNCIA NO ATENDIMENTO AO CIDADÃO
1 Mecanismos de aplicação da CITES Secretariado CITES.
1 Convention on International Trade in Endangered Species of Wild Fauna and Flora Compreender os pareceres de extração não prejudicial Secretariado CITES.
1 O papel das quotas na CITES Secretariado CITES.
Processo de Aquisição Adilson de Almeida Cezar Meriguetti
LEI 9985/2000 SISTEMA NACIONAL DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO DA NATUREZA SNUC Art. 1o Esta Lei institui o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da.
Revisão do Comércio Significativo
1 Linhas orientadoras para o desenvolvimento de legislação CITES Secretariado CITES.
1 Papel da Autoridade Administrativa Secretariado CITES.
1 Princípios Básicos da legislação para implementar a CITES Secretariado CITES.
1 Reservas Secretariado CITES. 2 Reservas Qualquer Parte pode colocar uma reserva especifica relativamente a: –Qualquer espécie listada no Anexo I ou.
GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS DE SERVIÇOS DE SAÚDE
De forma participativa é possível começarmos a resolver os problemas ambientais, sociais e econômicos do nosso país, da nossa região, da nossa cidade ,
Secretariado CITES Relatórios Nacionais.
Atenção: Recomendamos o material a seguir apenas com o objetivo de divulgar materiais de qualidade e que estejam disponíveis gratuitamente. Profª. Drª.
Medidas para a Indústria Pesqueira da Dourada O ecossistema fluvial fornece um importante serviço – a migração das populações Medidas de manejo devem tomar.
SIMPÓSIO SOBRE POLÍTICA NACIONAL DE SAÚDE
Política Nacional do Meio Ambiente
PLANO ESTRATÉGICO NACIONAL DE ÁREAS PROTEGIDAS - PNAP
 2007 Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health Seção B Estratégias para controlar o comércio ilícito.
1 Comércio com Países não Parte Secretariado CITES.
Problema 1 / Grupo 01 Espécies Ameaçadas. Que problema ambiental é foco deste trabalho? Qual foi a estratégia do trabalho para contribuir com sua solução?
CONVENÇÃO INTERAMERICANA CONTRA A FABRICAÇÃO E O TRÁFICO ILÍCITOS DE ARMAS DE FOGO, MUNIÇÕES, EXPLOSIVOS E OUTROS MATERIAIS CORRELATOS (CIFTA) Secretaria-Geral.
FAO, CITES, Pesca e Aquicultura
Como funciona a União Europeia
CITES Extração Não Prejudicial(NDFs) e Revisão do Comércio Significativo.
Novas espécies de tubarão e raias manta listadas nos anexos da CITES: O que devem as Partes fazer até 14 setembro de 2014: Rastreabilidade.
CITES: uma apresentação
CITES, Tubarões e Raias Manta
1 Exame do CAD à Cooperação Portuguesa 16 Abril, 2010.
O FARMACÊUTICO, O MEDICAMENTO E A FARMÁCIA NO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO DO BRASIL.
Para acessar o Sisbio: o Digite o seu CPF Digite a sua Clique aqui para acessar A navegação é mais eficiente pelo.
Ana Lucia Monteiro IV encontro da Rede Nacional de Pessoas vivendo com HIV/Aids Atibaia, 06 de agosto de 2011.
INDICAÇÃO CEE 108/ : CEE tem se dedicado à análise das DCNs para a Ed. Profissional em função da implementação do Catálogo Nacional de Cursos.
A Agenda 21 é provavelmente o resultado mais importante da Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, realizada no Rio de.
1 Papel e Competências da Autoridade Científica Secretariado CITES.
Rede Interamericana de Prevenção da Violência e do Delito.
SEMINÁRIO DE LANÇAMENTO PROGRAMA INTERREG V - A MADEIRA-AÇORES-CANÁRIAS Angra do Heroísmo, 29 janeiro 2016.
Marco regulatório da Educação a Distância João Roberto Moreira Alves CONFEDERAÇÃO NACIONAL DOS ESTABELECIMENTOS DE ENSINO.
ETAPA MUNICIPAL Saúde Pública de Qualidade para Cuidar Bem das Pessoas: Direito do Povo Brasileiro” Celso Luiz Dellagiustina
Estrutura, Dinâmicas e Funcionamento dos Conselhos de Assistência Social Ronaldo José Sena Camargos Fortaleza/CE – 28 de Abril de 2015.
ACORDO SOBRE BARREIRAS TÉCNICAS AO COMÉRCIO TBT AGREEMENT.
Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental Ministério das Cidades.
André Castro dos Santos Clauber Barão Leite Haline de Vasconcellos Rocha.
UNESP Biologia Marinha Gerenciamento Costeiro LEGISLAÇÃO AMBIENTAL AULA 10 REGIME JURÍDICO DA PESCA E DA AQUICULTURA.
Política ambiental com vista ao desenvolvimento sustentável.
Transcrição da apresentação:

Novas espécies de tubarão e raias manta listadas nos anexos da CITES: O que devem as Partes fazer até 14 set : Sustentabilidade

As Autoridades Cientificas das CITES devem: Determinar que o comércio proposto não é prejudicial à sobrevivência da espécie Monitorizar as licenças de exportação emitidas e as exportações atuais e, sempre que se verifique que as exportações devem ser limitadas, de forma a manter as espécies nos seus Estados de distribuição em níveis compatíveis com o papel que desempenham nos ecossistemas, e bem acima do nível no qual poderão ser qualificadas para inclusão no Anexo I, aconselhar a Autoridade Administrativa a tomar as medidas adequadas para limitar a emissão de licenças de exportação de espécimes dessa espécie.

Avaliação Cientifica: Extração Não-Prejudicial (NDFs) As Partes devem assegurar que o comércio não é prejudicial à sobrevivência das espécies, através de avaliações cientificas do estatuto das espécies em território nacional/regional (CITES Art. III & IV) NDF é o conselho efetivo de uma Autoridade Científica do país de exportação, indicando que uma particular transação comercial proposta não será prejudicial para a sobrevivência de uma espécie

Avaliação Cientifica: Extração Não-Prejudicial (NDFs) NDFs são da responsabilidade da Autoridade Científica competente do Estado onde ocorre a exportação ou introdução proveniente do mar

Sustentabilidade– NDFs não são… Iguais para todas as espécies e países Normas 'standard' com limites ou necessidades específicas Determinado por entidades fora do Estado de exportação / introdução proveniente do mar

Sustentabilidade - NDFs podem… Utilizar a melhor informação cientifica disponível Utilizar diferentes metodologias Estabelecer quotas nacionais Ser realizado em consulta com outras Autoridades Cientificas nacionais ou agencias cientificas internacionais (Artigo IV Para.7)

Exemplos de elementos de NDFs: Biologia das espécies, distribuição, população, ameaças Estrutura da população, estatuto, tendências Dados de colheita/captura e mortalidade Medidas de gestão (implementadas ou propostas) Monitorização/estatuto de conservação Monitorização da População (Resolução conf. 16.7) Sustentabilidade - Extração Não-Prejudicial (NDFs)

Questões a ter em conta : - Volume de comércio vs. vulnerabilidade das espécies - A correta identificação das espécies - Metodologia que reflita a origem, tipo, características taxonómicas do espécime exportado - Implementação da gestão adaptativa (Resolução conf. 16.7)

Sustentabilidade - Extração Não-Prejudicial (NDFs) Na realização de NDFs, os Estados podem utilizar… Bibliografia cientifica Avaliações de risco ecológico Investigação cientifica Conhecimento e experiência de comunidades locais e indígenas Consultar peritos locais, regionais e internacionais Informação de comércio nacional e internacional (Resolução conf. 16.7)

Partes são encorajadas a: - explorar métodos para fazer NDFs - partilhar experiências e exemplos de formas de realizar NDFs, incluindo através de workshops regionais ou sub-regionais - manter registos escritos da lógica de base científica incluídos nas avaliações de NDF das Autoridades Científicas - oferecer, a pedido, assistência cooperativa aos países em desenvolvimento, para a sua melhoria da capacidade de fazer NDFs, com base nas necessidades identificadas a nível nacional. Sustentabilidade - Extração Não-Prejudicial (NDFs)

É provável que ocorra comércio autorizado em níveis insustentáveis se: - não há nenhum mecanismo adequado a funcionar para a autoridade científica aconselhar sobre níveis seguros de comércio, ou - o Parecer de Extração "Não prejudicial" está errado ou não foi elaborado, ou - a Autoridade Administrativa emitir licenças de exportação contrariamente ao parecer da Autoridade Científica, ou - sem monitorização adequada Extração Não-Prejudicial (NDFs): Compliance procedure?

12 Obrigada pela vossa atenção! CITES e a FAO trabalham para o comércio internacional legal, sustentável e rastreável de tubarões e raias, apoiadas pela União Europeia