Prevalência de sintomas de asma, rinite e eczema atópico em adolescentes escolares do Município de São José - SC. Aplicação da primeira fase do protocolo.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Prevalência de Asma diagnosticada por médico em Escolares brasileiros (6-7 e anos) - Estudo ISAAC BRASIL, 1996 % Itabira.
Advertisements

Teste das Mudanças ou das Proporções Pareadas McNemar
Influenza A H1N1 Como se prevenir!
Monografia apresentada ao Programa de Residência Médica em Pediatria
GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO SUBSECRETARIA DE ESTADO DA DEFESA CIVIL CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DIRETORIA GERAL DE SAÚDE.
Coordenação: Paulo R. Margotto
Gripe Escola EB 2/3 de Beiriz Ano Lectivo 06/07.
CORRELAÇÃO ENTRE O ESTADO NUTRICIONAL E OS HÁBITOS ALIMENTARES DE CRIANÇAS MATRICULADAS NO ENSINO FUNDAMENTAL DO SISTEMA DE ENSINO PÚBLICO E PRIVADO.
AUTOMEDICAÇÃO EM ESTUDANTES DE MEDICINA
DESENVOLVIMENTO DE PROTOCOLOS BASEADOS EM EVIDÊNCIAS CIENTÍFICAS
Protocolo de Manejo da Exacerbação da Asma
Vamos Falar sobre… SIDA.
Título do Trabalho: Perfil das crianças e dos adolescentes cadastrados no PSF do Morro da Caixa de Tubarão – SC. CIENCIAS MÉDICAS E DA SAÚDE Acadêmica.
Prevalência de dermatite atópica em adolescentes escolares do município de São José – SC, Alergologia e Imunologia Clínica. Tabalipa IO (PUIC), Clemente.
Asma Criança e Adulto Dra. Jussara Fiterman. Objetivos da apresentação 1.Abordagem dos fenótipos da asma 2.Exposição dos recentes dados dos maiores estudos.
Título do Trabalho: TESTE DE ADUBAÇÃO PARA PLANTAS COM ATIVIDADE MEDICINAL (PUIC, PIBIC, PUIP, Art ), Agronomia: Produção Vegetal Jasper José Zanco.
MÉTODO :  Estudo transversal, de maio a julho 2009 em escolas municipais de Florianópolis;  Amostra aleatória de 420 professores do ensino fundamental,
Dr. Fabrício Prado Monteiro Hospital Regional da Asa Sul/SES/DF
HÁBITOS SAUDÁVEIS.
Perfil da adesão ao tratamento da hipertensão em idosos participantes de grupos de terceira idade de uma cidade do sul de Santa Catarina, Farmácia Camila.
Avaliação da grade curricular das escolas de medicina do estado de Santa Catarina e a contribuição da disciplina de “Toxicologia”. PUIC Individual. Saúde.
PLANO GERAL DE PLANEAMENTO DE UM TRABALHO DE INVESTIGAÇÃO
CARACTERIZAÇÃO DAS ESTRATÉGIAS DE MANEJO DE SITUAÇÕES ESTRESSORAS UTILIZADAS POR JOVENS QUE SE DISTANCIAM FISICAMENTE DE SUAS FAMÍLIAS NUCLEARES PARA CURSAR.
Mortalidade por Acidente de Trânsito na Cidade de Tubarão –SC, no ano de Área de conhecimento. Geisiane Custódio – Autora – Curso de Medicina do.
Estudo retrospectivo para análise da resolutividade e do impacto econômico do tratamento de pacientes com hepatite crônica pelo vírus C no município de.
Título do Trabalho: Prevalência de sintomas de asma em escolares e adolescentes do Colégio Dehon de Tubarão. (PUIC), Ciências Biológicas / Ciências Médicas.
MENINGITE.
ESTUDO DA PREVALÊNCIA DE QUADRO ÁLGICO OSTEOMUSCULAR EM PROFESSORES DE UMA ESCOLA DO ENSINO FUNDAMENTAL NO MUNICÍPIO DE FLORIANÓPOLIS/SC - LEVANTAMENTO.
Análise epidemiológica do cronotipo dos pacientes atendidos em um consultório de fisioterapia de um posto de saúde, Ciências Médicas e da Saúde – Fisioterapia.
Construção de um banco de dados para armazenamento e análise dos resultados de um estudo comparativo do efeito protetor e dos efeitos adversos da vacina.
Análise dos serviços de cuidados prestados no Serviço de Atenção Farmacêutica (SAF) do Curso de Farmácia da UNISUL. Ciências da Saúde. CORRÊA, TAÍS DOS.
Ciências Médicas e da Saúde.
Marcus Vinicius Duarte; Luiz Augusto Oliveira Belmonte (Orientador).
Prevalência de sintomas de rinite em adolescentes escolares do município de São José - SC. Aplicação da primeira fase do protocolo ISAAC. Alergologia e.
Secretaria do Estado de Saúde do Distrito Federal Hospital Regional da Asa Sul ATENDIMENTO DO PACIENTE COM SIBILÂNCIA NA EMERGÊNCIA DO HOSPITAL REGIONAL.
Sandro Schreiber de Oliveira
USO DE ESTERÓIDES ANABOLIZANTES EM FREQUENTADORES DE ACADEMIAS DE TUBARÃO/SC. Área de conhecimento: ciências da saúde Introdução Nas últimas décadas, paralelamente.
Estudo de Utilização de Medicamentos em Colaboradores de uma Instituição de Ensino Superior do Sul de Santa Catarina. Área da Saúde. ALANO, Graziela M.
RELAÇÃO ENTRE ÍNDICE DE MASSA CORPORAL (IMC) E ASMA EM ADOLESCENTES ESCOLARES DE SÃO JOSÉ – SC. Ciência médicas e da saúde. Menezes MC¹, Dambrowski K¹,
Introdução Objetivo Metodologia Conclusão Resultados Referências
CIÊNCIA E CONHECIMENTO
ESTATÍSTICA NA PRÁTICA DOS SERVIÇOS DE SAÚDE
Programa de Prevenção de Doenças Cardiológicas EXPERIÊNCIA DE BLUMENAU MARCO ANTÔNIO BRAMORSKI CURITIBA – JUNHO 2015.
TRANSTORNOS ALIMENTARES EM UNIVERSITÁRIAS DA ÁERA DA SAÚDE DE UNIVERSIDADE DO SUL DO BRASIL Pereira, Luiza do Nascimento Ghizoni 1 ; Schuelter-Trevisol,
VIVÊNCIA PROFISSIONAL
Asma Brônquica na Infância
O Estudo Platino e sua implicção em políticas de Saúde Pública
Hipersensibilidade Tipo I
The Union, Paris, França MSF, Bruxelas, Bélgica
Perfil alimentar de pacientes com doenças bucais: enfoque em lesões cancerizáveis e câncer de boca Ciências Médicas e da Saúde Prockmann, Stephanie*; Piñera,
Vulnerabilidade às doenças sexualmente transmissíveis (DST/HIV) em casais com relacionamentos estáveis de uma cidade do sul de Santa Catarina, Ciências.
Doenças que podem ser evitadas pelo simples hábito de lavar as mãos
INCIDÊNCIA DE COMPRA DE HORTIFRUTIGRANJEIROS ANTES E APÓS DIVULGAÇÃO DA COMPOSIÇÃO NUTRICIONAL E TÉCNICAS DE PREPARO COMO ESTRATÉGIAS DE MARKETING EM SUPERMERCADO.
Título do Trabalho: Prevalência de asma no município de Grão-Pará-SC Thammy Dacorégio 1 1 Acadêmica do Curso de Medicina da Universidade do Sul de Santa.
ACIDENTE VASCULAR ENCEFÁLICO E AS IMPLICAÇÕES NA DINÂMICA FAMILIAR EM MORADORES DO MUNICÍPIO DE TUBARÃO – SC. Área de conhecimento: Ciências da saúde.
Avaliação do estado nutricional e consumo alimentar de digitadores numa instituição bancária, numa jornada de trabalho de seis horas e almoço de quinze.
Título do Trabalho:GRAU DE DEPENDÊNCIA FÍSICA À NICOTINA EM PARTICIPANTES DO PROGRAMA MUNICIPAL DE CONTROLE DO TABAGISMO EM SÃO JOSÉ- SC NO PERÍODO DE.
A ASSOCIAÇÃO ENTRE DEPRESSÃO E A UTILIZAÇÃO DE MEDICAMENTOS, Ciências Médicas e da Saúde. GOMES, Nathalia Tavares GOMES, Regina Maria Tavares
Este trabalho testou alimentos ricos em proteínas, de baixo custo (CMS) afim de serem incorporados às merendas escolares como medida para promover práticas.
Análise do temperamento predominante dos Cursos de Educação Física e Esportes e Educação Física – Licenciatura – da Universidade do Sul de Santa Catarina.
Título do Trabalho: A INFLUENCIA DA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA NA PRATICA MEDICAMENTOSA. Diego Gotardo 1, Daisson José Trevisol 2, 1 - Acadêmico do 9º semestre.
Prevalência de asma, rinite e eczema atópico em escolares de 6 a 7 anos na região de Biguaçú, cidade de Santa Catarina, através do questionário padronizado.
PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES SOBRE A MANIFESTAÇÃO DO FENÔMENO “BULLYING” EM ALUNOS DAS ESCOLAS ESTADUAIS DE ARARANGUÁ Ciências Humanas/ Linguagens e Artes.
Cronotipo e Mobilização Neural Área de conhecimento: Ciências Médicas e da Saúde Autores: ROSAS, Ralph Fernando; OLIVEIRA, Rosenilda Timóteo. Projeto de.
Estudo comparativo do efeito protetor e dos eventos adversos da vacina contra influenza em idosos vacinados pela rede pública e privada no município de.
Avaliação de parasitoses intestinais em crianças de uma creche do sul do Brasil, Grande área: ciências da saúde; Área de conhecimento: Medicina. Fabiana.
Título do Trabalho: GRAU DE SATISFAÇÃO DE PACIENTES SUBMETIDOS A CIRURGIAS PLÁSTICAS NO HOSPITAL SOCIMED E NO HOSPITAL NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO DE TUBARÃO.
ANÁLISE COMPARATIVA DE INTRODUÇÕES DE MONOGRAFIAS NAS ÁREAS DE LÍNGUA E LITERATURA DO CURSO DE LETRAS DA UNISUL: FOCO NO USO DA MODALIDADE (ART. 170).
A percepção dos pais sobre os cuidados com os filhos – superproteção, rejeição, afeição emocional e nível de autoritarismo – são fatores que podem influenciar.
Compreensão da prescrição no Sistema Único de Saúde de um município do sul de Santa Catarina: a identificação dos fatores relacionados à prescrição e ao.
Transcrição da apresentação:

Prevalência de sintomas de asma, rinite e eczema atópico em adolescentes escolares do Município de São José - SC. Aplicação da primeira fase do protocolo ISAAC, Ciências da Saúde Vanhoni, Laura R.(PIBIC), Tabalipa, Ivana O.(PUIC), Oliveira, Steicy M. (PUIC), Nunes, Karoliny S., Bettiol, Jane. Curso de Medicina – Campus Pedra Branca Introdução Nas últimas décadas houve um aumento na prevalência de doenças alérgicas de forma global. O International Study of Asthma and Allergies in Childhood – ISAAC – está consolidado como protocolo de grande valia em estudos epidemiológicos da asma, rinite e eczema na criança e no adolescente. Em São José, Santa Catarina, não havia até o presente dados epidemiológicos sobre essas doenças alérgicas. Objetivo Determinar a prevalência e severidade de asma, eczema e rinite em adolescentes escolares do município de São José, através da análise das respostas do questionário padronizado escrito (QE) do modelo ISAAC. Metodologia Realizado estudo transversal com escolares de 13 e 14 anos em São José. Esses preencheram, sob supervisão das pesquisadoras, o questionário escrito (QE), estruturado e auto-aplicável do protocolo ISAAC. As informações do QE foram catalogadas e analisadas no Epiinfo Foi aplicado o teste do qui-quadrado para avaliação entre gêneros. Foram considerados significativos valores de p <0,05 e foi adotado intervalo de confiança de 95%. Resultados Obteve-se QEs preenchidos. Do total de questionários 306, 278, e 385 foram excluídos respectivamente para o módulo de asma, rinite e eczema pelo preenchimento incorreto, ilegível ou inconsistente, sendo então avaliados QEs de asma (87,07% do total), 2089 QEs de rinite (88,25% do total) e 1982 QEs de eczema (83,73% do total). Apoio Financeiro: Unisul Resultados do Módulo Asma: QuestãoTotalIC 95%MascFemp (X 2 ) 1- Alguma vez na vida, você teve sibilos? 24,3%22,5%-26,2%21,6%26,6%< 0,01 2- Nos últimos 12 meses, você teve sibilos? 53%48,5%-57,5%51,5%54%NS 5- Nos últimos 12 meses, seu chiado foi tão forte a ponto de impedir que você conseguisse dizer mais de 2 palavras entre cada respiração? 13,3%10,4%-16,7%12%14,1%NS 6- Alguma vez na vida você teve asma? 11,1%9,8%-12,6%10,3%11,8%NS 7- Nos últimos 12 meses, você teve chiado no peito após exercícios físicos? 18,8%17,2%-20,6%15,1%21,9%< 0,001 8-Nos últimos 12 meses, você teve tosse seca à noite, sem estar gripado ou com infecção respiratória? 36,6%34,5%-38,8%31,2%41,2%< 0,00001 Tabela 1: Respostas afirmativas às questões 1, 2, 5, 6, 7 e 8 do módulo “Asma” do questionário escrito do ISAAC, São José-SC, Gráfico 1: Respostas referentes à questão 3 "Nos últimos 12 meses, quantas crises de sibilos (chiados no peito) você teve?" do módulo “Asma” do questionário escrito do ISAAC, São José-SC, Resultados do Módulo Rinite: QuestãoTotalIC 95%MascFemp (X 2 ) 1- Alguma vez na vida você teve problema com espirros ou coriza, quando não estava resfriado ou gripado? 40,2%38,1%-42,5%35,1%44,5%<0, Nos últimos 12 meses, você teve algum problema com espirros, coriza ou obstrução nasal quando não estava gripado ou resfriado? 74,3%71,1%-77,3%72,5%75,5%NS 3- Nos últimos 12 meses esse problema nasal foi acompanhado de lacrimejamento ou coceira nos olhos? 52,1%47,9%-56,2%45,7%56,1%<0,01 6- Alguma vez na vida você teve rinite? 35,6%33,5%-37,8%29,6%40,5%<0,00001 Conclusões As prevalências de sintomas de asma, rinite e eczema atópico em adolescentes do município de São José foram 24,3%, 40,2% e 13%, respectivamente. O conhecimento dos termos “asma”, “rinite” e “eczema” como seu problema de saúde foi demonstrado pelos entrevistados em 11,1%, 35,6% e 12,2%, respectivamente. No gênero feminino houve maior prevalência de sintomas de asma pregressa, chiado no peito após exercícios e tosse seca do que os meninos, além de sintomas de rinoconjuntivite alérgica, diagnóstico médico de rinite, presença de lesões típicas de eczema e eczema pregresso. A gravidade da asma, da rinite e do eczema foi considerada leve para a maioria dos adolescentes com sintomas das respectivas doenças, concordando com dados de consensos nacionais e internacionais. Referências ASHER, M. I. et al. Manual Section: Phase one. Disponível em: Acesso em julho de QuestãoTotalIC 95%MascFemp (X2) 1- Alguma vez na vida você teve manchas com coceira na pele (eczema), que apareciam e desapareciam por pelo menos 6 meses? 13%11,6%-14,6%9,3%16,1%<0, Nos últimos 12 (doze) meses, você teve essas manchas na pele (eczema)? 66,8%60,7%-72,5%59,5%70,3%NS 3- Alguma vez essas manchas com coceira (eczema) afetaram algum dos seguintes locais: dobras dos cotovelos, atrás dos joelhos, na frente dos tornozelos, abaixo das nádegas ou em volta do pescoço, orelhas ou olhos? 46,8%39,2%-54,5%30%53,7%0,01 4- Alguma vez estas manchas com coceira (eczema) desapareceram completamente nos últimos 12 meses? 63,4%55,7%-70,6%70%60,7%NS 6- Alguma vez você teve eczema?12,2%10,8%-13,8%8,4%15,4%<0,00001 Gráfico 3: Respostas referentes à questão 4: “Em qual dos últimos 12 (doze) meses esse problema nasal ocorreu?” Tabela 2: Respostas afirmativas às questões 1, 2, 3 e 6 do módulo “Rinite” do questionário escrito do ISAAC, São José- SC, Tabela 3: Respostas afirmativas às questões 1, 2, 3, 4 e 6 do módulo “Eczema” do questionário escrito do ISAAC, São José-SC, 2008.