Com o avanço da tecnologia, surgiu a necessidade de formar profissionais de arquivos, capacitados para a guarda e conservação de documentos eletrônicos,

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Transcrição da apresentação:

Com o avanço da tecnologia, surgiu a necessidade de formar profissionais de arquivos, capacitados para a guarda e conservação de documentos eletrônicos, melhorando o fluxo informacional e o acesso a informação. Uma instituição que não possui um arquivista compromete toda organização de seu arquivo, o arquivista deve esta presente desde da produção documental até a guarda ou eliminação documental. BRASIL. ARQUIVO NACIONAL. Dicionário brasileiro de terminologia arquivística. Rio de Janiero: Arquivo Nacional, CINTRA, Ana Maria ET AL. Para entender as linguagens documentárias. 2ed.rev. e ampe.. _ São Paulo: Polis COSTA, Larissa Cândida. Arquivologia: série questões comentadas. 1. Ed. – Brasília: Editora FDK, HENRIQUE, Márcio Couto. DIAS, Jacyara Araújo.Arquivo Hospitalar: direito à saúde, memória e cidadania. Pará, LOPES, Andre Porto Ancona. Como Descrever documentos de arquivo: elaboração de instrumentos de pesquisa – São Paulo: Arquivo do Estado, Imprensa Oficial, PAES, Marilene Leite. Arquivo: teoria e pratica – Rio de Janeiro: Editora FGV SCHELLENBERG, Theodora R. Arquivos modernos: princípios e técnicas.6ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA CAMPUS V GESTÃO DE DOCUMENTOS II METODOLOGIA UEPB EXTENSÃO E SUSTENTABILIDADE REGIONAL NO SÉCULO XXI: TECENDO DIÁLOGOS E CONSTRUINDO NOVOS CENÁRIOS IMPLEMENTAÇÃO DE UM SISTEMA DE PROTOCOLO ELETRÔNICO Graduando: Bruna Kaline Graduando: Gerlane Henriques dos Santos Graduando: Jose Igo Nunes de Graduando: Nadja do Nascimento Melo Graduando: Maria Rejane de Lima Orientador(a): Profa. Maria José Cordeiro de Lima (Mara) A implantação desse sistema consistem em melhorar o fluxo informacional da Instituição, no trâmite documental. Como metodo de apoio, será feito um mapeamento dos setores da Instituição por meio de seus gestores, será necessario também um levantamento de dados documentais feito através de questionários e entrevistas com os funcionários, com o objetivo de desenvolver um software que atenda as necessidades da Instituição. GERAL: Implementar um Sistema de Protocolo eletrônico, na Instituição visitada pela equipe, a partir de ações desenvolvidas no diagnóstico. ESPECÍFICOS Estabelecer parceria com a Instituição e o curso de Arquivologia, por meio de estágio; Promover o levantamento do fluxo informacional de cada setor da Instituição; Mapear os setores relacionados ao SAME da Instituição; Desenvolver um software que atenda as necessidades da Instituição e Capacitar os usuários internos do SAME para uso adequado do sistema de protocolo. O projeto consiste em fazer oficinas e treinamentos com os funcionários, da Instituição com a intenção de melhorar o tramite documental, visto que foi observado, que a instituição não disponibiliza de um setor de protocolo. Através de um software criado com ajuda de um arquivista, com parte da administração da Instituição, com um técnico de informática, para atender as expectativas e necessidades da Instituição. A implementação de um protocolo na instituição mostra-se como um fator importantíssimo, visto que ajudara na disponibilização dos documentos do acervo de forma mais rápida precisa, e com a segurança do controle do fluxo de informações na própria instituição. Projeto Integrador do P3 noite de Arquivologia