Escola Acessível – PDDE Estrutura

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O Estado e o BNDES no apoio à
Advertisements

E. E. ANGELINA JAIME TEBET NTE – NOVA ANDRADINA Professora Multiplicadora Carla Varela.
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
PROGRAMA ENSINO MÉDIO INOVADOR PROEMI
Sistema de Cadastro de Alunos
PDE - Plano de Desenvolvimento da Educação
OFICINA SOBRE MONITORAMENTO GRUPO - 02 ESTADOS: CEARÁ, DISTRITO FEDERAL, ESPÍRITO SANTO, GOIAS E MARANHÃO APRESENTAÇÃO: SUELY.
Projeto Transparência Oficina de Mobilização 22 e 23/04/2009 Apoios:
VIVA A ESCOLA O Programa Viva a Escola, instituído pela Resolução no 3683/08 e regulamentada pela instrução Normativa no 017/08, concebe como política.
DIRETORIA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Diretoria de Ensino - Região de São Carlos
  Rejane Araruna Mestranda em Educação - UFC
PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA A DISTÂNCIA NAS AÇÕES DO FNDE
PROGRAMA ENSINO MÉDIO INOVADOR: a proposta do CURRÍCULO INTEGRADO
SISTEMA DE CADASTRO DE ALUNOS
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO
O PROCESSO DE AUTO-AVALIAÇÃO NA GESTÃO ESCOLAR E O PRÊMIO NACIONAL DE REFERÊNCIA EM GESTÃO ESCOLAR Heloísa Lück.
Atribuições do Professor coordenador de apoio à gestão pedagógica
UMA PARCERIA.
Metodologia de Monitoramento, Acompanhamento e Orientação
Programa Dinheiro Direto na Escola
PROGRAMA MAIS-EDUCAÇÃO
Programa Ensino Médio Inovador/ProEMI
FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO
“Se destruir enquanto lagarta para se construir enquanto borboleta.” Edigar Morin.
A GESTÃO DE RECURSOS NA ESCOLA TRANSFORMANDO A COMUNIDADE
PROGRAMA MAIS-EDUCAÇÃO
PROGRAMA MAIS-EDUCAÇÃO (ESCOLA DA GENTE)
Gestão de Recursos na Escola: Transformando a Comunidade.
Professor Dinamizador de Tecnologias Interativas Aplicadas à Educação Função primordial para "articular as ações  pedagógicas desenvolvidas com.
Secretaria Municipal de Educação
PENSANDO O LIVRO DIDÁTICO E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE HISTÓRIA
PDE Escola 2011.
NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE PARANAVAÍ Plano de Trabalho Docente DISCIPLINA:ARTE TÉCNICA PEDAGÓGICA:APARECIDA DE FÁTIMA DE OLIVEIRA BERGO JULHO/2014.
Porto Alegre, 10 e 11 de dezembro de 2009 ENCONTRO REGIONAL DO PDE Escola Fortalecimento dos Comitês Estratégicos.
SAA – SALAS DE APOIO LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA – NRE – UNIÃO DA VITÓRIA LÍNGUA PORTUGUESA MATEMÁTICA Nº DE ALUNOS ATENDIDOS Nº.
Política do Ensino Médio no Brasil Programas e ações do MEC
SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA SIMPÓSIO DO ENSINO MÉDIO INOVADOR Maio 2013.
CEFAPRO DE CÁCERES - ORIENTAÇÕES 2009:
EDUCAÇÃO INTEGRAL EM PERNAMBUCO
Monitoramento e Avaliação
Documentos para Prestação de Contas Mais Educação, de acordo com a Resolução FNDE nº 15 de 10 de julho de 2014, PDDE.
IV ENCONTRO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA DA UEPB E
PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA A DISTÂNCIA NAS AÇÕES DO FNDE
GAFCE SC Grupo de Articulação de Fortalecimento dos Conselhos Escolares de Santa Catarina Nádia Regina Machado
Algumas questões: Quem são nossos alunos do Ensino Médio em relação a:
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
Situação atual do ProEMI/JF COORD PEDAGÓGICA COORD ADMINISTRATIVA E PESSOAL COORD DE INFRA-ESTRUTURA CICLOS ESCOLAS ALUNOS 1(2012) (2013)
GOVERNO DO ESTADO DO PIAUÍ SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO Comitê Nacional PROEMI/JF Brasília(DF) 08/04/14 Marta Lúcia de Mendonça Freitas Diretora Unidade.
Comitê Territorial de Educação Integral do Estado de São Paulo
BASE LEGAL + Prevista no Art.210 da Constituição Federal: "Serão fixados conteúdos mínimos para o ensino fundamental, de maneira a assegurar formação.
Objetivo: + Contribuir para que o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento humano seja assegurado a todos os estudantes brasileiros e estrangeiros residentes.
Secretaria de Educação Básica Ministério da Educação
REFERÊNCIA E CONTRARREFERÊNCIA
Meta 1: universalizar, até 2016, a educação infantil na pré-escola para as crianças de 4 (quatro) a 5 (cinco) anos de idade e ampliar a oferta de educação.
ORIENTAÇÃO TÉCNICA 19/11/2015 ASSUNTO: GEMAT E INFORMAÇÕES DO CAF
Para que os professores, a equipe escolar possam criar projetos que ampliem, enriqueçam, aprofundem temas em estudo, e também beneficiem alunos com dificuldades.
Revisita ao PPP.
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
ESCOLHA DO LIVRO DIDÁTICO Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação.
PDDE – 2014 Programa Dinheiro Direto na Escola
ESCOLHA DO LIVRO DIDÁTICO PNLD 2012 Em 2010, foi publicado o Decreto 7.084, de , que regulamentou a avaliação e distribuição de materiais.
{ PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Secretário Paulo Vicente dos Reis Comissão de Elaboração e Acompanhamento.
O papel pedagógico do órgão gestor
Ações da educação – 1 trimestre AÇÃOPERIODOOBJETIVORESPONSAVEL Analise das avaliações e planos de ação das escolas relacionadas a aplicação da provinha.
PDDE SUSTENTÁVEL O Programa Dinheiro Direto na Escola(PDDE) Escolas Sustentáveis prevê recursos a serem empregados:   •para a melhoria da qualidade.
ENADE 2006 Reunião com o cursos: Administração, Biomedicina, Ciências Contábeis, Direito, Jornalismo, Psicologia, Publicidade e Turismo.
SISTEMA DE CADASTRO DE ALUNOS
Escola Acessível – PDDE Estrutura
Transcrição da apresentação:

Escola Acessível – PDDE Estrutura D.E. Região - Osasco Escola Acessível – PDDE Estrutura Objetivo: Garantir que a escola promova algumas ações ligadas à acessibilidade de alunos e comunidade. Pontos Específicos do Recurso: Não houve adesão ao programa, porém o recurso foi depositado na conta de algumas APMs, pois o MEC observa dados do CENSO; Deve ser inserido um plano de atendimento com as ações que a escola irá desenvolver, na plataforma SIMEC (Sistema Integrado do MEC); O recurso só poderá ser gasto após aprovação do Plano de Atendimento inserido na plataforma; O Plano de Atendimento acompanha a prestação de contas do recurso; As escolas que receberam o recurso têm prazo para Prestação de Contas, até dezembro/2015. O recurso não poderá ser reprogramado para 2016. Orientações do Programa Escola Acessível estão em: http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/pdf/manual_progra ma_escola_acessivel.pdf

Atleta na Escola- PDDE Qualidade D.E. Região - Osasco Atleta na Escola- PDDE Qualidade Objetivo: Estimular nas escolas públicas as práticas esportivas considerando três modalidades: judô, atletismo e voleibol. Pontos Específicos do Programa: Funciona por adesão na plataforma pddeinterativo (nova plataforma), levando em conta escolas que já possuem outros programas como o Mais Educação e o PROEMI; Há um questionário de informações na plataforma que deverá ser respondido após o término das atividades; A inserção dos alunos nas modalidades é por faixa etária; O recurso só privilegia ações de custeio e é depositado na mesma conta do PROEMI;

Atleta na Escola- PDDE Qualidade D.E. Região - Osasco Atleta na Escola- PDDE Qualidade Apesar de fazer parte da prestação de contas, os gastos de custeio do Atleta na Escola devem ser realizados de forma separada; Não há um plano que acompanha a prestação de contas e sim o preenchimento de um questionário com informações e avaliação das atividades que foram desenvolvidas; Orientações em http://atletanaescola.mec.gov.br/ e gastos consultar a lista de itens (custeio) disponibilizada como sugestão: http://atletanaescola.mec.gov.br/anexos/ItensFinanciaveisCusteio2014 .pdf

Mais Cultura – PDDE Qualidade D.E. Região - Osasco Objetivo: Desenvolver práticas artísticas e culturais articuladas ao projeto pedagógico da escola, por meio de um Plano de Atividade Cultural inserido na plataforma SIMEC; Pontos específicos do programa: Deve ser feita a adesão pela escola e há uma avaliação do Plano de Atividade Cultural pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC) e Ministério da Cultura ( MINC); O projeto aprovado e com a 1ª parcela depositada em 2014, deve ser realizado no ano de 2015 e prevê uma ação conjunta entre a escola e o artista/entidade cultural que firmou a parceria;

Mais Cultura – PDDE Qualidade D.E. Região - Osasco Mais Cultura – PDDE Qualidade O Plano de Atividade Cultural inserido no SIMEC acompanha a prestação de contas; Os recursos devem ser gastos conforme foram previstos no Plano de Atividade Cultural, quaisquer alterações deverão estar registradas nas atas que acompanham a prestação de contas; O recurso foi depositado na mesma conta do PROEMI, porém os gastos são realizados de forma separada; Antes de efetuar os gastos consultar a situação do prestador de serviços identificado no Termo de Parceria do Plano; Orientações disponíveis em: http://www.cultura.gov.br/documents/10883/1171222/manualdesenvolvi mento_maisculturanasescolas_periodo+eleitoral_19-08.pdf/ecf78e5c- f9bd-4528-a427-a1c906d12c56

Mais Educação – PDDE Educação Integral D.E. Região - Osasco Mais Educação – PDDE Educação Integral Objetivo: Ampliar, por meio de oficinas atreladas ao projeto pedagógico da unidade escolar a jornada dos alunos do ensino fundamental. Destaques do programa: Período de adesão é divulgado pela SEE ( geralmente no 1º semestre); A escola faz adesão no pddeinterativo e cadastra as oficinas e número de alunos dos 6º ao 9º anos que serão atendidos; O recebimento do recurso pela APM exige que a direção atente para os valores definidos para o pagamento dos monitores, compras dos Kits de custeio e capital e pagamentos de despesas e gastos com a manutenção das oficinas. Verificar o Relatório de Estimativa . Todos os gastos devem ser planejados coletivamente e aprovados pela APM ;

Mais Educação- PDDE Educação Integral D.E. Região - Osasco Mais Educação- PDDE Educação Integral As atas da APM acompanham a prestação de contas e qualquer alteração na compra do material deverá estar registrada e aprovada pelos membros da Unidade Executora. Os pagamentos aos monitores e fornecedores devem ser realizados com cheques nominais; A prestação de contas é composta de todos os documentos do PDDE Básico e também do: Termo de Adesão do Voluntário, Recibo de Ressarcimento Mensal, Relatório Mensal das Atividades do Monitor, Relatório de Estimativa e atas da APM que tratam do repasse programa;

Mais Educação – PDDE Educação Integral D.E. Região - Osasco Mais Educação – PDDE Educação Integral Para o gasto do recurso e aquisição dos Kits sugeridos para as oficinas deverá ser consultado o Manual Operacional da Educação Integral 2014, disponível em http://comitedintegral- saopaulo.blogspot.com.br/2014/06/manual-operacional-de- educacao-integral.html e a Resolução FNDE 14 de 9/6/2014 em https://www.fnde.gov.br/fndelegis/action/UrlPublicasAction.php?aca o=abrirAtoPublico&sgl_tipo=RES&num_ato=00000014&seq_ato=000 &vlr_ano=2014&sgl_orgao=CD/FNDE/MEC

PROEMI- PDDE QUALIDADE D.E. Região - Osasco PROEMI- PDDE QUALIDADE Objetivo: Apoiar e fortalecer o desenvolvimento de propostas curriculares inovadoras nas escolas de ensino médio, ampliando o tempo dos estudantes na escola e buscando garantir a formação integral com a inserção de atividades que tornem o currículo mais dinâmico, atendendo também as expectativas dos estudantes do Ensino Médio e às demandas da sociedade contemporânea. Pontos Específicos do Programa: A escola deve fazer adesão ao programa no pddeinterativo, preencher um diagnóstico e ao levantar as dificuldades o grupo elabora um plano chamado PRC ( Projeto de Redesenho Curricular); O projeto de redesenho curricular possibilita o desenvolvimento de atividades integradoras que articulam as dimensões do trabalho, da ciência, da cultura e da tecnologia, contemplando as diversas áreas do conhecimento a partir de 8 macrocampos:  Acompanhamento Pedagógico; Iniciação Científica e Pesquisa; Cultura Corporal; Cultura e Artes;  Comunicação e uso de Mídias; Cultura Digital; Participação Estudantil e  Leitura e Letramento.

PROEMI- PDDE QUALIDADE D.E. Região - Osasco Os materiais devem ser adquiridos conforme elencados no PRC; caso necessite comprar material que não consta no PRC, a direção deverá justificar a real necessidade do objeto e ter aprovação da APM e Conselho de Classe, informando inclusive em que Macrocampo será utilizado. O PRC é aprovado pela SEE, pelo MEC e pelo FNDE e não poderá ser alterado futuramente, portanto, as ações devem ser bem pensadas e articuladas para sua execução em dois anos; A mudança da equipe de trabalho definida no PRC não interfere no processo e fluxo do trabalho;

PROEMI- PDDE QUALIDADE D.E. Região - Osasco PROEMI- PDDE QUALIDADE IMPORTANTE: Uma cópia do PRC com as ações previstas para o programa devem acompanhar a prestação de contas para conferência da verba em nível de Diretoria de Ensino. Mais informações sobre o programa: http://www.emdialogo.uff.br/content/programa-ensino-medio- inovador-documento-orientador