Ecossistemas de objectos António Câmara YDreams e UNL
Ecossistemas de objectos Metas na relação com objectos e o espaço em que se situam: “Aumentar” os objectos e/ou o espaço circundante (“IA- Intelligence Augmentation”) Criar objectos e/ou espaços possuindo inteligência artificial (“AI- Artificial Intelligence”)
Ecossistemas de objectos “Aumentar” objectos e espaços Disponibilização de informação (relação unívoca com utilizadores) Interacção informativa nos dois sentidos (relação biunívoca com utilizadores) Informação sensorial (visual, auditiva, háptica)
“Aumentar” objectos Materiais inteligentes Electrónica impressa Sensorização de objectos Realidade aumentada “Add-ons” inteligentes
Materiais inteligentes Materiais que mudam de côr: electrocrómicos, fotocrómicos e termo-crómicos Materiais que mudam a forma: piezoeléctricos, tipos de polímeros Materiais que emitem luz: electroluminoscentes, fosforescentes e fluorescentes
Materiais inteligentes
Electrónica impressa Rede de objectos identificados por “radio tags” (circuitos integrados, antenas) que podem ser: Activos (incluindo bateria) Passivos Passivos assistidos Leitores acoplados a “écrãs” Detecção (posicionamento e outros descritores) Monitorização do movimento dos objectos no espaço
Electrónica impressa
Sensorização de objectos /index.cfm?fobjectid=12843
Realidade aumentada U
“Add-ons” inteligentes
Ecossistemas de objectos main=/meme/memelist.html?m%3D22