Provinha 7 - Turma A Prova A Assinale se é falso ou verdadeiro: (V) A maior parte do K + filtrado é reabsorvido passivamente em túbulos proximais. (V)

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
REGULAÇÃO DO METABOLISMO
Advertisements

Sistema urinário Equipe de Biologia.
Excreção de urina diluída
Metabolismo do Cálcio e Fosfato
SISTEMA EXCRETOR.
Para recordar a aula anterior…
SISTEMA EXCRETOR (URINÁRIO)
SISTEMA EXCRETOR O sistema excretor é formado por um conjunto de órgãos que filtram o sangue, produzem e excretam a urina, o principal líquido de excreção.
Sistema Excretor.
SISTEMA EXCRETOR.
Fisiologia Renal Função renal: excreção, controle do volume e composição dos líquidos corporais. Composto por um par de rins, um par de ureteres, pela.
Fósforo Vitória Souza José Aurélio.
SISTEMA RENAL.
TRATAMENTO MEDIDAS GERAIS
APARELHO URINÁRIO (III) (Reabsorção e secreção tubulares)
Universidade Federal de Minas Gerais Departamento de Pediatria
Prof. Regis Romero.
SISTEMA URINÁRIO Funções: controlar o volume de urina, a concentração de sais e a excreção dos produtos do metabolismo de compostos nitrogenados LOPES,
REGULAÇÃO DO CÁLCIO EXTRACELULAR
CÁLCIO EXTRACELULAR PTH
Fisiologia Renal Profa. Dra. Cristina Maria Henrique Pinto
Departamento de Ciências Fisiológicas – DCF Setor de Farmacologia
Biologia volume único 3.ª edição Armênio Uzunian Ernesto Birner.
Metabolismo do Potássio e Hipocalemia
SISTEMA URINÁRIO.
Aula 45 Excreção Humana.
de líquido extracelular
METABOLISMO de cálcio e fósforo
FGF, 37 anos, do lar, natural e procedente de SP
Concentração e diluição urinária
Provinha - aula 6Prova A Assinale se é falso ou verdadeiro: (F) O controle do volume extracelular é feito regulando o ganho ou perda de água livre. (V)
Provinha 1 - tarde (A) Marque se é falso ou verdadeiro: 1-(V) Os rins normais de um indivíduo adulto filtram aproximadamente 180 L nas 24 horas. 2-(V)
Provinha – 6 – turma BProva A Assinale se é falso ou verdadeiro: (V) Se há queda na taxa de filtração glomerular, a fração de excreção de sódio deve aumentar,
Provinha 7 - Turma B Prova A Marque se é falso ou verdadeiro: (V) Quando há sobrecarga de K +, é importante que ocorra desvio da reabsorção de Na + de.
Provinha 5 – turma AProva A Assinale se é falso ou verdadeiro: (F) Na secreção inadequada (aumentada) de hormônio antidiurético (HAD) é recomendável que.
Provinha 3 – Turma BProva A Marque se é falso ou verdadeiro: (V) Apesar da reabsorção de 67% do Na + filtrado em túbulos proximais, não há alteração na.
Provinha 3 – Turma AProva A Marque se é falso ou verdadeiro: (V) Nos túbulos proximais, a maior parte da reabsorção de Na + se faz pelo trocador Na + /H.
Prova 8 – Turma AProva A Assinale se é falso ou verdadeiro: (V) A resposta renal ao aumento na produção de ácidos fixos deve-se principalmente à geração.
Prova 8 – Turma BProva A Assinale se é falso ou verdadeiro: (V) As células intercaladas alfa secretam H + que se liga a tampões luminais, especialmente.
Função tubular.
Daniel Joelsons – R1 Área III
Manuseio tubular de Potássio – K+
Função dos Rins na Manutenção do Equilíbrio Ácido-Base
Provinha 1 – Turma A(A) Marque se é falso ou verdadeiro: (V) Se a concentração na veia renal de uma dada substância presente no sangue arterial é zero,
Provinha 1 - tarde (A) Marque se é falso ou verdadeiro: 1-(V) Os rins normais de um indivíduo adulto filtram aproximadamente 180 L nas 24 horas. 2-(F)
HIPER E HIPOCALCEMIAS ANA MARIA RIBEIRO ALVES
Hidratação em Pediatria
Transporte de Na+, Cl- e H2O em néfron distal
Provinha 5 – Turma BProva A 1)Assinale se é falso ou verdadeiro: (V) A concentração de creatinina será sempre maior no final de segmento fino descendente.
Função integrada Reabsorção, secreção e Depuração plasmática.
SISTEMA URINÁRIO HUMANO
Universidade Federal do Pampa Campus Dom Pedrito Zootecnia Prof. Guilherme Garcez Cunha.
ICC TRATAMENTO NÃO FARMACOLOGICO
Mecanismos de transporte através da membrana
PARTE 3.
Fisiologia de ácidos e bases
EXCREÇÃO Eliminação de resíduos metabólicos e de substâncias tóxicas ingeridas ou originadas no próprio organismo.
Distúrbios do Equilíbrio Ácido-Base
Monitoria de Bioquímica e Laboratório Clínico Prof. Nilo César do Vale Baracho Benefícios da Suplementação e Intoxicação por Magnésio Monitores: Eduardo.
Fisiologia Renal 1.
Benefícios da Suplementação e Intoxicação por Magnésio
PROVAS DE FUNÇÃO RENAL RODRIGO CÉSAR BERBEL.
SISTEMA EXCRETOR Professora Lívia Pola.
Regulação hormonal do metabolismo do cálcio e fosfato.
OS RINS MANTÊM A HOMEOSTASE
TRANSPORTE TUBULAR NUTRIÇÃO – USP – 2016 FISIOLOGIA RENAL
Transcrição da apresentação:

Provinha 7 - Turma A Prova A Assinale se é falso ou verdadeiro: (V) A maior parte do K + filtrado é reabsorvido passivamente em túbulos proximais. (V) Na parte mais final de túbulos proximais a reabsorção de glicose é feita por um cotransportador 2Na + -1Glicose. (F) Durante o uso crônico de diuréticos tiazídicos, pelo mecanismo de escape, o balanço de K + é recuperado. (F) O paratormônio aumenta a reabsorção de fosfato nos túbulos proximais. (V) O segmento quantitativamente mais importante para a reabsorção de magnésio é o segmento espesso ascendente.

Provinha 7 - Turma A Prova B Assinale se é falso ou verdadeiro: (V) Se há saturação dos transportadores de glicose, restando glicose na luz tubular, há redução da reabsorção resultante de Na + e água em túbulos proximais. (V) Independente do teor de K + na dieta, o nefro reabsorve cerca de 92% do K + filtrado até o início do túbulo distal. (F) Túbulos proximais reabsorvem Ca 2+ e Mg 2+ por via transcelular, por mecanismo modulado por vitamina D. (V) Paratormônio inibe o cotransportador Na + -H 2 PO 4 - (NaPi-IIa) em túbulos proximais, aumentando a excreção urinária de fosfato. (V) Durante o uso crônico de tiazídicos, o balanço de Na + é recuperado pelo aumento da reabsorção de Na + em segmentos que não estão inibidos, especialmente túbulos proximais.

Provinha 7 - Turma A Prova C Assinale se é falso ou verdadeiro: (V) Em túbulos convolutos distais, há reabsorção de Na + sem que haja aumento da secreção de K +. (F) Hiperpotassemia leva a inibição da liberação de aldosterona. (V) O segmento mais importante, do ponto de vista quantitativo, para reabsorção de magnésio é o segmento espesso ascendente. (V) O paratormônio é importante para a produção da vitamina D ativa, calcitriol, por ativar a enzima 1-α-hidroxilase. (V) O túbulo proximal é o local de reabsorção de 80% do fosfato filtrado e esta é reduzida quando há aumento dos níveis plasmáticos de paratormônio.