Noções de Estatística - I

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Estatística O que é: Conceitos:
Advertisements

PESQUISA DE MARKETING 10a Aula
ESTATÍSTICA PARA QUALIDADE
Medidas de Dispersão.
→ Média Aritmética Ponderada
ALGUMAS MEDIDAS ASSOCIADAS A VARIÁVEIS QUANTITATIVAS
MEDIDAS DE DISPERSÃO Medidas de tendência central fornecem um resumo parcial das informações de um conjunto de dados. A necessidade de uma medida de variação.
NOÇÕES BASICAS DE ESTATISTICA
ESTATÍSTICA: O estudo numérico dos fatos sociais
Estatística e Probabilidade
Estatística Básica Aula 2 Medidas de Dispersão
MBA em Gestão de Empreendimentos Turísticos
Estatística Descritiva
ESTATÍSTICA DECRITIVA
Medidas de tendência central
AULA DE ESTATÍSTICA PROFESSOR RODRIGÃO.
Capítulo 10 - Estatística 10.1 Introdução:
CLASSES: SÃO INTERVALOS DE VARIAÇÃO DA VARIÁVEL.
Site: Estatística Prof. Edson Nemer Site:
Aula 07 Medidas de posição - Média Prof. Diovani Milhorim
Aula 10 Medidas de dispersão Prof. Diovani Milhorim
Tecnologias - Matemática desvio médio, desvio-padrão e variância
Medidas de Dispersão Aula 8.
Prof. André Aparecido da Silva
Aula 05 Distribuição de freguência Prof. Diovani Milhorim
Matemática Financeira
Série Geográfica (espaço).
Medidas de Dispersão O que é dispersão?
Estatística Descritiva
GRÁFICOS ESTATÍSTICOS
Estatística Descritiva. 2 oO que é a estatística ? Para muitos, a estatística não passa de conjuntos de tabelas de dados numéricos. Os estatísticos são.
13/10/2009 Medidas Descritivas. 13/10/2009 Notações de algumas estatísticas. MedidasParâmetrosEstimadores Número de Elementos Nn MédiaμX, com barra acima.
Disciplina Engenharia da Qualidade II
Separatrizes Quartis Decis Percentis TIPOS:
Estatística Descritiva
PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA APLICADA À ENGENHARIA
Distribuição de Frequências
Módulo 24 – Frente 2 – Apostila 3
Metodologia da Pesquisa em Ensino de Ciências I
IV - Descrição e Apresentação dos Dados
Estatística Descritiva
Introdução à Estatística
MEDIDAS DE DISPERSÃO As medidas de dispersão, como o nome sugere, servem para analisar o grau de dispersão dos dados em torno da média. Exemplo. Amostra.
Estatística : Medidas de Tendência Central. E você é capaz de... explicar o que Edu Lobo quer dizer ao cantar : “Sou brasileiro de estatura mediana Gosto.
Probabilidade Análise Exploratória de Dados: Medidas de Centro
Estatística Básica usando o José CARDOSO Neto Professor Associado Departamento de Estatística - UFAM 26 a 30 de outubro de 2015 IX.
MEDIDAS DE TENDÊNCIA CENTRAL MEDIDAS DE DISPERSÃO
Média e valor médio No estudo da estatística descritiva, para além das tabelas de frequências e gráficos, estudam-se outros métodos para resumir a informação.
MEDIDAS DE POSIÇÃO MÉDIAS MODA MEDIANA QUARTIS PERCENTIS.
Freqüências simples ou absoluta:
MEDIDAS DE DISPERSÃO Profa Ana Clara Guedes. MEDIDAS DE DISPERSÃO Observe os dois quadros abaixo e compare a Dispersão dos pontos azuis, em torno do ponto.
MEDIDAS DE TENDÊNCIA CENTRAL
ESTATÍSTICA.
Professor: Jerry A. Domingos
MEDIDAS DE POSIÇÃO Representam uma série de dados orientando-nos quanto à posição da distribuição em relação ao eixo horizontal. As medidas de posições.
Distribuição de Freqüências
Distribuição. de freqüência
Distribuição de freqüências
Estatística O que é: É a ciência que coleta, organiza e interpreta dados colhidos entre um grupo aleatório de pessoas. Divisão da estatística: Estatística.
Estatística Aplicada à Administração Prof. Alessandro Moura costa UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS.
Profª Juliana Schivani MEDIDAS.
Marcos Antonio Estremote – Aula 2.  Estatística Descritiva:  Resumo ou descrição das características importantes de um conjunto conhecido de dados populacionais.
Análise descritiva de dados (4) Medidas de dispersão.
Marcos Antonio Estremote – Aula 3.  Determina a característica de variação de um conjunto de dados.  Amplitude  Desvio  Desvio médio ou desvio absoluto.
Profª Juliana Schivani MEDIDAS.
Estatística Marcelo Pessoa Definições Importantes Noções de Estatística Podemos entender a Estatística como sendo o método de estudo de comportamento.
Profª Juliana Schivani MEDIDAS.
Noções de Estatística - I Módulo 17 – Frente 2 – Apostila 2 Teoria – pág.16 Exercícios – pág. 23.
Estatística 2. Estatística indutiva
Transcrição da apresentação:

Noções de Estatística - I

Conceito Estatística é um ramo da Matemática Aplicada. A palavra Estatística provém da palavra Status e é usada em dois sentidos: Estatísticas (no plural) referem-se a dados numéricos e são informações sobre determinado assunto, coisa, grupo de pessoas etc. obtidas por um pesquisador. Estatística (no singular) significa o conjunto de métodos usados na condensação, análises e interpretações de dados numéricos. De um modo geral, conceitua-se Estatística da seguinte forma: É ciência, quando estuda populações; é método, quando serve de instrumento a uma outra ciência.

São caracterísiticas numéricas da população. POPULAÇÃO E AMOSTRA População É todo o conjunto de elementos que possuam ao menos uma característica comum observável. Ex: Todos os alunos do Ensino Médio do Brasil. Amostra É uma parte da população que será avaliada por um critério comum. Ex: 500 alunos do Ensino Médio do Brasil. Parâmetros São caracterísiticas numéricas da população. Ex: QI médio dos estudantes do Ensino Médio do Brasil. Estimativas Em geral, por problemas de tempo e dinheiro, trabalha-se com amostras e não com a população.

Apostila de Exercícios - pág. 23 – Exercício nº 1 1. As idades dos 25 participantes de uma festa, em anos, estão descritas a seguir: 16, 15, 18, 14, 12, 18, 15, 16, 18, 12, 15, 14, 16, 15, 18, 16, 18, 16, 15, 14, 16, 15, 14, 16, 14. Dados Brutos É o conjunto de dados numéricos obtidos e que ainda não foram organizados. 16, 15, 18, 14, 12, 18, 15, 16, 18, 12, 15, 14, 16, 15, 18, 16, 18, 16, 15, 14, 16, 15, 14, 16, 14. Rol É o arranjo dos dados brutos em ordem crescente (ou decrescente). RESOLUÇÃO: a) rol 12, 12, 14, 14, 14, 14, 14, 15, 15, 15, 15, 15, 15, 16, 16, 16, 16, 16, 16, 16, 18, 18, 18, 18, 18

Amplitude (H): É a diferença entre o maior e o menor dos valores observados. RESOLUÇÃO: b) H = 18 – 12 = 6 DISTRIBUIÇÃO DAS FREQUÊNCIAS: É o arranjo dos valores das variáveis e suas respectivas frequências. Frequência absoluta (fi) : É o número de vezes que o elemento aparece na amostra. RESOLUÇÃO:

Frequência relativa percentual (f%): Frequência relativa (fr): (n é o número de elementos da amostra.) Frequência relativa percentual (f%):

Frequência absoluta acumulada (fa): É a soma da frequência do valor da variável com todas as frequências anteriores. Frequência relativa acumulada (fra): É a soma da frequência relativa do valor da variável com todas as frequências relativas anteriores.

Frequência percentual acumulada (f%a): Moda (Mo): É o valor da frequência máxima. RESOLUÇÃO:

Mediana (Md): Colocando-se os valores da variável em ordem crescente, a mediana é o elemento que ocupa a posição central. RESOLUÇÃO: MÉDIA: IMPORTANTE!!!! Caso o número de elementos do Rol for par, calculamos a mediana pela média aritmética dos dois elementos centrais.

Representação Gráfica Setores Circulares (Pizza) Foi feita uma Pesquisa a 400 alunos de uma escola sobre as atividades esportivas que gostariam de ter na escola. O resultado foi o seguinte: Atividade Esportiva Nº de alunos Freqüência Absoluta Freqüencia relativa Voleibol 80 20% Basquetebol 120 30% Futebol 160 40% Natação 40 10% Total 400 100%

Representação Gráfica Setores Circulares (Pizza)

Média Aritmética Simples Médias Média Aritmética Simples Média Aritmética ( X ) - É o quociente da divisão da soma dos valores da variável pelo número deles: Exemplo: Sabendo-se que a produção leiteira da vaca A, durante uma semana, foi de 10, 14, 13, 15, 16, 18 e 12 litros, temos, para produção média da semana: X = 10 + 14 + 13 + 15 + 16 + 18 + 12 = 98 = 14 7 7

Média Aritmética Ponderada Exemplo: O exame de seleção pode ser composto de 3 provas onde as duas primeiras tem peso 1 e a terceira tem peso 2. Um candidato com notas 70, 75 e 90 terá média final: (UNESP-09) Durante o ano letivo, um professor de matemática aplicou cinco provas para seus alunos. A tabela apresenta as notas obtidas por um determinado aluno em quatro das cinco provas realizadas e os pesos estabelecidos pelo professor para cada prova. Se o aluno foi aprovado com média final ponderada igual a 7,3, calculada entre as cinco provas, a nota obtida por esse aluno na prova IV foi:  56 + 2x = 73  x = 8,5

Noções de Estatística - II

MEDIDAS DE POSIÇÃO As medidas de posição servem para localizar os dados sobre o eixo da variável em questão. As mais importantes são: a média, a mediana e a moda. A média e a mediana tendem a se localizar em valores centrais de um conjunto de dados. Por essa razão, costuma-se dizer que são medidas de tendência central. A moda, por sua vez, indica a posição de maior concentração de dados. MEDIDAS DE DISPERSÃO Servem para indicar o quanto os dados se apresentam dispersos em torno da região central. Caracterizam, portanto, o grau de variação existente no conjunto de valores e, por isso, são também chamadas MEDIDAS DE VARIABILIDADE.

MEDIDAS DE DISPERSÃO 11, 14, 18, 10, 9 Amplitude = 18 – 9 = 9 É a diferença entre o maior valor e o menor valor de um conjunto de dados. Ex.: Os valores seguintes representam o número de gols marcados pela seleção brasileira nas últimas 5 copas do mundo. 11, 14, 18, 10, 9 Amplitude = 18 – 9 = 9 Desvio Uma maneira de medir o grau de dispersão ou concentração de cada valor da variável em relação às medidas de tendência central é fazer a diferença entre o valor da variável e a média. Ex.: Um aluno obteve as seguintes notas na disciplina de matemática nos 4 bimestres: Média aritmética = Desvios: nota 1: 5 – 7 = - 2 nota 2: 8 – 7 = 1 nota 3: 6 – 7 = - 1 nota 4: 9 – 7 = 2

É a média aritmética dos quadrados dos desvios. Variância É a média aritmética dos quadrados dos desvios. Desvio Padrão: É a raiz quadrada da variância. Quanto mais próximo de zero é o desvio padrão, mais homogênea (regular) é a amostra. Candidatos que obtém menor desvio padrão são considerados mais regulares. Desvios: nota 1: 5 – 7 = - 2 nota 2: 8 – 7 = 1 nota 3: 6 – 7 = - 1 nota 4: 9 – 7 = 2

Ex.: As notas de dois alunos X e Y estão representadas no quadro abaixo. Paulo 5 2 8 João 4 3 Por meio do desvio padrão, qual deles apresentou desempenho mais regular? Média aritmética = João Média aritmética = Paulo Desvios: nota 1: 5 – 5 = 0 Paulo nota 2: 2 – 5 = - 3 nota 3: 5 – 5 = 0 nota 4: 8 – 5 = 3 Desvios: nota 1: 4 – 5 = -1 João nota 2: 8 – 5 = 3 nota 3: 3 – 5 = -2 nota 4: 5 – 5 = 0 Logo, como João apresentou o menor desvio padrão, ele será dito o mais regular.

Exercício número 1 da página 24:

Desvio: