CE_02_O que e para onde exportar?

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Administração Financeira – I
Advertisements

São Paulo, 08 de fevereiro de 2006.
Delegação, centralização e descentralização
CAPÍTULO 5 GESTÃO DA EXPORTAÇÃO.
Introdução Comércio exterior Economia internacional Conceitos básicos
Professor: Sérgio Henrique Barszcz
ESTRATÉGIAS DE EXPORTAÇÃO
Logística e Gerenciamento da
IA_18_ADM. INTERNAC. _ Estratégias para Atuação Global
CE_17_NAFTA e MERCOSUL DISCIPLINA: Comércio Exterior
CE_15_Blocos Econômicos Regionais
CE_22_Integração Econômica - Histórico e Fases
CE_10_Comércio Exterior Séc. XXI
CE_06_Liberalismo e Comércio Internacional (1a. Parte)
6. A IMPORTÂNCIA DA LOGÍSTICA NAS OPERAÇÕES INTERNACIONAIS
MA_14_PAPEL DO ADMINISTRADOR - Fred Luthans
Movimento Brasil Competitivo
Movimento Brasil Competitivo
Plano Brasil Maior 2011/2014 Inovar para competir
Comércio Exterior, suas Motivações, Importância, Mercadorias e Países.
VARIÁVEIS CONTROLÁVEIS E INCONTROLÁVEIS DO COMÉRCIO INTERNACIONAL
Adm. Marco Antonio Murara CRA/SC
FUNDAMENTOS DO COMÉRCIO EXTERIOR
A contribuição das exportações para o crescimento econômico do Brasil
1  World Trading Cargo foi fundada como um ponto de hub alternativa para o transporte internacional. Nosso objetivo é oferecer uma solução logística.
Equipe de Gestão.
Introdução ao Marketing – PROGRAMA 1 Análise É a fase de identificação de Forças do Mercado: Política Sociedade Legislação Tecnologia Concorrência Adaptação.
ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA
COMÉRCIO INTERNACIONAL Prof. Uziel Santana
COMÉRCIOS INTERNACIONAIS
Objetiva a viabilização do processo de globalização dos negócios.
Modelo de Planejamento
LOGÍSTICA Prof. Vagner Olegário PLT pág 140 à 162.
PREVIDÊNCIA SOCIAL INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL EducaçãoPrevidenciária.
Empregabilidade e Carreira
1 Programação da Produção I ENG de setembro O Projeto da rede de suprimentos Cap. 6 PROFa. Giovana Savitri Pasa
UFP – Marketing Internacional Porque é que se deve Exportar? Um factor importante é o risco reduzido e baixo custo associado.
Seminário Avançado - Eletiva A
ENTIDADES INTERVENIENTES
COMPETITIVIDADE ENTENDIMENTO GERAL DIMENSÃO DA EFICIÊNCIA OPERACIONAL Derivada da excelência empresarial no desempenho de atividades econômica ou financeiramente.
A 1ª questão que uma empresa em expansão deve enfrentar é se exporta ou produz localmente. Ex.: mercados emergentes x países ricos. Fatores a serem considerados.
Capítulo 19 O Mercado Global.
Instituições intervenientes no Comércio Exterior no Brasil
Os objetivos da promoção internacional são: Contribuir para o sucesso da Copa do Mundo e dos Jogos Olímpicos. Maximizar os resultados para o turismo brasileiro.
Logística e Gerenciamento da
ASPECTOS GERAIS DA EXPORTAÇÃO
A INTERNACIONALIZAÇÃO DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS ENCOMEX SP 22 de outubro de 2009.
Finalidade: desenvolver o comércio de determinada região.
EMPRESA DE SUCESSO NO MUNDO ATUAL, É A ORGANIZAÇÃO QUE TEM CAPACIDADE
Administração Mercadológica IV
Planejamento e Avaliação de Projetos para Exportação
SISTEMÁTICA DE EXPORTAÇÃO Profª: Pollyanne Severino.
Desafios na gestão em busca de resultados Adriana Furquim Noponto Consultoria em Negócios de Alimentação.
3 - ATIVIDADE EXPORTADORA E IMPORTADORA
2.5 – EXPORTAÇÃO - NOÇÕES INTRODUTÓRIAS
Análise do Ambiente Competitivo
INSTITUIÇÕES INTERVENIENTES NO COMÉRCIO EXTERIOR
AVALIAÇÃO DA CAPACIDADE EXPORTADORA
INTCEX 7 – ESTRUTURA DO COMEX.
DISTRIBUIÇÃO.
Antonio Marcelo Fernando Nalini Fernando Ribeiro Luiz Carlos Vaz Thiago Camargo8C.
BRASIL, RÚSSIA, ÍNDIA E CHINA
SISCOMEX O Siscomex começou a operar em 1993, para as exportações e, em 1997, para as importações. É administrado pelos chamados órgãos gestores, que são:
Políticas econômicas > Função de controlar e regular a atividade econômica brasileira > Objetivo de fomentar o crescimento e a estabilidade econômica e.
Start Quimica S/A. Fundada em setembro de 1987 na cidade de Uberlândia Atualmente a Start possui soluções de limpeza e higienização para Laticínios, Frigoríficos,
Acordo Mercosul – União Europeia Câmara dos Deputados Carlos Eduardo Abijaodi Diretor de Desenvolvimento Industrial 27 de maio de 2014.
42 países Abrangência GEM 2006 Europa - 21 Américas - 10 (6 da América do Sul) Ásia - 9 África - 1 Oceania - 1.
ADM046 Planejamento e Gestão da Qualidade I Professora Michelle Luz AULA 2.
EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS E O CONTEXTO DAS MPE. Presença das MPE Industriais nas Exportações  As micro e pequenas empresas industriais brasileiras exportaram,
1 Comércio Internacional – PESQUISA DE MERCADOS Profa. Ana Ushijima – Comércio Exterior Competitivo – Aduaneira – José Manoel Cortiñas Lopez; Marilza Gama.
Transcrição da apresentação:

CE_02_O que e para onde exportar? DISCIPLINA: Comércio Exterior FONTES: 1) MINERVINI, Nicola. O Exportador. Ferramentas para Atuar com Sucesso nos Mercados Internacionais. 2) VAZQUEZ, José Lopes. Comércio Exterior Brasileiro 3) www.desenvolvimento.gov.br CE_02_O que e para onde exportar? www.boscotorres.com.br Prof. Bosco Torres www.boscotorres.com

CE_02_O que e para onde exportar? Por que exportar? Quem pode exportar? Para onde exportar? Quando exportar? Como exportar? O que exportar? Porto de Suape www.boscotorres.com.br Prof. Bosco Torres CE_02_O que e para onde exportar?

CE_02_O que e para onde exportar? POR QUE exportar? Estratégia de desenvolvimento da empresa Melhor utilização das instalações Necessidade de trabalhar com maiores volumes de produção Dificuldades de vendas no mercado interno Possibilidade de obter preços mais rentáveis Prolongamento do ciclo de vida do produto Maior diversificação dos riscos Melhoria da imagem da empresa www.boscotorres.com.br Prof. Bosco Torres CE_02_O que e para onde exportar?

CE_02_O que e para onde exportar? QUEM PODE exportar? Em princípio, qualquer empresa pode exportar. A empresa precisa ter qualidade, criatividade e profissionalismo. Na Itália, por exemplo, a maioria das exportações é realizada por pequenas e médias empresas. A empresa precisa ter capacidade exportadora e de produção: recursos humanos capacitados, alta produtividade, comunicação e gestão eficientes. www.boscotorres.com.br Prof. Bosco Torres CE_02_O que e para onde exportar?

CE_02_O que e para onde exportar? Para o mercado onde haja melhores condições: Maior Rentabilidade Menor Custo Menor Risco Mais próximos Em rápido crescimento Mais similares culturalmente Em que a competição é menos intensiva Grandes www.boscotorres.com.br Prof. Bosco Torres CE_02_O que e para onde exportar?

CE_02_O que e para onde exportar? QUANDO exportar? A exportação é uma atividade de médio e longo prazo, que exige planejamento dos recursos e paciência. A empresa deve ter construído uma estrutura capaz de competir internacionalmente e se preparado quanto a produto, pessoal e mentalidade internacional. www.boscotorres.com.br Prof. Bosco Torres CE_02_O que e para onde exportar?

CE_02_O que e para onde exportar? COMO exportar? Deve-se conhecer as variáveis dos mercados internacionais, que são incontroláveis, como Lesgislação Variação do câmbio Situação econômica Concorrência Muitas outras variáveis www.boscotorres.com.br Prof. Bosco Torres CE_02_O que e para onde exportar?

CE_02_O que e para onde exportar? Principais FRAGILIDADES das empresas com relação ao Mercado Internacional Falta de informação Desconhecimento do tipo de apoio existente para as exportações Desconhecimento de como gerenciar a exportação Dificuldade em adaptar-se a outras culturas Estruturas internas e comerciais inadequadas Falta de atitude www.boscotorres.com.br Prof. Bosco Torres CE_02_O que e para onde exportar?

Capacitação da empresa exportadora Ser COMPETITIVA em logística, embalagem, aspectos legais etc. Saber GERENCIAR os mercados, selecionando mercados, parceiros, modalidade de entrada, comunicação, política de distribuição etc. www.boscotorres.com.br Prof. Bosco Torres CE_02_O que e para onde exportar?

CE_02_O que e para onde exportar? O QUE exportar? Pode ser um produto ou um serviço que cumpra com as exigências do importador. Com mais de 6 bilhões de consumidores mundiais, há uma infinidade de oportunidades. O que exportar depende da capacidade da empresa de entender os mercados. www.boscotorres.com.br Prof. Bosco Torres CE_02_O que e para onde exportar?

CE_02_O que e para onde exportar? Glossário Fed – Federal Reserves (banco central dos EUA) Aladi – Associação Latino-Americana de Integração Bacen – Banco Central do Brasil Camex – Câmera de Comércio Exterior CMN – Conselho Monetário Nacional Mercosul – Mercado Comum do Sul OMC – Organização Mundial de Comércio Serpro – Serviço Federal de Processamento de Dados Siscomex – Sistema Integrado de Comércio Exterior www.boscotorres.com.br Prof. Bosco Torres CE_02_O que e para onde exportar?

CE_02_O que e para onde exportar? Glossário EMBAIXADA – residência ou local onde trabalha o embaixador EMBAIXADOR – categoria hierarquicamente mais importante de representante diplomático de um país junto a outro. www.boscotorres.com.br Prof. Bosco Torres CE_02_O que e para onde exportar?

CE_02_O que e para onde exportar? Glossário CONSULADO – lugar (dependência de uma embaixada ou prédio próprio) em que o cônsul e/ou seus subalternos atendem. CÔNSUL - funcionário de uma embaixada ou de um consulado, geralmente encarregado da seção de vistos e passaportes, da assistência aos seus concidadãos no país estrangeiro, de representar o embaixador e de manter contatos com autoridades e personalidades em cidades onde não está situada a embaixada, fomentando relações culturais, comerciais etc. www.boscotorres.com.br Prof. Bosco Torres CE_02_O que e para onde exportar?