PERÍODO: 08 E 09 DE NOVEMBRO DE 2005 LOCAL: ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA DE ITAQUIRAÍ/MS SEMINÁRIO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO CAMPO E DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Faculdade Estudos Sociais do
Advertisements

Instituições Escolares
CC, MP, MDA, MDS, MEC, MME, MS, MI, MMA, MCidades, MTE, MinC, MAPA, SEAP, SEPPIR, FUNAI Fevereiro/2008.
CONSELHO DO IDOSO.
Missão da FETRAECE Representar, coordenar e defender os interesses dos trabalhadores e trabalhadoras rurais do Ceará, implementando com a sua base ações.
PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO NA REFORMA AGRÁRIA – PRONERA
Programa TEC NEP UM PROGRAMA CIDADÃO.
BREVE HISTÓRICO: Plano de Ação de Viena em 1993;
Capacitação de Comitês de Educação em Direitos Humanos 30 e 31 de agosto 01 e 02 de setembro.
Coordenação Geral de Educação em Direitos Humanos
Secretário Nacional de Juventude
PACTO PELA VIDA EM DEFESA DO SUS E DE GESTÃO
Fortaleza (CE) – 19/08/2011 Apresentação. Data: 09, 10 e 11 de novembro de 2011 Local: Sede do Banco do Nordeste – Fortaleza (CE) Público-alvo: Representantes.
FÓRUM ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROPOSTA DE FUNCIONAMENTO
CONTAG Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura
ASSESSORIA DE FORMAÇÃO
Portaria nº 1.374, de 03/06/03, do MEC, instituiu um Grupo Permanente de Trabalho com a finalidade de apoiar a realização de seminários nacionais e estaduais.
O que é o EduCampo O Instituto de Educação do Campo e Desenvolvimento Territorial Sustentável – ou simplesmente EduCampo –, 
Pedagogo "Individuo que se ocupa dos métodos de educação e ensino" Fonte: Dicionário Michaelis.
I Reunião - Preparatória Coordenadoria da Mulher
METODOLOGIA NA ESCOLA CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO.
TEMA – “Participação e Controle Social no SUAS”
Políticas Públicas, Organização e Funcionamento da Educação Básica
 Citar os antecedentes históricos da Secretaria especial dos Direitos Humanos;  Apresentar sua estrutura administrativa e atuação por meio do Programa.
• Planejar, coordenar gerir as iniciativas dos órgãos e entidades da Administração Estadual SECOPA-PE Atribuições • Promover a articulação com a FIFA.
Recílio Santinoni APRESENTAÇÃO FÓRUNS REGIONAIS 08/12/2011 FPME/PR.
3ª Reunião Técnica de Formação Escola para a Diversidade Mesa: O Fórum Estadual Permanente de Apoio à Formação Docente na Política Nacional de Formação.
Comissão de Integração Ensino-Serviço (CIES)
Governo do Estado de Alagoas
Orçamento Participativo, vem sendo importante instrumento de participação popular na gestão dos recursos públicos em nossa cidade. Através dele, tem sido.
Competência Legal da CIEA-BA
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - CONDRAF Grupo Temático: Educação do Campo.
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável CONDRAF I Conferência Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário 25 a 28 de junho.
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável CONDRAF Grupo Temático de Juventude Rural Brasília, dezembro de 2009.
Brasília, agosto de 2012 PRONATEC CAMPO Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA.
Contexto de atuação do CME
Governo do Estado de Alagoas
O CEE e o Sistema Estadual de Educação Superior
Encontro Estadual de Formação
Elza Marina da Silva Moretto Coordenadora FEE/SC
Fórum Nacional de Educação
SECRETARIA EXECUTIVA REGIONAL II
GT das Grandes Cidades Brasília, agosto de 2008
Comissão de EJA de Alagoas
Subheading goes here CADERNO 5 ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DEMOCRÁTICA DA ESCOLA 3. O Conselho Escolar e a gestão democrática.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
OS DESAFIOS E AS PERSPECTIVAS DA GESTÃO ESCOLAR NO BRASIL
1 Oficina Técnica AS POLÍTICAS PÚBLICAS E OS PRINCÍPIOS DEMOCRÁTICOS
Conselho Municipal de Juventude” - CMJ.. Atribuições: I- estudar, analisar, elaborar, discutir, aprovar e propor políticas públicas que permitam e garantam.
AGENDA DE DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL INTEGRADO DE ALFABETIZAÇÃO E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS I SEMINÁRIO DE MOBILIZAÇÃO.
Ministério da Cultura. Representação Regional de Minas Gerais Contatos: Tel: (31)
Secretaria da Saúde do Estado da Bahia Superintendência de Recursos Humanos Ações Educação Permanente para o Controle Social Perspectivas 2014.
COMISSÃO INTERSETORIAL DE SAÚDE DO TRABALHADO CIST GESTÃO
Encontro Presencial 14 de Setembro de 2013
Comitê Territorial de Educação Integral do Estado de São Paulo
Ministério da Educação Secretaria de Educação Básica
Objetivo: + Contribuir para que o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento humano seja assegurado a todos os estudantes brasileiros e estrangeiros residentes.
Gestão democrática da escola pública: fundamentação legal
CÂMARA TÉCNICA DA EDUCAÇÃO Iniciativa Coordenação Técnica Apoio Parceria.
Sis Plano Estadual de Promoção, Proteção e Defesa dos Direitos de Crianças e Adolescentes à Convivência Familiar e Comunitária COFAC/MS - Comissão Intersetorial.
O EDUCADOR AMBIENTAL NA CIEA: um recorte histórico.
LEI Nº 8.142, DE 28/12/1990 CONTROLE SOCIAL
Mulheres Policiais – Assédio Moral e Sexual. A PESQUISA Consulta às(aos) policiais brasileiras(os) sobre as relações de gênero nas instituições policiais.
CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO/CEMEPE GRUPO ARTICULADOR ESCOLAS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO INFANTIL ESCOLAS MUNICIPAIS.
Conselho Municipal de Educação de Joinville O CME de Joinville foi criado pela Lei Municipal nº 2389/90, em 24 de abril de Teve seu efetivo funcionamento.
DEPARTAMENTO DA DIVERSIDADE COORDENAÇÃO DA EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES DA
PARECER CNE/CP Nº Experiências dos estados do Acre, São Paulo, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul,. No caso do Rio Grande do Sul, foram institucionalizados.
A AGENDA 21 Profª MS. Milena Beatrice Lykouropoulos.
Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social - CDES Encontro EUROsociAL para a formação de membros das Secretarias de Conselhos Econômicos e Sociais.
II CONFERÊNCIA NACIONAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS DE JUVENTUDE.
Transcrição da apresentação:

PERÍODO: 08 E 09 DE NOVEMBRO DE 2005 LOCAL: ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA DE ITAQUIRAÍ/MS SEMINÁRIO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO CAMPO E DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL DO CAMPO E DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL

COMITÊ DA EDUCAÇÃO BÁSICA DO CAMPO Instituído pela Resolução/SED nº1507 de 18/09/2001. O QUE É? Um órgão colegiado de natureza consultiva voltado para o estudo, formulação de propostas de trabalho, de políticas e diretrizes afirmativas para a consecução das finalidades da educação camponesa. OBJETIVOS Elaborar propostas para a implementação de políticas públicas, em parceria com os movimentos sociais, as prefeituras municipais e outras instituições; Promover estudos para implementação do art. 28 da Lei nº9394/96; Propor políticas visando combater o preconceito e qualquer tipo de discriminação em relação aos camponeses nas escolas estaduais de MS; Promover e subsidiar o debate de questões relativas a Educação e população camponesa.

COMPOSIÇÃO Constituído por membros representativos de segmentos diversos – entidades/movimentos sociais do campo, organizações não-governamentais e órgãos oficiais: –MST; –FETAGRI; –CPT; –MMC; –COAAMS; –FAF; –UNDIME; –INCRA; –CNBB; –UEMS; –SED; –CEE; –UFMS; –CUT. COORDENAÇÃO: SED; COORDENAÇÃO ADJUNTA: Movimentos sociais.

ATRIBUIÇÕES Acompanhar o atendimento educacional realizado nas comunidades do meio rural; Valorizar a cultura camponesa, respeitando as diversas atividades que as mesmas realizam no campo; Subsidiar o debate de questões pertinentes à educação básica do campo; Propor políticas de formação de professores do campo; Propor a oferta do Ensino Médio nas comunidades camponesas; Denunciar o descumprimento da legislação vigente em relação à Educação Básica do Campo; Acompanhar a execução de atividades da SED no tocante à implementação de ações voltadas para a Educação do Campo.

FUNCIONAMENTO Os representantes devem estar ligados ao trabalho com a temática do campo; Reuniões ordinárias - bimestrais, conforme calendário elaborado coletivamente na 1ª reunião do ano; Reuniões extraordinárias – sempre que os membros justificarem a necessidade, visando abordar assunto de relevância. PRINCIPAIS CONQUISTAS Participação de seus membros e convidados; Formação inicial para educadores do campo em parceria com os movimentos sociais – Curso Normal Médio do Campo, iniciou em julho 2005, 2ª turma; Formação de Educadores do Campo – parcerias Movimentos Sociais, UEMS, INCRA/PRONERA e SED – Curso Superior, 5 licenciaturas – previsão 2006; Realização de Seminários, Conferências, Encontros em parceria – Movimentos Sociais/SED/Secretarias Municipais de Educação/MEC/MDA.